terça-feira, 7 de abril de 2009

Folar da Páscoa [Bolo de Azeite e Ovos]

Ingredientes:
750 gr de açúcar
2,5 dl de azeite
2 colheres de sopa de canela
Farinha
90 gr de fermento de padeiro
10 gr de fermento em pó
18 ovos
2,5 dl de leite
1 cálice pequeno de vinho do Porto
Sal

Preparação:
Deitam-se os ovos e o açúcar num tacho. Levam-se ao lume apenas para aquecer os ovos, mexendo sempre. Desfaz-se o fermento em pó e o fermento de padeiro num pouco de água morna temperada com sal. Junta-se o leite, o azeite, o vinho do Porto, a canela e a mistura dos ovos com o açúcar. Deita-se o preparado num alguidar e junta-se a farinha, ao mesmo tempo que se amassa. Deixa-se a massa levedar durante 24 horas em local temperado, tendo o cuidado de tapar a massa com um pano branco e embrulhar o alguidar num cobertor. Passado o período de repouso da massa tendem-se os bolos batendo e formando bolas. Em cada uma, corta-se a parte superior em cruz, recorrendo a uma tesoura embebida em azeite. Levam-se a cozer, ao forno de lenha, cerca de 45 minutos.

Tradição obrigatória na Beira Interior.
No Domingo de Páscoa, os padrinhos de baptismo
ainda hoje oferecem aos afilhados este Folar de azeite de ovos.

Ingredientes:
1 kg de farinha
40 g de fermento de padeiro
1 colher de sopa de sal
10 a 12 ovos
2,5 dl de azeite
1 cálice de aguardente

Preparação: Dissolve-se o fermento num pouco de água tépida (1 chávena) Peneira-se a farinha com sal para um alguidar e faz-se uma cova no meio onde se deita o fermento. Mexendo em círculo, mistura-se o fermento com alguma farinha. Começam então a juntar-se os ovos, amassando. Ao décimo ovo, junta-se o azeite morno e a aguardente. Os restantes ovos só se adicionam se a massa os absorver. Considera-se que a massa está bem amassada quando se desprender do alguidar, não se agarrar às mãos e apresentar pequenas bolhas. Não deve ficar dura. Polvilha-se com um pouco de farinha, protege-se com um pano e põe-se a levedar em local temperado. Quando a massa tiver dobrado de volume, divide-se em porções. Estas quantidades dão geralmente dois bolos, que podem ser moldados em dois formatos: passam-se as mãos por azeite, moldam-se em bola e colocam-se em tabuleiros ligeiramente untados. Depois, sempre com as mãos untadas, com os dedos puxa-se a massa no cimo da bola de massa. Esta é uma maneira de tender. O outro modo consiste em achatar a bola de massa dando-lhe uma forma oval, dobrando-a ao meio, sem unir as beiras, deixando uma margem. Fica assim em forma de meia-lua.

Nota:
A massa deve ficar bem amarela, efeito conseguido pela grande quantidade de ovos usada. A imprecisão da quantidade deve-se ao facto de no passado apenas serem usados ovos caseiros, de calibragem irregular. Nós usamos ovos médios que têm entre 63 e 73 g. Há ainda a considerar o poder de absorção de líquidos pela farinha
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, na primeira receita não está indicada a quantidade de farinha. Será possível fornecer esta informação? Obrigado.

vap54 disse...

A receita de baixo não leva açúcar.

Anónimo disse...

A primeira receita não tem a quantidade de farinha