Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

15 de maio de 2011

Série Uniformes: Avianca

O mês de maio é um mês muito importante para mim, pois, há um ano, o blog tomava suas formas e ganhava os céus da internet; também há um ano, era eu quem ganhava minhas asas e iniciava minha jornada pelos céus do Brasil; além de quê, também é em maio que se comemora o dia do comissário de voo! Para homenagear um mês com tantos marcos assim, resolvi inaugurar uma nova série de post's a respeito dos uniformes da comanhias aéreas do mundo, sua história e um pequeno raio-x da companhia. Assim como a série Destinos, esta série terá post's mensais, com exceção ao mês de maio, que no dia 31 terá uma edição extra da série em homenagem aos comissários de todo o mundo.

Inaugurando essa nova série de post's, escolhi uma companhia aérea símbolo de história, inovação, pioneirismo e autenticidade. A Avianca representa tudo isso, pois é a companhia aérea mais antiga das Américas, sendo a segunda mais antiga do mundo!!! (Não farei um post referente à companhia mais antiga, pois a mesma não utilizava aviões, mas sim dirigíveis - "DELAG", Deutsche Luftschiffahrt-Aktiengesellschaft, que pode ser traduzido como Sociedade Alemã de Trasporte Dirigível).



A Avianca é a primeira companhia aérea comercial fundada nas Américas e a segunda no mundo. A sua criação ocorreu graças ao talento e ao espírito aventureiro dos alemães Werner Kaemerer, Stuart Hosie, Alberto Tietjen e dos colombianos Ernesto Cortizzos (o primeiro Presidente da companhia aérea), Rafael Palacio, Cristóbal Restrepo, Jacobo Correa e Aristides Noguera.

Estes visionários e sonhadores fundaram em 05 de dezembro de 1919, na cidade de Barranquilla (Colômbia), a Sociedade Colombo-Alemã de Transporte Aéreo - SCADTA.
A companhia realizou o primeiro vôo entre Barranquilla e a população próxima de Puerto Colômbia, abordo de um Junker F-13 no qual foram transportadas 57 cartas. O vôo foi comandado pelo Piloto alemão Helmuth Von Krohn.



Já na metade da década de 20, superando muitos tropeços naturais, a SCADTA inaugurou as rotas internacionais que cobriam inicialmente destinos na Venezuela e nos Estados Unidos.Em 1937 a primeira companhia aérea das Américas adquiriu 10 Boeing 247 bimotores e graças a eles ampliou as rotas nacionais. Em outubro de 1939, já como Avianca, adquiriu os primeiros aviões DC 3 que chegaram ao país e voavam a incrível velocidade, para a época, de 200 milhas por hora.

Em 14 de junho de 1940 em Barranquilla, ante tabelião público, foi assinada a escritura de constituição da Companhia Aerovias Nacionais da Colômbia S.A. – a Avianca, graças à fusão da SCADTA, já em mãos norte-americanas e do SACO, Serviço Aéreo Colombiano.

(atual uniforme da companhia)

Participaram nisso cinco colombianos (os senhores Rafael Maria Palacio, Jacobo A. Corea, Cristobal Restrepo, Aristides Noguera e Ernesto Cortissoz) e os cidadãos alemães Alberto Teitjen, Werner Kaemerer e Stuart Hosie, e assumiu como primeiro Presidente da Avianca o senhor Martín del Corral.



Quito, Lima e Panamá, e logo Miami, Nova York e a Europa foram as rotas que em 1946 a Avianca começou a operar em DC4 e C54. Os aviões Lockeed Constellation 0749 e o Super Constellation 1049L, os maiores e mais rápidos da época, foram os que a Avianca adquiriu em 1951.

A grande façanha da aviação comercial colombiana também foi obra da Avianca em 1956, quando a companhia aérea se comprometeu a levar a delegação colombiana que devia participar nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália. Foram 61 horas de operação contínua, somente com escalas para abastecer a aeronave. Durante muito tempo foi considerada como a maior façanha da aviação do país.

(uniforme da década de 70)

Quatro anos depois a Avianca alugou dois Boeing 707 - 100 para servir rotas internacionais e em 24 de novembro de 1961 adquiriu os seus próprios Boeing 720, batizados com os nomes de Bolívar e Santander. 1976, ano importante para a Avianca, quando se converteu na primeira companhia aérea na América Latina em operar continuamente um Jumbo 747. Três anos mais tarde iniciou operações outro Jumbo, desta vez um 747 Combi, para a área de carga.

Em 1981 as possibilidades de serviço em terra para os passageiros em Bogotá se ampliaram graças ao moderno terminal aéreo que a Avianca pôs em funcionamento. A Ponte Aérea da Avianca serviu inicialmente as rotas para Miami, Nova York, Cali, Medellín, Pasto e Monteria. Logo depois, a Avianca adquiriu dois dos aviões mais modernos do mundo: Boeing 767 - 200 ER, os quais foram batizados com os nomes de Cristóvão Colombo e Américo Vespúcio.

(uniforme da década de 90 até os anos 2000)

Em 10 de dezembro de 2004, a Avianca concluiu um dos mais importantes e ambiciosos processos de reorganização empreendidos: o processo do Capítulo 11. A Avianca conseguiu a confirmação do seu Plano de Reorganização que é apoiado financeiramente pelo consórcio brasileiro OceanAir/Grupo Synergy e pela Federação Nacional de Cafeteiros da Colômbia, o que permitiu à Companhia Aérea obter recursos por US$63 milhões de dólares nos 13 meses seguintes à saída do C-11.

O Plano, que contou com o apoio de 99.8% dos credores que votaram e que teve o respaldo majoritário do Comitê de Credores, se tornará efetivo assim que a Empresa emergir do C-11. De acordo com a legislação dos Estados Unidos, a Administração tem a obrigação fiduciária de considerar qualquer outra proposta de investimento até o vencimento do prazo final estipulado hoje.

(comissários em seu uniforme para o serviço de bordo)

Entretanto, dita oferta, além de ser melhor que a que foi aprovada pelos credores nacionais e internacionais da Avianca e confirmada hoje pela Corte, deve estar firme, ou seja, plenamente financiada e respaldada com depósitos em dinheiro não reembolsáveis ou por mecanismos equivalentes. Igualmente, deve ser de caráter vinculante.

Como se sabe, o único investimento que cumpre com estes requisitos é o da OceanAir/Grupo Synergy e o da Federação Nacional de Cafeteiros da Colômbia, a qual faz parte do Plano de Reorganização votado favoravelmente pelos credores e confirmado hoje pelo Juiz.

O Grupo Synergy é um importante conglomerado empresarial brasileiro de demonstrada solidez financeira. A sua grande fortaleza está no setor petroleiro, pois constrói, instala e faz manutenção em plataformas. Realiza explorações no Brasil, no Equador e na Colômbia. Outros negócios incluem a extração de gás nos Estados Unidos, a construção naval, infra-estruturas de telefonia, centrais de energia hidrelétrica, comunicações e uma companhia de exploração marinha de hidrocarbonetos, que se estende por nove países com mais de 5.000 colaboradores.

Quanto aos uniformes atuais, eles foram criados pelo designer colombiano Uribe Alonso, especialista em roupas femininas roupas formais e corporativos. Os uniformes foram escolhidos pela sua modernidade e elegância, bem como o seu toque de Colômbia, que transmitem a imagem da empresa. A Avianca se preocupa muito em preservar as suas raízes, trazendo à bordo de suas aeronaves o espírito colombiano através de seu serviço de bordo, e de seus elegantes e glamurosos uniformes. De acordo com a Avianca, "todos deveríamos usar do glamour de vez em quando".



Em sua missão corporativa, a Avianca preza pela segurança, honestidade, calidez, espírito de equipe e excelência; criando laços estritos entre os que estão à sua volta, buscando a perfeição com disciplina, inteligência e proatividade, atuando com respeito e transparência.

Comente com sua opinião, ela é muito importante para mim!!!!!

4 comentários:

  1. Minha filha Bruna está ingressando na Avianca como comissária de vôo. Estamos muito felizes, pois temos certeza de que é uma grande e séria empresa.
    Parabéns principalmente pelo respeito que vcs tem, não só com os passageiros, mas principalmente com os candidatos que estão ingressando na empresa. O respeito, a consideração só pode torná-los grandes e competentes funcionários.
    Parabéns Avianca.
    Olívia Pereira.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ser Aprovada na ANAC,e estou em busca de uma oportunidade, ja enviei meu curriculum para Avianca pois é uma empresa séria e bem conceituadano mercado; ficarei muito feliz de fazer parte desta Maravilhosa Equipe de Tripulantes.

    ResponderExcluir
  3. É uma empresa maravilhosa de voar e tenho a certeza que também ficaria muito honrado em trabalhar na mesma!

    ResponderExcluir
  4. Sou estudante de moda e estou fazendo uma pesquisa sobre os uniformes da Avianca. Seu post, com todas estas informações e imagens me ajudaram muito. Obrigada!

    ResponderExcluir