domingo, 25 de julho de 2010

XIV FESTA DA POLENTA - BAIRRO DE SANTA OLÍMPIA - PIRACICABA

O dia 25 de julho foi marcado por uma grande alegria: o reencontro do nosso grupo de viagem pela Itália, na XIV Festa da Polenta, em Santa Olímpia.
(foto do site de Santa Olímpia)



A maioria do grupo compareceu à animada festa e foram momentos memoráveis que passamos juntos. Já combinamos de fazer um outro encontro, em Jaú, na casa do Tadeu Taminini. Falta apenas definir a data.
O bairro Santa Olímpia, na cidade de Piracicaba, é um pequeno pedaço do Trentino no Brasil. Fundado por imigrantes tiroleses no final do século XIX, o bairro mantém hoje viva a memória e as tradições dos pioneiros, através do folclore, da gastronomia, das festas típicas e do modo de viver e falar de seus moradores.

A primeira impressão de alguém que chega ao pequeno bairro rural de Santa Olímpia é a de ter encontrado em meio ao verde da paisagem uma pequena aldeia de montanha: uma igreja central, rodeada por uma ampla e tranqüila praça, enfeitada com belas flores e verdes árvores.

Logo ao lado é possível ver as pequenas e estreitas ruas, como aquelas das aldeias européias, com janelas e portas que dão diretamente para a rua.
Esta bela e romântica aparência também reflete o modo de viver de seus habitantes, gente simples e muito alegre, que mantém em terras paulistas a sinceridade e hospitalidades dos tiroleses.









A sede da Associação de moradores de Santa Olímpia é a mais antiga casa colonial do bairro, datada do início do século XX, e que serviu em outras épocas como local de encontros importantes e festas. No mesmo local funciona o Centro Histórico-Cultural, que possui um pequeno museu com objetos pertencentes aos pioneiros do bairro. Ali é possível descobrir o modo de vida dos primeiros colonos trentinos.

Saídos do Trentino (Tirol italiano), região alpina do norte da Itália, os imigrantes vieram para o Brasil trabalhar no campo e aqui encontraram as oportunidades que lhes faltavam com a crise que assolava a Europa. Assim foi possível, através de muito trabalho, constituírem famílias e desfrutarem de um clima salubre, de terras férteis e natureza exuberante.

Para homenagear o centenário da chegada dos primeiros imigrantes trentinos, foi inaugurado em 1992 um monumento aos pioneiros, com seus nomes e os nomes dos "patriarcas" do Bairro Santa Olímpia, o casal Jacó Correr e Rosa Pompermayer. Também são representados a economia da época e a religiosidade dos fundadores.
( dados retirados do site do Bairro de Santa Olímpia)



AMIGOS
"Amigos são como o vento: às vezes perto, outras longe, mas eternos em nossos corações"








































MANJA CHE TE FA BENE
BEVE CHE TE FA FELICI












O AUTÊNTICO TRENTINO
Tadeu Nunes Tamanini é uma pessoa especial,que cativou a amizade de todos os que participaram da viagem.
É uma pessoa autêntica, que valoriza suas raízes e uma prova disso são as fotos abaixo.
As meias e a gravata foram compradas em Innsbruck, porque lá ele já havia decidido fazer o traje típico. O chapéu tirolês foi comprado em Trento e a roupa foi feita pela nossa colega de viagem e grande modista e costureira Nica. Uma artista.
Grande Tadeu. Um exemplo de autenticidade.







