Materiais Diadácticos
Logo UEM Site do A. P. Kourbatov
Professor Doutor Eng.o
Departamento da Engenharia Mecânica
Universidade Eduardo Mondlane
Foto Kourbatov

Menu

- Página Principal

- Biografia

- Planos Analíticos

- Materiais Didácticos

- Testes e Exames

- Artigos

- Trabalhos de Licenciatura

- FAQ-Perguntas

- Novidades


Materiais Didácticos
do Professor Doutor A. P. Kourbatov

Durante trabalho na Universidade Eduardo Mondlane por Professor Doutor Alexandre Kourbatov forem editados, reeditados e divulgados entre os estudantes e professores que acompanharam aulas seguintes guias, manuais e outros materiais didácticos:

1. Alexandre P. Kourbatov. Guia de Oficinas Gerais. Quinta edição. Maputo, 2005. – 74 p.

Este guia destina-se fundamentalmente aos estudantes de Engenharia do 1o ou 2o semestre de estudo que frequentam a disciplina de “Oficinas Gerais”. Ele contém os objectivos da cadeira, os ensinamentos básicos sobre a qualidade dos produtos, métodos principias de tratamento de várias peças dos órgãos de máquinas (fundição, estampagem, soldadura, torneamento, furamento, fresagem, aplainamento, serralharia, métodos electro-físicos e electro-químicos e rectificação) e ainda se debruça sobre as máquinas-ferramentas e ferramentas necessárias para realizar os tratamentos prescritos não descorando a técnica de segurança e os planos do trabalho.

O guia está baseado no equipamento e na experiência que tem o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Eduardo Mondlane. Na quarta edição do guia foi feita a correcção de algumas noções de qualidade segundo ISO, imperfeições e reforçada a parte ligada com a precisão dos artigos segundo ao Plano Curricular novo. Quinta edição praticamente é idêntica a quarta.

2. Alexandre P. Kourbatov. Escolha da Máquina, Ferramenta e do Regime de Corte. Metodologia e Dados Tabelados. Segunda edição. Maputo, 2005. – 58 p.

Equipamento de Maquinas-ferramentas Principais

O objectivo desta colectânea de tabelas é cobrir a lacuna de dados tabelados que permitem escolher as ferramentas cortantes, seus parâmetros, máquinas-ferramentas e regime de corte que garantem maior eficácia, produtividade e qualidade pretendida. Alem disso a colectânea contem a metodologia da escolha da ferramenta, dos seus parâmetros, da máquina-ferramenta, do regime de corte e formulas correspondentes.

Este guia baseai-se na experiência do autor, nas normas GOST do eis União Soviética e metodologias correspondentes, nomeadamente da Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscovo, Rússia, pois esta informação é mais completa e acessível. O guia contem a informação sobre os métodos principais de usinagem: torneamento, furamento, fresagem e outros. A fonte principal das normas e tabelas é “Compêndio do Tecnólogo de Construção de Máquinas” sob redacção de A.G. Kosilova e R.K. Mesheriakov de diversas edições.

A informação geral sobre a construção das ferramentas, máquinas-ferramentas, geometria da parte cortante das ferramentas para torneamento, furamento e fresagem é acessível em “Manual de Torneiro”, “Manual do Serralheiro” e “Manual de Fresador”, editadas em português e disponíveis em Moçambique, mas faltavam dados tabelados que permitiriam determinar os parâmetros geométricos das ferramentas cortantes e o regime de corte para diversos casos de tratamento.

O guia destina-se principalmente aos estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Eduardo Mondlane que frequentam as disciplinas “Processos de Fabricação II”, “Complementos da Tecnologia Mecânica” “Projecto de Curso”, etc. O guia também pode ser útil para os estudantes do Instituto Industrial e para os engenheiros das empresas que realizam a preparação tecnológica de produção das peças electromecânicas.

3. Alexandre P. Kourbatov. Materiais Didácticos da Disciplina “Materiais I”. Maputo, 2006. – 49 p.

Este trabalho destina-se aos estudantes do terceiro semestre do Departamento de Engenharia Mecânica e apresenta os transparentes com dados estruturados e ilustrados da matéria da disciplina de “Materiais I”:

  • noções gerais de materiais, elementos químicos, compostos, misturas, sua estrutura atómica;
  • classificação dos materiais de construção mecânica metálicos e não metálicos;
  • propriedades físicas, químicas, mecânicas, tecnológicas, económicas e seus limites;
  • esquemas de ensaio das propriedades mecânicas com fórmulas de determinação das propriedades mecânicas através dos dados de ensaio e de relação entre as propriedades mecânicas diversas;
  • estrutura cristalina, micro e macroestrutura dos materiais metálicos;
  • tipos dos compostos, soluções sólidas, misturas, seus diagramas de estado;
  • diagrama de estado Fe-Fe3C, diagramas para determinação das propriedades mecânicas no estado de fornecimento, exemplos de microestruturas dos aços e feros fundidos;
  • esquemas de designação e determinação da composição química aproximada dos aços sem liga e com liga, e ferros fundidos, segundo GOST e ISO;
  • lista de cerca de 200 exemplos dos aços e ferros fundidos, tabelas com indicação da sua designação, campo e exemplos de uso;
  • tarefas de 4 trabalhos laboratoriais (ensaio de ruptura; ensaio de choque; ensaio de dureza e estudo da microestrutura);
  • perguntas para testes e exames da disciplina.

4. Alexandre P. Kourbatov. Materiais Didácticos da Disciplina “Materiais II”. Maputo, 2007. – 23 p.

Este trabalho destina-se aos estudantes do quarto semestre do Departamento de Engenharia Mecânica e apresenta os transparentes com dados estruturados e ilustrados da matéria da disciplina de “Materiais I”:

  • noções gerais e métodos de alteração das propriedades dos materiais;
  • teoria geral de tratamento térmico, suas etapas, regimes; meios de aquecimento e arrefecimento e suas características;
  • transformações nos aços que ocorrem durante aquecimento e arrefecimento, diagramas correspondentes;
  • diagramas de variação das propriedades, das tenções internas, defeitos no tratamento térmico e métodos da sua diminuição;
  • esquemas e regimes de diversos tratamentos térmicos dos aços (recozimento, normalização, têmpera, revenimento, tratamento com temperaturas negativas); diagramas e fórmulas para determinação dos regimes e das propriedades mecânicas dos aços depois de diferentes tratamentos térmicos;
  • diagramas do estado das ligas de Al, Cu, Mg, Ti e Be; lista com cerca de 200 materiais metálicos não ferrosos;
  • perguntas para testes e exames da disciplina “Materiais II”.

5. Alexandre P. Kourbatov. Desenho Assistido por Computador. AutoCAD. Segunda edição. Maputo, 2007. - 57 p.

Preparação do programa AutoCAD 2009. Maputo, 2009. - 16 p.

Estes manuas contem a metodologia de execução dos desenhos técnicos em AutoCAD em conformidade com normas ISO. No início descrevem-se os comandos de configuração do programa AutoCAD e de preparação do ficheiro protótipo com instalações iniciais das variáveis do desenho técnico. A parte principal do manual está dedicada à descrição dos comandos principais de desenho das linhas, superfícies, dos objectos sólidos, de modificação dos objectos desenhados, de tratamento dos textos, camadas, blocos, de dimensionamento, de modelação e visualização 3D. Apresentam-se métodos mais efectivos do seu arranque, seu destino, opções, fluxogramas do seu funcionamento, exemplos de uso no desenho técnico. Descrevem-se, também, algumas variáveis, especialmente de dimensionamento, que garantem a cotagem dos desenhos técnicos segundo as normas ISO. No fim apresentam-se os símbolos e as abreviaturas usados no manual, os comandos principais do AutoCAD com suas abreviaturas e variáveis de dimensionamento com seus valores recomendados.

O manual destina-se aos estudantes de engenharia mecânica, mas também pode ser útil para os estudantes dos institutos industriais e para todos quem quer saber fazer desenhos técnicos em AutoCAD.

6. Alexandre P. Kourbatov. Produção Integrada por Computador. Maputo, 2007. – 55 p.

Este manual destina-se aos estudantes que assistam a disciplina “Produção Integrada por Computador” que se lecciona do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane no 9o semestre para ramo de Construção Mecânica e pode ser útil para os outros estudantes e engenheiros que querem abordar os assuntos ligados com informatização das etapas do ciclo de vida dum produto.

No manual descreve-se o ciclo de vida dum produto desde o aparecimento da ideia sobre sua construção, seus parâmetros segundo as necessidades da sociedade até a sua fabricação, venda, exploração e utilização dos seus restos. A seguir observam-se os produtos informáticos (CAD, CAM, CAPP, CAE, PDM, PLM, SCADA, MES, MRP, ERP, CIM, FMS, CALS) que acompanham todas as etapas do ciclo de vida do produto com objectivo de automatização, optimização, aumento da eficácia, diminuição dos custos de execução de todas as etapas. No fim dá-se a metodologia da escolha dos sistemas informáticos e da sua implementação.

7. Alexandre P. Kourbatov. Slides do Sistema T-flex. Top Systems. Maputo, 2007. – 36 p.

O sistema T-flex é o sistema paramétrico CAD, CAPP, CAM, CAE, PDM da firma russa Top Systems elaborado com base do núcleo geométrico Parasolid da firma UGS. Este sistema utiliza-se largamente na Rússia. Os slides foram elaborados com base dos slides diversos apresentados no site www.tflex.com compilados e traduzidos em português.

Os slides estão apresentados em quatro partes:
Parte 1;   Parte 2;   Parte 3;   Parte 4;  

8. Alexandre P. Kourbatov. Projecto Tecnológico. Exemplo do Projecto de Curso. Maputo, 2007. – 82 p.

A preparação tecnológica de fabricação dum produto tem grande importância para empresas para organizar sua produção efectiva. Da qualidade de preparação tecnológica dum produto depende a produtividade de fabricação, os custos e os lucros duma empresa. Por isso é muito importante realizar este trabalho com grande qualidade.

O objectivo deste manual é a demonstração dum exemplo de preparação construtiva e tecnológica de fabricação duma engrenagem dum redutor de moinho de seriais com elaboração da documentação construtiva e tecnológica necessária para organização da sua fabricação, projecção do equipamento especial necessário para sua fabricação. Neste trabalho estão elaboradas todas as fases de tratamento, estão projectados: um dispositivo de aperto da engrenagem num torno pelo furo e face, um calibre macho para controlar dimensão 23,5 h11 do escatel e uma bucha de guia da brocha para escatel.

O manual está constituído duma parte textual que inclui as decisões tomadas, sua argumentação, cálculos necessários e dos anexos com documentação construtiva em forma dos desenhos da peça acabada, peça bruta, do equipamento especial projectado e com documentação tecnológica em forma dos cartões de rota, de fases e dos esquemas de tratamento.

9. Alexandre P. Kourbatov. Processos de Fabricação I. Maputo, 2011.

10. Alexandre P. Kourbatov. Estágio profissional. Maputo, 2011.

11. Alexandre P. Kourbatov. Projeto de Máquinas e Aparelhos Químicos. Maputo, 2012.




Copyright © 2008-2012   A.P. Kourbatov



Minha proposta de Negócio na Internet!


Eu procuro os parceiros com quem vamos fazer o Negócio na Internet. Precisa o acesso a internet, 3-4 h/dia e um investimento financeiro.

Vou ensinar tudo o que seja necessário. O negócio na Internet tem grande perspectiva, permite ficar financeiramente independente dentro dum tempo.

Vejam o clipe e contactam comigo pelo Skype alexandre.kourbatov

Mais um clipe com primeiros parceiros moçambicanos
Сайт создан в системе uCoz