Quem é Richard Stallman? O que é GNU?

Richard Stallman (também conhecido pelo nome rms), considerado por todos como o pai dos software livre, começou a interessar-se pelo assunto quando trabalhava no laboratório de inteligência artificial do MIT. No laboratório havia uma impressora que estava quase sempre avariada. Como os investigadores tinham acesso ao código fonte do driver  (1) da impressora, modificaram o programa para que, a cada avaria, ela enviasse um sinal.

Um dia, o laboratório comprou uma nova impressora de marca Xerox, mais fíavel. Mas ao contrário do anterior, desta vez o driver não era fornecido. Richard Stallman ouviu falar mais tarde de um laboratório que tinha o código fonte do driver. Foi lá e responderam-lhe que o laboratório se tinha comprometido em não divulgar o código do driver. Sentindo essa recusa como uma agressão, Richard Stallman tomou consciência do perigo da lógica proprietária.

Richard Stallman decidiu então fundar a Free Software Foundation. Consciente de que era impossível utilizar um computador sem sistema operativo, e que sem sistema operativo livre era obrigatório a utilização de programas proprietários, assim começou o primeiro projecto da fundação, o projecto GNU (2). Esse projecto tinha como objectivo a concepção de um sistema operativo completo e totalmente livre. Esse sistema seria compatível com UNIX mas ao mesmo tempo diferente. Hoje esse sistema existe e chama-se GNU/Linux.

Para validar esse sistema, é necessária uma base legal. Essa base legal é a GNU GPL, por GNU General Public Licence. A GNU GPL é a licença dos softwares livres por excelência. Ela determina as condições de distribuição que garantem liberdades ao utilizador. Um programa protegido pela GPL é livre, mas a GPL impõe também que todo o trabalho derivado desse software seja livre.

Richard Stallman, é, além disso um programador com talento e é autor de muitos programas livres do quais GNU Emacs, GCC, GDB, participando activamente no desenvolvimento de outros.


Para saber mais...


[1] O driver é um software que serve para aceder e utilisar a impressora.

[2] GNU é um trocadilho que significa GNU's Not Unix.


Tradução portuguesa por Sylvie Benharous com a ajuda da Sónia e da Susana.
Corrigido por Quintino Machado.