terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O ensino de Produção Textual com Base em Atividades Sociais e Gêneros Textuais.

O gênero textual é um conbinação entre elementos lingüisticos de diferentes naturezas- fonológicos, morfológicos, lexicais, semânticos, sintáticos,oracionais, textuais, pragmáticos,discursivos e, talvez possamos dizer também ideologicos que se articulam na linguagem usada em contextos recorrentes da experiência humana.
Gêneros se constituem, como tal função da institucionalização de usos da linguagem, portanto emergem a partir da recorrencia de usos da linguagem,com diversos graus de ritualização, por pessoas que compartilham uma organização social.
As atividades eos papéis sociais são constituidos por um terceiro elemento,a linguagem(regras e recursos de siginificação)sendo que quando os três se articulam em gêneros práticas sociais mediados pela linguagem são compartilhados e reconhecidos como integrante de uma dada cultura.
Logo depois sofreram um inpacto ao final da década de 90, quando foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais, que se constituiu como o guia maior das diferntes atividades educacionai do brasil.A perspectiva da linguagem adotada nos Parâmetros Curriculares Nacionais é orientada para a vida social e se configura em um avanço, se comparada a visão estruturalista adotada na escola até bem recentemente,o objetivo deste é oferecer orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais,ao professor, ao coordenador ou dirigente escolar do ensino medio e aos responsáveis pelas rede de educaçaõ básica e pela formação profissional permanente de seus professores.
Ao adotar uma perspectiva social da linguagem, os PCNSpropõem que para além da memorização mecânica de regras gramaticais ou das características de determinado movimento literario, o aluno deve ter meios para ampliar e articular conhecimentos e competências que possam ser mobilizadas nas inúmeras situações de uso da língua com quese depara,na escola,entre amigos etc.Dentre essas diferentes perpectivas,é possivel definir três orientações para o uso do termo gênero nos PCNS:tipo de texto,estratégia retórica e evento comunicativo institucionalizado em grupo social.
Os PCNS alertam ainda que a escola deve incorporar em sua prática os gêneros ficcionais ou não-ficcionais,que circulam socialmente para encorajar o domínio progressivo das situações em que o gênero,enquanto unidades semânticas e funcionais da linguagem, são encontraveis.O foco da educação,portanto, recai sobre o ensino da interlocução.Ensinar linguagem passa a ser mais do que ensinar as estruturas da língua,pois se concentra em levar o aluno a desenvolver competências analiticas dos contextos de uso da linguagem de modo a se tornar capaz de analizar discursos.
Portanto a contribuição da noção de gêneros textuais para o ensino de linguagem é chamar atenção para a importância de se vivenciar na escola atividades sociais,das quais a linguagem é parte essencial,atividades essas as quais, muitas vezes, o aluno não terá acesso a não ser pela escola.O mundo letradodeve ser desmitificado,deve se tornar algo real,palpável.

Um comentário:

Tânia Maria Moreira disse...

Oi, Adriana!

Esqueceste de observar o número de palavras nos teus resumos, não?

[[]],
Tânia