sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Encontro Ponto Alto Café - 16/12/2010

No dia 16/12/2010, encerrando o ano, nos reunimos uma vez mais no espaço que é cedido pelo nosso amigo e confrade José Biezza (Ponto Alto Café). Estiveram presentes: o ano, nos reunimos uma vez mais no espaço que é cedido pelo nosso amigo e confrade José Biezza (Ponto Alto Café). Estiveram presentes: Baron, Darley, Flávio, Gomes, Ivan, Ivanir, Jacy, Biezza, Marcelo, Xirú e Elton.

Nesta noite, preferimos iniciar com o espumante Rio Sol Brut da ViniBrasil lá do Vale do São Francisco. Foram 3 exemplares deste espumante. Para quem não sabe a ViniBrasil é o resultado de uma joint venture entre a Expand e a portuguesa Dão Sul.


 
Nos preparativos estavam o Chef Arnaldo Toro e a Chef Júlia Souza, que pontualmente, conforme combinado apresentou-nos, a entrada, salada e o prato principal (Lombo recheado com damascos e castanhas ao molho de laranja  acompanhado de Risoto de cogumelos). Creio que tenha sido um desafio para o Arnaldo e a Júlia, principalmente por se tratar de um pequeno grupo. Mas certamente ficou na nossa memória o trabalho bem feito do Saber ao Sabor Serviços Gastronômicos. Email: nadoflori@hotmail.com.

Nossa proposta foi trazer uma harmonia entre o prato e os vinhos:

Quinta do encontro -  Um corte de uvas da Bairrada - Portugal, da safra 2008 com teor de alcool de 13,5º.Um vinho fácil de beber, leve e uma boa para o dia-a-dia.
Chalten - Reserva da Uva Malbec safra  2008, da Argentina (Patagônia) com teor 14,5º. Este vinho passou por uma maceração de 16 dias com seu mosto fermentando e 30% do vinho passou por um estágio em barrica de carvalho pelo período de 1 ano. Apresentou uma cor vermelho profundo e quando exposto consideramos que estava com boa estrutura e macio, o que nos leva a considerar como "redondo".
Mompertone - Italiano do Piemonte - O mais potente e creio mais apreciado, apesar de algumas apostas no Chalten. Este vinho produzido com as uvas Barbera (60%) e Sirah(40%), passou por um afinamento em madeira, sendo: 10 meses, 60% em barricas de carvalho francês e 40% em barricas mais velhas. O vinho é da safra de 2007 e com teor de 14º de alcool.  Veja mais na ficha técnica em italiano.


Aqueles que ainda não puderam desfrutar da companhia deste grupo, não sabe o que estão perdendo.
Só posso dizer que está cada vez melhor.

Bem.... o que nos aguardava: uma demonstração de como se faz uma degustação, pelo nobre Rogério Gomes "mas fala este homem !".
Depois de muita insistência e como não poderia deixar de fora, olhem só a demonstração do Gomes... sobre o degustação e sua insistência na "Goma arábica"
Até a próxima....