quarta-feira, 29 de dezembro de 2010


Produtores, gestores, artistas e ativistas publicaram na internet uma carta à Presidente Dilma Roussef e à Ministra da Cultura Ana Buarque de Hollanda.

Além de dar as boas-vindas à Ministra, o documento registra as expectativas e pautas relativas à formulação de políticas públicas para a cultura.



O texto completo encontra-se no endereço eletrônico: http://culturadigital.br/cartaaberta


A carta ficou em edição para composição coletiva durante alguns dias no endereço http://piratepad.net/minc. Que foi divulgado amplamente em varias listas de e-mail´s e redes.

Decidiu-se formatá-la em uma página online do movimento de Cultura Digital para coletar assinaturas de quem se sentisse contemplado com a escrita.

Participaram da composição varias pessoas ligadas a movimentos, instituições, sites, pontos de Cultura, entre outros. A carta foi literalmente escrita por varias mãos.

Quem aderir à carta pode assinar seu nome, email, cidade e estado de origem, além de deixar, se quiser, um comentário. Cada pessoa receberum email de confirmação, com um link de ativação da sua assinatura.

O documento está aberto para a adesão de todos os cidadãos que concordarem com o seu conteúdo.

Divulgue em suas redes!
Leia mais...

Cultura de MT entra nas atrações previstas para a posse de Dilma


O Flor Ribeirinha, da comunidade São Gonçalo Beira-Rio, representa MT nas apresentações em Brasília


Por João Negrão,

A cultura popular de Mato Grosso ser uma das atrações em destaque na festa da posse da presidente eleita Dilma Rousseff. O Ministério da Cultura confirmou a programação das atrações de todas as regiões do país que farão apresentação na Esplanada dos Ministérios, a partir das 10h de 1º de janeiro. O grupo Flor Ribeirinha, do São Gonçalo Beira-Rio, de Cuiabá, vai representar o Estado entre vários outras atrações de várias partes do Brasil.

As apresentações da festa da posse acontecem também na Praça dos Três Poderes, mas com atrações nacionais e mulheres: Elba Ramalho, Fernanda Takai, Martinália e Zélia Duncan e Gaby Amarantos. Gaby é artista paraense, considerada uma das grandes promessas da música nacional. Na Esplanada dos Ministérios acontecem apresentações de artistas e grupos culturais dos Estados. Serão quatro grandes tendas destinadas a receber as atrações. O Flor Ribeirinha se apresentará na Tenda Norte, junto com outras atrações de Tocantins, Roraima e Acre.

Os shows, realizados por meio Fundação Cultural Palmares (FCP), acontecem em paralelo à posse do governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que também contará com um palco na Esplanada, com atrações de Brasília, São Paulo e Pernambuco.

Idealizado por dona Domingas Leonor, uma personagem peculiar no contexto cultural cuiabano, o Flor Ribeirinha é um dos mais famosos grupos de Siriri mato-grossense. Trabalha o Siriri - dança típica mato-grossense, realizada na região sul de Cuiabá -, há mais de 200 anos e que reflete o multiculturalismo brasileiro formado por índios, negros, portugueses e espanhóis. Em seu trabalho manifesta, numa coreografia variada, melodias alegres e letras, o mote a vida ribeirinha e as tradições religiosas.



Eis, abaixo, a programação de eventos para 1º de janeiro, em Brasília

Tenda Norte
- Tambor de Couro – Projeto Tambores do Tocantins – (Porto Nacional/TO)
- Mestre Jaci, Dona Bernaldina, Dona Laudisia e Rosilda Macuxi (Tuxauas) – Ritual Maruwai, dança Parixara e dança Tukui (Terra Indígena Raposa Serra do Sol/RR)
- Flor Ribeirinha - Siriri – (Cuiabá)
- Grupo Jabuti-Bumbá – Cordão de Boi (Rio Branco/AC)

Tenda Sul
- Os Pés de Ouro – Fandango – (Paranaguá/PR)
- Sombrero Luminoso – Rock da Fronteira – (Porto Alegre/RS)
- Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka – Balé – (Prudentópolis/PR)
- Catumbi – Congada Dramática – (Itapocu/SC)

Tenda Sudeste
- Grupo Jongo de Piquete – Jongo (Piquete/SP)
- Brô MC’s – Rap Indígena – (Reserva Indígena Jaguapiru, Dourados/MS)
- Zé Mulato e Cassiano – Música Caipira (Brasília/DF)
- Cia. Mambembrincantes – (Brasília/DF)
- Si Bobiá a Gente Pimba – Quadrilha – (Brasília/DF)

Tenda Nordeste
- Bumba Boi de Seu Teodoro - Boi – (Brasília/DF)
- Orquestra Marafreboi – Frevo – (Brasília/DF)
- Seu Estrelo e o Fuá no Terreiro – Sambada – (Brasília/DF)

Espaço infantil
- Apresentação de Mamulengos – Teatro – (Brasília/DF)
- Bonecos Gigantes e Pernas de Pau – Circo – (Brasília/DF)

Palco GDF
- Lia de Itamaracá – Ciranda – (Itamaracá/PE)
- Comunidade Samba da Vela – Samba – (São Paulo/SP)
- G.O.G. – Hip Hop – (Brasília/DF)
- Banda Cara Nova – Forró – (Brasília/DF)

Palco Três Poderes
- Gabi Amarantus
- Elba Ramalho
- Martinália
- Fernanda Takai
- Zélia Duncan

Fonte: http://rdnews.com.br/blog/post/cultura-de-mt-entra-nas-atracoes-previstas-para-a-posse-de-dilma
Leia mais...

