Pesquisar

quarta-feira, 17 de março de 2010

O acidente da Lomanto Júnior

Eu já teci críticas aos eventos que acontecem no Boca Du Mar, e os transtornos impunes a que a cidade fica submetida, de maneira inexplicável, na maioria dos casos. Não há como entender que o Boca Du Mar tenha alvará para funcionar como casa de eventos. Não há como entender que o Boca Du Mar funcione como casa de eventos sem ter alvará.

Meus comentários a respeito podem ser lidos aqui, aqui e aqui.

Quiçá - quase certamente - por esse motivo eu tenha sido provocado por algumas pessoas a comentar sobre o lamentável acidente que aconteceu na Av. Lomanto Júnior, na madrugada do domingo, dia 14 de Março último.

Talvez contrariando algumas pessoas que se aborrecem com os transtornos causados pelo eventos do Boca Du Mar, eu entendo que, desta feita, que não há a menor responsabilidade do estabelecimento quanto aos fatos ocorridos.

O outrora excelente restaurante, hoje mero "espaço de eventos" pode - e deve - ser acusado de poluição sonora, transtornos ao tráfego, etc. Mas não foi esse o caso.

Até onde eu entendi, segundo relatos (o mais completo pode ser lido aqui), um grupo de jovens que ia dentro de um automóvel VolksWagen Gol foi atingido por um Chevrolet Montana e um VolksWagen Golf, que vinham fazendo "pega" na Av. Lomanto Júnior.

Assim, caso se provem verdadeiros os relatos, não parece haver dúvidas dos culpados pelo acidente. Os condutores do Montana e do Golf.

Se bem que, ainda segundo os relatos, haviam sete pessoas dentro do Gol. O que contraria o código nacional de trânsito. Com sete pessoas, num automóvel em que só há lugar para cinco, certamente haverão pessoas que estarão sem o cinto de segurança e não estarão devidamente protegidas pelas barras laterais e frontais do veículo. Ambos são recursos preciosíssimos em caso de colisão.

Provavelmente os danos aos passageiros seriam menores se se observasse o código nacional de trânsito e houvessem apenas cinco pessoas a bordo, todas usando o cinto de segurança. Mas cabe à perícia responder isso.

Desta forma, a se confirmar os relatos, temos uma imprudência da pessoa que conduzia o VolksWagen Gol, que jamais poderia permitir que o automóvel transitasse sem a máxima segurança dos passageiros.

Uma infração, na verdade. Mas que deveria custar apenas uma multa, e alguns pontos na carteira de habilitação.

E, ainda segundo os relatos, pelo menos dois criminosos, os condutores que faziam "pega", e que precisam responder na justiça à acusação de homicídio doloso, pois quem faz "pega" assume deliberadamente o risco de matar alguém. Tem intenção implícita.

Um crime. Que deveria levar os culpados para a Penitenciária.

E quanto ao Boca Du Mar, em que pese tudo o que já disse, e sustento, a respeito, não pode ficar com nenhuma responsabilidade pelo que aconteceu.

Poderia ser em qualquer avenida de qualquer cidade, na saída de qualquer evento. Porque casos assim não se restringem a Ilhéus.

Os criminosos do trânsito são uma praga, que se alastra por toda parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui