quinta-feira, 14 de maio de 2009

Viagem: Estocolmo. A capital da Escandinávia

Fizemos esta viagem em fevereiro, com o objetivo maior de passar o meu aniversário num lugar diferente. Depois de muito ouvirmos falar sobre a beleza da cidade, enfim fomos para Estocolmo, a capital e maior cidade da Suécia, formada por 14 ilhas e conectada por 57 pontes...

O centro de Estocolmo, mais conhecido como Gamla Stan (Old Town), é um dos maiores e mais preservados centros medievais da Europa; e, com certeza, uma das maiores atrações turísticas da cidade. Foi neste local que Estocolmo foi fundada, em 1252.

Todo o centro e suas ruas adjacentes são repletos de atrações, restaurantes, cafés, bares e lojas. Aqui encontram-se desde souvenirs até bonecas de porcelana Lladró. Passeando pela Pedestrian Street, você com certeza encontrará a rua mais estreita de Estocolmo. O nome da rua é complicado (Mårten Trotzigs grand) e tem apenas 90 cm de largura. Mas basta ir olhando os becos adjacentes, e onde ver turistas tirando foto numa escada, tenha certeza que encontrou a rua!

Nesta região conhecemos também o Palácio Real, um dos maiores palácios do mundo, com 600 quartos... conseguem imaginar???

Se tem uma atração fantástica em Estocolmo é o Museu Vasa: o Vasa é o único barco preservado do sec. XVII no mundo. Mais de 95% de sua composição é original, e ele é composto por centenas de esculturas. O mais interessante é que ele afundou nas águas de Estocolmo em 1628 e foi resgatado mais de 300 anos depois! No museu, além de você conhecer o navio, tem também a história e as fotos do seu resgate, passo-a-passo. Interessantíssimo!

A Prefeitura é outra atração turística. É lá que acontece a cerimônia do Prêmio Nobel. Como fomos lá no sábado, vimos alguns casamentos acontecerem por lá, inclusive casamentos gays!

Tivemos uma bela vista de Estocolmo no Katarinahissen. A primeira foto desta postagem foi tirada lá.
Pegamos muita neve todos os dias, tava lindo! Todos os lagos estavam congelados! E como se este frio não fosse suficiente, ainda fomos no Absolut Ice Bar. É o primeiro bar de gelo permanente do mundo, e claro, é atração turística também. A temperatura no bar é de -5 graus, e tudo dentro do bar é feito de gelo, incluindo copos, lustres, mesas, cadeiras e paredes. Legal demais! A visita dura cerca de 40 minutos, e é melhor ligar com antecedência fazendo a reserva, caso contrário, corre grande risco de não conseguir entrar.

No domingo, depois de muita insistência do Beto, resolvi me arriscar pela primeira vez numa estação de esqui... Fomos para um local bem perto de Estocolmo, chamado Flottsbro. No caminho nos deparamos com algumas esculturas em gelo, numa pracinha... Deu até para sentar na moto feita totalmente de gelo e tirar uma foto!

Na estação de esqui passamos o dia todo lá, tive aulas com o prof. Beto (conhecem???), e nem preciso dizer que fiquei mais no chão do que esquiando né?! o Beto já é experiente nesta área, então curtiu bem o esqui nos momentos de folga da minha aula...rsss...

Foi um final de semana diferente, bastante congelado, mas muito proveitoso!

Bom, Oslo é a nossa próxima cidade a ser relatada aqui... Aguardem!

3 comentários:

  1. Esse blog é uma maravilhosa ferramenta para mantermos contato mas também é um registro fabuloso para vcs de tudo o que estão vivendo. Ana e Beto, nunca vou me cansar de agradecer over and over again os últimos seis meses no seu ap. Valeu demais! Buenas Noches :-)

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Irei lá agora...
    Vou acompanhar o vosso blog!
    Vejam o nosso também:
    http://viagensdocasaldubaveli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber informacoes sobre a pista de ski!!! Pois estou procurando mto na internet e nao acho nada. Moro na Europa a um ano e estou pensando em ir pra la em Janeiro! Mto obrigado aguardo (gustavo_delavy@hotmail.com)

    ResponderExcluir