A década das novas profissões

Por Juliana Torres

A década do Facebook, do Twitter, das discussões sobre propriedade intelectual, sobre desenvolvimento sustentável e questões ambientais chega ao fim. E além de debates que pretendem mudar o caminho do planeta, esses dez anos também deixaram para trás uma gama de novas profissões.

O conceito “crie seu próprio emprego” foi aperfeiçoado e quem saiu na frente foi a cultura. A profissão de Produtor Cultural Independente ganhou espaço com a automação dos produtos culturais. O uso da Internet com a facilidade na comunicação abriu espaço para artistas criarem galerias, estúdios e museus pessoais. As faculdades então se preocuparam em criar o curso de Produção Musical. O curso tem ênfase na prática musical, por meio da vivência instrumental e vocal e análise da história da música popular.

Na comunicação as redes sociais ganharam seu espaço. Bruno Tozzini, responsável pela equipe de social media da agência Dm9 também acredita que esta área é multidisciplinar. “Como é uma área nova e cheia de oportunidades dentro do mercado publicitário, hoje você vê por ai todo tipo de profissional tentando surfar nesta onda”, comenta Bruno que salienta a importância da Internet dentro da publicidade “existe muita coisa para fazer e muito dinheiro para ganhar”.

O setor cresce tanto que o jornal New York Times decidiu que toda a redação deveria ser responsável pelo conteúdo online da publicação, outro ponto positivo de acordo com Bruno, “assim como ainda existem milhares de diretores de arte e redatores que não sabem pra que serve a internet, ainda existem milhares de editores e jornalistas que não sabem o que são “midias sociais”. O New York Times provou que já esta na frente dos outros”.

Os cursos de jornalismo e publicidade então passaram a atender a essa demanda e mudaram as grades curriculares adicionando disciplinas que mostrassem aos alunos como fazer campanhas convergentes, com conteúdo e que ainda mostrassem resultados.

Para suportar tanto conteúdo, entram em cena os designers de jogos. A profissão atraiu jovens que queriam passar para o outro lado da tela. Devido a falta de profissionais gabaritados, o cargo oferece bons salários para quem se dedicar a criar jogos para videogame ou computador. O curso é novo no Brasil, mas já desponta como um dos mais promissores.

Fonte: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/12/a-decada-das-novas-profissoes/
Leia mais...




Planos Setoriais de Cultura

SID/MinC divulga Planos Setoriais para as culturas populares e indígenas

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), divulgou nesta terça-feira, 28 de dezembro, o Plano Setorial para as Culturas Populares e o Plano Setorial para as Culturas Indígenas. Os instrumentos integram o primeiro Plano Nacional de Cultura, sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2 de dezembro de 2010.

“Estes Planos são frutos da decisão do Ministério da Cultura de valorizar as culturas populares e indígenas brasileiras como pilares para a formação da identidade e diversidade cultural do país”, declarou o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula.

Para Américo, o Plano Setorial para as Culturas Indígenas estabelece uma política de Estado decenal que contribuirá para a “proteção e promoção das culturas indígenas, por meio de programas, entre outras ações, que permitam fomentar a transmissão de saberes, a manutenção da cultura e a difusão para a sociedade”.

Já o Plano Setorial para as Culturas Populares trará, segundo o secretário da SID, as diretrizes priorizadas e sistematizadas nestas duas gestões do governo Lula. “Mapear as manifestações, cadeias produtivas das festas, fomentar a manutenção das manifestações e incluir os mestres da tradição nos processos de ensino formais e informais”.

Os Planos Setoriais são resultado de compromissos pactuados com estes dois segmentos em diversos momentos de diálogo com o Ministério da Cultura, como os dois Seminários Nacionais de Políticas Públicas para as Culturas Populares (2005 e 2006) e as duas Conferências Nacionais de Cultura (2005 e 2010).

O Ministério da Cultura trabalhou com a dimensão cidadã da cultura – além das dimensões simbólica e econômica – e chamou para si uma tarefa que vai além do simples reconhecimento dos direitos cidadãos dos mestres, mestras e demais praticantes de culturas populares, bem como dos povos indígenas. Promoveu o protagonismo destes setores no que diz respeito à discussão, elaboração e acompanhamento das políticas públicas de cultura, permitindo a organização e amadurecimento dos segmentos.

Atualmente, representantes dos povos indígenas e das culturas populares possuem lugar no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e um Colegiado Setorial específico, encarregado de subsidiar a participação dos segmentos no Conselho, bem como de elaborar e acompanhar a implementação destes Planos Setoriais.

Plano Nacional de Cultura

O Plano Nacional de Cultura (PNC) é o primeiro planejamento de longo prazo do Estado para a área cultural na história do país. Sua elaboração como projeto de lei é obrigatória por determinação da Constituição desde que o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional nº 48, em 2005.

As prioridades e os conceitos trazidos por ele constituem um referencial de compartilhamento de recursos coletivos que norteará as políticas públicas da área num horizonte de dez anos, inclusive com metas. Seu texto foi aperfeiçoado pela realização de 27 seminários, em cada unidade da federação, resultantes de um acordo entre MinC e Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Pelo projeto, o governo federal terá 180 dias para definir metas para atingir esses objetivos, que serão medidas pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), já em implantação no Ministério da Cultura.

Os estados e municípios que quiserem aderir às diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura terão de elaborar seu respectivo plano decenal em até 180 dias. Para isso, contarão com assistência do MinC. O conteúdo será desdobrado, ainda, em planos setoriais.

Nos links abaixo é possível acessar, na íntegra, os planos:

Plano Setorial para as Culturas Populares

Plano Setorial para as Culturas Indígenas

Os arquivos podem ser vistos, ainda, em iPaper na página eletrônica da SID/MinC.

(Texto: Sheila Rezende, SID/MinC)
(Fotos: Juvenal Pereira e Rafael Cavalcante)
Leia mais...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Olá Ministra!

Desde o anúncio no dia 20 de Dezembro da escolha de Ana de Hollanda pela presidente eleita Dilma Rousseff para chefiar o Ministério da Cultura, o debate sobre o futuro das políticas públicas para a Cultura no Brasil tem se intensificado nos encontros presenciais e na internet, em listas de e-mails, fóruns de sites especializados, blogs e redes sociais.

A reação é natural, já que a comunidade cultural brasileira – produtores, gestores. artistas e ativistas – tem participado ativamente das definições políticas e dos rumos do Ministério da Cultura nos últimos oito anos. Esta participação não foi só bem recebida como estimulada pelo próprio Minc.

Os debates acontecerem tanto presencialmente, durante as Teias, Conferências de Cultura e inúmeros eventos apoiados pelo Ministério (como os Festivais Software Livre e Jornadas Cineclubistas) quanto virtualmente, com o diálogo constante em redes virtuais.

Destes encontros e debates, foram construídas as propostas de alteração da Lei Rouanet e a Reforma da Lei dos Direitos Autorais. Este é o motivo da apreensão na rede após a declaração da Ministra, de que vai rever as reformas e “consultar especialistas”. Uma declaração estranha, já que inúmeros especialistas participaram de todo o processo, em conjunto com artistas populares, empresários e gestores.

A Ministra Ana de Hollanda, além de artista (é cantora), possui experiência administrativa na área pública, ou seja, além de viver na própria pele os dilemas da produção cultural no país, conhece tanto a necessidade de revisão dos problemas de uma máquina pública engessada quanto a necessidade de continuidade de ações acertadas e consensos construídos.

A Ministra poderá encontrar após o dia 1º de Janeiro de 2011 um ambiente crítico, integrado por muita gente envolvida ativamente com o setor. Mas, com certeza, ela encontrará um ambiente de diálogo e uma rede pronta para continuar colaborando com o governo na construção de políticas públicas de acesso e fomento cultural no Brasil.

Uma das principais contribuições da gestão Lula para o setor cultural no país foi o desenvolvimento de uma cultura participativa. Portanto, somos todos ouvidos.

E bocas.

Carta Colaborativa

Os produtores culturais, artistas e militantes da cultura estão organizando uma carta aberta à Ministra para pontuar as demandas do setor: http://piratepad.net/minc Participe!

Cobertura Colaborativa

Para não ficar só recebendo as informações sobre o novo Mandato via imprensa comercial e estatal, muitos coletivos de mídia alternativa (ou “mídia livre”) decidiram começar uma cobertura alternativa: http://piratepad.net/EntrevistaAnaMinistraDaCultura Participe!

O que foi falado até agora.
Opiniões e informações cuja leitura julguei interessante indicar:

BLOGS

http://tropicaline.wordpress.com/2010/12/21/o-%C2%AB-povo-do-twitter-%C2%BB-e-o-novo-ministerio-da-cultura/

http://www.culturadigital.br/cineclubes/?p=3512

REVISTAS

http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/12/20/ana-de-holanda-no-minc-e-vitoria-de-grupo-petista/

http://www.culturaemercado.com.br/noticias/ana-de-hollanda-sera-a-nova-ministra-da-cultura-do-brasil/

MINC

http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/22/coletiva-de-imprensa-4/

JORNAIS

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/12/22/nova-ministra-esta-ligada-a-grupo-contrario-a-gilberto-gil.jhtm

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/ana+de+hollanda+nao+tem+nada+de+troca+de+gentilezas/n1237890688929.html

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/849671-fragilidade-institucional-do-minc-sera-desafio-diz-juca-ferreira.shtml

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101222/not_imp656677,0.php

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101222/not_imp656675,0.php

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101222/not_imp656656,0.php

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/12/22/ministra-da-cultura-vai-rever-nova-lei-do-direito-autoral-923343009.asp



FONTE: http://www.culturadigital.br/skarnio
Leia mais...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010




Ana de Hollanda, futura ministra da Cultura, conversou com jornalistas no Rio

A cantora e compositora Ana de Hollanda foi escolhida pela presidente eleita Dilma Rousseff para ser a nova ministra da Cultura. Ela será a primeira mulher a assumir a chefia do Ministério da Cultura, concretizando o desejo anunciado por Dilma de ter mais mulheres em cargos de chefia na Esplanada.

Ana de Hollanda esteve em uma sala de reuniões do edifício do BNDES para sua primeira coletiva de imprensa após o anúncio oficial feito pela equipe de transição. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (22), no Rio de Janeiro.

Na conversa, a futura ministra falou de suas prioridades de gestão e se revelou ainda surpresa com o convite que recebeu da presidente eleita. Ana também reconheceu a qualidade da gestão iniciada por Gilberto Gil e continuada por Juca Ferreira, e destacou especialmente o trabalho realizado em regiões do Brasil onde anteriormente o MinC não atuava. Ela também assegurou que pretende dar continuidade a uma série de políticas culturais já implantadas e destacou a importância da criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e da implementação dos Pontos de Cultura como exemplos de ações de fortalecimento da política cultural no Brasil.

“O MinC tem dado prioridade em atender classes desfavorecidas, o que tem proporcionado um grande trabalho de inclusão social. Pretendo aproveitar essas ações e manter a Cultura como fator de inserção social”, disse Ana de Hollanda. “Não quero interromper este trabalho bem feito que tem sido desenvolvido pelo Ministério da Cultura, mas é evidente que cada gestor tem uma visão e vai dar suas prioridades ao que for necessário”, completou.

Para a futura nova ministra, o centro da cadeia produtiva está na área da criação e destacou que pretende desenvolver um trabalho maior de fomento e difusão dessa área, passando pela música, o cinema, as artes plásticas, o circo, o design, o teatro, a dança, entre outras áreas. Ela também revelou sua preocupação com a diversidade cultural brasileira e pretende trabalhar em parcerias com os diversos setores, focalizando também na integração entre os ministérios.

Quando questionada pelos jornalistas sobre as reformas da Lei dos Direitos Autorais e da Lei Rouanet, Ana de Hollanda afirmou que essas questões continuarão sendo discutidas pelo Ministério da Cultura e acompanhadas por especialistas do setor, que analisarão o que deve ser mantido ou alterado ao longo de sua gestão.

Ana defendeu ainda a inserção da Cultura como fator relevante para elevação do nível social e de conhecimento do brasileiro, e que isso deve ser feito tanto por meio do consumo como da participação criativa. “A cultura é uma necessidade do ser humano prevista na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o que naturalmente demonstrará a necessidade de mais verbas para esse setor”, declarou.

Trajetória

A Cultura sempre teve uma presença forte na vida de Ana de Hollanda, que vem participando de discussões do setor há pelo menos 30 anos.

Trabalhou no Centro Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de São Paulo, de 1982 a 1985, e chefiou o setor de música do órgão. Foi também Secretária de Cultura do Município de Osasco, entre 1986 e 1988, e diretora do Centro de Música da Funarte (Fundação Nacional de Artes), entre 2003 e 2007, quando teve a oportunidade de reavivar o Projeto Pixinguinha. Na Funarte, Ana de Hollanda também participou do projeto de criação das Câmaras Setoriais e coordenou a Câmara Setorial de Música.

Nos últimos três anos, ela fez parte da diretoria do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Rio de Janeiro.

(Texto: Juliana Nepomuceno, Comunicação Social/ MinC)
(Fotos: André Mello)
Leia mais...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O dia C: dia da Cidadania Cultural, dia de Conveniamento, dia de Cooperação!


 

Dia 17 de dezembro de 2010, é o dia C. O dia em que a promessa de liberação de recursos para o Ministério da Cultura tem que se confirmar, para que o Ministério como um todo, bem como a SCC em específico, tenham recursos para arcar com seus compromissos.

 

É também o dia limite para a execução de empenhos em 2010, em função da transição de governo. Isso significa que ao final deste semana que se encerra, teremos ou não a confirmação sobre o que muitos dos Pontões terão condição para realizar com recursos do Ministério da Cultura em 2011.

É importante lembrar uma notícia recente sobre esta problemática, divulgado na revista Arede, na qual é possível ler o seguinte trecho:

Procurado por ARede para falar sobre esta situação, o secretário (TT Catalão, responsável pela pasta de Cidadania Cultural, a qual atualmente cuida dos convenios de Pontos e Pontões de Cultura) não respondeu as perguntas. Durante o Fórum da Cultura Digital, na semana de 15 de novembro, o secretário de políticas culturais do MinC, questionado sobre os atrasos no pagamentos de editais, prêmios e bolsas do MinC – e sobre a questão dos pontões de 2007 – respondeu simplesmente que “tudo será pago em até 20 dias, até dezembroVer original.

Existem muitas ações e compromissos não cumpridos dentro da rede de pontos de cultura em 2010, o prejuízo é grande e imensurável se pensado nos elementos humanos envolvidos. Só para constar, os Pontões de Cultura Digital que tinham ações programadas de formação junto a diversos coletivos pelo Brasil, tiveram a quase totalidade de seus trabalhos impedida de acontecer em virtude do planejamento ter sido elaborado em consonância com o acordo entre sociedade-ministerio (não cumprido) de que os convênios dos Pontões seriam efetuados sem maiores pausas temporais na transição 2009-2010. Hoje, em virtude do atual quadro, sabe-se tal prerrogativa apontada figurou como totalmente inverdadeira.

Por acreditar que na importância das ações que vem sendo desenvolvidas e no intento total de verem realizados os projetos a muito discutidos, aprimorados e trabalhados, os pontões tem se organizado para pleitear resolução desta questão. As ações até o presente foram as seguintes:

  1. Articulação de um coletivo de pontões para consolidar uma ação conjunta: politização do debate pelos pleitos requeridos;
  2. Busca de informações sobre os caminhos judiciais possíveis e nos documentar para tal;
  3. Mobilização da rede;
  4. Encaminhamento para o MinC a carta construída coletivamente cobrando urgência nos trâmites;
  5. Ida a Brasília para reunião presencial com Eliete Braga - responsável pela gestão de pontos e pontões de cultura - e Lúcia Campolino - responsável pelos pontões de cultura - para verificar o andamento dos processos.

Todas estas ações tem a finalidade de consolidar uma atuação conjunta e articulada dos pontões em 2011, e para isso é fundamental o desfecho das ações que irão ocorrer nessa semana que se encerra.

O quadro geral extraído da reunião presencial foi o seguinte:

  • Entre os pontões do edital n°2 de 2007 que já finalizaram a vigência de seu primeiro convênio, e que estão postulados a celebrar um novo convênio, temos:

1. Dois projetos encaminhados para pagamento; 

2. Sete projetos já empenhados; 

3. Quinze projetos encaminhados para empenho mais ainda não empenhados (aos quais devem ter atenção especial para não ficarem sem conveniamento); 

  • Há ainda outros projetos em situação diversa na tramitação e que muito provavelmente não tem chances de serem empenados esse ano.
  • Paralelo e este quadro, relativos ainda a pontões de 2007 existem:

1. Dois projetos aditados e em execução; 

2. Sete projetos em seu primeiro ano de vigência; 

Visto o quadro geral, a ação conjunta que entendemos de maior urgência é garantir o empenho até 17/12/2010 dos 15 projetos que já foram encaminhados para tal. Com os projetos empenhados, mesmo que não seja viável o tempo para a execução de todos pagamentos, eles ficam como "restos a pagar", de forma a provavelmente terem recebido suas parcelas até março de 2011.

Com isso haveria a garantia de que em 2011, 24 pontões que tiveram boa parte de suas ações paralizadas em função da interrupção do repasse de recursos, voltem à ativa com toda a potência dentro da rede.

Os projetos que não forem empenhados neste ano voltam à estaca ZERO, tramitando novamente em 2011, com novo número siconv e passando por todas as etapas já realizadas até aqui, o que seria bastante desastroso para todos.

Essa luta deve ser capitaniada por todos os pontões envolvidos no referido edital e encampada por toda a rede, esse é o caminho necessário de engajamento, solidariedade e fortalecimento de nós mesmos.

Além das questões apresentadas aqui, existem sem dúvidas muitos outros graves problemas relacionados à parcelas não pagas a pontos de cultura de 2005, aos pontões de 2009, às muitas prestações de contas sem resposta ou ainda às diligências encaminhadas àquelas que já foram ou estão sendo avaliadas. Tudo isso só pode fortalecer uma certeza, em nada nos ajuda a tratativa no varejo e a grande pessoalidade envolvida nos referidos trâmites junto à SCC (Secretaria de Cidadania Cultural). Precisamos tratar estas questões de forma estratégica e organizada.

Esta mobilização deve ser ampla e objetiva a ponto de atingir: o Ministério do Planejamento - para garantir recursos para o MinC ainda em 2010; O MinC - para garantir recursos para a SCC; a SCC - para garantir recursos que viabilizem a execução dos Pontos e Pontões em espera há muito tempo.

Fácil não é, mas tampouco assusta fazedores culturais como nós.

Vamos em frente, somando energias na defesa do interesse público e da continuidade das ações a tanto buscadas até o presente!

Acesso as publicações do Diário Oficial da União. É importante acompanhar as publicações para verificação do que está sendo ou não empenhado.

http://portal.in.gov.br/leitura_jornais

Fale com o Ministério! Ajude-nos nesse pleito!

http://www.cultura.gov.br/site/fale-com-o-ministerio/

Ministério da Cultura – MinC
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 401
CEP 70068-900
Brasília – Distrito Federal
Telefone Geral: (61) 2024-2000

Ministro de Estado da Cultura
João Luiz Silva Ferreira (Juca Ferreira)
Curriculum Vitae: Versão em Português / English Version
Tels.: (61) 2024-2460/ 2464
Fax.: (61) 3225-9162
E-mail: gm@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Chefe de Gabinete
Eduardo Mattedi Furquim Werneck
Tels.: (61) 2024-2472 / 2024-2474
Fax: (61) 2024-2482
E-mail:  cgm@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Agenda do Ministro
Tânia Rodrigues
Tel.: (61) 2024-2470
Fax.: (61) 2024-2482
E-mail: agendaministro@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessora do Chefe de Gabinete do Ministro
Tel.: (61) 2024-2481
Fax.: (61) 2024-2482
E-mail:

Assessor Especial
Armando Ferreira de Almeida Junior
Tel: (61) 2024-2417
Fax: (61) 2024-2482
E-mail: armando.almeida@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessor
Frederico H. B. Maia (Fred Maia)
Tel: (61) 2024.2300
Fax: (61) 2024.2482
E-mail: fred.maia@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Coordenador de Comunicação Social
Daniel Fernandes Merli
Tels.: (61) 2024-2415
Fax: (61) 3223-9290
E-mail:  daniel.merli@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Chefe de Assessoria de Imprensa
José Augusto Dias Pires (Guto Pires)
Tel.: (61) 2024-2412
Fax: (61) 3223-9290
E-mail: guto.pires@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria de Imprensa do Ministro
Nanan Catalão
Tel.: (61) 2024-2402
Fax: (61) 3223-9290
E-mail: nanan.catalao@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria Especial de Controle Interno
Verônica Maria Gonçalves de Souza
Tel.: (61) 2024-2419
Fax: (61) 3322-8255
E-mail: aeci@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Chefe da Ouvidoria
Valéria Glaice Antunes
Tel: (61) 2024-2483
E-mail: ouvidoria@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Chefe Substituta da Ouvidoria
Maria Ângela Inácio
Tel.: (61) 2024-2473
E-mail: ouvidoria@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Chefe da Assessoria Parlamentar
Paulo Brum Ferreira
Tel.: (61) 2024-2427
Fax: (61) 3223-8039
E-mail: aspargm@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Consultoria Jurídica
Maria Beatriz Corrêa Salles
Tel.: (61) 2024-2312
Fax: (61) 3226-5459
conjur@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Equipe SCC

TT Catalão – Secretário da pasta de Cidadania Cultural

Tt.Catalao@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Juana Nunes Pereira

Juana.Nunes@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Antonia Maria do Carmo Rangel

Antonia.Rangel@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Oswaldo Reis

oswaldo.reis@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Isabelle Cristine da Rocha Albuquerque

Isabelle.Albuquerque@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ministério do Planejamento

Fale como Ministério do Planejamento:

http://www.planejamento.gov.br/fale_conosco.asp

MINISTRO
PAULO BERNARDO SILVA
Esplanada dos Ministérios- Bloco K 7º andar
Brasília-DF – CEP:70.040-906
E-mail: ministro@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4102/4103 – FAX: 55 (61) 2020-5009

CHEFE DE GABINETE
GENILDO LINS DE ALBUQUERQUE NETO

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: genildo.neto@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4100/ 4101/4848 – FAX: 55 (61) 2020-5009

ASSESSORES ESPECIAIS DO MINISTRO
ALESSANDRA CRISTINA AZEVEDO CARDOSO
Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: alessandra.cardoso@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4185 – FAX: 55 (61) 3322-9548

LEONES DALL’AGNOL
Esplanada dos Ministérios – Bloco K, 7º andar, sala 725
Brasília-DF – CEP: 70040-906
E-mail: leones.dallagnol@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4185 – FAX: 55 (61) 2020-5009

LUIZ GONZAGA BAIÃO
Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF- CEP: 70.040-906
E-mail: luiz.baiao@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: (55 61) 2020-4450/4620 – FAX: 55 (61) 2020-5010

ASSESSOR
CRISTIAN WILLIAN DE SOUSA CUNHA

Esplanada dos Ministérios – Bloco K, 7º andar, sala 734
Brasília-DF – CEP: 70040-906
E-mail: cristian.cunha@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4185/4618 – FAX: 55 (61) 3322-6129
ASSESSORIA ESPECIAL DE CONTROLE INTERNO
Assessor – LUIZ HAMILTON DE QUEIROZ PONTES

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 6º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: luiz.pontes@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4475/ 4625 – FAX: 55 (61) 3321-9523

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL- ASCOM
Chefe – ELIANA DE ARAÚJO

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 8º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: eliana.araujo@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4575/ 4547/ 4106 – FAX: 55 (61) 2020-5045

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessor – JORGE LUIZ MAYA VIANNA

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 8º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: jorge.vianna@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4575/ 4106 – FAX: 55 (61) 2020-5045

COORDENAÇÃO DE INTERNET E PRODUÇÃO GRÁFICA
Coordenador – PUBLILIO S. C. MADRUGA

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 8º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: publilio.madruga@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4375

COORDENAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROMOÇÃO
Coordenador – LEVI LAURENÇO NARCISO

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 8º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: levi.narciso@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4852

CERIMONIAL DO MINISTRO
Chefe – KÁTIA VAZ SAMPAIO
Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: cerimonial@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4202

ASSESSORES
IDAIR PEREIRA SALGADO FRAGA
Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: idair.fraga@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4006 – FAX: 55 (61) 3225-4032

SANDRA VENUTO LOUREIRO RIBEIRO
Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: sandra.ribeiro@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4365 – FAX: 55 (61) 3225-4032

NEIDES ROCHA NUNES
Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: neides.nunes@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4102 – FAX: 55 (61) 3225-4032

ASSESSORIA TÉCNICA E ADMINISTRATIVA- ASTEC
Chefe – PATRICIA BRITO  DE AVILA

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: patricia.avila@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4331-4124-4503 – Fax: 55 (61) 3321-5292

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS – COAAD
Coordenador – CARLENE GUIMARÃES DE SOUZA

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: carlene.souza@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4150/4188 – Fax: 55 (61) 2020-5007

COORDENAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO – CODIN
Coordenadora – BASEMATE OLIVEIRA DOS SANTOS

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: basemate.santos@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 3321-3078 – 2020-4622/ 4144 – Fax: 55 (61) 3321-5292

COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA – COINF
Coordenador – EDUARDO HENRIQUE ELLERY NETO

Esplanada dos Ministérios- Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: eduardo.neto@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Tel: 55 (61) 3322-9550 – 2020-4268

ASSESSORIA PARLAMENTAR- ASPAR
Chefe – ROSILDA DA COSTA XAVIER
Esplanada dos Ministérios – Bloco K, 7° andar
Brasília-DF- CEP: 70.040-906
E-mail: rosilda.xavier@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4450/4620 – FAX: 55 (61) 2020-5010

COORDENAÇÃO DE ANÁLISE E ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Assessora – RENATA REZENDE PONTES HERANI ALVES
Esplanada dos Ministérios – Bloco K, 7° andar
Brasília-DF- CEP: 70.040-906
E-mail: renata.alves@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4450/4620 – FAX: 55 (61) 2020-5010

COORDENAÇÃO DE ANÁLISE E ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO NO SENADO FEDERAL
Coordenadora – PRISCILA MENDONÇA DE MIRANDA
Esplanada dos Ministérios – Bloco K, 7º andar
Brasília-DF – CEP: 70040-906
E-mail: priscila.miranda@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4450/4620 – FAX: 55 (61) 2020-5010

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
Coordenadora – PAULA REGINA TEIXEIRA LAMOUNIER

Esplanada dos Ministérios – Bloco K, 7º andar, sala 734
Brasília-DF – CEP: 70040-906
E-mail: paula.lamounier@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4008 – FAX: 55 (61) 2020-5010

CONSULTORIA JURÍDICA – CONJUR
E-mail: conjur@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4217 – FAX: 55 (61) 2020-5027

CONSULTOR JURÍDICO
WILSON DE CASTRO JUNIOR
Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 7º andar, sala 770
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: conjur@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4217/4011

CONSULTORA JURÍDICA ADJUNTA
DILES MARIA LUVISON KUHN
Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 7º andar, sala 770
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: diles.kuhn@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4011

ASSESSORA JURÍDICA
KARINE ANDREA ELOY BARBOSA

Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 7º andar, sala 770
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: karine.barbosa@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4011

CHEFE DE GABINETE
SERIANE DONARIA GUICHARD

Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 7º andar, sala 770
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: seriane.guichard@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4114

COORDENAÇÃO-GERAL JURÍDICA DE LICITAÇÃO, CONTRATOS E CONVÊNIOS
Coordenador-Geral – JOSÉ ANTONIO RODRIGUES SANTIAGO

Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 8º andar, sala 834
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: Jose.santiago@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4171

COORDENAÇÃO-GERAL JURÍDICA DE PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO DA UNIÃO
Coordenador-Geral – MARCELO AZEVEDO DE ANDRADE

Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 8º andar, sala 834
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: marcelo.andrade@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4864

COORDENAÇÃO-GERAL JURÍDICA DE CONTENCIOSO JUDICIAL E ADMINISTRATIVO
Coordenador-Geral – FLAVIA DO ESPIRITO SANTO BATISTA
Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 9º andar, sala 942
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: flavia.batista@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4471 – 2020-4864

COORDENAÇÃO-GERAL JURÍDICA DE RECURSOS HUMANOS
Coordenador-Geral – EMMANUEL FELIPE BORGES PEREIRA SANTOS
Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 9º andar, sala 942
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: emmanuel.santos@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4505

COORDENAÇÃO-GERAL JURÍDICA DE ATOS NORMATIVOS E ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Coordenador-Geral – FELIPE NOGUEIRA FERNANDES
Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 8º andar, sala 834
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail:  felipe.fernandes@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4864

COORDENAÇÃO-GERAL JURÍDICA DE ASSUNTOS ORÇAMENTÁRIOS E ECONÔMICOS
Coordenador-Geral – PAULO FERNANDO FEIJO TORRES JUNIOR

Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 8º andar, sala 834
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: paulo.junior@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4864

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA
Coordenador – LINCOLN UNGARETTI BRANCO
Esplanada dos Ministérios, Bloco K,7º andar, sala 768
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: lincoln.branco@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4686

COORDENAÇÃO DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA
Coordenador – ALEXANDRE DA SILVA CASTRO

Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 7º andar, sala 768
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: alexandre.castro@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4554

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS DE PESSOAL
Coordenadora – ANA CAROLINA MAIA PINTO

Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 7º andar, sala 768
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: ana.maia@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4252

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos – SPI

SECRETÁRIO
AFONSO OLIVEIRA DE ALMEIDA
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: afonso.almeida@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4436/4773/4080 e 224-5191/1441 – FAX: 55 (61) 2020-4498

ASSESSOR
NILSON ANTONIO CARVALHO FIGUEIREDO FILHO
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: nilson.figueiredo@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4954 – FAX: 55 (61) 2020-4498

CHEFE DE GABINETE
ALAIDE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: alaide.nascimento@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4080/4538 – FAX: 55 (61) 2020-4498

DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO
DIRETOR
AMARILDO BAESSO
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: amarildo.baesso@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4080/4436 e 3224-1441 – FAX: 55 (61) 2020-4498

COORDENAÇÃO-GERAL DE GESTÃO ESTRATEGICA
COORDENADOR-GERAL
MAURO SANTOS SILVA

Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: mauro.silva@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4923/4632 – FAX: 55 (61) 2020-4498

COORDENAÇÃO-GERAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
COORDENADOR-GERAL
CRISTOVÃO DE MELO
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: cristovao.melo@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4711/4632 – FAX: 55 (61) 2020-4498

DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO CICLO DO PLANEJAMENTO
DIRETORA
DÉBORA  NOGUEIRA BESERRA

Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: debora.beserra@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4080/4430 e 3224-1441 – FAX: 55 (61) 2020-4498

COORDENAÇÃO-GERAL DE GESTÃO DE SISTEMAS DE PLANEJAMENTO
COORDENADOR-GERAL
ANDREA THALHOFER RICCIARDI
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: andrea.ricciardi@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4711 -  FAX: 55 (61) 2020-4924

COORDENAÇÃO-GERAL DE QUALIDADE DO PLANO
COORDENADOR-GERAL
EUGENIO ANDRADE VILELA DOS SANTOS

Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: eugenio.santos@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4047 – FAX: 55 (61) 2020-4498

DEPARTAMENTO DE TEMAS SOCIAIS
DIRETOR
BRUNO MORETTI

Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília- DF- CEP: 70.040-906
E-mail: bruno.moretti@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4430 e 2020-4080  – FAX: 55 (61) 2020-4498

GERENTE DE PROJETO
JORGE LUIZ ROCHA REGHINI RAMOS
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília- DF- CEP: 70.040-906
E-mail: jorge.ramos@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4319  FAX: 55 (61) 2020-4924

GERENTE DE PROJETO
IGOR VINICIUS DE SOUZA GERACY

Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília- DF- CEP: 70.040-906
E-mail: igor.geracy@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4934  FAX: 55 (61) 2020-4924

GERENTE DE PROJETO
MIGUEL CRISOTOMO BRITO LEITE

Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília- DF- CEP: 70.040-906
E-mail: miguel.leite@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4452  FAX: 55 (61) 2020-4924

DEPARTAMENTO DE TEMAS ECONÔMICOS E ESPECIAIS
DIRETOR
ERNESTO CARRARA JUNIOR
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: ernesto.carrara@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4436/4773/4080 e 3226-1441/5191 – FAX: 55 (61) 2020-4498

GERENTE DE PROJETO
Eduardo Rodrigues da Silva
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília- DF- CEP: 70.040-906
E-mail: eduardo.silva@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4376  FAX: 55 (61) 2020-4924

GERENTE DE PROJETO
Ely Arima Takassaki
Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília- DF- CEP: 70.040-906
E-mail: ely.takasaki@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4082  FAX: 55 (61) 2020-4924

DEPARTAMENTO DE TEMAS DE INFRAESTRUTURA
DIRETOR
CILAIR RODRIGUES DE ABREU

Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília-DF – CEP: 70.040-906
E-mail: cilair.abreu@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4080/4430 e 3224-1441 – FAX: 55 (61) 2020-4498

GERENTE DE PROJETO
CRISTIANE COLLET BATTISTON

Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília- DF- CEP: 70.040-906
E-mail: cristiane.battiston@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4556  FAX: 55 (61) 2020-4924

GERENTE DE PROJETO
ANDRE ARANTES LUCIANO

Esplanada dos Ministérios – Bloco K – 3º andar
Brasília- DF- CEP: 70.040-906
E-mail: andre.arantes@planejamento.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 55 (61) 2020-4181  FAX: 55 (61) 2020-4924

Fonte: Nos digitais

Leia mais...