Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Janeiro termina hoje. O que você já fez?



O que você está esperando para ser visto como aquele cara que faz a diferença? Você sabe o que precisa ser feito, não sabe? Você sabe que precisa gerar resultados operacionais para encantar o cliente e resultados financeiros para a sustentabilidade dos negócios. Então, vamos em frente ! Separei um artigo publicado pela HSM On Line que poderá contribuir para os seus desafios de 2011.

Faça uma lista do que não fazer

Considerando que o tempo é finito e o trabalho é infinito, apenas o tempo é passível de gestão. Confira dicas para dimensionar melhor o trabalho e gerir seu tempo!

Pare para pensar em suas atividades e pendências. De quanto em quanto tempo esta lista aumenta para você? Cada vez mais as pessoas concentram atividades para fazer e, para isso, buscam mais tempo. Ao invés de reduzir a quantidade de atividades, as pessoas tentam “arrumar mais tempo”, seja reduzindo um almoço, aumentando a carga horária de trabalho, carregando o escritório para a casa, entre outras soluções dadas pelos executivos.

Contudo, o mais racional a se fazer, de acordo com o estudioso e autor de best-sellers como “Empresas feitas para vencer” e “Como as Gigantes caem”, Jim Collins, seria gerir o tempo, que é finito. Embora, alguns executivos queiram que o dia tenha mais do que 24 horas, isto é impossível. Portanto, a única solução é dimensionar o trabalho, que é infinito, dentro do espaço de tempo destinado a ele.

Para isso, Collins orienta os executivos a criar uma “lista de atividades para deixar de fazer”, ou seja, priorizar as tarefas e abolir o desnecessário. De acordo com o estudo do autor, as empresas “feitas para vencer” institucionalizaram a disciplina de “atividades para deixar de fazer” com o uso de um mecanismo orçamentário sui generis.

Pare e pense um pouco: qual é o objetivo do orçamento? A maioria responde que o orçamento existe para se decidir qual quantia alocar para cada atividade ou para gerenciar os custos ou por ambas as razões. Do ponto de vista de uma empresa que era boa e passou a ser excelente, as duas respostas estão erradas.

Ao analisar novamente as empresas que fizeram a transição de boas para excelentes, identifica-se que elas demonstraram uma incrível coragem ao canalizar seus recursos em apenas uma área, ou em umas poucas áreas de atividade.

A estratégia de investimentos mais eficaz é um portfólio pouco diversificado, no qual você esteja certo. Embora isso possa parecer engraçado, essa foi, essencialmente, a abordagem adotada pelas empresas “feitas para vencer”.

“Estar certo” significa captar o conceito do porco-espinho; “pouco diversificado” significa investir maciçamente nas áreas que se encaixam perfeitamente dentro dos três círculos e se livrar do restante.

É claro que a chave, aqui, é o pequeno alerta: ”quando você está certo”. Mas como você sabe quando está certo? Ao estudar as empresas, nota-se que “estar certo” não é assim tão difícil, basta ter todas as peças no lugar. Estas peças são:

1. Ter líderes de nível 5, que colocam as pessoas certas em cargos adequados (“ isso é muito difícil “)

2. Enfrentar a dura realidade dos fatos

3. Criar um clima no qual a verdade prevalece

4. Ter um conselho e trabalhar dentro dos três círculos

5. Estruturar todas as decisões no contexto do conceito do porco-espinho cristalino

6. Atuar a partir do entendimento e não de bravatas.

“Se você faz tudo isso, então é bem provável que você esteja certo em todas as suas decisões”, conclui Collins.

A grande dúvida é: a partir do momento em que sabe o que é o certo a se fazer, você possui a disciplina para fazer o que é certo e deixar de fazer o que é errado?

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Abrange é destaque em reportagem sobre geração de empregos no Jornal da Record

Profissionais da Abrange são entrevistados pelo jornalista Emerson Ramos, da Rede Record,  para falar sobre geração de empregos e oportunidades na empresa.

Com taxa média de 6,7%, o país tem a menor taxa de desemprego desde 2002. Ana Paula Padrão fez uma chamada, dizendo que isto pode ser visto na  prática em empresas de logística como a  Abrange.

A equipe de reportagem do Jornal da Record esteve em nossa unidade em Caieiras-SP,  para entrevistar nosso técnico de manutenção que foi contratado há 5 meses, Ricardo Manoel da Silva e nosso gerente de manutenção Ettore Medola.

Para quem não conseguiu assistir ontem no Jornal da Record, ou para quem quer ver novamente a reportagem "Desemprego em 2010 é o menor em 8 anos" , segue abaixo:


Logística Militar versus Logística Empresarial

Estava lendo um texto no Wikipedia sobre logística e um trecho me chamou a atenção: "sistemas que não cumprem objetivos são exatamente aquilo de que a logística não necessita".

Como  o conteúdo me fez refletir sobre esta área, decidi compartilhá-lo com vocês:



"O conceito de produto/serviço certo, no local certo, no tempo certo, inicialmente desenvolvido em termos militares, facilmente transitou para o mundo empresarial, tendo sido adaptado, na sua gênese, com a perspectiva de movimentar e coordenar o ciclo de produtos finais (distribuição física) para, com o passar do tempo, assumir novas exigências, devidas a várias causas, entre elas, o aumento das pressões dos vários mercados (Carvalho, 2006, p.6).

Sistemas que não cumprem objetivos são exatamente aquilo de que a logística não necessita. Assim se percebe que chegou o momento em que a logística empresarial pôde ensinar mais à logística militar do que o contrário, como tem sido habitual. De fato, pode-se dizer que nos dias que correm a logística militar convencional já pode ensinar à logística empresarial.

Talvez a logística do terrorismo (e a gestão do risco em cadeias de abastecimento), se for bem trabalhada na área militar, possa vir, ainda, a gerar importantes conclusões para as empresas. Pelo menos na definição de alguns princípios que possam ter por base o funcionamento em rede, a criação de valor conjunto e a formação de parcerias para um bem comum ou, visto ao contrário, para a eliminação de um mal (que pode ser, em termos empresariais, o excesso de custo subjacente a um ou vários sistemas).

A estratégia e a logística combinam-se para conceber as melhores formas de utilizar as tecnologias, os produtos e serviços, soluções e presenças (virtuais ou reais) para se poder intervir em vários lugares em simultâneo (mesmo aqueles que são de difícil acesso), no sentido de desintegrar, destruir, e refrear o aparecimento de redes terroristas, frustrando os seus ataques."

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Abrange Logística no Jornal da Record


Atenção queridos amigos e leitores,

Hoje tivemos que fazer uma edição extra neste blog, em caráter especial.

Afinal, eu precisava avisá-los para ligarem a TV às 20h no Jornal da Record, com apresentação de Ana Paula Padrão e Celso Freitas.

Profissionais da Abrange serão entrevistados para dar informações sobre geração de empregos.

Quer saber mais detalhes? Então não deixe de conferir!




Conhecendo um pouco sobre a história da Logística: Logística Militar

A logística militar, geralmente conhecida como serviço de apoio ao combate, está normalmente dirigida à condições desconhecidas, como as previsões incertas. Estas podem reduzir a incerteza sobre os fornecimentos e serviços que serão necessários, onde e quando serão necessários ou mesmo a melhor maneira de os fornecer. A logística militar compreende o tempo e espaço em guerra: equipando, fornecendo, movimentando e mantendo os exércitos (Huston, 1988, p.7).

Desde os tempos bíblicos, os líderes militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas, geralmente distantes e eram necessários constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários um planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos (Dias, 2005, p.27).

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as forças em conflito necessitavam, para avançar suas tropas, de capacidade logística (poder), de forma a movimentar e manter grandes quantidades de soldados e mantimentos nas frentes de batalha da Europa e da Ásia. A atividade logística estava relacionada à movimentação e coordenação das tropas, dos armamentos e munições para os vários locais, no mais curto espaço de tempo e nas piores condições possíveis (Carvalho, 2006, p.6).

A Guerra do Golfo, em 1991, representou o maior movimento de tropas e materiais no mais curto espaço de tempo da história militar e ficou como um marco na história da aplicação do raciocínio logístico dentro de um período limitado de tempo, o que fez da operação «Tempestade no Deserto» um dos mais importantes eventos militares mundiais da história da humanidade. Esse conflito trouxe ensinamentos muito importantes e dados para uma profunda reflexão no campo da logística.

A partir de então, a logística adquiriu proporções nunca antes alcançadas em termos de reflexão dos especialistas militares. Na verdade, a operação logística foi de tal envergadura que se tornava essencial, até mesmo crítico, perceber o carácter teleológico de toda a operação: qual é o objetivo exato da movimentação? Qual o seu custo e o seu real benefício?

