domingo, 4 de abril de 2010

Plati

Nome Popular: Plati
Nome Cientifico:
Xiphophorus Maculatus
Família:
Poecilídeos
Origem:
América Central, Honduras, Guatemala e Costa leste do México
Dimorfismo Sexual:
O macho é menor e mais colorido: pode ser identificado por seu gonopódio
Tamanho Adulto:
Macho: 4 cm e Fêmea: 6 cm
Sociabilidade:
Muito Pacíficos, ideais para aquários comunitários.
Alimentos:
Onívoro, come praticamente tudo.
Ph Ideal:
7 a 7,3 levemente alcalino
Temperatura Ideal:
Entre 18 e 26 C°
Região do Aquário:
Meio
Curiosidades: Platis são peixes muito simpáticos e coloridos, embelezam bastante o aquário, são resistentes e não possuem muitas exigências, ótimo para iniciantes. Existem varias cores, porem a mais comum são as alaranjadas. Reproduzem-se com muita facilidade em cativeiro. (Plati Aurora Mickey)

(Plati Showa Tricolor)

Pangassius


Nome Popular: Pangassius
Nome Cientifico:
Pangasius hypophthalmus
Família:
Pangasídeos
Origem:
China e Tailândia
Dimorfismo Sexual:
Desconhecido
Tamanho Adulto:
em média 100 Cm, mas pode chegar a 130 cm
Sociabilidade:
Possuem uma péssima visão, por isso acabam sendo nervosos, porem são pacíficos com os outros habitantes do aquário. Cuidado para não bater no vidro do aquário e nem para acender a luz de noite. Quando jovens andam em bandos e quando se tornam adultos, ficam mais solitários.
Alimentos:
Onívoro, come qualquer tipo de alimento vivo e ração em flocos.
Ph Ideal:
7 neutro
Temperatura Ideal:
Entre 22 e 26 C°
Região do Aquário:
Fundo
Curiosidades:
O Pangassius não possui escamas e sim uma espécie de couro, eles não são precisamente peixes de aquário por conta de seu tamanho, mas são bem populares por aquaristas experientes. Na Tailândia é usado como alimento. Pangassius são peixes muito assustados, por isso gostam de se esconder, recomendado para um aquário muito grande.
(Pangassius Albino)

sábado, 3 de abril de 2010

Kinguio (Japonês)


Nome Popular: Kinguio (Japonês)
Nome Cientifico:
Carassius auratus
Família:
Ciprinídeos
Origem:
China
Dimorfismo Sexual:
O macho é mais magro e pode exibir manchas na cabeça e dos lados durante a época de reprodução. Em adição, a seção anal é côncava no macho é convexa na fêmea.
Tamanho Adulto:
Chega até 36 cm
Sociabilidade:
Muito pacíficos e quietos com fácil adaptação
Alimentos:
São onívoros e comem muito. Aceita todo tipo de alimento vivo e ração.
Ph Ideal:
7 a 7,4 levemente alcalino.
Temperatura Ideal:
Entre 15 e 25 C°
Região do Aquário:
Meio
Curiosidades:
Existem varias cores, peixe muito resistente que come muito e suja muito o aquário. Existem várias espécies: Cálico, Cometa, Cabeça-de-Leão, Oranda, Telescópio, Olho de Bolha, Celestial, Pom-Pom, Ryukin, Pérola, Red Cap. Uma péssima idéia é colocar um desses peixes em um aquário plantado, pois ele comerá todas as plantas.
(Kinguio Cabeça-de-Leão)


(Oranda)


(Kinguio Telescópio)


(Kinguio Olho de Bolha)


(Kinguio Celestial)


(Kinguio Ryukin)


(Pérola)


(Oranda Red Cap)

