___«Acho que damos pouca atenção àquilo que efectivamente decide tudo na nossa vida, ao órgão que levamos dentro da cabeça: o cérebro. Tudo quanto estamos por aqui a dizer é um produto dos poderes ou das capacidades do cérebro: a linguagem, o vocabulário mais ou menos extenso, mais ou menos rico, mais ou menos expressivo, as crenças, os amores, os ódios, Deus e o diabo, tudo está dentro da nossa cabeça. Fora da nossa cabeça não há nada.»

José Saramago

_________________Projecto_________________

______________________________________________
___Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12º ano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um trabalho sobre o cérebro. Este trabalho consiste em fazermos uma pergunta à qual pretendemos encontrar uma resposta, e temos depois que fazer uma apresentação para todas as turmas do ensino secundário das nossas conclusões. Com este trabalho pretendemos dar mais a conhecer sobre o cérebro. Esperamos que este trabalho seja do vosso agrado.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Métodos de hipnotização

Os métodos dos hipnotizadores variam, mas todos dependem de alguns pré-requisitos básicos:


- a pessoa deve querer ser hipnotizada;
- a pessoa deve acreditar que pode ser hipnotizada;
- deve sentir-se confortável e relaxada.
Se estes critérios forem seguidos, o hipnotizador pode levar a pessoa à hipnose usando vários métodos. As técnicas mais comuns são:

Indução por fixação do olhar - é o método que normalmente vemos nos filmes, quando o hipnotizador balança um relógio de bolso na frente da pessoa.
A ideia básica é fazer a pessoa focar no objecto de forma bastante intensa até se desligar de qualquer outro estímulo. Conforme ela se foca, o hipnotizador conversa com ela num tom baixo, levando-a ao relaxamento. Este método foi muito usado no início do hipnotismo, mas não é muito usado hoje em dia porque não funciona com grande parte das pessoas;




Rápido - a idéia deste método é sobrecarregar a mente com comandos repentinos e firmes. Se os comandos forem forçados e o hipnotizador for convincente, a pessoa perde o controlo do seu consciente. Este método funciona bem em espetáculos de hipnose, porque quando a pessoa está perante espectadores fica nervosa e mais suscetível aos comandos do hipnotizador;





Relaxamento e mentalização progressivos - este é o método mais usado por psiquiatras.Conversando com a pessoa em voz baixa e suave, o hipnotizador leva ao total relaxamento e concentração, facilitando a hipnose completa. Normalmente, fitas ou CDs de treino em auto-hipnose, bem como de relaxamento e meditação, usam o método de relaxamento progressivo;




Perda de equilíbrio - este método cria uma perda de equilíbrio usando balanços vagarosos e harmónicos. Pais fazem seus bebés dormirem usando este método há centenas de anos.