Pensando nisto, e ainda ficando muitas perguntas sem respostas, a verdade é que se tornou fundamental o trabalho logístico. Ocorrências posteriores a esta vieram lançar ainda mais discussões sobre a necessidade de questionar e reavaliar (por exemplo, o 11 de Setembro), pois tudo o que vinha do passado parecia relativamente circunscrito num tempo e num contexto que pareciam de adequação difícil, senão impossível, face aos novos desenvolvimentos econômicos, sociais e políticos. Passou-se a desconhecer onde estava e como iria atuar o inimigo e, mais, só se perceberam as consequências dessa falha após o atentado.

A logística caminha hoje em dia de mãos dadas com o pensamento estratégico. Os dois raciocínios apresentam-se interligados e a sua presença pode ser notada nos lugares menos comuns, nas práticas menos habituais, onde a exposição ao risco é eqüêntemente elevada. Tornou-se, assim, estritamente necessário dominar as variáveis tempo, custo e qualidade do serviço, de forma a gerar novas configurações deste trinômio e novos trade-offs entre elas. A reinvenção da estratégia e da logística passou a ser um discurso comum nos dias do mundo militar, em que os desafios são incomensuravelmente superiores aos da antiga guerra convencional. Destes desafios surgirão, espera-se, novos desenvolvimentos logísticos passiveis de aplicação empresarial.

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como reduzir custos logísticos de movimentação e armazenagem?

Por Marco Meda




Um dos principais objetivos da logística é reduzir custos. Em busca de produtividade, eficiência e obviamente redução de custos operacionais, muitas vezes as empresas buscam soluções caras e complexas para reduzir seus custos com estoques e conseqüentemente de movimentação e armazenagem destes materiais.

São investidos milhões de reais em infra estrutura, equipamentos e softwares e mesmo assim as empresas não conseguem chegar em um equilíbrio. Onde estão os problemas?

As seguintes perguntas são feitas:

“Já ampliei o depósito em mais 2 mil metros quadrados e ainda falta espaço… como pode?”

“Investi quase meio milhão de reais na aquisição e implantação de um WMS – com coletores de dados e rádio freqüência - e a minha operação continua lenta e travada. O que acontece?”

“Como consigo reduzir perdas e avarias nos meus estoques?”

“As minhas devoluções não param de aumentar… o meu custo com estoques e transporte de logística reversa passa dos 7%. Como posso reduzir?”

Estes são alguns questionamentos reais (por ética, os nomes das empresas foram reservados) que ouvimos diariamente no mercado em que atuamos. Muitas vezes acredita-se que as soluções para os problemas logísticos devem ser complexos, caros e de difícil implementação. Nem sempre lançamos mão das melhores práticas em movimentação e armazenagem e não temos profissionais capacitados para conduzir processos que possam propor verdadeiras melhorias nas operações com estoques.

A solução está APENAS na redução de estoques? Não necessariamente! Claro que o balanceamento da cadeia logística, entre as áreas de compras e vendas, buscando uma integração interna entre as necessidades de compras de estoques na cadeia de suprimentos e uma otimização e planejamento em vendas a fim de atender as necessidades dos clientes é um caminho.

A grande pergunta é: “Como otimizar o meu armazém?”

Eis algumas DICAS de projetos simples para buscar a otimização e conseqüentemente a redução de custos e incremento de produtividade na movimentação e armazenagem de estoques:

Dica 01 – Endereçamento para localização dos produtos

Dica 02 – Layout adequado facilitando a guarda e a busca dos produtos

Dica 03 – Pessoal preparado e capacitado

Dica 04 – Processos operacionais descritos e documentados em manuais e cartilhas

Dica 05 – Tecnologia simples que possibilita controle e rastreamento dos estoques

Dica 06 – Equipamentos de movimentação adequados

Dica 07 – Estruturas de armazenagem adequadas viabilizando a verticalização destes estoques

Dica 08 – Critérios envolvendo curva ABC de vendas e características logísticas para organização dos estoques

Enfim, algumas oportunidades de redução de custos com os estoques, estão dentro de casa. É preciso buscar formas de desenvolver projetos internos, envolvendo a equipe que opera o seu CD, depósito ou almoxarifado. Um trabalho de capacitação e conscientização é um grande começo para que possamos buscar oportunidades para otimizar o nosso armazém.

Um projeto simples e possível de grandes resultados deve ser desenvolvido na seguinte seqüência:

1. Faça um diagnóstico dos seus problemas (com sua equipe operacional)

2. Desenvolva propostas de melhorias (sugestões também da equipe operacional)

3. Avalie primeiro os projetos com pequenos volumes de investimentos

4. Desenvolva planos de implementação e projetos com a sua equipe (envolva a todo momento sua equipe)

5. Prepare programas de treinamentos para capacitação da equipe (utilize os seus recursos chave para desenvolver e fazer as palestras)

6. Faça uma mensuração constante dos resultados

7. Comemore os resultados positivos com a equipe (faça endomarketing – divulgue para a empresa)

8. Foco nos resultados menos positivos e ajuste-os

9. Aos poucos vá buscando projetos maiores e mais audaciosos

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Comprometimento é a principal meta para profissional da Abrange

José Ranulpho trabalha na área de logística há 27 anos e desde 2008 está na Abrange. Responsável pela administração de estoque, ele afirma que enfrentou alguns desafios dentro da empresa. Confira a entrevista que fizemos com ele.

Quais foram os desafios nesse período?

Foram dois os desafios que encontrei: o primeiro, foi em relação  a coordenação na Nexans de Piracicaba, que exigiu grande união, comprometimento e garra de uma equipe de trabalho; a segunda dificuldade foi devido a postura e exigência do cliente, a Coelce no Ceará, o que demandou dedicação para ampliar a aprendizagem profissional.  Neste momento, houve o desenvolvimento de uma administração completa, ao mesmo tempo em que iniciamos a gestão da Perdigão na cidade de Cubatão.

Como é ser um gestor de logística na Abrange?

É uma oportunidade ímpar,onde a Abrange coloca muitos e novos desafios a cada momento em sua vida, dando a oportunidade livre de desenvolver o seu conhecimento e obter um grande crescimento profissional.

Quais suas expectativas para 2011?

Fazer uma gestão de comprometimento na Perdigão, onde haja a união e dedicação completa dos funcionários da Abrange e Perdigão. Minha maior meta é  atender as expectativas do cliente e mostrar a capacidade da equipe Abrange na operação, bem como alçar novos horizontes dentro da empresa.

Que mensagem você gostaria de passar a suas equipes de trabalho?

As equipes com quem trabalhei ou me conhecem, sabem que primo e muito, pelo comprometimento ao trabalho e com a disciplina, mas a minha maior preocupação é com o ser humano, que naquele momento está ao meu lado.  Sempre peço que coloquem a segurança em primeiro lugar, diga a todos os profissionais que trabalham comigo, que lembrem todos os dias,  que ao sair de casa em direção ao trabalho, eles estão deixando muitas pessoas que dependem deles ( filhos, esposa, pais, irmãos).  Estes familiares estarão aguardando o retorno deles e com a espectativa que continuem empregados.  Digo sempre que trabalhar é muito simples, basta chegar ao trabalho, fazer bem o serviço e retornar são e salvo para uma família que te aguarda.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Você já se deu conta que janeiro está terminando?


Como estão os seus projetos, metas e sonhos? Já saíram do papel ou você irá esperar chegar o final do ano para novamente fazer os mesmos planos?
 
Coloque na sua cabeça que em 2011 você precisa ser visto como aquele que faz a diferença.

Se você alimentar a sua mente, o corpo, o espírito, com conteúdo bom, o seu tempo irá se expandir e suas atitudes lhe darão resultados melhores e diferentes.

Você irá ganhar uma nova perspectiva de vida e nunca mais será o mesmo.

Se as suas metas são diferentes, melhores ou maiores do que em 2010, o que exatamente você vai fazer de diferente?


Quem sabe isso poderá ajudá-lo a ter um ano melhor e diferente para a sua vida !?


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Faça o impossível!


Na hora que a coisa pega, você faz o impossível (inclusive andar sobre as águas).

Por que então não resolveu fazer isso antes? Pense nisso !

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Formação de operadores de empilhadeiras para operações logísticas

É com grande orgulho que estamos formando a 2ª turma de pessoas apresentadas pelo Centro de Apoio ao Trabalhador de Piracicaba.


O Centro de Atendimento ao Trabalhador de Piracicaba apresentou em 2010, somente para a empresa Abrange Logística, mais de 310 postos de trabalho, sendo a maioria para a função de operador de empilhadeira. O mercado se mostrou muito carente deste profissional especializado e, esta carência motivou a Abrange a investir na realização deste curso gratuito, em Piracicaba, com duração de 04 dias, para capacitação de candidatos interessados nesta profissão.

O objetivo do curso foi oferecer o conhecimento prático da profissão de operador de empilhadeira para aqueles candidatos que se enquadram no perfil das vagas. A iniciativa mostrou que a empresa acredita no potencial da cidade e lhe coube apenas investir na formação das pessoas. "A Abrange procura pessoas que tenham uma visão global da operação e não se limitem ser apenas operadores de máquinas. Com esta visão, a partir do curso, a Abrange desenvolveu profissionais, contratou os que se enquadraram no perfil das vagas disponíveis e permitiu aos demais participantes ficarem prontos para atender as necessidades do mercado.", explica Paulo Albigesi da Abrange Logística.

