quarta-feira, 8 de abril de 2009

Porquê inovar nas Empresas?

Desde a década de 90 que os grandes negócios mundiais estão a ser impulsionados pelas TIC. Isto acontece porque este segmento de empresas estão num mercado novo com desenvolvimentos tecnológicos muito grandes e rápidos.

O desenvolvimento tecnológico tornou o mercado dos computadores extremamente competitivo, fazendo baixar o preço e permitindo que globalizar os computadores pessoais. Este progresso permitiu o desenvolvimento de um mercado paralelo relacionado com os sistemas de informação. Assim se fez o “boom” tecnológico na década de 90 culminando com a "Bolha" em 2001.

Paralelamente foram feitos inúmeros progressos tecnológicos que permitiram desenvolver produtos há muito esperados mas que o mundo ainda não tinha tecnologia para eles.

Todo este cocktail tecnológico faz com que se tornem apetecíveis financeiramente este tipo de empresas, primeiro porque as mesmas estão situadas num mercado totalmente novo criando de forma sistémica inovações incrementais e tecnológicas, depois porque o volume de conhecimento produzido é enorme o que permite acreditar mo aparecimentos de novos produtos tecnologicamente radicais.

Olhando um pouco para trás facilmente encontramos algumas dezenas de milionários, criadores de produtos inovadores no mercado das TIC. Servindo-se destes como exemplo, rapidamente o mundo financeiro bolsista quis ancorar-se atrás do progresso empresarial destas empresas, claramente em busca de acertar na nova empresa que lançará o novo produto, que venderá globalmente e tornará os seus investidores milionários.

Retirando um pouco a poeira dos investimentos dos nossos olhos, poderemos de forma crítica dizer que tudo o que está ligado á tecnologia pode ter um crescimento muito rápido, no entanto, a sua sustentabilidade pode ser considerada um problema. Foi o que aconteceu no inicio do século XXI, é o que acontece em muitas empresas cujo crescimento não garante uma continuidade de sucesso no mercado.

Para crescer é preciso ter tecnologia e se uma empresa não consegue criar processos ou produtos inovadores então compra a outras empresas. Isto porque todos sabem que para crescer é necessária tecnologia.
Em todos os mercados a Inovação é vista como uma vantagem competitiva. Só assim as empresas conseguem oferecer propostas de valor acrescentado, que se distingam dos concorrentes e por consequência ganham aceitação no mercado.

Em todos os mercados a Inovação é vista como uma vantagem competitiva. Até mesmo do ponto de vista nacional porque o crescimento económico de um dado país é muito influenciado pela taxa de crescimento do seu nível tecnológico. Neste capitulo Portugal parece estar progressivamente a sair do grupo "catching up" para integrar o grupo da frente em alguns sectores tecnológicos.

No meu caso, trabalho numa empresa de desenvolvimento de Software. Estou por isso no mercado novo das TIC's.
Obviamente que reunimos esforços para melhorar ao nível da organização com vista de maximizar os recursos internos. Regularmente fazemos sessões de analise e lançamento de novas ideias e novos potenciais produtos na expectativa de encontrarmos um que possa vir a tornar-se um grande sucesso mundial.
Espero um dia que aconteça. Se não acontecer, paciência pelo menos tentamos.

Enquanto isso regularmente vamos aumentando as nossas competências tecnológicas, optimizando processos e código, desenvolvendo produtos que dão valor acrescentado aos serviços que vendemos.

Em resposta à pergunta inicial, porquê inovar nas empresas? Porque todos procuramos o mesmo, o sucesso.

Sem comentários: