segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ruth de Souza

Ruth de Souza (Rio de Janeiro, 12 de maio de 1921) é uma atriz brasileira

Biografia     ruth de souza primeira atriz negra de susseço

Ruth começou a carreira em 1945, no Teatro Experimental do Negro. Ela abriu caminho para o artista negro no Brasil, tendo sido a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Trabalha ativamente no cinema, no teatro e na televisão.
O sucesso na televisão começou em 1965, na extinta TV Excelsior, com a telenovela A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro. Três anos mais tarde, ao ingressar na TV Globo, Ruth de Souza atuou em inúmeras telenovelas, minisséries e filmes.
Nos palcos, trabalhou em vários espetáculos, como O Imperador Jones, Todos os filhos de Deus têm asas, Vestido de noiva, Quarto de despejo, Réquiem para uma negra, Zumbi e Orfeu da Conceição.

Prêmios   

  • 2004 - Melhor atriz (ao lado de Léa Garcia) no 32º Festival de Gramado, pela atuação no filme As filhas do vento.
Primeira Brasileira a ser indicada para um prêmio internacional - o de melhor atriz, na Edição do FEstival de Veneza de 1954-, pela atuação em Sinhá Moça, Ruth de Souza disputou o Leão de ouro com Katharine Hepburn, Michele Morgan e Lili Palmer.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Dercy Gonçalves

Dolores Gonçalves Costa, mais conhecida como Dercy Gonçalves (Santa Maria Madalena, 23 de junho de 1907 — Rio de Janeiro, 19 de julho de 2008), foi uma atriz brasileira, oriunda do teatro de revista[1], notória por suas participações na produção cinematográfica brasileira das décadas de 1950 e 1960.
Celebrada por suas entrevistas irreverentes, bom humor e emprego constante de palavras de baixo calão, foi uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil[2].

BiografiaEsta foi o monumento do teatro do brasil

Originária de família pobre, nasceu no interior do estado do Rio de Janeiro, em 1905, mas foi registrada erroneamente, em 1907. Era filha de um alfaiate e de uma lavadeira. Sua mãe, chamada Margarida, abandonou o lar ao descobrir a infidelidade do marido. Dercy foi bilheteira de cinema, além de apresentar-se teatralmente para hóspedes de hotel em sua cidade natal. Teve que aturar o pai bêbado em casa e sofreu muito com o abandono da mãe, de quem nunca mais teve notícia.
Aos dezessete anos, fugiu de casa e se juntou a uma companhia de teatro[3]. Estreou em 1929, em Leopoldina, integrando o elenco da Companhia Maria Castro. Fazendo teatro itinerante, fez dupla com Eugênio Pascoal em 1930, com quem se apresentou por cidades do interior de alguns estados, sob o nome de "Os Pascoalinos"[2]. Em 1934, teve um romance passageiro com o exportador de café mineiro Ademar Martins, do qual nasceu sua única filha, Dercimar[3].
Especializando-se na comédia e no improviso, participou do auge do Teatro de revista brasileiro, nos anos 1930 e 1940, estrelando algumas delas, como "Rei Momo na Guerra", em 1943, de autoria de Freire Júnior e Assis Valente, na companhia do empresário Walter Pinto.
Na década de 1960 iniciou sua carreira-solo. Suas apresentações, em diversos teatros brasileiros, conquistavam um público cheio de moralismos. Nesses espetáculos, gradativamente introduziu um monólogo, no qual relatava fatos autobiográficos. Paralelamente a estas apresentações, atuou em diversos filmes do gênero chanchada e comédias nacionais.
Na televisão, chegou a ser a atriz mais bem paga da TV Excelsior em 1963, onde também conheceu o executivo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Depois passou para a TV Rio e já na TV Globo, convenceu Boni a trabalhar na emissora, junto de Walter Clark. De 1966 a 1969 apresentou na TV Globo um programa de auditório de muito sucesso, Dercy de Verdade (1966-1969), que acabou saindo do ar com o início da Censura no país. No final dos anos 1980, quando a censura permitiu maior liberalismo na programação, Dercy passou a integrar corpos de jurados em programas populares, como em alguns apresentados por Sílvio Santos, e até aparições em telenovelas da Rede Globo. No SBT voltou a experimentar um programa próprio que, entretanto, teve curtíssima duração.
Sua carreira foi pautada no individualismo, tendo sofrido, já idosa, um desfalque nas economias por parte de um empresário inescrupuloso — o que a fez retomar a carreira, já octogenária.
Teve uma filha chamada Dercimar (que ainda é viva). O nome é uma mistura de Dolores com Ademar. Ademar era um exportador de café por quem Dercy se apaixonou. Moraram juntos um tempo, ela engravidou, ele registrou a criança e não apareceu mais. Dercy dissera uma vez em entrevista que fora enganada por seu primeiro namorado, que a violentou sexualmente em sua adolescência, só que ela nem sabia o que era isso, disse que simplesmente sangrou muito, e não imaginava o que fosse.
Era chamada de "negrinha" na infância, por ser neta de negros. Era uma típica moça do interior, ingênua e alegre, que mesmo fugida de casa ainda brincava de bonecas de pano.

Todas as manhãs, a solidão me deixa deprimida. Moro sozinha, tem três pessoas que se revezam para me acompanhar. Minha filha não mora comigo. Filho não gosta de mãe; é a mãe que gosta do filho. Eles crescem, ganham independência e passam a ter prioridades. Eu me animo no cair da tarde, às 16h mais ou menos. Luto para ter forças para sair. Aí me arrumo, vou pro bingo. Lá, sou muito bem tratada, ganho cartelas e me distraio. À noite, vou a festas, jantares, adoro comer. E volto pra casa, durmo feliz. Assim são meus dias, sem expectativa.
Dercy, em um desabafo
Recebeu, em 1985, o Troféu Mambembe, numa categoria criada especificamente para homenageá-la: Melhor Personagem de Teatro.
Em 1991, foi enredo ("Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo") do desfile da Unidos do Viradouro, na primeira apresentação da escola no Grupo Especial das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Na ocasião, Dercy causou polêmica ao desfilar, no último carro, com os seios à mostra.
Sua biografia se intitula Dercy de Cabo a Rabo (1994), e foi escrita por Maria Adelaide Amaral.
Em 4 de setembro de 2006, aos 99 anos, recebeu o título de cidadã honorária da cidade de São Paulo, concedido pela câmara de vereadores desta capital.


No dia 23 de junho de 2007, Dercy Gonçalves completou cem anos com uma festa na praça General Brás, no centro do município de Santa Maria Madalena (sua cidade natal) na região serrana do Rio de Janeiro. Na festa, Dercy comeu bolo, levantou as pernas fazendo graça para os fotógrafos, falou palavrão e saudou o povo, que parou para acompanhar a comemoração. Embora oficialmente tenha completado cem anos, Dercy afirmava que seu pai a registrou com dois anos de atraso, logo teria completado 102 anos de idade[4]. Foi este também o mês em que Dercy subiu pela última vez num palco: foi na comédia teatral "Pout-PourRir" (espetáculo criado e dirigido pela dupla Afra Gomes e Leandro Goulart, que reúne os melhores comediantes da atualidade e do passado), onde comemorou "Cem Anos de Humor", com direito à festa, autógrafos de seu DVD biográfico e um teatro hiper-lotado por um público de fãs, celebridades e jornalistas. A noite, inesquecível para quem estava presente, onde Dercy foi entrevistada pelo ator Luis Lobianco (que interpreta no espetáculo uma sátira à Marília Gabriela), ainda deixou para a história duas frases memoráveis. Numa "Marília Tagarela" pergunta à atriz se ela tem medo da morte, e Dercy, sempre de forma irreverente responde: "Não tenho medo da morte, a morte é linda... (ela repensa) ...mas a vida também é muito boa!", e no fim, após cortar o bolo com as próprias mãos e atirar nos atores, diretores e plateia, faz o público emocionar-se ainda mais, dizendo: "Eu vou sentir falta de vocês. Mas vocês também vão sentir a minha". Um ano depois viria a falecer um dos maiores mitos da dramaturgia brasileira.

Eu fiz 94 [anos], mas me digo que estou com 95 para me energizar e chegar lá. Escrevem o que eu digo: eu só vou morrer quando eu quiser! Não programo morte, eu programo vida!
Ao completar 94 anos

A morte é linda...mas a vida também é muito boa!
Em cena pela última vez no espetáculo Pout-PourRir

Eu vou sentir falta de vocês. Mas vocês também vão sentir a minha.
Para uma plateia lotada no espetáculo Pout-PourRir

Morte

Morreu com 103 anos, às 16h45[3], no dia 19 de julho de 2008, no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela foi internada na madrugada do sábado dia 19 de julho. A causa da morte teria sido uma complicação decorrente de uma pneumonia comunitária grave, que evoluiu para uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória[5]. O estado do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias em memória à atriz[6]. Na mesma semana, Afra Gomes e Leandro Goulart e o elenco de Pout-PourRir prestam, em cena, uma última homenagem à Dercy.
Deus é um apelido. Ele pra mim não existe. O que existe é a natureza. Deus é fantasma, mas a natureza é a verdade que nunca podemos contestar a existência.[3]
Dercy Gonçalves

domingo, 12 de dezembro de 2010

Mario Lanza

Mario Lanza (31 de janeiro de 1921 - 07 de outubro de 1959) foi um tenor e estrela de cinema de Hollywood dos anos 1940 e 1950. [1] O filho de imigrantes italianos, começou a estudar para ser uma cantora profissional com a idade de 15. Orchestral conductor Arturo Toscanini would allegedly later call him "the greatest voice of the twentieth century." [ 2 ] Others referred to him extravagantly as the "new Caruso ", after his "instant success" in Hollywood films, [ 3 ] while MGM hoped that he would become the movie studio's "singing Clark Gable " due to his good looks and powerful voice. [ 4 ] regente de Orquestra Arturo Toscanini , alegadamente depois chamar-lhe "a maior voz do século XX." [2], outros se referiam a ele de maneira extravagante como o "novo "Caruso ", depois de seu" sucesso imediato "em filmes de Hollywood, [3] , enquanto a MGM espera que ele se tornaria o estúdio de cinema de "cantar Clark Gable "devido à sua boa aparência e voz poderosa. [4]
After appearing at the Hollywood Bowl in 1947, Lanza signed a seven-year contract with MGM's head, Louis B. Mayer , who saw his performance and was impressed by his singing. Depois de aparecer no Hollywood Bowl em 1947, Lanza assinou um contrato de sete anos com a cabeça MGM, Louis B. Mayer , que viu seu desempenho e ficou impressionado com o seu canto. Prior to this, Lanza had made only two appearances on an operatic stage, when in 1948 he sang the role of Pinkerton in Puccini 's Madama Butterfly in New Orleans. Antes disso, Lanza fez apenas duas aparições em um palco de ópera, quando em 1948 cantou o papel de Pinkerton em Puccini 's "Madama Butterfly" , em Nova Orleans.
His movie debut was in That Midnight Kiss , which produced an unlikely hit song in the form of Giuseppe Verdi 's operatic aria "Celeste Aida." Sua estréia no cinema foi em que Midnight Kiss , que produziu uma música de sucesso improvável na forma de Giuseppe Verdi 's ária de ópera "Celeste Aida". The following year, in The Toast of New Orleans , his featured popular song "Be My Love" became his first million-selling hit. No ano seguinte, em O brinde de Nova Orleans , sua música popular destaque "Be My Love" tornou-se seu sucesso vendendo milhões de primeira. In 1951, he starred in the role of his tenor idol, Enrico Caruso (1873–1921), in the biopic, The Great Caruso , which produced another million-seller with "The Loveliest Night of the Year." Em 1951, ele estrelou no papel de seu ídolo, tenor Enrico Caruso (1873-1921), no filme biográfico, The Great Caruso , que produziu um milhão-seller com "A Noite Loveliest do Ano". It was the top-grossing film that year. [ 5 ] The title song of his next film, Because You're Mine , featured his final million-selling hit song. Foi o melhor filme de maior bilheteria daquele ano. [5] A canção-título de seu próximo filme, Because You're Mine , apresentou seu maior sucesso hit milhões final. The song went on to receive an Academy Award nomination for Best Original Song. A música passou a receber um Oscar nomeação para Melhor Canção Original. After recording the soundtrack for his next film, The Student Prince he walked out on the project after an argument with producer Dore Schary over his behavior on the set. Depois de gravar a trilha sonora de seu próximo filme, O Príncipe Estudante saiu sobre o projeto após uma discussão com o produtor Dore Schary sobre seu comportamento no jogo.
Lanza was known to be "rebellious, tough, and ambitious", [ 4 ] and during most of his film career, he suffered from addictions to overeating and alcohol which had a serious effect on his health and his relationships with directors, producers and sometimes other cast members. Lanza era conhecido por ser "rebelde, duro e ambicioso", [4] e durante a maior parte de sua carreira cinematográfica, ele sofria de dependência de excessos de álcool e que tiveram um efeito sério na sua saúde e suas relações com diretores, produtores e às vezes outros membros do elenco. Hollywood columnist Hedda Hopper writes that "his smile, which was as big as his voice, was matched with the habits of a tiger cub, impossible to housebreak." Hollywood colunista Hedda Hopper escreve que "o sorriso dele, que era tão grande quanto sua voz, foi combinado com os hábitos de um filhote de tigre, impossível de housebreak." She adds that he was the "last of the great romantic performers". [ 6 ] He made three more films before dying of a heart attack at the age of 38. Ela acrescenta que ele era o "último dos românticos grandes artistas". [6] Ele fez mais três filmes antes de morrer de ataque cardíaco aos 38 anos de idade. At the time of his death in 1959 he was still "the most famous tenor in the world". [ 7 ] Author Eleonora Kimmel concludes that Lanza "blazed like a meteor whose light lasts a brief moment in time." [ 8 ] No momento da sua morte em 1959 ele ainda era "o mais famoso tenor do mundo". [7] Autor Eleonora Kimmel Lanza conclui que "brilhou como um meteoro cuja luz dura um breve momento no tempo." [8]
The Lanza "myth" was created by familiar Hollywood marketing formulae, which took his social class and Italian-American identity and combined them with his good looks and exceptional talent as a singer to create the "poor boy makes good", who is "transformed into a star". [ 4 ] He genuinely appealed to audiences worldwide, however, owing to his ability to cater to a wide variety of musical tastes. A Lanza "mito" foi criado por fórmulas familiares de marketing de Hollywood, que teve sua classe social e da identidade ítalo-americano e combinou-as com sua boa aparência e excepcional talento como cantora para criar o "pobre menino faz bem", que é "transformada em uma estrela. " [4] Ele realmente agradou ao público em todo o mundo, no entanto, devido à sua capacidade de atender a uma grande variedade de gostos musicais. He could sing operatic arias , popular songs, Neapolitan favorites, operetta tunes, sacred melodies and Great American Songbook standards, making him what some call the "crossover artist supreme". [ 7 ] Ele poderia cantar ópera árias , canções populares, napolitanos favoritos, melodias de operetas, melodias sagradas e Great American Songbook normas, tornando-o que alguns chamam de "artista crossover supremo". [7]
Today, the "magnitude of his contribution to popular music is still hotly debated", and because he appeared on the opera stage only twice, many critics feel that he needed to have had more "operatic quality time" in major theatres before he could be considered a star of that art form. [ 7 ] Nonetheless, his groundbreaking films, especially The Great Caruso , influenced numerous future opera stars, including José Carreras , Plácido Domingo , and Luciano Pavarotti . [ 7 ] According to opera historian Clyde McCants, "Of all the Hollywood singers who performed operatic music . . . the one who made the greatest impact was Mario Lanza." [ 9 ] Hedda Hopper concludes that "there had never been anyone like Mario, and I doubt whether we shall ever see his like again." [ 6 ] Hoje, a "magnitude de sua contribuição à música popular ainda é muito debatido", e porque ele apareceu no palco da ópera apenas duas vezes, muitos críticos consideram que ele precisava ter tido mais tempo de qualidade operática "nos principais teatros antes que ele pudesse ser considerado uma estrela dessa forma de arte. [7] No entanto, seus filmes inovadores, especialmente O Grande Caruso, influenciaram muitas estrelas da ópera futuro, incluindo José Carreras , Plácido Domingo e Luciano Pavarotti . [7] De acordo com a ópera historiador McCants Clyde ", De todos os cantores de Hollywood, que executou a música operística... o único que fez o maior impacto foi Mario Lanza. " [9] Hedda Hopper , conclui que "nunca houve ninguém como Mario, e eu duvido que jamais veremos outro como ele novamente. " [

Opera

His operatic debut, as Fenton in Otto Nicolai 's The Merry Wives of Windsor (in English), came at the Berkshire Music Festival in Tanglewood on August 7, 1942, after a period of study with conductors Boris Goldovsky and Leonard Bernstein . Sua estreia como Fenton em Otto Nicolai 's As Alegres Comadres de Windsor (em Inglês), entrou no Berkshire Music Festival, em Tanglewood em 07 de agosto de 1942, após um período de estudo com condutores Boris Goldovsky e Leonard Bernstein . It was here that Cocozza adopted the stage name Mario Lanza , for its similarity to his mother's maiden name, Maria Lanza. Foi aqui que Cocozza adoptou o nome artístico de Mario Lanza, por sua semelhança com o nome de solteira da sua mãe, Maria Lanza. His performances at Tanglewood won him critical acclaim, with Noel Straus of The New York Times hailing the 21-year-old tenor as having "few equals among tenors of the day in terms of quality, warmth, and power." Suas performances em Tanglewood ganhou aclamação da crítica, com Noel Straus do The New York Times elogiando a-year-old tenor 21 como tendo "poucos iguais entre os tenores do dia em termos de qualidade, calor e energia." Herbert Graf subsequently wrote in the Opera News of October 5, 1942 that, "A real find of the season was Mario Lanza [...] He would have no difficulty one day being asked to join the Metropolitan Opera." Herbert Graf posteriormente escreveu na notícia da Ópera de 5 de outubro de 1942 que, "um verdadeiro achado da temporada foi Mario Lanza [...] Ele não teria dificuldade em um dia ser convidado a participar do Metropolitan Opera." Lanza performed the role of Fenton twice at Tanglewood, in addition to appearing there in a one-off presentation of Act III of Puccini's La bohème with the noted Mexican soprano Irma González, baritone James Pease, and mezzo-soprano Laura Castellano. Lanza desempenhou o papel de Fenton duas vezes em Tanglewood, além de aparecer lá em um off-apresentação de uma Lei III de Puccini, La Bohème , com o notável soprano mexicana Irma González, barítono James Pease e-mezzo soprano Laura Castellano.

Morte

In April 1959, Lanza suffered a minor heart attack, followed by double pneumonia in August. Em abril de 1959, Lanza sofreu um pequeno ataque cardíaco, seguido pela dupla pneumonia em agosto. He died in Rome in October of that year at the age of 38 from a pulmonary embolism after undergoing a controversial weight loss program colloquially known as "the twilight sleep treatment," which required its patients to be kept immobile and sedated for prolonged periods. Morreu em Roma em Outubro desse ano na idade de 38 a partir de uma embolia pulmonar após passar por uma perda de peso programa controverso coloquialmente conhecido como "o tratamento do sono crepuscular", que exigia que seus pacientes sejam mantidos imóvel e sedado por períodos prolongados. Attenders at his funeral were the singers Maria Caniglia and Lidia Nerozzi and the actors Franco Fabrizi and Enzo Fiermonte . Frank Sinatra sent his condolences by telegram . [ 10 ] Freqüentadores em seu funeral estavam os cantores Maria Caniglia e Lidia Nerozzi e os atores Franco Fabrizi e Enzo Fiermonte . Frank Sinatra , enviou suas condolências por telegrama . [10]



From the film Toast of New Orleans , as Lt. Pinkerton USN, in recreation of the opera Madama Butterfly , the only full professional opera Lanza ever appeared in A partir do Toast filme de New Orleans, como o tenente Pinkerton USN, na recreação da ópera Madama Butterfly , a única ópera completa profissionais Lanza nunca apareceu em
Lanza's widow, Betty, moved back to Hollywood with their four children, but died five months later at the age of 37. Lanza viúva, Betty, voltou para Hollywood com seus quatro filhos, mas morreu cinco meses depois com a idade de 37. Biographer Armando Cesari writes that the apparent cause of death, according to the coroner, was "asphyxiation resulting from a respiratory ailment for which she had been receiving medication". Biógrafo Armando Cesari escreve que causa aparente da morte, de acordo com o legista, foi "asfixia resultante de uma doença respiratória para a qual tinha recebido medicação". In 1991, Marc, the younger of their two sons, died of a heart attack at the age of 37; six years later, Colleen, their elder daughter, was killed at the age of 48 when she was struck by two passing vehicles on a highway. Em 1991, Marc, o mais novo dos dois filhos, morreu de um ataque cardíaco aos 37 anos de idade, seis anos depois, Colleen, sua filha mais velha, morreu com a idade de 48 anos quando ela foi atingida por dois veículos que passavam em uma rodovia. Damon Lanza, the couple's eldest son, died in August 2008 of a heart attack at the age of 55. Damon Lanza, filho mais velho do casal, morreu em agosto de 2008, de um ataque cardíaco aos 55 anos de idade.http://t1.gstatic.comw

Legado

Lanza's short career covered opera, radio, concerts, recordings, and motion pictures. curta carreira de Lanza abrangidos ópera, rádio, shows, gravações e imagens em movimento. He was the first artist for RCA Victor Red Seal to receive a gold disc and the first artist to sell two and half million albums. Ele foi o primeiro artista a RCA Victor Red Seal para receber um disco de ouro eo primeiro artista a vender dois milhões e meio de álbuns. A highly influential artist, Lanza has been credited with inspiring successive generations of opera singers, including Plácido Domingo , Luciano Pavarotti , Leo Nucci and José Carreras . Um artista altamente influente, Lanza foi creditado com inspirando sucessivas gerações de cantores de ópera, incluindo Plácido Domingo , Luciano Pavarotti , Leo Nucci e José Carreras . Singers with seemingly different backgrounds and influences were also inspired by his singing, including his RCA Victor label-mate Elvis Presley . Cantores de diferentes origens e influências aparentemente também foram inspirados pelo seu canto, incluindo o seu colega de gravadora RCA-Victor Elvis Presley .
In 1994, tenor José Carreras paid tribute to Lanza in a worldwide concert tour, saying of him, "If I'm an opera singer, it's thanks to Mario Lanza." [ 11 ] Carreras' colleague Plácido Domingo echoed these comments in a 2009 CBS interview when he stated, "Lanza's passion and the way his voice sounds are what made me sing opera. I actually owe my love for opera thanks to a kid from Philadelphia." [ 12 ] Em 1994, o tenor José Carreras homenageou Lanza em uma turnê de concertos em todo o mundo, dizendo a ele: "Se eu sou um cantor de ópera, é graças a Mario Lanza." [11] 'colega Carreras Plácido Domingo ecoou estes comentários em um 2009 entrevista da CBS quando ele afirmou, "a paixão Lanza e sua voz soa como se o que me fez cantar ópera. Na verdade, eu devo o meu amor por ópera, graças a um miúdo de Filadélfia." [12]
Miljenko Jergovic mentions Lanza in his Dvori od oraha ( The Mansion in Walnut ) novel of 2003 as a part of story about Luka Sikiric. Miljenko Jergovic Lanza menciona em seu od oraha Dvori (The Mansion em Walnut), romance de 2003, como parte da história de Luka Sikiric.
Mario Lanza Boulevard is a roadway in the Eastwick section of Lanza's native Philadelphia, close to Philadelphia International Airport and ending on the grounds of the John Heinz National Wildlife Refuge . Mario Lanza Boulevard é uma pista na Eastwick seção do nativo de Filadélfia Lanza, próximo ao Aeroporto Internacional da Philadelphia , e termina na base do John Heinz National Wildlife Refuge .

Filmografia

  • Winged Victory , 1944 (uncredited chorus member) Winged Victory , 1944 (membro do coro não creditado)
  • That Midnight Kiss , 1949 Isso Midnight Kiss , 1949
  • The Toast of New Orleans , 1950 O brinde de New Orleans , 1950
  • The Great Caruso , 1951 O Grande Caruso , 1951
  • Because You're Mine , 1952 Because You're Mine , 1952
  • The Student Prince , 1954 (voice only) O Príncipe Estudante , 1954 (apenas voz)
  • Serenade , 1956 Serenade , de 1956
  • Seven Hills of Rome , 1958 Sete Colinas de Roma , 1958
  • For the First Time , 1959 Pela primeira vez , 1959






quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Hélio Souto

Hélio da Silva Cotê Figueiredo de Almeida Coutinho, conhecido como Hélio Souto (Rio de Janeiro, 25 de março de 1929 — Atibaia, 5 de outubro de 2001) foi um ator de teatro, cinema e televisão brasileiro.
Nos anos 50, era considerado o sex-symbol das extintas TV Tupi e TV Excelsior, e chamado de "Galã Vitamina" em razão de seu porte atlético.[1]
Participou do primeiro filme colorido brasileiro, Destino em Apuros, ao lado de Paulo Autran, em 1953.[2]
Após a juventude, conservou o charme e sustentou a persona de galã maduro, fazendo sucesso em pornochanchadas como Viúvas Precisam de Consolo e em novelas cômicas como Guerra dos Sexos e Brega e Chique.
Já afastado do meio artístico, morreu de infarto no seu sítio em Atibaia e foi sepultado no Cemitério do Morumbi.

Carreira

Na televisão

  • 1998 - Serras Azuis .... Reginaldo Paiva
  • 1994 - Memorial de Maria Moura (minissérie) .... Hércules
  • 1991 - O Fantasma da Ópera (minissérie) .... Gastão Andreatti
  • 1991 - Floradas na Serra (minissérie) .... Dr. Jaime Freire
  • 1990 - A História de Ana Raio e Zé Trovão .... Bruno
  • 1990 - La Mamma (minissérie) .... Manfredão
  • 1988 - Olho por Olho .... Valdemar Sampaio
  • 1987 - Brega & Chique .... Amadeu Correia
  • 1985 - Uma Esperança no Ar
  • 1985 - Meus Filhos, Minha Vida
  • 1983 - Guerra dos Sexos .... Nenê Gomalina
  • 1983 - Acorrentada .... Carlos
  • 1982 - A Filha do Silêncio .... Gregório
  • 1982 - Nem Rebeldes, nem Fiéis
  • 1980 - Dulcinéa Vai à Guerra .... Mateus Sampaio Godói
  • 1979 - Como Salvar Meu Casamento .... Mário
  • 1978 - Salário Mínimo .... Lincoln
  • 1978 - Te Contei? .... Pedro
  • 1977 - Locomotivas .... Tião
  • 1977 - O Espantalho .... dr. Munhoz
  • 1973 - Vidas Marcadas
  • 1973 - Vendaval .... Alfredo
  • 1972 - O Tempo não Apaga .... Raul
  • 1971 - A Fábrica .... Pádua
  • 1969 - Super Plá .... Baby Stompanato
  • 1968 - A Grande Mentira .... Renato
  • 1967 - A Ponte de Waterloo .... Roy
  • 1967 - A Intrusa .... Bill
  • 1967 - Sublime Amor .... César
  • 1966 - Os Irmãos Corsos .... Luciano / Mauro
  • 1966 - A Ré Misteriosa .... Marcelo
  • 1966 - A Inimiga .... Ricardo
  • 1965 - Um Rosto Perdido .... David
  • 1965 - Olhos que Amei .... Vladimir
  • 1965 - O Mestiço .... Renato
  • 1965 - Pecado de Mulher
  • 1964 - A Moça que Veio de Longe .... Raul
  • 1964 - É Proibido Amar .... Sérgio
  • 1952 - Helena

No cinema


  • 1982 - Um Casal de 3
  • 1982 - Pecado Horizontal
  • 1981 - A Volta de Jerônimo
  • 1981 - Mulher Objeto
  • 1980 - Motel, Refúgio do Amor
  • 1980 - Noite de Orgia
  • 1979 - Viúvas Precisam de Consolo
  • 1979 - Desejo Selvagem
  • 1979 - O Cinderelo Trapalhão
  • 1978 - Mulher Desejada
  • 1976 - A Noite da Fêmeas
  • 1976 - Já Não Se Faz Amor Como Antigamente
  • 1975 - Bacalhau
  • 1972 - Os Desclassificados
  • 1963 - Mord in Rio (Noites Quentes de Copacabana)
  • 1963 - O Cabeleira
  • 1960 - Conceição
  • 1959 - Fronteiras do Inferno
  • 1957 - Dioguinho
  • 1955 - Três Garimpeiros
  • 1955 - Armas da Vingança
  • 1953 - Destino em Apuros
  • 1953 - O Homem dos Papagaios
  • 1953 - Agulha no Palheiro
  • 1952 - Luzes nas Sombras
  • 1951 - O Comprador de Fazendas
  • 1950 - Garota Mineira

sábado, 4 de dezembro de 2010

Julio Iglesias

Julio José Iglesias Puga de la Cueva (Madrid, 23 de setembro de 1943) é um ex-futebolista, cantor e empresário espanhol de fama internacional.
É filho de Julio Iglesias Puga (1915-2005), prestigiado médico ginecologista espanhol, e de Maria del Rosario de la Cierva y Periñon(1918-2002). Casaram-se em 1942 e divorciaram-se em 1983. Iglesias tem um irmão, Carlos (nascido em 1945) e, dois meios-irmãos: Jaime (nascido em 2004) e Ruth (nascida em 2006), fruto do segundo casamento do pai, em 2001.
Sempre teve especiais apetidões para o desporto, chegando a jogar no Real Madrid, na posição de Guarda-Redes entre 1958 e 1963. Neste ano sofrera um terrível acidente de viação, fruto de conduzir com excesso de álcool, que lhe pôs fim à carreira futebolística, devido a graves lesões nas pernas e braços, do qual nunca recuperou na totalidade. Daí, optara então, alternativamente, a uma carreira musical.
Julio Iglesias08.jpgMarcado pela voz e seu detalhismo nas canções, além de grande carisma, se tornou o mais bem sucedido artista latino em todos os tempos, com números impressionantes: 250 milhões de cópias vendidas, 2600 discos de ouro e de platina, quatro mil espetáculos em mais de quinhentas cidades do mundo e uma canção tocada a cada trinta segundos. Seu talento musical se estende a um de seus filhos, que também seguiu carreira musical: Enrique Iglesias.
Dentre os artistas brasileiros estão os duetos com: Daniel, Zezé di Camargo e Luciano, Simone, Roberto Carlos, de quem é fã [1].
Mora em Miami, com a sua esposa, onde cuida de sua carreira.
  o maior cantor romantico do mundo


Julio Iglesias
Julio Iglesias
Informação geral
Nome completo Julio José Iglesias Puga de la Cueva
Data de nascimento 23 de Setembro de 1943 (67 anos)
Origem Madrid
País  Espanha
Gêneros Latino, Pop latino
Instrumentos vocal
Período em atividade 1968 - presente
Gravadora(s) Columbia, Sony
Afiliações Willie Nelson
Diana Ross
Roberto Carlos
Thalía
Simone
Página oficial [1]

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