sexta-feira, 20 de maio de 2011

Perséfone: uma deusa escondida em cada mulher





Uma das minhas histórias preferidas na mitologia grega é a de Perséfone e Hades. Ele, o Deus das profundezas se apaixona loucamente pela virgem Perséfone - filha de Zeus - e a pede em casamento. Sua mãe não concorda com a união porque a jovem lhe era muito útil no cultivo das flores e sem sua ajuda os jardins do universo nunca mais seriam os mesmos.
Inconformado, Hades surge das profundezas e surpreende Perséfone que passeia inocente no campo, colhendo flores. Ele dá-lhe um abraço mais do que sensual e a leva para seu reino, no fundo da terra. Perséfone e Hades acabam por ficar irremediavelmente apaixonados.
A mãe da moça enfurecida com sua ausência, joga um feitiço sobre a terra que fica infértil e com terrível aparência. Ela afirmara que nunca mais haveria flores no mundo enquanto sua filha não retornasse.
Então, Zeus, intercedeu em favor de sua esposa e pede a Hades que deixe Perséfone visitar a mãe uma vez por ano. E assim é feito. É nesse período que comemoramos a Primavera!
Mitos à parte, a escultura que representa O Rapto de Perséfone está atualmente exposta na Galleria Borghese, em Roma. A peça esculpida por Bernini mostra tanta riqueza de detalhes que nem parece ser feita com mármore. Mais do que uma obra de arte. Coisa de outro mundo! E que pegada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário