Como não fazer propaganda – Lição 1

 

Para fazer uma propaganda com o objetivo de denegrir a imagem de uma marca ou simplesmente fazer sua marca ser lembrada por ter feito uma propaganda horrível e que vai sempre ser destacada no Top 10 das piores, você precisa seguir algumas dicas:

 

Primeiramente você precisa ir contra o obejtivo, a unidade de campanha do seu maior fornecedor. Por exemplo: Se o seu fornecedor é a Microsoft que segue o mote “I’m a PC” e tenta com essa campanha se tornar uma marca tão cool, adorada pelos usuários assim como sua concorrente Mac, então faça o seguinte: Seja muito “Uncool” (sem graça) em sua propaganda, use coisas que torne o comercial fajuto, pobre e vergonhoso.

Segundamente (hahaha) utilize a música mais porca, sem noção,a mais cantada nas piores festas e pelos piores cantores e faça uma paródia mais porca ainda associando o nome de sua marca.

Depois disso faça um clipe no movie maker, botando algumas fotos de seus produtos e os repita várias vezes durante o comercial para passar uma falsa ideia de que sua empresa tem uma linha bem diversificada de produtos.

Agora é só sentar e ver o resultado:

Fonte: Brainstorm 9

Super Câmera

 

O novo programa da Discovery Channel “A SuperCâmera” promete trazer matérias muito interessantes.

Com o mote: “Enquanto você pisca, o mundo acontece” o programa vai abordar aqueles vídeos que são a sensação da internet, os vídeos em super slow motion.

Abaixo você vê as duas ferramentas que eles disponibilizaram pra colocar nos sites, é muito legal, divirta-se.

Clique aqui e saiba mais! Clique aqui e saiba mais!

Visão Apocalíptica

 

Olá meus jovens Padawans!

Semana passada vocês viram aqui algumas matérias falando sobre aquecimento global e o tal escurecimento global.

Mas agora venho aqui pra confundir ainda mais vossas cabeças.

Segundo alguns estudiosos o nosso querido planeta terra vai pro saco em Dezembro de 2012. Isso aí, nem vai da pra ver a Copa do Mundo aqui no Brasil.

No vídeo você vai entender muito mais sobre isso. São uma série de vídeos que valem a pena assistir. Não por ser uma teoria apocaliptica, mas por nos fazer refletir sobre várias questões.

Os fatos que envolvem a destruição da terra vão desde as teorias Maias do fim do Mundo e seu calendário que termina abruptamente em 2012, passando pelos estudos que revelam o alinhamento do sistema solar com o centro da via-láctea e outras alterações cósmicas inéditas, pelo menos pra nós humanos. Sem falar também dos problemas de sempre como destruição por nossa própria culpa, como guerras e desastres causados pela natureza.

Confiram o vídeo abaixo, mas no entanto não há motivos para pânico, pelo menos até 2012.

Final de Semana Improdutivo

 

Ai ai, final de semana, improdutividade caindo.

Mas nosso serviço de (in)utilidade para seu fim de semana continua.

Com vocês, Dicas, com Marcos Chiesa do Panico na TV

Ronaldooo…….. e Brilha mutchu nu Curintchaa

 

Final de semana é isso ai galera…  nada pra posta, trabalhos e trabalhos… e… Ronaldoooo

ah tah… já sei, você é São paulino… tudo bem, tenho um pra você

Visão Apocalíptica

 

Olá meus Pirilampos!

Há alguns posts atrás falei sobre Aquecimento Global, desastres ambientais e tudo que os seres humanos estão fazendo contra si mesmos e contra nosso planeta.

Todos nós estamos cientes e já cansamos de ver e ouvir sobre os problemas do aquecimento global. Sabemos os males que ele está causando ao nosso planeta.

Mas, o que vocês pensariam se dissesse que o problema é bem maior do que imaginamos?

E melhor, se eu falasse que precisamos do aquecimento global para que coisas piores não aconteça?

Assista esses 5 programas da BBC sobre o escurecimento global e entenda a intensidade do problema.

Ação Viral do Novo Seriado da Fox

 

O seriado “9mm São Paulo”, primeiro seriado original da Fox produzido no Brazil, está lançando uma campanha viral pra divulgação de sua estréia.

O viral é muito bem elaborado e você ainda conta com algumas possibilidades de personalização da mensagem, pra poder sacanear melhor seu amigo(a).

No site vocenacadeia.com.br você pode enviar uma intimação pra um amigo(a), escolhendo as características dele(a) como altura, cor do cabelo e olhos e detalhes como piercing. Depois disso você manda um vídeo pra vítima (amigo) onde o interrogado cita o amigo que você sacaneou.

É bem legal, eu já fiz e aprovo, é muito massa. Infelizmente não tenho TV a cabo, mas esse seriado promete. Sou fã de 24 horas (já estou vendo a 7ª temporada) e também estou adorando a nova série da Globo, Força Tarefa. Então essa é mais uma que vai deixar a galera frenética.

Nesse link ai embaixo, você pode conferir o vídeo da brincadeira que fiz comigo mesmo. É muito legal, vale umas risadas.

http://www.vocenacadeia.com.br/index.php?n=4775696c6865726d652053616e746f73&e=1177

9mm

fonte: Brainstorm 9

McDonald’s cria copo de café gigante

 

Quando eu digo que nós publicitários somos geniais ninguém acredita. Mas ta ai mais uma prova. As vezes coisas grandiosas desse tipo servem mais pra acompanhar o tamanho do nosso ego do que realmente trazer vantagens para o cliente, um grande erro. Mas também, o que seria de um publicitário sem uma peça faraônica pra que ele possa chamar de “Sua”.

A Leo Burnett de Chicago, criou um copo de café gigante para a nova campanha do McDonald’s que segue o slogan “Always Fresh” (sempre fresco – pra nós soa um pouco esquisito né).

Mas não é apenas um copo, também tem um liquido, ou algo que simula muito bem isso, que cai no copo ininterruptamente, dando a impressão de um café realmente fresquinho que está sendo colocado no copo, com direito a fumacinha e tudo.

Ninguém ainda experimentou pra ver se o que cai mesmo é café, ainda espero meu repórter de campo me passar essa informação. Enquanto isso, confiram e tirem suas conclusões (ou não).

Fonte: Y2

Dia da Terra

 

Olá terráqueos, ontem falei sobre minha paranóia apocaliptcia, que já não é mais paranóia. Hoje, quando vi minha caixa de email vi um newsletter do site Planeta Sustentável, sobre aquecimento global. Fiquei sabendo também que hoje, 22 de abril, é o dia da Terra, dia em que paramos pra refletir nosso papel aqui na terra e nossa contribuição com a destruição do planeta.

Sendo assim, convido vocês a darem uma lida nas matérias especiais do site Planeta sustentável clicando aqui. Confira os vídeos, reportagens, conheça mais um pouco sobre o problema e como cada um pode fazer a sua parte para diminuir a destruição da Terra.

Mas é claro que não podia deixar de dar enfoque em alguma campanha publicitáia com tudo isso. Hoje mostro a campanha do WWF Brasil, que traz o filme chamado Mundo, nos convidando a pensar um pouco mais sobre nosso papel na terra.

Acho muito interessante trazer um pouco de informação e plantar essa sementinha de dúvida sobre o nosso futuro, então provavelmente esse assunto ainda vai render… esperem os próximos posts e vocês ficarão ainda mais abismados com o rumo que nosso planeta esta tomando.

Apocalipse

 

A cada dia que passa notamos um cenário mais apocaliptico emergindo. Desastres naturais, mortes em massa, florestas destruídas, animas em extinção. Finalmente parece que todas as teorias apocalipticas começam a fazer sentido.

Pode ser exagero de minha parte, mas para aqueles que moram aqui em Santa Catarina como eu, e que há alguns anos presenciaram um furacão de proporções hollywoodianas passando sobre as cabeças, certamente não é exagero. Muitas vítimas de desastres naturais que até pouco tempo eram raros, hoje tem a certeza de que algo realmente está muito errado.

Tudo isso, é pra falar de uma campanha do Green Peace, que como sempre, tenta alertar para as destruições que o homem provoca na terra.

O vídeo que venho mostrar, mostra realmente um cenário apocaliptico, mortes, desastres, parecem até cenas de filme. Tudo isso aliado a trilha sonora fantástica nos fazem pensar.

O vídeo nos leva ao site que busca 3 milhões de pessoas pra se cadastrar e receber notícias sobre o Green Peace, tudo grátis. Você pode (e deve) ajudar por muito pouco. Um simples cadastro pra ajudar o lugar onde você vive. 3 milhões de pessoas apenas, num mundo de Bilhões, eu e você já somos 2, vamos fazer nossa parte.

AconteSCendo

 

Olá miguxos e miguxas ( que Emo, hahahah).Não pessoas, não fui sequestrado, nem morri, nem viajei, muito menos fui abduzido por alienígenas (eu acho)… só fiquei um pouco… stand by (pra não dizer outra coisa).

Mas voltando ao que interessa (ou não né), trago a vocês a mais nova sessão do blog. o AconteSCendo mostra o que está acontecendo na publicidade de Santa Cataraalhoo… a europa brasileira, que a cada dia cresce mais e mais em matéria de publicidade.

Espero ter material pra trazer a vocês, mas vou fazer o possível, afinal as kibagens pesquisas vão me ajudar um pouco.

Dito isto, trago a vocês uma matéria do Site Acontecendo Aqui, aqui de Santa Catarina e que traz as novidades da publicidade em Santa Catarina.

O site traz uma matéria com o Cafundó Estúdio Criativo, que é um dos pioneiros em mídia digital em Santa Catarina.

Aqui você acompanha a entrevista, pode ver o site do Cafundó, que é muito bom e abaixo confere alguns vídeos  de produções dessa galera.

 

Pausa para os comerciais

 

Olá galera, sem muito lero-lero, vou mostrar a vocês um vídeo de uma paródia de uns cearenses muito doidos de um programa, que fizeram uma paródia do CQC da band.

Muito divertido, mas o original é melhor.

Novo Viral da Nike

 

Olá amiguinhosss… tá rolando na net o novo viral da Nike com o garoto do Santos, Neymar.

Nesse novo viral ele cruza e vai pra área pra fazer o gol. Dizem que é fake, mas pelo menos esse é menos Fake do que o do Ronaldinho chutando na trave. Acredito que esse do Neymar possa ser verdade mesmo.

Seguindo sempre a mesma linha, de tempos em tempos a Nike lança um viral que mobiliza toda internet. É muito show o jeito como a Nike usa seus jogadores em comerciais diferentes e divertidos.

Abaixo você confere o vídeo de Neymar, e um vídeo que fiquei sabendo no Brainstorm9 de uma edição feita pelo site da Globo, onde, além de editar o vídeo, na máteria nem mencionam a Nike.Clicando no link da máteria você pode conferir o que foi escrito no site e logo abaixo você vê o vídeo.

 

Reconstrução de Blumenau

 

Fala Pessoas, esse blog aqui não é só palhaçada, brincadeira, inutilidades e afins. Também rola informação e agora um pouco de reflexão pra todos nós.

Quem não se lembra das enchentes que aconteceram ano passado em Santa Catarina? Muitos lembram, muitos tentam esquecer, apagar esses momentos tristes e sofridos de sua vida. Eu que moro em Santa Catarina estive perto de tudo isso, porém as energias positivas do Universo pouparam Laguna, minha cidade, de um estrago maior.

No entanto, cidades como Blumenau estão sendo completamente reconstruídas. Muitas pessoas, que já tinham pouco, perderam o pouco que tinham, mas todas sem excessão sofreram, vítimas do medo e da impotência diante da Força da Natureza.

Trago aqui hoje, uma propaganda criada pela agência Propague, aqui de Santa Catarina, para a prefeitura de Blumenau, com produção da Quadro a Quadro de Blumenau também, pós-produção da Midia Effects e locução de Paulo Goulart. Confira, é realmente muito boa a propaganda, com um texto ótimo, realmente emocionante.

Carro, Carro Mesmo!

 

Olá minhas cuti-cutis… no post anterior falei do programa Avesso, que tenho certeza que vocês entraram pra dar uma olhadinha.

Mas se não fizeram isto, a punição será branda. Vejam esse vídeo e considerem-se perdoados. Amém

Então, tava no site do Programa Avesso e vi o vídeo da produção de uma das poucas propagandas de carro que são engraçadas. A Última que me lembro foi aquela verdades sobre o Gol, por coincidência também da Volkswagem. O vídeo que falo é do comercial da Volkswagem “Carro, Carro mesmo!

Se não conhece ainda o comercial, pode ver os dois aqui e aqui.

A produção do Comercial da Volkswagem tem a criação da AlmapBBDO, e direção de Fernando Meirelles. É, realmente uma equipezinha muito fraca mesmo… talves um dia eles cheguem aos pés das produções da Mearim Motos… Querida Volkswagem, você tem muito que aprender em máteria de propaganda, mostra pra eles Mearim Motos

PS.: fique com medo desse Hulk. Medo, muito medo.

