27 de abr. de 2011

Orgulho de Araçoiaba!!

Araçoiabano de coração, esse paranaense se define. Conheço o Drº Valdir desde que juntos trabalhamos na cooperativa que ele menciona na sua entrevista, tenho pelo Valdir muito respeito e como muitos, recorro a ele também para sanar minhas dúvidas no campo da política e das idéias. Portanto faço aqui uma modesta homenagem a esse "Araçoiabano", postando neste espaço democrático a sua entrevista!
BOA LEITURA A TODOS E TODAS.

GIGANTE ABRAÇO!








Nesta edição, o Jornal Popular News entrevista o Doutor Valdir Paixão, mais conhecido em Araçoiaba, como Valdir da Vídeo Locadora.
Valdir de Souza Paixão é paranaense de Conselheiro Mairinck. Em 1986 veio estudar em Avaré no Estado de São Paulo. Em Araçoiaba chegou em 1990 para trabalhar na Cooperativa Agrícola de Cotia. A serviço da Empresa residiu ainda em Suzano, Mogi das Cruzes, Taubaté e São Paulo.
Desde 1993 está casado com a Araçoiabana Noeli Elias de Camargo. Em 1995 fundou a Vídeo Locadora Valdir, empresa de reconhecida competência no ramo em que atua.
Dr. Valdir é Administrador, Advogado atuante, com escritório comercial nas cidades de Sorocaba e Salto de Pirapora. Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Campus de São Paulo. É ambientalista, sócio colaborador e ativista do Greenpeace.
Na vida política, em 1988 foi co-fundador do PV de Cerqueira César/SP, e desde 2010 está filiado no PC do B.
Tímido, introvertido, desapegado do poder, avesso a eventos sociais, provavelmente seja o menos conhecido dos entrevistados desta coluna.
No entanto, sua vida discreta e caseira não o impede de participar ativamente das atividades políticas de Araçoiaba. Há quem diga, não sem razão, que se trata de um dos mais, senão o mais ouvido pelos agentes políticos.
Nesta entrevista o leitor poderá conhecer um pouco mais dos pensamentos, sonhos e projetos desse paranaense de nascença e araçoiabano por opção.
O Senhor notadamente atua nos bastidores da política araçoiabana, pretende futuramente passar a linha de frente ou prefere dar suporte e fazer articulações?
R: Caro Jornalista, prezados leitores!!! Primeiramente cumpre esclarecer que não sou político. Sou Administrador e Advogado atuante. Presto serviços de Assessoria e Consultoria jurídica e política.
Quanto à atuação no meio político propriamente dito, decorre do meu idealismo: sou Socialista. Acredito que é possível construir uma sociedade menos desigual. Em que pese os argumentos contrários, não está certo um pequeno grupo deter quase que a totalidade das riquezas, e à maioria resta o trabalho informal, quando formal, em regra mal remunerado.
Mas para responder sua pergunta é importante dizer que não tenho vaidades. Não fico preocupado se estou na linha de frente ou não. Para mim, basta ser útil ao meio em que vivo. Sou uma pessoa simples, sou da roça, e nós roceiros não damos muita importância para status social. Apenas sinto na obrigação de deixar para as próximas gerações um mundo melhor ao que recebi.
Para não ficar sem exemplo, cito o caso em que um grupo inescrupulosamente mentia para a população que haveria novas eleições, inclusive arrecadando dinheiro dos mais ingênuos para pagar advogados. Junto com o amigo Marco Aurélio, fomos vozes corajosas para publicamente dizer que aquilo era apenas boato. O tempo mostrou quem falava a verdade. Não houve e nem haverá novas eleições. Parece que isso é atuar na linha de frente.

O Partido do Senhor, PC do B, é um partido de esquerda, de origem comunista, como seria uma administração popular em Araçoiaba da Serra?
R: O nosso partido defende o Socialismo. Nosso programa consiste em compartilhar as riquezas da nação para com todos seus habitantes.
Ninguém em sã consciência pode admitir a enorme desigualdade existente entre as pessoas. A final somos todos iguais, querendo ou não.
O Trabalhador, ainda que exerça o mais simples ofício deve ganhar o suficiente para ter uma moradia digna, escola de qualidade para seus filhos, médicos e medicamentos para a sua família, próprio meio de transporte e possibilidades de lazer. Além de um meio ambiente limpo e sadio.
Para ser mais objetivo, o salário do servente, da doméstica, do gari, tem que ser suficiente para lhes garantir uma vida digna. A idéia que só pode ganhar “bem” os doutores, é reduzir o trabalhador comum a condição de escravo. Isso não está certo.
Se o capitalismo por si só não consegue dar valor aos trabalhos mais simples, e remunerá-los dignamente, cabe ao Estado atuar como força de equilíbrio e garantir que os direitos fundamentais previstos na constituição, não sejam letras mortas, mas sim em prestações positivas fruíveis pela população.
Como seres humanos as pessoas são iguais, e assim devem ser tratadas pelo Estado. Isso não significa tirar bens de um para dar ao outro. O socialismo que defendo é aquele em que o Estado dá oportunidades iguais a todos, especialmente na educação.
Àqueles que dizem que isso é utopia, dorme no desconhecimento. O governo Lula deu passos importantes no combate as desigualdades sociais. A Presidenta Dilma é socialista, e certamente as conquistas da classe mais humilde se intensificarão.

O que o Senhor acha da atual Administração Municipal?
R: Há erros e acertos. Mas, se o mandato do Sr. João Franklin terminasse hoje, ele entregaria a cidade melhor do que recebeu.
Em que pese o respeito, admiração e amizade que tenho pelo Sr. João, não posso deixar de comentar o desperdício de dinheiro que houve na festa do peão de 2006. O montante gasto naquela semana de shows daria para comprar, dependendo da marca, de 3 a 5 máquinas para consertar estradas.
Se na época a Administração tivesse uma visão escorreita das necessidades da população, certamente as estradas do nosso município estariam bem melhores. Ivete Sangalo e outros se foram e nada deixaram para a população.
Por questão de justiça, saliento que a culpa pela má aplicação do dinheiro público não é só do Prefeito. Os vereadores aprovaram as despesas com a festa de 2006. Um vereador daquela época, até hoje defende os elevados gastos com a justificativa de resgatar o nome de Araçoiaba.
Além disso, o orçamento do município é votado pelos vereadores. No orçamento estão previstos quanto o Município arrecadará, e aonde será gasto.
Se as prioridades do município estão sendo mal escolhidas, cabe aos vereadores apresentarem sugestões.
Qual a opinião do Senhor a respeito da atual composição da Câmara Municipal, como analisa o mandato dos atuais vereadores até o presente momento?
R: A Lei veda aos Vereadores de apresentarem projetos, cujas implantações necessitem de verbas. Por conta disso não há muito a ser feito pelos vereadores. Eu diria que quase nada.
Se o vereador tem atitude, é combativo, corajoso e não tem “rabo preso”, consegue fiscalizar a aplicação do dinheiro público; se o vereador é bom articulador e mantém bom relacionamento com o Executivo pode conseguir que o Prefeito atenda as suas indicações. Mas caso contrário, o vereador só servirá para ficar de blá blá blá no Plenário e perambular pelo município dando desculpas esfarrapadas para a população.
Em Araçoiaba, especificamente a função de fiscalizar está comprometida. Os vereadores não têm capacidade para levar adiante qualquer investigação. Nenhuma denúncia é levada a cabo, fica sempre no campo da boataria. Especialmente se a denuncia versar sobre Vereador.
No entanto, em que pese em desfavor a questão investigativa e alguns destemperos verbais e abusos de prerrogativas, frutos de equívocos na interpretação das normas especialmente no tocante ao decoro e imunidade parlamentar, a atual composição Câmara tem saldo positivo. As coisas boas superam as ruins.
Vale ressaltar que a existência de três grupos distintos (situação: Aldemir, Nardinho e Alecão; oposição: Pety, Juninho e Manú; e moderados: Valquíria, Waldomiro e Roseli) em constantes debates provocaram mudanças profundas na relação legislativo/Executivo e ainda possibilitaram o surgimento de possíveis novas lideranças.
Certamente os postulantes ao cargo de Prefeito analisaram com muito cuidado seus candidatos a vereadores. A “rebelião” na base governista, em que três dos cinco vereadores eleitos com o Prefeito, em apenas dois meses de mandato iniciaram movimento para cassá-lo, ascendeu a luz amarela na política Araçoiabana.
Além disso, depois de quase 40 anos, o novo Prefeito poderá sair da Câmara. Ressalte-se o último vereador que se tornou prefeito e se consolidou como líder político, foi o Dr. Jair (Jaíco). Isso ocorreu no início da década de 70.

De modo que concluo admitindo: os atuais Vereadores, talvez até sem saberem, contribuíram muito para o fortalecimento da Democracia Araçoiabana, e, por conseguinte, para a consolidação de suas Instituições.
O Senhor como Advogado, e especialmente por ser conhecidamente consultado juridicamente por vereadores e demais políticos, comente sobre a situação processual do atual prefeito, pois muitas dúvidas pairam sobre a população, que clama por esclarecimento.
R: Com relação aos processos do atual prefeito, e de qualquer outra pessoa, só podem se manifestar os Advogados constituídos. No entanto, para que a população não fique sem resposta, oriento que acessem os sites: www.tj.gov.br, para consultar processos em tramitação na primeira e segunda instância; www.stj.jus.br, para consultar Recursos Especiais; www.stf.gov.br, para consultar Recursos extraordinários.
Nestes sites o cidadão pode consultar os processos de qualquer pessoa, basta saber o nome de quem se pretende a informação. Entendo ser esta uma boa ferramenta para se escolher os candidatos com ficha limpa.
Aproveitando o gancho, o ex prefeito Dirlei Salas teve seus votos anulados nas ultimas eleições, no entanto, ao que parece, pretende concorrer novamente nas eleições de 2012. Como analisa o que ocorreu? Acha que isso pode se repetir?
R: O que ocorreu em 2008 é um fracasso da Democracia. A vontade popular fica frustrada quando um candidato em condições irregulares concorre. Faz-se campanha, promessas, criam-se expectativas nas vidas das pessoas que acreditam no projeto, e no final se descobre que nem candidato era. Nesses casos os eleitores são enganados, o povo é feito de bobo.
Penso que nas próximas eleições os partidos deverão ser mais prudentes nas escolhas de seus candidatos.
A Justiça Eleitoral, por sua vez, deverá ser mais célere nos julgamentos das impugnações, de forma a proporcionar ao cidadão a liberdade de escolher o seu representante entre aqueles que realmente são candidatos e estão aptos ao exercício do cargo.
Quanto a segunda parte da pergunta, com o advento da Lei Ficha Limpa, pode sim ocorrer impugnações de candidaturas, e, se a Justiça Eleitoral não julgá-las antes das eleições, anulações de votos poderão ocorrer novamente. Portanto, fiquem atentos as fichas dos candidatos.

Qual a relação do PC do B com PV Araçoiabano?
R: De amizade, respeito e colaboração.
O PC do B tem a humildade de reconhecer duas pessoas filiadas no PV, como legítimas representantes da classe honesta e trabalhadora da nação Araçoiabana, as quais têm reais possibilidades de assumirem a Prefeitura a partir de 2013, são elas: a Vereadora Valquíria Di tatá e o Sr. Chiquinho.
Quais são os planos do Partido do Senhor para as próximas eleições?
R: Com certeza o PC do B lançará candidatos à Vereadores. Inicialmente pretendemos lançar chapa completa.
Por isso, aproveito para convidar quem deseja ser candidato(a) em 2012 , a procurar o PC do B e tomar conhecimento do nosso projeto político- administrativo.
Salienta-se no PC do B não há caciques nem politiqueiros. Isso faz muita diferença em uma eleição. Vejam:
A título de exemplo, cito a eleição passada em que muitos pré candidatos ficaram sem legenda e não puderam disputar a eleição, pois o cacique mudou de lado várias vezes e quem não o seguiu ficou sem partido. Houve ainda, um grupo de Candidatos que fizeram campanhas e próximo a eleição foram informados pela justiça eleitoral que suas candidaturas não foram validadas por irregularidades no partido.
Ademais, é oportuno lembrar que três dos atuais vereadores, estão com problemas em seus partidos. Daí a importância de estar em partido com gestão democrática, em que cada filiado, independente de sua condição social e econômica, é ouvido em pé de igualdade por seus pares.
Além disso, sem desmerecer os demais líderes, posso afirmar com absoluta tranqüilidade que o PC do B de Araçoiaba tem o melhor presidente que um partido pode ter.
Nosso presidente, (Marquinhos da Baiana) trabalha de domingo a domingo, vivendo do suor de seu trabalho e não de fazer campanhas para candidatos a deputados ou de salário provindo de cargo de confiança. Por isso, mas não somente, o PC do B é um partido que proporciona tranqüilidade aos seus filiados. Sabemos que nosso trabalho (apoio) não será negociado por um cacique que depende da política para viver.
Quem deseja ser candidato a vereador encontrará no PC do B uma oportunidade segura. Venham conhecer!
Quanto a candidatura para prefeito, oportunamente o partido discutirá se terá candidato próprio, ou se formará alianças com outros partidos. Cumpre ressaltar que o Partido está aberto à alianças, não há nenhuma restrição imposta pelas executivas Estadual e Federal. Na realidade, a orientação é justamente para formar parcerias.
Para finalizar deixe um recado para nossos leitores.
Ao Jornalista meu sincero agradecimento. Ao povo conclamo a não perder a capacidade de se indignar! Não aceitem o errado como se certo fosse! Busquem a verdade! Não confundam renovação na família com renovação na administração! Olhem com atenção com quem os “novos” estão andando. Pois aqui vale lembrar o ditado popular: “diga-me com quem tu andas, que direi quem tu és”.
Aproveito a oportunidade para reiterar o convite feito pelo Marquinhos, venham conhecer o PC do B, sem a necessidade de filiar-se. (Contato: Marquinhos - 9759 4901, Valdir - 9787 2364)
Para que não fique apenas em minhas palavras, cito Carlos Drummond de Andrade: “Este é tempo de partido, tempo de homens partidos. (...) Como são fortes as coisas! Mas eu não sou as coisas e me revolto”.
Muito obrigado e que Deus ilumine a todos!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

devo dizer ao nobre colega q a Vereadora Valquíria Ditata não é tão oposição quanto moatra ser... a não ser q o senhor seja um leigo na política, sabe muito bem disso, já que sustentam tanto que vivemos na época do coronelismo, é latente q o atual coronel não deixaria a vereadora Valquiria ser a presidente da câmara, sem interesses próprios de ambas as partes barganhados, nem o marido da presidente que é de oposição teria linha de van!!!! quanto a citação do nobre colega (Olhem com atenção com quem os “novos” estão andando. Pois aqui vale lembrar o ditado popular: “diga-me com quem tu andas, que direi quem tu és”) devo dizer apenas que não sei quem és.. já que é nítido que faz a tão conhecida "média" com todos!!! mais político do que isso só mesmoo Sarney!!!!

Anônimo disse...

POR FAVOR, LEIAM A ENTREVISTA DO DR. VALDIR EM 27/04/2011, e, ESTA CARTA ABERTA PUBLICADA PELO MESMO DR. VALDIR EM 15/10/2011, E TIREM SUAS PROPRIAS CONCLUSÕES.
QUEM ESTA A SERVIÇO DE QUEM ????
COITADO DO POVO ARAÇOIABANO.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

CARTA ABERTA AO POVO ARAÇOIABANO
Inicialmente cumpre registrar que este pronunciamento se faz necessário, tendo em vista que algumas pessoas pensam que ainda faço parte do grupo político dos Vereadores Valquíria Di Tata e Waldomiro. No entanto, não faço.
É importante esclarecer que durante anos trabalhei com os Vereadores do PV, em um projeto que consistia em apresentar ao povo de Araçoiaba, para candidato (a) à Prefeito (a) uma pessoa que canalizassem os anseios de parte da população que clama por renovação na política.
Em nosso sentir, a Vereadora Valquíria Di Tatá representava essa renovação. Daí o nosso empenho para que os Vereadores assumissem a Direção do Partido Verde de Araçoiaba, e, por conseguinte, viabilizassem a candidatura da Vereadora à prefeita.
Paralelamente aos esforços para se conseguir a direção do PV, por sugestão do Vereador Waldomiro, dedicamos a organizar um Partido livre das tradicionais forças política da cidade. Em caso de insucesso do projeto de conquista do PV, os vereadores migrariam para esse Partido e buscariam alianças para viabilizar a candidatura da Vereadora Valquíria à prefeita; ou, não sendo possível a candidatura própria, somente entre maio e junho de 2012 decidiríamos qual candidato apoiar.
A escolha recaiu sobre o PC do B, haja vista que o Prefeito da cidade natal do Vereador Waldomiro pertence a esse partido.
Contudo Caros Leitores, no confronto; de um lado, os Vereadores Waldomiro e Valquíria; e de outro, o Sr. Dirlei Salas, a Direção Estadual do Partido Verde optou pelo projeto político do Ex Prefeito.
Esperava-se que os Vereadores seguissem o projeto original e migrassem para o PC do B. Somente após criteriosa análise decidiríamos se levaríamos avante a candidatura da Vereadora Valquíria à prefeita; ou, se apoiaríamos outro candidato.
Mas não foi isso que ocorreu...
Surpreendentemente os Vereadores, por razões que desconheço, optaram por se filiarem ao PTB e apoiar incondicionalmente o Candidato que vir a ser indicado pelo atual Prefeito.
Nada contra!!! Mas vejam:
Em que pese o brilhante trabalho realizado pelo Sr. João, quem reputo ser o melhor Prefeito que Araçoiaba teve nos últimos anos, todavia ele não poderá ser candidato, a Constituição veda o 3º mandato consecutivo. Vale lembrar, até a presente data não se sabe quem realmente é ou será o candidato do Sr. João. Há várias hipóteses... Nenhuma certeza!!! Diante dessa dúvida, com o devido respeito aos vereadores, os quais antes qualquer coisa, são meus amigos, preferi com eles romper os laços políticos e seguir o projeto original: Somente decidir quem apoiar para Prefeito, quando todos os candidatos forem conhecidos e seus projetos puderem ser analisados e comparados. Aí sim, quem apresentar o Projeto Administrativo que melhor atender as necessidades do povo, e apresentar equipe séria, honesta e capacitada para a execução do Projeto, certamente terá o meu apoio, que na verdade se resume a apenas um voto. Era o que cumpria informar.

Araçoiaba da Serra, 15 de outubro de 2010.


Valdir Paixão
RG 4.554.461-3

Anônimo disse...

Nossa! Cada dia que passa me estarreço com as atitudes dos humanos.
O que está acontecendo com o ser humano?
Onde estão os valores de convivência, de respeito, de amor?
Temos tantas religiões no nosso país, são tantas portas do bem, o que será que está faltando para esses outros humanos entrarem e ouvirem esses valores?
Não dá para calar, pelo menos desabafar neste blog.

Mara Melo disse...

Fique a vontade esse espaço é seu é de tod@s!!!!
Mara melo

Anônimo disse...

Ao Povo Araçoiabano
O que dizer das nossas candidatas á prefeita?
1º Valquíria Ditata, há oito anos no poder como vereadora, onde contribuiu e ajudou aos mais necessitamos de forma humilde e coerente, muitos dizem que ela continuará com a mesma adm do nosso atual Sr, João! será? será que ela não fará muito melhor? pois se conseguiu estar há oito anos sem sua ficha estar "suja" é porque é de confiança meu povo, pensem nisso!
Nossa Mara Mello, também filha da nossa terra, sempre lutando por todos, talvez e muitas x de uma forma mais sútil e retraída por não está no poder, mas sempre lá, dentro de Araçoiaba tentando olhar os que mais necessitam e ajudando de sua melhor forma, e que a cada eleição vem conquistando um pouco mais o seu lugar até um dia ocnseguir chegar no seu ideal como nosso saudoso Lula!
Araçoiaba nesta eleição até que enfim está com duas candidatas excelentes, duas filhas de nossa terra, duas lutadoras, batalhadoras, perceverantes, humildes e persistentes, pessoas de bem, de família humilde e boa, pessoas que realmente merecem que nós cidadãoes as avalie com cuidado e que vença a melhor, Povo Araçoiabano devemos agradecer que até que enfim nossa cidade terá eleições com candidatas limpas, pelo menos essas duas que citei! e melhor ainda pessoas novas com coragem e capacidade para nos socorrer!
Boa sorte mulheres! que Deus as abençõe e que d~e a vitória á aquela que poderá nos ajudar nessa caminhada de melhoria da nossa cidade.

Postar um comentário

Palavrões e comentários em desacordo com o tema da postagem serão despublicados pelo moderador do blog.