Música Autoral, Independente e Pop Rock Progressivo Instrumental


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PIB - Um Festival Diferente

Há muito tempo atrás, não existia a noção clara de música instrumental. Os instrumentos eram, na maioria absoluta dos casos, utilizados como acompanhamento para cantigas, servindo de base para a voz, ou como marcação do tempo e compasso das músicas. Com o aperfeiçoamento dos instrumentos e com a complexificação das composições, a música instrumental foi ganhando espaço e destaque e, em meados de 1750 já obtinha um status tão grande quanto - ou por vezes maior - a tradicional música cantada.¹ A incrível e infinita gama de arranjos que a música instrumental permite fez com que ela fosse contagiando, disseminando-se e influenciando pessoas a se engajarem na construção desse tipo de música ao longo desse últimos séculos.

Quase 300 anos depois, o que encontramos são variações infinitas da música em sua vertente instrumental, que conta hoje com influências que vão de jazz a choros, de blues a grandiosas orquestrações. Nesse sentido, é muito importante que se divulgue cada vez mais essa frente musical, o que parece ser exatamente a principal proposta do Festival PIB (Produto Instrumental Bruto), que está agora em sua terceira edição. Mais do que divulgar a música instrumental em si, o Festival PIB se pauta por propiciar a diversidade de estilos entre as bandas, e contam para isso com uma inteligente divisão (sem rotulação!) pautada nas propriedades dos 4 elementos, consolidando 4 grupos distintos, que se apresentam em dias diferentes: Aéreos, Aquáticos, Terrestres e Ígneos.

Já passarem pelo PIB grandes nomes como: Pata de Elefante (RS), Dead Rocks (São Carlos – SP), Fóssil (Fortaleza – CE), Macaco Bong (Cuiabá- MT), e nossos amigos das Malditas Ovelhas! (São Carlos – SP).

Aeromoças e Tenistas Russas abrem o Festival PIB 2010, que contará também com a presença das aéreas Mamma Cadela (São Paulo – SP), O Garfo (Fortaleza - CE) e a banda madrinha Tigre Dente de Sabre (Brag. Paulista- SP), com a presença do VJ Jair Molina; os aquáticos do Hellfishes (Curitiba – PR), Kozmic Gorillas (Londrina – PR), Mullet Monster Mafia (Piracicaba - SP) e a banda madrinha Retrofoguetes (Salvador – BA), com imagens do VJ Fábio Vietnica; os terrestres do Búfalo (São Bernardo do Campo – SP), Epcos (Recife – PE), Huey (São Paulo – SP) e a banda madrinha Fantasmagore (Rio de Janeiro – RJ), com o VJ A; e ainda os ígneos do Discotiki (São Paulo – SP), Martinez (São Paulo – SP), Três Cruzeiros (São Paulo - SP) e a banda madrinha SaunoFlex (São Paulo – SP), com o VJ Fort&Feio. A edição de 2010 contará também com um dia extra, com os elétricos do Astronauta Pinguim (Porto Alegre – RS), Groove Groove (São Paulo – SP), Pé na Cozinha (São Paulo – SP) e Wash! (São Paulo – SP), acompanhados pelo VJ Ylanteee!

Além disso, ocorrerão, no dia 7 de Novembro, na Casa das Caldeiras, oficinas que vão desde “Percussão em sucata” a “Criatividade em video arte”, além de diversas outras. O evento contará também com uma exposição de fotos das edições anteriores do festival, um debate e uma feira cultural.

Para maiores informações sobre o Festival, acesse: http://www.festivalpib.com.br/

‘Unir a música instrumental com todas as outras artes para a reflexão ambiental de um novo mundo’. Este é nosso lema para a edição 2010. – Festival PIB 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário