Powered By Blogger

Total de visualizações de página

domingo, 7 de agosto de 2011

VOLTANDO A INFÂNCIA - JOGO DAS ETNIAS: TUDO MISTURADO

Jogo das etnias: Tudo misturado

Time formado pelos amigos já com 50 anos.


Time formado pelos amigos que já passaram dos 60 anos.

Na tarde do sábado (09 de julho de 2011), os moradores de Santana, município de Urussanga-SC, puderam assistir uma partida de futebol onde a disputa foi entre os brancos e os negros. Segundo os organizadores: Vilmar Bernardo, Ivan Vieira e Paulo Cesar Teotônio, a partida tinha por objetivo relembrar a época da infância, quando todos, depois de irem à escola, se reuniam para jogar futebol.

Aos 64 anos, seu Vilmar lembra que os santanenses sempre gostaram muito de futebol e, estimulados pelo Minerasil, que fez história no futebol da região, os garotos queriam treinar suas habilidades em campo. “Então eram organizados jogos dos com camisa contra os sem camisa, o dos brancos contra os negros… A gente sempre arrumava um motivo para jogar…” explicou Vilmar ao informar que esta prática durou por vinte anos, sendo realizados dois jogos por ano.

Ao ser questionado pela reportagem de Panorama SC se esta disputa no esporte poderia ser caracterizada como uma forma de preconceito, Vilmar afirmou que na comunidade de Santana as duas raças sempre conviveram em paz e respeitosamente. “A única coisa é que no começo todos queriam ganhar. Mas depois virou um encontro de amizade onde não importava mais quem vencia”, concluiu o organizador.

Já outro morador que preferiu não ser identificado, disse que os jogos entre negros e brancos era uma brincadeira que nasceu da falta de condições dos moradores locais em adquirir uniformes para suas equipes. Assim, jogando sem camisa, ficava mais fácil identificar quem era de um time ou de outro pela cor da pele.

Seja qual for a verdadeira forma do nascimento desta disputa, parece que a etnia negra seguiu o exemplo do Rei do Futebol – o Pelé e, por todos os anos em que houve as disputas, a etnia negra obteve o maior número de vitórias.

Não foi diferente na tarde de sábado. Inicialmente perdendo por 1 x 0, os negros viraram o jogo fazendo 3 x 1 no placar final. Satisfeito, Ivan Vieira disse que a partida foi organizada apenas para matar a saudade da infância e o evento tomou uma proporção tão grande que daria para formar três ou quatro equipes.

Simbolizando a união, atletas negros e brancos entraram de mãos dadas no campo de futebol. Fonte e Foto Jornal Panorama – Urussanga-SC (15/07/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário