Lucien Lelong

segunda-feira, 21 de julho de 2008 |

Nasceu em 1889 em Paris, França. Três anos antes de Lucien nascer, seu pai fundou uma casa de tecidos. Lucien estudou três anos em Paris na Haute Estudes Commerciales.

Fez sua primeira coleção em 1914, que foi adiada por causa de sua convocação para o exército. Após a guerra abriu seu próprio negócio, famoso pelo acabamento e qualidade dos tecidos. Foi um dos primeiros diversificadores de lingerie e meias finas.

E 1941, Christian Dior trabalhava para Lucien Lelong.

De 1937 a 1947 foi o presidente de Chambre Syndicale de Haute Couture e persuadiu os ocupantes alemães a permitir que as casas francesas de alta costura continuassem em Paris, ao invés de serem transferidas para Berlim. Com seus esforços, 92 ateliês permaneceram abertos durante a guerra.

Em 1947, Lelong lançou vestidos esguios, bainhas de pregas de comandas e de odaliscas, costumes com cinturas de vespas, casaquinhos do tipo fraque e ombros quadrados.
Sua segunda mulher, a princesa Natalie Paley, filha do Grão Duque Paulo da Rússia, era famosa por sua beleza e vestia-se com modelos do marido.