segunda-feira, 22 de junho de 2009

Hipoglicemia Reativa

Os carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso central. O cérebro utiliza a glicose quase exclusivamente como combustível e não possui qualquer suprimento armazenado desse nutriente( Mcardle, Katch e Katch, 1992).

A principal função dos carboidratos é fornecer combustível energético para o corpo. No âmbito do exercício físico é importante manter as reservas de carboidratos em níveis ideais para fornecimento de energia, nos músculos e fígado, essas reservas são chamadas de glicogênio muscular e hepático respectivamente.

A melhor forma de manter essas reservas para um bom treino é fazer refeições com alimentos ricos em carboidratos cerca de uma hora antes do treino.

Obs.: para maiores informações consulte um(a) Nutricionista.

Nos dias de hoje, o ritmo frenético da sociedade capitalista não nos dá oportunidade de nos alimentarmos bem (de forma saudável), embora há pessoas que realmente se preocupam e priorizam alimentos saudáveis.

Praticantes de atividade física, utilizam, em sua maioria, suplementos alimentares que podem ser hiperproteicos (ricos em proteínas) e outros ricos em carboidratos. Esse último merece um pouco mais de atenção para que sejam ingeridos de forma programada (com antecedência) em dias de treino mais forte para que não ocorram desconfortos, como: a hipoglicemia reativa.

O que é a hipoglicemia reativa?

É um tipo de hipoglicemia que ocorre geralmente após a refeição, desencadeada pela rápida absorção dos carboidratos levando o organismo a produzir uma quantidade de insulina maior que o necessário. Por isso, ocorre uma redução da glicemia com aparecimento dos sintomas aproximadamente uma hora e meia a 3 horas após a refeição. Pode estar relacionada a situações de esvaziamento rápido do estômago como ocorre em pacientes submetidos à cirurgia gástrica e a quadros de ansiedade e estresse (Instituto Mineiro de Endocrinologia).

A hipoglicemia reativa pode ocorrer durante treinamentos longos e/ou intensos. E, concomitantemente, havendo a ingestão de carboidratos líquidos (suplementos), alguns indivíduos poderão experimentar os efeitos da hipoglicemia reativa durante ou após o treinamento.

A alta quantidade de glicose que está sendo liberada para a corrente sanguínea, estimula receptores químicos e nervosos que ativam a liberação de insulina através do pâncreas para que a glicose entre nas células, fornecendo energia para o corpo. Só que, a liberação da glicose para o sangue ocorre rápida e constantemente (devido aos suplementos serem líquidos e de carboidratos complexos) mantendo a liberação de insulina prolongada (lembre-se: neste caso, durante treinos intensos e/ou longos) ocorrendo uma moderada redução dos níveis de glicose no sangue, gerando os sintomas da hipoglicemia reativa.

Veja quais são esses sintomas, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina Complementar:

Sintomas no Sistema Nervoso Central

- confusão mental
- sonolência / atordoamento
- sono irresistível que vem de repente e fora de hora
- diminuição da memória em crise
- diminuição da concentração em crise
- desmaio
- síndrome do pânico
- crise de labirintite

Se em algum momento de seu treino você não estiver se sentindo bem, com a sensação de ouvir a voz das pessoas distante, um retardo mental, deite-se e se poder, beba uma bebida com açúcar e aguarde até se sentir melhor. Avise ao seu treinador/professor/amigo quem estiver com você para lhe ajudar a deitar caso você perceba que vai desmaiar!

Resolvi falar desse assunto porque já aconteceu comigo e conheço pessoas que também sentiram os sintomas da hipoglicemia com o uso desses suplementos a base de carboidratos complexos, juntamente com o treino intenso. Nos próximos treinos não utilize mais esse tipo de produto próximo ao treino. Consulte um Profissional de Nutrição para orientá-lo (a).

Até a próxima!

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Alex, achei muito interessante o seu artigo, pois infelizmente já tive uma crise de labirintite após um longo período de caminhada sem reposição correta de açúcar em janeiro de 2009. Tive muita dificuldade para descobrir o que estava acontecendo, fiz exames caros e passei de médico em médico, até que um otorino me pediu um exame de curva glicemica e descobri que tenho hipoglicemia, venho fazendo a dieta da abolição ao açúcar e me sinto muito bem, voltei a caminhar, agora de forma correta e não tenho me sentido mal. Mas gosto de ler sobre o assunto, pois as vezes saio da dieta e os sintomas, como dor de cabeça e tontura voltam, é um acompanhamento constante.

Denise disse...

Adorei o artigo, porem, tb tenho H.R. e gostaria de saber qual é a dieta correta antes de fazer exercicio; pois uma das minhas piores crises foi durante uma caminhada, e de lá pra cá fiquei traumatizada com exercicios, e é que eu sempre os fazia e estou sentindo muita falta, ms o medo de ter uma nova crise me impede de voltar a fazê-los. Gostaria de saber o q devo comer antes de me exercitar. Obg.

Anônimo disse...

Olá,
Sou prof. de Educação Fisica e toda a minha vida sempre me dediquei ao desporto. No ultimo ano, e durante as minhas corridas habituais, já tive 7 ou 8 episódios que relaciono com a hipoglicémia.
Estes episódios sempre aconteceram em treinos mais longos e nunca em exercicios de carater anaeróbio.
Sensação de desmaio, fraqueza nas pernas, confusão mental, pânico, falta de equilíbrio são sintomas que caracterizam as minhas crises sempre no final do treino.
Consultei um cardiologista, medicina desportiva e todos os testes foram feitos... Ecocardiograma ok, electrocardiograma ok, prova de esforço com "crise" no final e monitorizada pelo cardiologista ok, teste de tolerancia à glicose (75gr) com resultados 84-85-89 evidenciaram algum problema que me foi classificado como Hipoglicémia reactiva. Estou numa fase de muita saudade de exercício físico e tenho medo das crises... Necessito indicações para um seguimento medico adequado para voltar à minha actividade "normal". Medicina interna? Nutricionista? Uma ajuda por favor!
Cumprimentos

Alex Pontes disse...

Olá Professor, você já experimentou utilizar repositores energéticos durante a corrida? Talvez possa resolver!
É interessante que tu procures um nutricionista esportivo para adequar uma dieta personalizada.
Se puderes, divulga o blog em teu Fecebook.(detalhe: não uso Face):/
Até a próxima!

NUTRI disse...

oi boa tarde!!! sou estudante de nutrição e tb tenho hip reativa, malho todos os dias!!! a dieta é fundamental para o equilibrio da glicemia! muitos acham que só comer antes de praticar exercícios já é suficiente para manter a glicemia no treino, mas isso é um engano, devemos nos alimentar de 3 em 3h com alimentos integrais, frutas de baixo índice glicemicos, não ingerir doces, frituras...etc, isso são dicas básicas mas um bom nutricionista irá prescrever uma boa dieta para se ter energia, disposição, controle glicemico!!! não desanimem!!! procurem um bom nutricionista!!! att

Unknown disse...

Não aguento mais estas crises de hipoglicemia na corrida, não consigo progredir... da uma frustração enorme!!! Mesmo fazendo a dieta certa, fazendo suplementação a tontura continua, não sei mais o que faço... já tentei de tudo!!! Exames do coração ok, vo2 37 bom para a minha idade, olha não é fácil hipoglicemia, atrapalha muito na corrida.
Gostei da matéria!!!Parabéns!!!

Alex Pontes disse...

Minha sugestão: deixa de correr! Busque outro esporte que lhe proporcione prazer e não frustrações.
Obrigado pelo seu comentário!