Professor Jonathan Raymundo de Almeida

Minha foto
Professor de Educação Física, efetivo da rede municipal de Uberaba e estadual, graduado pela UNIUBE e pós graduado em psicomotricidade pela FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS, especialista em educação física inclusiva, atuo como professor no ensino fundamental I na rede estadual e fundamental II na rede municipal, desenvolvo o trabalho na área desde 2004, onde iniciei em instituições, com crianças de riscos e vulnerabilidade social, determinadas atividades educativas e recreativas. Sócio proprietário da Cia de recreação e animação infantil Cia. Tio Dunga Animações, onde animamos eventos particulares e coordenamos acampamentos e colonia de férias. Sou muito feliz e apaixonado por tudo que fiz e faço, sou loucamente apaixonado por minha profissão.

sábado, 17 de julho de 2010

A importância da Educação Física no contexto escolar "Estamos crescendo, agora é hora de trabalharmos em equipe e explorar as diferentes culturas"


Diariamente percebemos uma situação muito comum na escola: a aula acaba, o professor de Educação Física chega à sala, os alunos comemoram, pois estão indo para uma aula diferente das outras, é hora de brincar, de correr, gritar e se divertir. Mas a final o que seria essa aula tão esperada por todos os alunos?

Durante muito tempo, estudiosos desta área vêm discutindo qual seria a melhor definição.

Pensou-se em "Educação do Físico". Contudo ela não se limita apenas na educação do corpo físico, músculos e ossos. Os profissionais envolvidos nestes estudos acreditaram que esta definição negava valores importantes, como o respeito, a moral, a ética, a cidadania, entre outros. Então não seria correto utilizar esta. Pesquisaram muito mais, propôs então "Educação pelo Físico", realmente nesta disciplina ocorre o desenvolvimento educacional do aluno, embora ainda não fosse à melhor opção, pois não seria somente o físico o responsável pela educação, seria também importante a capacidade de raciocínio que ocorre no momento da atividade física.

Passaram-se anos e anos, muitas idéias surgiram mais nada que pudéssemos parar e levar em consideração. Foi ai que criaram a "Educação Física" que atualmente possui como objetivo o corpo em movimento, interage nesta disciplina o corpo em sua totalidade, incluindo aspectos culturais, sociais, psicológicos e biológicos.

Como assim, o corpo em sua totalidade?

Para uma melhor compreensão de vocês caros leitores, iremos exemplificar essa situação.

Durante a aula de Educação Física, seje ela como for, o aluno irá se movimentar, portanto o professor não observará e avaliará o aluno se o movimento está sendo executado corretamente ou não, um dos primeiros aspectos a ser analisado é a motivação destes pela aula, podendo assim saber se esta atividade se adéqua a necessidade e, principalmente, se algum aluno aparenta estar com algum problema, seja este na sua aula, em outra disciplina, na escola ou até mesmo em casa no qual possa estar atrapalhando o processo ensino-aprendizagem.

Como vocês devem estar percebendo o professor de Educação Física pensa no total em que o aluno representa. Por isso cabe ao professor planejar sua aula levando em consideração a bagagem traga pela criança (aspectos culturais), reação do grupo diante a atividade (aspecto social), procurando respeitar cada aluno como um ser diferente, cada qual com suas limitações e particularidades (aspectos biológicos) e sempre estimulando para que os alunos queiram aprender mais e mais com as aulas de Educação Física (aspectos psicológicos), lembrando sempre que tais aspectos devem estar sempre em sintonia, pois a aula que muitos acreditam que é perca de tempo, não é tão simples como imaginado.

Um comentário: