terça-feira, 5 de junho de 2007

A ESCOLA E A INTERNET

A escola está defasada em relação as novas tecnologias, mas onde trabalho a grande maioria dos alunos tem acesso a essas tecnologias. Mas o profissional de educação na sua grande maioria está defasado em relação ao uso do computador e suas ferramentas tecnológicas que para uns são corriqueiras para outros é um bicho-papão.
Mas instalar equipamentos de última geração nas escolas com os mais avançados softwares e fazer com que os profissionais o utilizem é muita imprudência. De nada vale o investimento financeiro, se não oferecer cursos de capacitação e disponibilizar os equipamentos a quem for manuseá-los.Outro tópico importante é mostrar aos alunos para que serve a internet, de que nem tudo está ao alcance de nossas mãos, de que podemos conhecer novas pessoas, mas podemos invadir a privacidade dos outros, de postar qualquer informação verdadeira ou não.Num dos textos que li, da revista Época, temos que conhecer sobre a funcionalidade da internet e ir além disso, devemos fazer com que nossos alunos apliquem as informações que lêem à suas vidas cotidianas, só assim algo de útil será feito e a história da educação pode ser modificada e aos poucos ir sendo informatizada.
Devemos lembrar que há muitos lugares nesse nosso Brasil que não existem nem mesmo uma sala de aula decente com carteiras, livros diversos, televisão, quanto mais um computador. Mas sonhar não é impossível o difícil é que se torne uma realidade para todos, sem exceção.

Nenhum comentário: