sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Elementos preparatórios.

A ginástica artística feminina tem quatro aparelhos: salto sobre mesa, barras paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo. Cada um desses aparelhos tem características, elementos e exigências de composição específicos. Vou apresentar os aparelhos um a um, iniciando pelo solo.

Os elementos de solo são divididos em dois grupos: elementos acrobáticos e elementos de dança. Entre os elementos acrobáticos existem elementos preparatórios que servem para dar impulsão antes da realização dos exercícios mais difíceis. Você já deve ter ouvido a expressão “rondada, flic flac” durante as transmissões de ginástica. Rondada e flic flac são os elementos preparatórios mais comuns. Mas existem outros. Esses são os elementos preparatórios:

Rondada ou rodante: é como uma estrela, mas tem fase de voo (um momento em que nenhuma parte do corpo toca o chão) e termina com as duas pernas juntas. Serve para dar impulsão antes de elementos que começam de costas.

Flic flac: elemento para trás realizado depois da rondada.





Reversão: realizada para impulsionar elementos para frente. Começa com uma perna e termina com as duas juntas.




- Flic flac para frente: realizado depois da reversão, começa e termina com as duas pernas juntas.




Nesse vídeo da ginasta Lilia Podkopayeva http://br.youtube.com/watch?v=6MDMVjrWtc8 , todos esses elementos podem ser observados. Reversão, seguida de flic flac para frente em todas as passadas, exceto na última (rondada + flic flac).

Nem todas as ginastas realizam esses elementos antes das passadas. Varia de acordo com o gosto de cada uma. Algumas, como Yelena Produnova (http://br.youtube.com/watch?v=Yiu-HF3-fZU), têm tanta impulsão para elementos para frente, que nem precisam de reversão. Poucas ginastas fazem flic para frente depois da reversão, como a Lilia fazia, porque é um elemento que precisa de muita técnica para impulsionar corretamente. E é raro, mas existem ginastas que não fazem flic flac depois da rondada. Um exemplo é a russa Yulia Lozhecko (http://br.youtube.com/watch?v=jcMrT6IyDZE).

8 comentários:

  1. PH, que bonitinho tu fazer esse blog *-*
    Eu li tudiinho :]
    Tô com saudade :*

    ResponderExcluir
  2. *__* alane. tava com preguiça de postar mais coisa, mas vou postar por causa de tu.
    =S bateu tanta saudade agora...

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas, obrigado pelo comentário!
    Volto a postar em breve, não deixe de comentar!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cara!!! Gostei do seu blog, a meu ver, você entende e gosta de ginática artística mesmo, eu também gosto!!!!! Queria ver em seu blog também a trajetória de muitas outras ginastas: a histórias delas nas Olimpíadas, como Nadia Comaneci - sensacional nas assimétricas; Daniela Silivas; Nelli Kim; Li Lu, por exemplo. Que pra mim chamadas de super ginastas em seus aparelhos característicos. Ah... poderia falar também, do engatinhar de nossas ginastas: novos talentos, por exemplo. Poderia falar da ginástica masculina também.

    Abraços e boa sorte!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Paulo Marcos, muito obrigado pelo comentário! Fico muito feliz de você ter gostado. Desculpe a demora pra responder. Eu passei esse ano inteiro sem tempo, mas agora estou mais disponível e pretendo voltar com o blog. Você me deu uma ótima ideia! Quando terminar de explicar os saltos e os giros, acho que vou seguir sua sugestão.
    Muito obrigado, mesmo! Você me motivou! :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eh cara. E o ajundate? se quiser sacar informacao como ajudar o meu colega nao consigo. Melhora isso :D tas num bom caminho.

    ResponderExcluir
  7. E eu estou aqui, tenho prova teórica sobre isso na quarta...estou tentando entender melhor.
    Já que farei teórica em substituição a pratica, qnado sofri uma entorse, treinando para isso.. =/

    ResponderExcluir