O Centro de Atendimento ao Trabalhador de Piracicaba, parceiro nesta idéia, foi responsável pelo encaminhamento dos candidatos para a equipe de Recursos Humanos da Abrange. “Entrevistamos 80 candidatos e selecionamos 20 para fazer o curso. Fizemos 1 dia de aula teórica e 3 dias de aulas práticas nas instalações da Abrange. Quem não foi selecionado agora para o curso, poderá ter outras oportunidades no futuro. Nossa expectativa é que o projeto seja um sucesso e se repita em outras oportunidades”, comenta Larissa Esteves, analista de RH da Abrange.


Reconhecimento

A Abrange recebeu o certificado de Empresa parceira do CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) em Piracicaba por sua atuação responsável no ano de 2010, comprometida e de acordo com os procedimentos do órgão público na colocação de pessoas no mercado de trabalho.

De janeiro a novembro, a Abrange gerou 940 empregos nas unidades no Brasil, mais de 580 postos de trabalho no estado de São Paulo. No nordeste foram mais de 360. Só no município de Piracicaba, foram gerados mais de 310 postos de trabalho.

Os critérios para a certificação, foram:
  • Empresa que ofereceu o maior número de vagas;
  • Empresa que respeitou os candidatos;
  • Empresa que deu feedback do processo seletivo;
  • Empresa que contratou pessoas para o 1º Emprego;
  • Empresa que contratou profissionais com qualificação inferior ao solicitado na vaga, cenpara desenvolvimento.






terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Estamos cuidando bem do nosso cliente?




O criador do McDonald's, Ray Kroc, transformou uma simples lanchonete em uma das maiores redes de fast-food do mundo. Ray deixou um ditado: “Cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo.”

Para reflexão: Estou cuidando bem do meu cliente, seja ele interno ou externo ?

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Profissional da Abrange destaca os vídeos do DDS como dica para o crescimento profissional

Márcia Alves trabalha em Espírito Santo, na unidade de Vila Velha da Abrange como assistente da área administrativa.  Há quase um ano e meio na empresa, começou com atividades muito simples, como realizar cotações, agendar entrevistas, anotar um recado, e agendar uma reunião , mas logo percebeu que havia espaço para fazer um pouco mais. "Me dei conta da confiança que era depositada em mim e por isso fui aos poucos realizando tarefas que exigiam mais responsabilidades". Hoje ela se sente muito grata pelas oportunidades que encontrou na empresa e deseja manter essa relação de confiança que adquiriu com o tempo. 

Ela conta que acompanha o nosso blog diariamente, pois acredita que seja uma ferramenta para conhecimento, com matérias e dicas importantes para o crescimento pessoal e profissional, como no post Empresa não é lugar de problema, é lugar de Solução e na dica sobre o livro O seu Dinheiro . "Dedico meus 10 primeiros minutos de trabalho para conferir as atualizações, sem dúvida a criação do blog foi uma excelente idéia,  é uma forma do grupo Abrange encontrar a interação com os leitores e funcionários."


Confira abaixo a entrevista pingue-pongue que fizemos com ela:

O que você faz fora do trabalho?
Gosto de estar em família, fazer uma atividade física, ler um bom livro, etc.

Quais são as maiores dificuldades e desafios pra você na empresa? Como você faz para superá-los?
 Atender todos os pontos de um contrato requer jogo de cintura, organização e disciplina, mas não classificaria como dificuldades e sim alguns ajustes que precisam ser feitos no dia a dia com os envolvidos, para mantermos um relacionamento confiável com o cliente e termos excelência na prestação de nossos serviços O importante também é sempre ter um plano “b” de stand by.

Na sua opinião, qual o diferencial da Abrange como empresa?
Em primeiro lugar, o contato direto do presidente com os colaboradores, através dos vídeos do DDS (Diálogo Diário de Segurança), que trazem motivação para o trabalho e incentivo para o crescimento pessoal e profissional. Além disso, a presença das ferramentas de gestão, em que o cliente tem acesso para acompanhar em detalhes o status do serviço contratado.
 
Quais as suas expectativas profissionais para 2011?
Tenho algumas metas estabelecidas, como iniciar a minha pós ainda nesse semestre. Estou buscando por responsabilidades maiores dentro da empresa. Acredito que as realizações acontecem na hora certa no tempo de Deus, então eu acredito que vou chegar lá.

Que mensagem você deixa para quem está iniciando o trabalho na Abrange?
"Aproveite a oportunidade de trabalhar na Abrange e não simplesmente espere uma melhoria, avance na frente e seja humilde, mas esteja preparado sempre. O mais importante: assista todos os vídeos do DDS.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Abrange Logística no Fórum Internacional de Intralogística e Supply Chain.

Se preparem! Pois entre 4 e 7 de abril a Abrange estará em um dos mais importantes eventos de logística do país.



A Logweb Editora e o Instituto Logweb – ILOG, com o apoio da Hanover Fairs Sulamérica, organizadora da Feira CeMAT SOUTH AMERICA, realizarão o mais importante fórum para profissionais de logística, com apresentação de cases, minicursos, palestras e debates.

O Fórum Internacional de Intralogística e Supply Chain acontecerá simultaneamente à Feira CeMAT SOUTH AMERICA, já considerada o maior evento de logística da América Latina.

O objetivo do evento é oferecer informação e atualização e contribuir para a qualificação dos diversos profissionais de logística.

Para mais informações acesse o site www.ilog.org.br ou entre em contato pelo telefone (11) 3081 2772

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tecnologística reconhece Abrange como referência no setor


Ela é pioneira no segmento de logística e está no mercado há mais de 16 anos. Sabe de quem estamos falando? Da Revista Tecnologística, que junto com a Tecnologística Online, conquistou a posição de uma das publicações mais respeitadas do setor, se tornando referência e fonte de consulta para todo o mercado.

E como a Abrange não perde nenhuma oportunidade, resolvemos conversar com Shirley Simão, a editora e diretora responsável pela revista. Nossa assessora de imprensa, Lia Cassano de Castro, conseguiu tirar algumas informações muito interessantes dessa jornalista.



Shirley Simão
Foto: site Today Logistics e Supply chain

Lia Castro: Há quanto tempo você trabalha em revista especializada no setor de logística?

Shirley: Desde que fundei a Revista Tecnologistica, no começo de 1994.

LC: Como entrou nesse ramo?

S: No começo de minha carreira trabalhei em uma editora que por coincidência me proporcionou fazer contato e atendimento a clientes da área de movimentação de materiais. Fui funcionária dessa empresa de Janeiro/1975 a meados de 1980, quando criei minha própria empresa para prestar serviços à mesma empresa que eu trabalhava e a alguns clientes que amealhei nesse tempo, bem como serviços editoriais para outras pequenas editoras. A maioria dos meus clientes era do segmento de movimentação de materiais o que me deu o conhecimento necessário para perceber quais eram as tendências e as necessidades desse mercado que estava se transformando de áreas estanques de armazenagem, transporte e movimentação para Logística.

LC: Qual foi a matéria mais surpreendente que você já fez sobre essa área?

S: Surpreendente foram muitas, mas uma que me marcou foi a entrevista que fiz no segundo
número da revista com o Prof. Danald Bowersox. Ele era (e possivelmente ainda é) o principal nome acadêmico em logística do mundo e só falava inglês. Eu estava começando, aprendendo sobre o assunto e então foi muito marcante, porque ele foi receptivo e consegui informações que foram de grande valor para nossos leitores, normalmente tão ávidos de conhecimento.

LC : Como você vê o mercado logístico atualmente?

S: Com muito otimismo. Apesar de toda evolução desses quase 20 anos, a curva de crescimento ainda é ascendente. Fizemos muito, nossas empresas estão bem, mas há muito o que fazer ainda, em termos de novos negócios. Basta analisarmos o mercado de empilhadeiras...o Brasil consome hoje pouco mais de 20.000 equipamentos por ano, para uma população de cerca de 200 milhões de habitantes. Os EEUU consomem historicamente 200.000 equipamentos por ano, para uma população de cerca de 300 milhões de habitantes. E isso você pode projetar para os demais equipamentos da cadeia e principalmente para o setor de serviços. Ainda há muito o que terceirizar no País e uma grande oportunidade para os prestadores de serviços logísticos do Brasil.

LC: O que as empresas precisam ter para se destacar?

S: Penso que um conjunto de fatores. Qualidade dos produtos e serviços ofertados, mas, antes de tudo, a postura ética e a preocupação social e ambiental da empresa, e claro : serviço ao cliente. Minha percepção é que cada vez mais as empresas estão valorizando o relacionamento. O atendimento pós venda e a solução de problemas podem fazer toda a diferença na manutenção do cliente. Então, esse é um fator importante porque a reconquista de um cliente tem um custo muito mais alto do que a conquista.

LC: Qual é a importância da participação de empresas como a Abrange na mídia setorizada, como vocês?

S: É muito importante, para todos os envolvidos. Na verdade é como uma corrente, onde a força do todo é proporcional à força de cada elo. A receita publicitária e a venda de exemplares trazem ao veículo a independência financeira que permite a isenção jornalística e o investimento em matérias de alto nível que acaba atraindo também leitores de alto nível. No caso de uma revista técnica de um segmento como o nosso, esse fator tem um peso ainda maior, porque é um setor em desenvolvimento, não maduro ainda e, portanto, mais suscetível às informações recebidas. A função de um veículo técnico é informar, mas em certos a revista cumpre também o papel de formação, difundindo e complementando o conhecimento dos profissionais que cursam as diversas escolas que temos na área. Mas o mais importante é que alem de toda essa função, quase que social, ou talvez por causa dela, a revista ganha um status junto ao público leitor que a torna o veículo ideal para a mensagem das empresas interessadas no segmento. A veiculação de um noticia, um case ou um anúncio se benefícia de todo esse status conquistado junto ao público leitor, o que acaba se revertendo também em novos negócios para o anunciante e ajudando a fortalecer ainda mais os elos da cadeia.

LC: Nos últimos 20 anos você registrou em sua revista a evolução da logística no Brasil. Há 20 anos a Abrange também iniciava suas atividades. Qual foi a importância da Abrange para o setor e qual deve ser o seu papel para o cenário econômico atual?

S: A Abrange soube tirar proveito da evolução do mercado, haja vista que emprega hoje quase 2.000 funcionários tendo em sua carteira de clientes as mais representativas empresas de seus setores. Penso que ela deve se aproveitar dessa posição conquistada para expandir ainda mais e investir para se manter atualizada em novas tecnologias e capital humano, sem esquecer o fortalecimento da marca, que é o diferencial de perenização de qualquer empresa.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Novo documento de identidade com certificação digital

O RIC reunirá as informações de outros documentos, mas não os invalidará



O brasileiro está prestes a receber um novo documento de identidade. O Governo Federal lançou, na última semana de 2010, o Registro de Identidade Civil (RIC), um registro único de identificação do cidadão validado por meio de Certificado Digital. No chip do cartão estarão gravados os dados biométricos (impressões digitais) e biográficos (nome, filiação, data nascimento, etc.)

O RIC não invalidará o RG nem outros documentos, mas reunirá as informações de todos eles em um único cartão. O novo documento foi especialmente preparado para o processo de gravação a laser, o que dificulta a alteração dos dados impressos, e segue normas da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), que define critérios de segurança aos documentos oficiais de viagem dos países membros.

O custo de implantação do novo modelo foi estimado em R$ 90 milhões e será integralmente bancado pelo Governo. O RIC será gratuito e terá validade de 20 anos. A implantação do novo modelo por todo o território nacional deve acontecer em um período de até 9 anos. Enquanto isso, 2011 será o ano de ajustes nos processos e rotinas dos órgãos envolvidos para emissão do documento.

Nessa etapa de implantação, apenas alguns brasileiros serão escolhidos para receber a nova identificação. Os primeiros 2 milhões serão os cidadãos que já foram recadastrados para votação em urna biométrica nas cidades de Salvador (BA), Brasília (DF), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Rio de Janeiro (RJ,) Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). Esses cidadãos serão notificados por carta.



Certificado Digital

A certificação digital, contida no chip, é uma espécie de assinatura digital, composta por um código e uma senha individual. Ela possibilita maior segurança nas redes de comunicação, redução de fraudes (em aberturas de conta bancária ou concessão de crédito, por exemplo), crimes na internet, e evita que o cidadão seja confundido com outra pessoa ou que alguém se passe por outro, entre outras vantagens.

Outra facilidade com a inclusão do certificado digital é que algumas ações que antes só eram realizadas na presença do interessado, como assinar um contrato, poderão ser feitas pela internet, com segurança e agilidade, utilizando-se da identificação virtual.

Fonte: Ministério da Justiça

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A Logística na Abrange de mãos dadas com a segurança.

Técnicos de Segurança se reúnem para comemorar os resultados de 2010 e definem ações para 2011

Em dezembro de 2010 todos os técnicos de segurança do trabalho da Abrange se reuniram para avaliar e comemorar os resultados do ano, como também para concluírem o planejamento das ações para 2011.


Percival Margato Jr e todos os profissionais de área de segurança do trabalho.

A segurança faz parte da estratégia da Abrange. Ações que orientam, educam e sistematicamente buscam a proteção do trabalhador no local de trabalho, no que se refere à questão de segurança higiene do trabalho. O objetivo básico envolve a prevenção de riscos e de acidentes nas atividades, visando a defesa da integridade do ser humano.

Leiam a mensagem enviada a todos os profissionais em 31 de dezembro assinada por Paulo Albigesi, gestor da área de segurança do trabalho da Abrange.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Você pode administrar melhor o seu salário


Você verá que sobrará muito mais, todos os meses.

A leitura desse livro ao lado, de autoria do americano Howard Dayton, traz um ensinamento que poderá mudar a forma que você administra o seu dinheiro.

Após a leitura, estudo e a prática de ações sugeridas nesse livro, minha vida financeira mudou para melhor.

Agora quero compartilhar com todos vocês. Recomendo a leitura. Vale a pena esse investimento e o momento é dos melhores, considerando que estamos no inicio do ano, ainda há tempo para você fazer a diferença diretamente no seu bolso.




quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cortar o tempo

Antes de terminar o ano, encontrei um poema do Carlos Drummond que é uma boa fonte de inspiração para esta época do ano. Vejam só:

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
 Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra diante vai ser diferente.

(Carlos Drummond de Andrade)

Por coincidência, no dia 31 de dezembro recebi um e-mail do Luciano Alves Rocha, nosso gerente de logística, também falando sobre o valor do tempo que passou. Palavras de alegria e gratidão. Vejam só o depoimento dele: 

"No final do ano, muita gente - acho que quase todo mundo - faz um balanço sobre como foram os últimos doze meses. Eu fiz o meu e vi que esse ano: aprendi, ensinei, tolerei, fui tolerado, estive certo, estive errado, desculpei, pedi desculpas, errei, acertei, me aborreci, me alegrei, cansei, descansei, briguei, fiz as pazes, chorei, sorri, falei, ouvi, reclamei, celebrei, perdi, ganhei, me preocupei, relaxei...Até aí, nada de muito diferente de todo mundo. Mas, aprendi incríveis lições de vida que muito generosamente foram compartilhadas comigo. Pessoas fortes - cada uma a seu estilo - estiveram por perto (mesmo que somente dentro do meu pensamento), me inspirando e me encorajando a cada dia. Sinto não ter podido passar mais tempo com cada uma delas e com cada um de vocês, meus amigos! Espero que 2011 seja cheio de calor humano, amizade, acolhimento, amor ao próximo...e muito sucesso!! Espero continuar fazendo parte da vida de vocês!!"
Luciano Alves Rocha, gerente de logística da Abrange




quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Empresa não é lugar de problema, é lugar de solução

No trabalho a gente passa uma boa parte do tempo solucionando problemas. Eles aparecem o tempo todo. A gente quase que tropeça neles. Existe até uma expressão para isso: apagar incêndio. E quem vive apagando incêndio não tem tempo de administrar o seu negócio, criar novas idéias, melhorar os processos e rotinas de trabalho.

Se a sua empresa “às vezes” entrega no prazo, “às vezes” tem um bom atendimento, “às vezes” a produção sai sem defeitos ou “às vezes” vende bem, por exemplo, então ela tem “problemas”.

Só que empresa é o lugar em que todas as rotinas, sejam quais forem, têm “sempre” que funcionar bem. Se isso não estiver acontecendo é porque muitas pessoas estão resolvendo conseqüências de problemas achando que estão atacando causas.

Quando isso acontece, os problemas voltam com o tempo e se eles acontecem mais de uma vez significa que não foram resolvidos na sua raiz.

Quem sabe você esta tentando resolver o problema sem atacar de fato sua causa raiz? Pense nisso!


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Quer melhores resultados? Foque na solução, não no problema.

Vamos pensar no Mcgyver. Ele entra numa sala e todas as portas se trancam. A sala começa a se encher de água e ele obviamente vai morrer afogado.

Enquanto a maioria das pessoas começaria a se lamentar, reclamando da vida e de como a água está fria, o Mcgyver procura um clipe, um chiclete e um barbante. E foge.

Em qualquer empresa é fácil distinguir os vencedores do resto: o resto só reclama. Enquanto o foco da maioria está no problema, os vencedores colocam o foco na solução.



Então se quer melhores resultados, faça como o Mcgyver: pare de reclamar da água fria e comece a procurar um clipe. Tem sempre um clipe.

Um boa semana!


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