Espada




Nome Popular: Espada
Nome Cientifico: Xiphophorus hellerii
Família: Poecilídeos
Origem:
América Central
Dimorfismo Sexual: Fácil diferenciação, o macho tem o gonopódio e a "espada" ou extensão da parte baixa de seu rabo igual a 1/3 a 1/4 do tamanho de seu corpo. A fêmea tem um corpo mais arredondado
Tamanho Adulto: Macho: 10 cm e Fêmea: 12 cm
Sociabilidade:
Machos são bem agressivos, já as fêmeas são bem pacificas, pode haver canibalismo com os filhotes, brigas entre machos são freqüentes para demarcar território.
Alimentos: Alimentos em flocos, artêmia e algas.
Ph Ideal: 7,3 levemente alcalino.
Temperatura Ideal: Entre 20 e 28 C°
Região do Aquário: Meio e Superficie
Curiosidades: Adoram aquários plantados, com bastante enfeites e espaço para nadar. Existem varias cores, as mais comuns são os vermelhos e os alaranjados.
(Espada Lira)

Betta


Nome Popular: Betta ou Peixe de Briga

Nome Cientifico: Betta splendens
Família: Anabantídeos
Origem:
Tailândia
Dimorfismo Sexual: Fácil diferenciação, o macho é maior, possui cores mais vibrantes e nadadeiras longas e vistosas, já as fêmeas possuem cores mais opacas e são menores.
Tamanho Adulto: Macho: 6 cm e Fêmea: 4 cm
Sociabilidade:
São territorialistas e muito agressivos com os da mesma espécie, jamais coloque dois bettas machos juntos no mesmo aquário, a não ser que o aquário seja bem grande e plantado, também não se deve colocar o macho junto da fêmea, a não ser na época de procriação.
Alimentos: Ração para bettas de boa procedência, artêmias, alternando com Enquitréias, Bloodworms ou outros vermes e/ou larvas.
Ph Ideal: 7 neutro.
Temperatura Ideal: Entre 26 e 30 C°
Região do Aquário: Superfície
Curiosidades: São um dos peixes mais populares que existe, pelo fato de “darem menos trabalho”, porem isso não é verdade. Os bettas possuem um órgão chamado labirinto, que os possibilita ir para a superfície para respirar, por isso que muita gente coloca esse peixe em qualquer recipiente com água, porem isso é uma agressão ao animal, bettas precisão dos mesmos cuidados que os outros peixes. Bettas fêmeas podem viver juntas em um mesmo aquário, porem os machos não, eles iram duelar até a morte. Ao contrario do que muita gente pensa, bettas machos se adaptam bem em aquários comunitários, pois eles só serão agressivos com os peixes da mesma espécie. Sua coloração é bem variada e manipulada, fazendo cruzamento de cores para dar cores novas. Assim como a coloração, suas nadadeira tambem tem formas variadas. As cores mais comuns são azul, azul com vermelho e vermelho com azul. Dificilmente serão de uma unica cor.


(Betta Macho)


(Betta Fêmea)

Acará Disco

Nome Popular: Acará Disco
Nome Cientifico: Symphysodon Aequifasciatus
Família: Ciclídeos
Origem:
Bacia Amazônica
Dimorfismo Sexual: Não há diferenciação de sexo, exceto na época da procriação. Uma identificação pode ser feita pela forma da papila genital, que nos machos são pontiagudos, e nas fêmeas são arredondadas.
Tamanho Adulto: 18 Cm
Sociabilidade:
São territorialistas apenas na época de procriação, vivem em cardume, são muito pacíficos.
Alimentos: Alimento vivo como larvas de mosquito, pulga d’água, insetos d’água, artêmia salina e Tubifex. Também aceita alimento industrializado de boa procedência.
Ph Ideal: Entre 6,5 e 7 de preferência neutro.
Temperatura Ideal: Entre 26 e 30 C°
Região do Aquário: Meio
Curiosidades: Acarás Disco precisam de bastante espaço para nadarem, mas também adora troncos e plantas. Existem várias combinações de cores, um peixe muito querido por aquaristas, porem que exige um pouco de experiência no hobby.



Acará Bandeira



Nome Popular: Acará Bandeira
Nome Cientifico: Pterophyllum scalare
Família: Ciclídeos
Origem:
Bacia Amazônica, Peru e Leste Equador
Dimorfismo Sexual: Não há diferenciação de sexo, exceto na época da procriação. Uma identificação pode ser feita pela forma da papila genital, que nos machos são pontiagudos, e nas fêmeas são arredondadas.
Tamanho Adulto: 15 Cm
Sociabilidade:
São territorialistas, e vivem em cardume, porem são bem pacíficos.
Alimentos: Ração flocada e todo o tipo de alimento vivo.
Ph Ideal: Entre 6 e 7,2, de preferência neutro.
Temperatura Ideal: Entre 24 e 28 C°
Região do Aquário: Meio
Curiosidades: Acarás Bandeira precisam de bastante espaço para nadarem, mas também adora troncos e plantas. As cores principais são o preto e branco, uns possuem só uma cor e a grande maioria são listrados ou pintados, mas também alguns possuem umas manchas alaranjadas.

Termostato e Termômetro

O termostato e o termômetro, servem para manter um equilíbrio na temperatura da água.

Termômetro

Existem várias marcas e vários tipos de termômetros no mercado. Eles servem para nos auxiliar no cuidado com o nosso aquário. Com eles podemos ver a temperatura da água, e saber se devemos aquecê-la ou resfriá-la (Dependendo da espécie de peixe). Muito pratico e fácil de instalar, o termômetro é uma peça de fundamental
importâ
ncia em todo o aquário.
Veja alguns tipos de termômetro:

(Termômetro Digital)
(Termômetro Fita) (Termômetro Analógico)

Termostato

O Termostato serve para aquecer a água. Você ajusta a temperatura do termostato, e quando a temperatura da água cair, ele ligará automaticamente, esquentando a água até a temperatura desejada, depois que atingi-la, ele desligará automaticamente, mantendo assim a temperatura da água em controle. O termostato evita a queda brusca de temperatura, evitando assim a devastação dos peixes do seu aquário. Existem termostatos de varias marcas e vários tamanhos, verifique com o vendedor qual é o termostato ideal para o tamanho do seu aquário.

Montando Um Aquário (Básico)

Um aquário é algo belo e relaxante, nada melhor do que chegar em casa cansado e observar seus peixes nadando de uma ponta a outra, observar seus hábitos e costumes. Isso relaxa qualquer pessoa, fazendo você esquecer-se dos problemas e ficar com a atenção no seu aquário.

Porem, antes de ter um aquário, é necessário saber onde tem um espaço na sua casa, que não bata luz do sol, seja distante de portas e que não bata muita corrente de ar (Ex: Janelas, basculantes e vãos).

Depois o aquarista, precisa conhecer bem sobre os peixes e plantas que ele vai querer colocar. saber se prefere um aquario de água doce ou salgada. É muito importante saber o tamanho do peixe, a temperatura ideal da água para ele, e o nível de ph que aquele peixe necessita para viver.

Existem várias espécies de peixes, alguns são muito agressivos e outros são bem pacíficos, porem isso é muito relativo, tem peixes que se adaptam bem com outros, mesmo sendo agressivos. Mesmo assim, é bom saber com quais peixes o peixe escolhido se adapta melhor, pois você não quer ver seus peixes sendo comidos. Alem disso tem peixes que não se deve manter em um aquário plantado (aquário onde possui plantas aquáticas), pois eles comem as plantas.

Após saber que peixes você deseja ter, é hora de comprar um aquário. Para saber quantos litros ³ de água suporta o seu aquário, faça uma equação simples: multiplique comprimento x altura x profundidade e divida por 1000 (mil). Compre um aquário que dê bastante espaço para o peixe nadar, por isso cuidado, pois se o seu peixe for muito grande, você terá que ter um aquário enorme.

Agora é hora de decidir se você quer ou não um aquário plantado, se você optar por um, tem que comprar substratos, cascalhos e plantas, caso não queira um aquário plantado, basta só colocar o cascalho de sua preferência. Depois é hora dos enfeites, existem vários tipos de enfeites no mercado, de vários preços, tamanhos e cores. Escolha os enfeites de sua preferência para embelezar ainda mais o seu aquário. Dependendo da região onde você mora, compre um termostato, ele ajuda a manter a temperatura da água em equilíbrio, não deixando a água ficar fria demais, e compre também um termômetro, isso é indispensável, pois o termômetro ajudará e muito na vida dos seus peixes.

Por fim, a filtragem. Existem vários filtros existentes no mercado, internos, externos, biológicos… Eu recomendo o filtro externo, ele é um pouco mais caro porem não exige tanta manutenção. Agora é só colocar a água, compre um anti-cloro e use na água, dependendo do anti-cloro, são em média uma ou duas gotas por litro de água. Deixe a água circular por algumas semanas para que crie uma biologia na água, ou coloque um peixe resistente tipo o Betta para criar uma colônia de bactérias mais rápido, recomendo botar um peixe bem resistente, no mínimo depois de uma semana e meia do aquário em funcionamento. Essa colônia de bactérias é fundamental para a vida dos seus peixes, pois sem elas, os peixes não conseguem viver.

Agora é só comprar os peixes e colocá-los na água, lembre-se: cuidado com a superpopulação de peixes, pois se você colocar muitos peixes no aquário, eles iram acabar ficando estressados e morreram.

Como Fazer Um Sifão

O Sifão é uma peça de extrema importância para o aquário, pois com ele, faremos a limpeza dos cascalhos, sugando qualquer tipo de sujeira. Ele funciona mais ou menos como um aspirador aquático. Muito prático e pequeno, o Sifão será usado constantemente dependendo do peixe de seu aquario.

Esse tutorial ensina a fazer um Sifão, feito por mim, totalmente artesanal e com baixíssimo custo.

Material Necessário:
~>Tesoura;
~>Uma Garrafa PET de 2 Litros
~>Mangueira (O tamanho da mangueira dependerá da altura do seu aquário, nesse tutorial usei 1 metro.);
~>Um Elástico;
~>Um pedaço de pano (Serve qualquer tipo, usei uma camisa velha.);


Como Fazer:

Corte a garrafa PET ao meio, e guarde as duas partes da garrafa.


Faça um buraco no meio da tampa um pouco menor do que o diâmetro da mangueira utilizada, para que a mangueira entre bem apertada e não sobre folga.


Recorte um pedaço do pano utilizado, para que não sobre muito pano e suje muito na hora de utilizar o seu sifão. No meu recortei um pedaço de 15×15cm. Coloque o pano na metade da garrafa PET que parece um funil, e prenda o pano com o elástico.


Feixe a tampa com a mangueira, e pronto, já pode usar o seu sifão.



Como Utilizar:

O Sifão funciona como uma espécie de aspirador aquático, que suga as sujeiras, cascalhos, e inclusive água obvio. Porem não é só colocar a mangueira dentro do aquário que ela puxa a água sozinha. Muitas pessoas sugam a água pela mangueira, porem eu acho esse método meio anti higiênico, pois com algum descuido você pode acabar bebendo a água do aquário. Por isso pensei em uma maneira diferente:

1º: Encha a mangueira de água, mas encha mesmo até a água sair pelo outro lado.
2º: Coloque o dedo nas duas extremidades da mangueira até chegar ao aquário, chegando lá, solte uma extremidade e coloque-a dentro do aquário, porem não solte a outra extremidade, só solte a que estiver dentro do aquário.
3ª: Providencie um Balde, ou qualquer outra coisa que possa cair a água do aquário, porem esse recipiente deverá estar limpo, pois a água será devolvida para o aquário. Posicione a extremidade da mangueira que você esta segurando para que a água que sairá dela caia diretamente no balde. Tire o dedo da extremidade segurada e rapidamente feche a tampa do seu sifão, onde contem a camisa. A camisa servirá como um filtro, fazendo com que toda a sujeira fique nela enquanto a água cai no balde totalmente limpa. Depois é só jogar a água de novo ao seu aquário e pronto. Mas atenção, não se esqueça de fazer trocas parciais de água em seu aquário, pois só a sinfonagem não adianta.