sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sólidos Geométricos

Durante o 2º semestre foi desenvolvido o trabalho em cima dos sólidos geométricos que resultaria na cidade em maquete. Veja o Projeto na íntegra:



PROJETO: NOSSA CIDADE

Eixo Temático: Figuras Planas e Sólidos Geométricos.

Objetivo Geral: A idéia do projeto foi fazer com que as crianças recortassem, colassem e montassem os sólidos geométricos, tornando-se os construtores de sua própria aprendizagem, interagindo com as suas planificações.

Disciplinas envolvidas: Matemática, Artes e Educação Física.

Objetivos Específicos: -Comparar a forma de alguns objetos já conhecidos no seu cotidiano com a forma dos sólidos geométricos, envolvendo os aspectos artísticos e arquitetônicos que compõem o espaço e visual de uma cidade.

- Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas e que também a partir das mesmas, pode-se desenvolver trabalhos plásticos.

- Exercitar a visão geométrica tridimensional e artística.

- Reconhecer a importância de espaços de lazer nos grandes centros.

Conteúdo: Figuras geométricas planas; sólidos geométricos.

Justificativas: É grande a dificuldade das crianças em visualizar as figuras espaciais a partir de figuras planas.
Pretende-se que a criança perceba através de forma geométricas e artísticas envolvidas, que grande parte dos objetos que manipulamos no dia-a-dia são figuras geométricas planas e espaciais.

Um espaço para o lúdico

Leia o artigo sobre Brinquedoteca e conheça um pouco mais sobre a sua importância.

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO ESTRUTURADO PARA BRINCAR

Autora:Angela Cristina Munhoz Maluf

A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.
De acordo com RODARI (1982), por meio das Brinquedotecas avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades.
SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS (1997), relata que uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar nossos padrões de conduta em relação a criança; É abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa;
é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.
A Brinquedoteca tem como proposta o brinquedo, o objeto, sua necessidade é de ampliar e preservar as possibilidades de vivência do lúdico.
É um espaço alegre, colorido, diferente, onde crianças e jovens soltam a sua imaginação, sem medo de serem punidas e cobradas.
A Brinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social e comunitária.
Oferecer possibilidade de bons brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade é a função pedagógica..
Possibilitar que as crianças e jovens de famílias economicamente menos favorecidas possam fazer uso de brinquedos, é a função social..
Favorecer crianças e jovens que jogam em grupos, a aprenderem a respeitar as pessoas, a colaborarem com elas, a receberem ajuda, a tentar compreendê-las, é a função comunitária.
Uma Brinquedoteca pode ter diferentes finalidades no âmbito lúdico, como por exemplo: Brinquedotecas especializadas em atendimento a crianças da primeira infância, outras somente para empréstimos de brinquedos.
Podemos dizer que é uma oficina de criação lúdica, onde crianças e jovens experimentam, conhecem, exploram e manipulam diversos brinquedos, construindo assim seu próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia, criatividade e liberando suas fantasias.
O mundo de brinquedos é a primeira idéia que surge para quem entra na Brinquedoteca.
Nas Brinquedotecas existem brinquedos variados, novos, usados, brinquedos de madeira, plástico, metal, pano, aquele da propaganda, um que nossos pais brincavam, ou aquele tão desejado. Brinquedos que vão realizar sonhos, desmistificar fantasias ou simplesmente estimular a criança a brincar livremente. Quando uma criança entra na Brinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da decoração, pela alegria e a magia do espaço.
Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a construção de brinquedos e a socialização.
O que não podemos esquecer é que qualquer que seja o tipo de Brinquedoteca, o acervo de brinquedos, as brincadeiras, vão proporcionar a criança e ao jovem, momentos criativos, alegres, com muito prazer e aprendizado.

REFERÊNCIAS

BROUGÉRE, Gilles.– Brinquedo e cultura, São Paulo- SP; Cortez. 1995
RODARI, Granni., Gramática da Fantasia. São Paulo -SP; Sumus, 1982
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca- O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis-RJ; Vozes, 1997

http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=276

Brinquedoteca

Mensalmente durante as aulas de Educação Física os alunos visitam a Brinquedoteca, essa proposta consiste em brincadeiras espontâneas sob o aspecto da auto-expressão por meio de construções, dramatizações, faz-de-conta, trabalhos manuais, cantigas de roda, contações de histórias, jogos, enfim tudo o que um lugar precisa para a criança ser criança.



domingo, 2 de novembro de 2008

Dia das Crianças



A Professora Paula da 1ªB confeccionou palhacinhos com a sua turma, veja o resultado..

Venha fazer uma visita você também


Se você gostou do Museu faça uma visita:
LOCALIZAÇÃO
Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº
Pavilhão Manoel da Nóbrega
Parque do Ibirapuera, portão 10
04094-050 - São Paulo, SP
Outros telefones: 5579-8542 / 5579-7716 / 5579-6399
e-mail: agendamento@museuafrobrasil.com.br


O Museu funciona todos os dias, exceto às 2ªs feiras
Horário de atendimento:
Público espontâneo: das 10h às 17h
Visitas agendadas: das 10h às 17h



Mais informações no site: http://www.museuafrobrasil.com.br

Benin está vivo ainda lá Ancestralidade e Contemporaneidade

Dentre outras exposições os alunos tiveram a oportunidade de ver a Exposição: - Benin está vivo ainda lá Ancestralidade e Contemporaneidade.
O Museu Afro Brasil, com a exposição O Benin, ancestralidade e contemporaneidade, torna-se a primeira instituição brasileira a dedicar o melhor de seus esforços a mostrar a arte ancestral, tradicional, e também a arte contemporânea produzida por um dos berços da nação brasileira, o Benin.




A Proposta do Museu





Sobre O Museu Afro Brasil é um museu histórico que fala das origens, mas também registra as lutas que prosseguem ainda hoje. Um centro de referência da memória negra, que reverencia a tradição que os mais velhos dolorosamente souberam guardar, e reconhecer os negros ilustres, na vida pública, nas ciências, nas letras e nas artes, no campo erudito ou popular. Um museu etnográfico que expoe com rigor e poesia ritos e costumes que traduzem outras visões de mundo e da história, festas que evidenciam o encontro e a fusão de culturas africanas e luso-afro-ameríndias para formar a cultura mestiça do Novo Mundo, também registrã a dinâmica da cultura negra na diáspora hoje. Um museu de arte, passada e presente, que reconhece o valor da recriação popular da tradição e reafirma enquanto negro o talento de formação erudita, nas artes plásticas e nas artes cênicas, na música como na dança.
O Museu Afro Brasil é um museu contemporâneo, em que o negro pode se reconhecer hoje. Um museu que integra os anseios do negro jovem e pobre ao seu programa museológico, contribuindo para sua formação educacional e artística e sua qualificação profissional, mas também para a formação intelectual e moral de negros e brancos, cidadãos brasileiros, em benefício das gerações que virão. Um museu que participa da construção de um país mais justo e democrático, igualitário do ponto de vista social, aberto à pluralidade e ao reconhecimento da diversidade no plano cultural, mas que também reata os laços com a diáspora negra, promovendo trocas entre a tradição, a herança local e a inovação global.

Emanoel Araujo

Visita ao Museu Afrobrasil, 4º B


Nesse dia os alunos da 4ºB Profº Cecília visitaram o Museu Afrobrasil



Momentos de descontração

Durante o ano tivemos alguns momentos de comemorações entre o grupo.
A importância de celebrar a vida

"Chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram". (Romanos 10.15)

Aprender a ver em nós e também nos outros a grande riqueza de ser humano, apesar das próprias limitações e fraquezas, quando reconhecidas, olhando pra frente é saber que é possível vencer.
Que neste ano seja mais significativa a palavra 'companheirismo', pois no mundo em que vivemos de tantos tipos de guerra, não podemos mais aceitar que o nosso trabalho seja um campo de guerra, afinal de contas temos objetivos em comuns, apesar de sermos diferentes.
E o texto bíblico surge-nos como desafio: a dor precisa ser compartilhada para que haja esperança para quem sofre;
assim como a alegria, principalmente quando se alcança uma vitória importante, precisa-se que todos festejemos juntos para que aquele momento vire uma grande celebração - em resumo: ninguém pode viver pra si mesmo e precisamos de todos, pois o partilhar da vida nos faz vencer a dor como também nos motiva a vivermos felizes!
Que Deus abençoe a todos os colegas e que juntos aprendamos a celebrar a arte de viver!

Vídeos das Apresentações

Parte I



Parte II

4°s Tarde

As 4ºs da Tarde (D-Cristiane, E-Francinete) e D.A(Mônica), apresentaram uma dança contemporânea, onde colocamos alguns elementos da dança afro, a música é Armazén da Ana Carolina.
ARMAZÉM
Ana Carolina
Composição: Ana Carolina


Se precisar de alguma coisa
Vai lá no meu armazém
Tem de tudo quase tudo tem

No meu armazém
Tem de tudo quase tudo
Tem rodo, tem barbante
Tem farinha,pedra-pomes
Prendedô,passadô, escorredô
Esmalte vermelho
E tem até couro pra pandeiro

Mas tudo é embrulhado
Num papel fuleiro

Se precisar de alguma coisa
Vai lá no meu armazém
Tem de tudo quase tudo tem
Mas se você não vem
A saudade é longa dobro minha manga
A saudade é tanta te vendo uma fanta
A saudade é dura vendo também miniatura
A saudade não passa
Só não vendo de graça
A saudade me cala não tem trocado leva bala
A saudade é um bocado paro de vender fiado


Se precisar de alguma coisa
Vai lá no meu armazém
Tem de tudo quase tudo tem

3°s Tarde

Para descontrair as 3ºs da Tarde (C-Débora, D-Neide Paschoal, E-Eliane), apresentaram um ritmo velho e conhecido nosso, que é o pagode. Mostraram o samba no pé com Maneco Telecoteco do Zeca Pagoginho.
MANECO TELECOTECO
Zeca Pagodinho
Composição: Marques/roberto Lopes


Teco, teleco, telecoteco
É a batida do maneco
Castigando o tamborim
Teco, teleco, telecoteco
Tá na crista do sucesso
Até fechar um botequim...(2x)

Maneco era um sujeito comportado
Educado, sossegado
Cidadão trabalhador
Um dia conheceu a Carolina
Uma doçura de menina
E aí se apaixonou...
Carol não tinha lá muito juízo
Ele ficou no prejuízo
Quando o amor chegou ao fim
Agora chora no boteco
Teleco, telecoteco
Coitado do tamborim...

Teco, teleco, telecoteco
É a batida do maneco
Castigando o tamborim
Teco, teleco, telecoteco
Tá na crista do sucesso
Até fechar o botequim...(2x)

Agora apareceu uma comadre
Com pinta de madame
Maneco se impressionou
A galera já falou:
Sai dessa lama
Ela é malandrona
Uma tremenda "171"...

Cuidado!
Que ela vai sujar teu nome
Quer levar teu telefone
O barraco e o tamborim
Meu Deus do céu
Já tá pintando repeteco
E o sucesso do maneco
Está chegando ao fim...