sábado, 24 de julho de 2010

O que é: Telemarketing, Telemarketing Ativo e Telemarketing Receptivo.


O que é Telemarketing Ativo e Telemarketing Receptivo e Telemarketing?

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O Telemarketing

O Telemarketing compreende a aplicação integrada e sistemática de tecnologia de telecomunicações, database, marketing (banco de dados) e sistemas administrativos, com o propósito de otimizar os recursos promocionais usados por uma empresa para captar e manter clientes.

O Telemarketing é o sistema de comercialização que mais cresce no mundo, pois traz retorno em curto espaço de tempo, com um grande alcance de vendas, auxiliando e multiplicando os resultados da Mala Direta, das vendas externas e também de outros recursos promocionais.

É versátil podendo promover a comercialização de qualquer produto ou serviço e os resultados são mensuráveis em todo o seu fluxo.

As suas vantagens incluem, além de todos os aspectos comuns às ações de marketing direto, a possibilidade de estabelecer um diálogo direto com o cliente comparável apenas à venda pessoal.

O problema do telemarketing passa pelo fato destas vantagens transformarem-se muito rapidamente em desvantagens caso o esquema de operação e os respectivos operadores não saibam conduzir com eficiência a chamada.

Existem dois tipos de ações de telemarketing:

- Receptivo: Este tipo de telemarketing ocorre quando o cliente liga para a empresa. Este contato tanto pode ser motivado por um pedido de informação, como por uma necessidade específica do cliente. As linhas gratuitas (DDG - 0800) são a principal expressão deste tipo de telemarketing.

O que é telemarketing receptivo?

O telemarketing receptivo é um serviço onde o contato é feito no sentido cliente-empresa, e caracteriza-se por:
- gerar cadastro dos contatos;
- requer roteiro para abordagem;
- público comanda a ligação;
- picos de demandas sazonais;
- depende das mídias;
- menos questionamentos dos clientes durante o contato;
- maior conhecimento do produto pelo operador;
- equipamentos e estrutura devem estar adequados à demanda.


- Ativo: Neste caso, envolve todas as ações nas quais o contato é iniciado pela empresa.

O que é telemarketing ativo?

O telemarketing ativo é um serviço onde o contato é feito no sentido empresa-cliente, e caracteriza-se por:
- requerer cadastro para ligações;
- requer roteiro (orientação na forma de interação com o cliente);
- operador comanda;
- aproveita as mídias;
- maior conhecimento de técnicas pelo operador;
- mais questionamentos dos Prospects durante o contato;
- adequados ao tamanho do esforço de Vendas.

Como qualquer outro tipo de ação de marketing direto, o telemarketing também necessita de informação completa e atualizada sobre os clientes potenciais.
Entretanto, as necessidades deste tipo de ação de marketing direto vão um pouco mais longe, sendo ainda necessário assegurar os seguintes aspectos:

- Seleção dos operadores: Os operadores deverão ser pessoas capazes de apresentar a mensagem corretamente, de ouvir as reações e de reagir e adaptar a mensagem a essas mesmas reações.

- Formação dos operadores: As características enunciadas no ponto anterior não são suficientes para assegurar o sucesso da ação. É importante que os operadores conhecem 100% o produto. Saibam em detalhes a oferta que estão vendendo e sejam expert nas técnicas de vendas que poderão levar ao fechamento negócio.

- Elaboração de um script: Este script não é mais do que um roteiro pelo qual o operador se deverá guiar. Trata-se de um documento que deverá conter as situações mais possíveis dentro do processo de negociação.

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