terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Os estudos sobre linguagem.Uma História das Idéias.

Entre as hipóteses do senso comum sobre o que é a linguagem e as linguas podemos dizer que a predominância considera a linguagem como instrumento de comunicação, ou seja a língua e aquilo que é tomado como padrão de correção por uma elite escolarizada e culta.
A Gramática constitui-se na história como uma instrumentação da língua, que se apresenta-se como um modo de ensinar a ler e a escrever corretamente,ou seja a Gramática instala como central,no dominio dos estudos da linguagem, a qualidade da correção.
Os estudos sobre a linguagem tomaram a forma que tem hoje a partir de mudanças no dominio da lingüística, constituido no inicio do seculo XX.
E deste momento um dos três principais movimentos fundadores nos estudos linguisticos Fernand Saussure da Universidade de Genebra, coloca que na qual ele se chega a sua clássica distinção entre a lingua e fala.
A lingua é este objeto homogêneo que ele caracteriza como um sistema de formas caracterizando pelas relações uma com as outras.
Logo depois ele coloca uma outra distinção, a distinção ntre a Sincronia e Diacronia.
Resumindo Saussure define a lingua como objeto de estudo da linguistica, pois a lingua para o mesmo autor se constitui como um sistema homogêneo e palpavel que poderia ser estudada a diacronica e sincronicamente.
Um segundo movimento da lingüística do século XX é marcado pelo trabalho de Chomsky que se inscreve numa tradição americana da lingüística, buscando fundamentar uma nova posição biológica para a linguagem, o cognitivismo.Assim a linguagem passa a estar diretamente ligada a questão do pensamento e aparece como instrumento de expressão do pensamento,porque o trabalho de Chomsky e a Gramática Gerativa e Transformacional.Que segundo seu conceito as pessoas falam porque têm um orgão da linguagem.
Destacamos ainda um terceiro momento decisivo na história dos estudos da linguagem no século XX que é marcado por uma posição teórica que busca pensar a relação entre a exterioridade e o lingüistico como relação histórica e constitutiva do processo lingüístico,para encerrar nosso resumo por aqui é importante ter em mente que lingua e fala ou seja linguagens estão envolvidos em um orgão, discurso ou dada situação.

Nenhum comentário: