Atividades

Atividades Ligadas ao Eixo Temático I
1. Palestras abertas ao público interessado:

1.1. Retortas alquímicas na ciência do Seiscentos
Palestrante: Profa. Dra. Ana Maria Alfonso-Goldfarb
No ambiente fervilhante que deu origem à ciência moderna, a transformação da sociedade através de novas formas de ensino era um dos temas favoritos. Sem dúvida, esse ensino renovado contava em suas fileiras com a nova cosmologia e a ciência mecânica, mas também com a chamada filosofia experimental que, por sua vez, incluiu conhecimentos e fazeres alquímicos. Pretendemos trazer nesta palestra alguns exemplos dessa composição renovada dos saberes em que, apesar de parecer estranho aos olhos modernos, a alquimia teve um papel de máxima importância.

1.2. Química e sociedade
Palestrante: Prof. Dr. Alfredo Maiorano
A Química esta presente com forte intensidade em nosso cotidiano. Assim, esta palestra abordará aspectos importantes da química no desenvolvimento da sociedade. Apresentar a Química como ciência, com seus conceitos e métodos, de maneira a relacioná-la ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da sociedade. Os conceitos de Sustentabilidade e da Química Verde ressaltarão a ação da Química como ciência central no desenvolvimento da tecnologia e seu importante papel na vida do homem, tanto para transformar o meio de maneira crítica e responsável, como para ampliar seus horizontes.

1.3. As origens da química
Palestrante: Profa. Dra. Maria Helena Roxo Beltran
Entre as idéias mais difundidas sobre as origens da química encontra-se a consideração de que essa ciência tenha suas raízes nas antigas práticas dos alquimistas alexandrinos. Por outro lado, também é bastante generalizada a idéia de que a química só se formularia a partir de Lavoisier, com suas práticas racionais e quantitativas em laboratório. Porém, de modo geral, concepções sobre as origens da química têm como foco a manipulação e a reflexão sobre a matéria.
Assim, nesta exposição apresentaremos e discutiremos algumas concepções sobre práticas e reflexões teóricas, bem como idéias sobre a relação entre elas, no campo das ciências da matéria. Focalizaremos especialmente o processo de destilação, suas possíveis origens e diferentes concepções elaboradas para sua explicação.

1.4. Imagens alquímicas
Palestrante: Prof. Ms. Reno Stagni
Esta palestra terá como objetivo analisar e discutir textos e imagens alquímicos/químicos, desenvolvidos ao longo do século XVI e XVII como instrumentos de registro e divulgação do conhecimento sobre a natureza, com ênfase na teoria da matéria (teoria mercúrio/enxofre).

1.5. Plantas medicinais brasileiras e as farmacopéias
Palestrante: Profa. Dra. Márcia H. M. Ferraz
O estudo de textos publicados no Brasil mostra que um pequeno número de plantas nativas integra as farmacopéias ou as matérias médicas, mesmo em períodos em que grande número dos medicamentos tinha origem vegetal. Esta palestra apresenta um mapeamento das plantas brasileiras em textos publicados entre os séculos XVIII e XX, associando, sempre que possível, ao contexto social e médico do período.

1.6. Marie Curie e a química no início do século XX
Palestrante: Profa. Ms. Sonia Tonetto
A imagem da Química entre o final do século XIX e início do século XX será foco de análise e discussão desta palestra através da apresentação de pesquisas em jornais, revistas, atas e obras de cientistas desse período, principalmente pesquisas sobre a Radioatividade. O momento histórico e social, as primeiras pesquisas, as principais hipóteses, os experimentos realizados e os locais de trabalho farão parte da apresentação.

1.7. As mulheres e a química
Palestrante: Profa. Dra. Lais dos Santos Pinto Trindade
O ano de 2011 foi escolhido como o Ano Internacional da Química. Comemora o centésimo aniversario do recebimento do Premio Nobel em Química por Marie Curie, o que mostra uma estreita relação entre a Química e as mulheres. No entanto isso não é um fenômeno recente e provavelmente remonta à tradição alquímica. Assim, esta palestra será dedicada a apresentar o trabalho desenvolvido por algumas mulheres no decorrer do tempo e focará tanto nos seus estudos em Química como na publicação de obras que visavam o ensino dessa ciência para as mulheres.


2. Atividades envolvendo professores, estudantes e público em geral
2.1. Imagens da Química
Esse subprojeto faz parte de um projeto maior da PUC-SP- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (em anexo) comemorando o ano internacional da Química em 2011.
                 Objetivos:

·        Propiciar aos alunos reflexões sobre problemas que envolvam tecnologia, sociedade e a química.
·        Propiciar aos alunos uma atuação junto à comunidade (alunos, pais, familiares e outras pessoas) numa pesquisa de campo sobre a imagem da química.
·        Refletir com os alunos sobre os resultados obtidos na pesquisa.
·        Traçar estratégias de ação com o intuito de mudar a imagem estigmatizada e estereotipada da química na opinião pública.
·        Aguçar o olhar dos alunos e das pessoas em geral sobre problemas que envolvam preservação, saúde, ambiente e natureza.

Metodologia
Formação de um grupo de até dez alunos para desenvolverem as atividades de pesquisa com encontros periódicos para realização e acompanhamento dos trabalhos.
Etapas dos trabalhos:

      1.      Aplicação das frases solicitando um posicionamento dos alunos do grupo de pesquisa sobre a veracidade ou não de cada uma das frases.
2.      Discussão e aprofundamento com o grupo de pesquisa sobre os problemas envolvidos, os conceitos, as razões dos equívocos e as formas de aprofundar as reflexões sobre tais problemas abordados.
3.      Preparação da pesquisa com os alunos da escola.
a)      Levantamento e preparação de novas frases.
      b)      Organização da pesquisa com todos os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da escola.
      c)      Levantamento e tabulação da pesquisa.
      d)      Reflexão em grupo sobre os resultados.
      e)      Organização de uma discussão e reflexão com todos os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da escola.
      f)        Exibição dos resultados da pesquisa e realização de uma discussão e reflexão com todos os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da escola.
4.      Preparação para a pesquisa de campo.
a)      Levantamento e preparação de novas frases.
b)      Organização da pesquisa com pessoas da comunidade (pais, familiares, vizinhos, e outros).
c)      Levantamento e tabulação da pesquisa.
d)      Reflexão no grupo sobre os resultados.
e)      Traçar planos de ação para melhorar a imagem da química.
            5.      Estudo no grupo de pesquisa sobre a imagem da química na passagem do século XIX para o vinte comparando-a com os resultados da pesquisa. Nesta etapa haverá a participação da Profa. Ms Sonia Tonetto
6.      Preparação para apresentação da pesquisa “Imagens da Química” na Semana de Ciência e Tecnologia da Escola Nossa Senhora das Graças do ano de 2010.
7.      Apresentação da pesquisa em escolas da rede pública, em congressos de escolas e na Semana de Ciência e Tecnologia da FCET da PUCSP

Ao longo do ano, também serão promovidos encontros com professores interessados em desenvolver essa atividade junto a seus alunos. Será oferecida uma oficina introduzindo e discutindo a atividade e duas oficinas para apresentação e discussão do andamento dos projetos elaborados pelos professores e troca de experiências.

Responsável: Prof. Ms. Nelson Orlando Beltran
Esta atividade será desenvolvida durante todo o ano com alunos do ensino médio da Escola Nossa Senhora das Graças

Atividades Ligadas ao Eixo Temático II
1. Temas de oficinas para estudantes, envolvendo experimentos simples e materiais de baixo custo:

Responsáveis: Profa. Dra. Maria Helena Roxo Beltran, Profa. Dra. Lais dos Santos Pinto Trindade, Profa. Ms. Sonia Tonetto.

1.1. Química: cores e formas
Nesta oficina, ligada ao eixo temático II deste projeto, será abordado o processo de recristalização de diferentes sais, tais como cloreto de sódio, sulfato de cobre e alúmen, trabalhando–se com os estudantes a observação das diferentes cores e formas dos cristais e construção de idéias que expliquem tais observações. Será também analisado um texto referente a análise de águas minerais no medievo, a qual envolvia o reconhecimento da forma de cristais formados na evaporação da amostra de água.

1.2. A arte da destilação
Nesta oficina será abordado o processo de destilação, suas prováveis origens e história. A partir da realização do experimento utilizando material convencional de laboratório e também material alternativo de baixo custo, trabalharemos com os estudantes idéias explicativas atuais e anteriores sobre a arte da destilação.

1.3. Idéias químicas em debate
 Nesta oficina será abordado o processo de combustão de materiais, utilizando materiais não convencionais e de baixo custo e também materiais usuais de laboratório. A partir das observações realizadas, serão apresentadas idéias explicativas desse fenômeno, em especial a teoria do flogisto e as idéias de Lavoisier.

4.2. Química das tintas na história da arte: o tempero das cores
Responsável: Profa. Ms. Regiane Caire Silva
Esta oficina visa apresentar a química dentro das artes na composição básica das tintas de pintura utilizadas em representação de imagens desde a Antiguidade até os dias de hoje, bem como os diferentes suportes, os pigmentos orgânicos e minerais, os aglutinantes e a respectiva técnica de pintura.

4.3. Alquimia, sonho e imaginação (oficina)
Responsável: Diogo de Lima e Calazans (Psicólogo e Mestrando em História da Ciência)
Dentre os principais conceitos criados por Carl Gustav Jung (1875-1961), ao longo de seus anos de pesquisa, estão as noções de complexos, sombra, inconsciente coletivo, sincronicidade, individuação e símbolos. O símbolo, em sua teoria, representa algo que vai além do seu significado imediato e manifesto, sendo de fundamental importância no entendimento dos processos psicológicos por representar a linguagem fundamental pela qual o inconsciente se manifesta na consciência. Foi a busca pelo significado de alguns sonhos, e posteriormente, o contato com o texto chinês “Segredo da flor de ouro”, que levou Jung a ocupar mais de quinze anos de sua vida ao estudo da simbologia alquímica. As metáforas alquímicas podem ser observadas no trabalho de Jung de diversas maneiras, começando pelo aspecto central da psicologia analítica e da alquimia que é a integração dos opostos. Embora os estudos Junguianos e as pesquisas em história das ciências da matéria sejam campos diversos, as interpretações de símbolos alquímicos constituem preocupação comum, como será tratado nesta oficina.

Atividades Ligadas ao Eixo Temático III
Oficinas para professores:

Responsáveis: Profa. Dra. Maria Helena Roxo Beltran e Profa. Dra. Lais dos Santos Pinto Trindade.

2.1. História da química e ensino: construindo interfaces
Nesta oficina serão apresentadas possibilidades da construção de interfaces entre história da química e ensino a partir de reflexões sobre as tendências historiográficas em história da ciência e as tendências pedagógicas que se manifestaram no Brasil. Em seguida os participantes analisarão textos, identificando a forma de interface entre história da química e ensino proposta pelo(s) autor(es)

2.2. História da química em sala de aula: a Tabela Periódica
Nesta oficina será apresentada proposta de atividades que pode ser desenvolvida em sala de aula, focalizando a construção da Tabela Periódica e as diversas concepções de elemento elaboradas em diferentes épocas.

2.3. Ensinando química em outros tempos
O objetivo desta oficina será o de abordar alguns aspectos do ensino da Química no passado. Assim, analisaremos como se deu a implantação dos cursos de Química na França no século XVII e alguns dos livros que eram utilizados nesses cursos. No século XVIII o foco será o Tratado Elementar de Química, que também tinha como objetivo o ensino da Química. No século XIX, a ênfase será o livro de Jane Marcet, cujo objetivo era o ensino da Química para mulheres.