segunda-feira, 6 de setembro de 2010

AMG 2010 ABIN 2010 COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO: 1 A notícia e suas características, definição e elaboração de notícias. 2 O texto jornalístico e suas características em diferentes mídias (impresso, rádio, TV, internet). 3 Jornalismo digital e novas mídias. 4 A apuração e pesquisa de informações. 5 A pauta jornalística e suas características. 6 A reportagem e suas características. 7 A edição e a revisão da informação. 8 A produção e tratamento de imagens no contexto jornalístico. 9 A elaboração de banco de dados e imagens. 10 O planejamento da divulgação das informações no ambiente organizacional. 11 A assessoria de imprensa e suas características. 12 Os principais softwares de produção e edição de textos e imagens e suas características. 13 Legislação em Comunicação Social. 14 Código de ética do jornalista. 15 Linguagem e adequação. 16 Gêneros de redação: reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release, notas. 17 A entrevista e suas características. 18 Técnicas de redação jornalística. 19 Critérios de seleção, redação e edição. 20 Assessoria de comunicação. Relacionamento com a imprensa. Relacionamento com público interno. 21 Comunicação como ferramenta de gestão. 22 Jornalismo e meios de comunicação de massa: história e conceitos. 23 Jornalismo institucional: história, atribuições, organização, estrutura e funcionamento. 24 Produtos de uma assessoria de imprensa. 25 Pauta institucional. 26 Mecanismos de controle da informação. 27 Canais e estratégias de comunicação interna. Veículos de comunicação interna e externa (house organ, revista, newsletter, redes sociais). 28 Publicações jornalísticas empresariais e institucionais. Produção de releases, comunicados e notas oficiais. 29 Teorias da comunicação: história e conceitos principais. 30 O papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. 31 As teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos. 32 Projeto gráfico e produção de mídias eletrônicas: tecnologias de mídias eletrônicas, linguagem visual e aspectos estéticos. 33 A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética e o jornalismo contemporâneo. Papel social da comunicação. 34 Massificação versus segmentação de públicos. 35 Interatividade na comunicação. 36 Comunicação pública. 37 Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. 38 Propriedade cruzada dos meios de comunicação. 39 Edição online. 40 Política editorial. Edição: sistemas de fechamento, possibilidades técnicas (selos, tarjas, infografia, fios, olhos, olhos-legenda, ilhas, boxes, quadros, inserts fotográficos, retículas). 41 O papel do assessor de comunicação ou de imprensa nos órgãos públicos. 42 Levantamento de dados, mapas, gráficos, indicativos numéricos, pesquisa complementar. 43 Clipping e clipping eletrônico. 44 Noções de comunicação visual para veículos impressos. 45 Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação de texto, elementos visuais da publicação. 46 Mídia, contemporaneidade e publicização da informação. 47 O papel do jornalista na assessoria de comunicação/imprensa.

COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO:
1 A notícia e suas características, definição e elaboração de
notícias. 2 O texto jornalístico e suas características em diferentes mídias (impresso, rádio, TV, internet).
3 Jornalismo digital e novas mídias. 4 A apuração e pesquisa de informações. 5 A pauta jornalística e
suas características. 6 A reportagem e suas características. 7 A edição e a revisão da informação. 8 A
produção e tratamento de imagens no contexto jornalístico. 9 A elaboração de banco de dados e
imagens. 10 O planejamento da divulgação das informações no ambiente organizacional. 11 A assessoria
de imprensa e suas características. 12 Os principais softwares de produção e edição de textos e imagens
e suas características. 13 Legislação em Comunicação Social. 14 Código de ética do jornalista. 15
Linguagem e adequação. 16 Gêneros de redação: reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna,
pauta, informativo, release, notas. 17 A entrevista e suas características. 18 Técnicas de redação
jornalística. 19 Critérios de seleção, redação e edição. 20 Assessoria de comunicação. Relacionamento
com a imprensa. Relacionamento com público interno. 21 Comunicação como ferramenta de gestão. 22
Jornalismo e meios de comunicação de massa: história e conceitos. 23 Jornalismo institucional: história,
atribuições, organização, estrutura e funcionamento. 24 Produtos de uma assessoria de imprensa. 25
Pauta institucional. 26 Mecanismos de controle da informação. 27 Canais e estratégias de comunicação
interna. Veículos de comunicação interna e externa (house organ, revista, newsletter, redes sociais). 28
Publicações jornalísticas empresariais e institucionais. Produção de releases, comunicados e notas
oficiais. 29 Teorias da comunicação: história e conceitos principais. 30 O papel dos meios de
comunicação na construção da realidade social. 31 As teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos.
32 Projeto gráfico e produção de mídias eletrônicas: tecnologias de mídias eletrônicas, linguagem visual
e aspectos estéticos. 33 A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética e o jornalismo
contemporâneo. Papel social da comunicação. 34 Massificação versus segmentação de públicos. 35
Interatividade na comunicação. 36 Comunicação pública. 37 Opinião pública: pesquisa, estudo e análise
em busca de canais de interação com cada público específico. 38 Propriedade cruzada dos meios de
comunicação. 39 Edição online. 40 Política editorial. Edição: sistemas de fechamento, possibilidades
técnicas (selos, tarjas, infografia, fios, olhos, olhos-legenda, ilhas, boxes, quadros, inserts fotográficos,
retículas). 41 O papel do assessor de comunicação ou de imprensa nos órgãos públicos. 42
Levantamento de dados, mapas, gráficos, indicativos numéricos, pesquisa complementar. 43 Clipping e
clipping eletrônico. 44 Noções de comunicação visual para veículos impressos. 45 Planejamento
editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação de texto, elementos visuais da publicação.
46 Mídia, contemporaneidade e publicização da informação. 47 O papel do jornalista na assessoria de
comunicação/imprensa.

Nenhum comentário:

Itens compartilhados de Antonio Marcos

Plaxo Badge Navegandis...

X