quinta-feira, 17 de março de 2011

*Arte* Henri Toulouse Lautrec

Henri Toulouse-Lautrec

Para inaugurar a coluna de Arte eu pensei em falar de um pintor que não é muito conhecido, mas com certeza povoa o nosso imaginário muito mais do que pensamos!
Henri-Marie-Raymonde de Toulouse-Lautrec-Monfa (1864-1901) foi um pintor do século 19 que retratou a vida noturna parisiense da época em suas obras. Ficou famoso como o artista boêmio do Moulin Rouge. O Moulin Rouge é um cabaret muito popular até hoje, localizado no distrito de Montmartre, em Paris. Abriu suas portas e mostrou os prazeres e as maravilhas do Moinho Vermelho ao mundo em 5 de Outubro de 1889 e Lautrec, já famoso no cenário boêmio de Paris, foi um dos convidados ‘vip’ da noite de abertura.
Recebeu educação artística quando menino e , aos 14 anos, sofreu um acidente e quebrou o fêmur esquerdo e o direito menos de 1 ano depois. Estes incidentes, junto com uma doença óssea congênita, atrofiaram suas pernas e ele se tornou praticamente um anão e tinha dificuldade para se locomover, passando então a se dedicar cada vez mais a pintura.
Através de suas litografias e pinturas retratou a vida nos bordéis, a belle epóque e a boêmia.














'Dança de Jane Avril '













'Alone'













'The Female Clown'(1895)


Se quiser conhecer mais sobre a vida e a obra do artista, recomendo estes sites:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u516.jhtm
http://www.lautrec.info/Moulin-Rouge.html (em inglês)
http://www.lautrec.info/biography.html (em inglês)


*Mais*


Henri Toulouse-Lautrec e a vida boêmia são retratados no filme Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001), de Baz Luhrmann, que, além disso, tem uma trilha sonora lindíssima e diversificada que dá um ar super moderno e visionário ao filme. Super recomendado!


Nicole Kidman e Ewan McGrgegor em cena de Moulin Rouge

Um comentário:

  1. Que surpresa tão boa conhecer este blog, fico muito contente por você, Mu, que já foi minha aluna, e vou segui-lo sempre. Que coisa boa!

    ResponderExcluir