A COZINHA
A cozinha e quem nela trabalha são os responsáveis pelo sucesso da festa. O que é uma festa sem os comes ? Ainda mais se tratando de uma festa italiana.
Vamos conhecer uma parte dessas pessoas especiais que trabalharam muito preparando o cardápio servido durante os três dias.
CARDÁPIO DA FESTA
Sexta, Sábado e Domingo
Porções: polenta rostida (frita), polenta brustolada (assada na chapa), cuscuz, pastel, salsichão. Bebidas: vinho de uva e laranja, sangria, sucos, água, cerveja e refrigerantes. Sobremesas: doces e sorvetes
Sábado e Domingo
Canèderli: sopa de nhoque preparada com pão amanhecido, trigo, frango, lingüiça e temperos diversos. - Spaghetti - Prato típico: polenta, frango ao molho, cucàgna (fritada de ovos misturados com lingüiça, tomate, cebola, queijo, bacon) e cràuti (repolho curtido, cozido com costelinha de porco, lingüiça calabresa, bacon).
Domingo
Canèderli: sopa de nhoque preparada com pão amanhecido, trigo, frango, lingüiça e temperos diversos. - Spaghetti - Prato típico: polenta, frango ao molho, cuccagna (fritada de ovos misturados com lingüiça, tomate, cebola, queijo, bacon) e cràuti (repolho curtido, cozido com costelinha de porco, lingüiça calabresa, bacon).

















BANDA NOSTALGIA
A banda se apresentou tocando músicas típicas. Mas não foi no palco: os músicos andaram entre as mesas, fazendo a alegria dos presentes com sua animação.












CORAL VÀ PENSIERO
O coral abriu a programação do domingo, se apresentando às 12h na Igreja de Santa Olímpia.
















AS DANÇAS
O GRUPO SANTA OLÍMPIA DE DANÇAS FOLCLÓRICAS ( adulto) tem como responsável José Edivaldo Stenico, o Diva. O grupo existe há 22 anos e já se apresentou em mais de 300 eventos, em várias cidades.
Às 15h40 o grupo se apresentou no palco da praça.
O primeiro grupo folclórico do Bairro Santa Olímpia foi fundado em 09 de setembro de 1987, com o objetivo de resgatar a cultura dos antepassados tiroleses.
Inicialmente, o Grupo Santa Olímpia era composto apenas por integrantes adultos. Para que as gerações mais novas também pudessem praticar as danças folclóricas, foram iniciadas em 1992 as modalidades juvenil e infantil. Após essa positiva experiência, foram criadas as modalidades mirim (2001) e infanto-juvenil (2004), esta como preparo e intermédio para o grupo juvenil.
As modalidades
Atualmente, o Grupo Santa Olímpia conta com mais de 110 integrantes, divididos entre as cinco modalidades: adulto, juvenil, infanto-juvenil, infantil e mirim, com coordenação geral de José Edivaldo Stenico. Para auxiliar principalmente os grupos infantil e mirim, alguns integrantes dos grupos infanto-juvenil e juvenil auxiliam nos ensaios e apresentações. A maioria dos oitenta componentes do grupo são moradores do Bairro Santa Olímpia. ( texto retirado do site de Santa Olímpia)





























Fotos - Walcestari e nas que eu apareço... bem... alguém as tirou...

9 comentários:

  1. Oi!
    Encontrei por acaso seu blog...
    Goste muito da forma que abordou a cultura do nosso bairro.
    As fotos ficaram lindas!
    Tatiane(Grupo Adulto de Danças Folclóricas de Santa Olimpia)

    ResponderExcluir
  2. Muito boas Wal. Todas. Fiquei com água da boca de ver as massas e as polentas. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Wal

    Parabéns!!! As fotos ficaram lindas e você como sempre, extremamente gentil.

    um abraço

    Felisberto Rossetto Filho

    ResponderExcluir
  4. Adorei, adorei ...adorei.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas belíssimas fotos!
    Se me permitir, vou indicar para serem publicadas pelos Schützen de Trento.
    Parabéns novamente,

    Everton Altmayer
    Circolo Trentino di SP

    ResponderExcluir
  6. Muito lindas as fotos da nossa Festa da Polenta, mas senti falta das fotos dos corais Stella Alpina e Caneva.
    SIA BENVENUTTA NELLA PROXIMA FESTA DELLA POLENTA DI SANTA OLIMPIA.TU E TUTTI I SUOI.

    BACCINI

    IVANETE DEGASPERI

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Excelente seu trabalho! Cara a última vez que eu estive na festa da polenta não consegui fazer nada! Chorei a festa inteira de emoção, tive que ir ao banheiro e chorar lá. Sou descendente de Austríaca e Italianos.

    ResponderExcluir