Produção da Campanha “Essa eu Banco” – Itaú

 

Olá meus Pirilampos! Há algum tempo atrás mostrei aqui a campanha da Itaú, produzida pela agência Gringo, que se chama “Essa eu Banco” e que você pode relembrar aqui.

Hoje, depois de achar que esse seria mais um post caído no limbo do esquecimento, recebi um comentario de Michelle Maia, que faz parte do Programa Avesso, que mostra os bastidores do mundo da comunicação e me enviou o vídeo da campanha do Itaú.

Agradecendo ao comentário e a dica da Michelle, trago a vocês o vídeo da produção dessa campanha que ficou Show de bola.

Hoje é Sabado Feira!

Olá garotinha faceira e menininho pimpão, anime-se jovem Padawan, hoje é sabado feira, dia de sol, praia, descanso, futebol, zorra total… exceto a última coisa, hoje é um dia pra se animar.

Vi no Blog do meus Parça, do Colher de Sopa, um vídeo bem engraçado e estou compartilhando com vocês crianças… então divertam-se.

Choupet Coulet

 

Fala Galeraa eraa eraaa… exercitando a arte do Choupet Coulet trago a vocês uma propaganda para a Specsavers, a maior rede de óticas inglesa e uma das maiores do PRANETAAA.

A Criação é da House (não, não é aquele seriado), a agência que é da própria ótica, a Specsavers Criative. A produção é da Another Film Company.

O filme mostra a concorrência fazendo de tudo pra tentar arruinar a nova promoção da marca.

Choupet Coulet do blog Ypsilon2

Criatividade e Bom humor

 

Daew seus Ixtopoorr* hoje trago a vocês um vídeo bem engraçado.

Bom, é um vídeo que eu fiz para um trabalho da Disciplina de Linguagem e Argumentação da querida professora Márcia lá da Unisul, onde faço Publicidade e Propganda.

Eu fiz esse vídeo no segundo semestre do ano passado, mas não coloquei no blog porque achei que seria muito chato da minha parte usar o blog pra postar coisas que eu mesmo faço… mas foda-se o blog é meu e eu faço o que eu quero… e sinceramente, acho esse vídeo muito Shooww… não porque foi eu que fiz, se bem que isso já é um bom motivo (meu ego falando mais alto), mas porque numa apresentação onde todas as equipes se concentraram em ler textos chatos pra carai e apresentar slides a nossa apresentação foi o Show do Kiss no meio do festival de bandas de garagem.

A apresentação foi um stand-up (ou uma tentativa), onde inserimos as idéias do livro sobre o qual falamos, o Livro Como Falar em Público, no caso da nossa equipe sobre Ficha mental, ensaio e coisa e tal. Então de uma forma diferente trouxemos os ensinamentos do livro pra uma apresentação engraçada.

O vídeo ta com o audio baixo, pois foi gravado numa máquina fotográfica, e também é apenas a parte final da apresentação, sendo que teve um inicio que também foi muito engraçado, mas não foi gravado.

Chega de Papo, vamos ao Show:

Obs.: a Galera atrás de mim são a minha equipe, que fizeram o trabalho comigo, grande abraço a todos que me ajudaram ;)

* Ixtopor = Gíria de Floripa  (tenho alma de manézinho) :D

Essa vai para os “Anais” da Publicidade

 

Hoje vi na internet uns anúncios, um tanto quanto “alternativos”, para um produto bem diferente: Pomada para Hemorróidas.

Eu não sei se devo chamar de genial ou de Bizarro, mas chama a atenção, e se chama a atenção e faz lembrar da marca quer dizer que o trabalho foi bem feito.

O que achei mais engraçado são as paisagens atrás. E um detalhe é a embalagem do produto né, não tem erro, já da pra saber o que é.

The Voca People

 

Fala Galeraaa… como sei que vocês adoram, trago mais um vídeo show de bola pra vocês.

Esse é incrível de bom, a galera faz os sons, das musicas, tudo apenas com a voz, sem instrumentos nem nada…

vale a pena conferir.

Mais risada no seu fim de semana

 

Vou dar um plus extra large hiper big mac grande ultra de risada pra vocês.

Então com vocês, mais Improváveis:

Pausa para os comerciais

 

Mais uma pausa para os comerciais. Já que é fim de semana, nada melhor do que rir um pouco. E se é pra rir, nada melhor q os improváveis pra isso.

Dessa vez eles fazem a brincadeira dos irmãos siameses. É show de bola…

Morram todos… de rir.

Choupet Coulet

Olá terráqueos, hoje estava eu na internet e vi esta matéria no Brainstorm 9.

Achei muito interessante e então trago ela aqui na integra pra vocês.

Será que tem condições disso chegar ao Brasil?

Porque tenho certeza que se chegar, do jeito que funciona nosso legislativo, só vai fuder com a nossa vida.

 

EUA também estuda regulamentação de publicidade em blogs e mídias sociais.

Depois do Reino Unido, é a vez dos Estados Unidos estudarem a criação de uma regulamentação de publicidade em blogs e redes sociais. Como não podia ser diferente, a decisão já começa envolta em polêmica.

Por conta da nova realidade midiática, a Federal Trade Commission (FTC) está revisando uma série de diretrizes pela primeira vez desde 1980. O objetivo é tentar controlar declarações e inserções a respeito de marcas e de produtos feitas por anunciantes e por usuários. A vigilância se estende também para blogueiros, que poderão ser penalizados e responder a processos pelos seus textos publicados.

Assim como no novo Código de Proteção ao Consumidor britânico, o alvo principal do FTC são as práticas de marketing online, como custos escondidos em “ofertas grátis”, resenhas positivas plantadas em sites, criação de blogs falsos (para campanhas publicitárias como se escritos por usuários comuns), e comentário editorial sem a indicação de ter sido pago por um anunciante: o polêmico post pago.

As recomendações do orgão americano também citam companhias distribuindo amostras grátis de seu produto a blogueiros e internautas que, em contrapartida, postam informações na internet criticando ou aprovando o produto.

A American Association of Advertising Agencies rapidamente declarou que considera uma atitude prematura essa tentativa de regulamentar blogs e novas mídias, já que a própria maneira de se trabalhar com esses meios ainda não foi plenamente estruturada.

Mais do que isso, é preciso lembrar da tenue separação entre regulamentação e censura. Tentei, mas ainda não consegui encontrar uma boa justificativa para proibir empresas de enviarem seus produtos para serem testados por blogueiros, twitteiros e afins.

Nesses momentos, faltam aos blogs aprenderem algumas das lições já ensinadas pelas mídias tradicionais há anos, de saber tratar conteúdo e publicidade de maneiras que sejam claras para o leitor. Obviamente, não dá para exigir da grande maioria dos blogs, feitos por pessoas (e não corporações), que sejam profissionais com o assédio de agências e marcas.

O que se espera é bom senso, pois não dá para colocar ações de relacionamento com blogs na mesma panela das resenhas positivas falsas e informações enganosas. Como disse a AAAA, a regulamentação tem que partir primeiro de agências e anunciantes, com ética e transparência vindo de quem cria e coloca em prática as estratégias de mídias sociais, bem antes de se falar em punições e processos.

Vale dizer ainda que, de acordo com a Word of Mouth Marketing Association, os investimento nos Estados Unidos com mídia de relacionamento (tanto a propaganda boca-a-boca como a divulgação de informações pela internet, via blog, Twitter, Orkut e demais redes sociais) atingiram o montante de US$ 1,35 bilhão em 2007, com previsão de aumento para US$ 3,7 bilhões até 2011.

| Via Meio & Mensagem e Financial Times

Pausa para os Comerciais

 

Nintendo Wii já virou sucesso no mundo todo, mas felizmente (ou não) video-games sempre foram preferência dos homens.

Agora, pras pepelinhas que gostam de games (ou não) chegou o Shii, o jogo pra todas as mulheres, o jogo que tem tudo a ver com as garotinhas…

E sem dúvidas nenhuma, o último jogo é o melhor, e é o que todas adoraaaammmm jogar, tenho certeza… confiram

fonte: sedentario e hiperativo

Transformers de verdade

Hoje estava no CCSP e vi essa peça gráfica, de novembro do ano passado, para o filme Transformers.

A peça foi feita pela Agência EURO RSCG.

A criação é muito interessante e a forma como a peça se torna interativa é muito legal, me deu até vontade de ver o filme só por causa da peça. Agora só não me perguntem como funciona o sistema que eles usaram pra fazer essa peça tão interativa e diferente.

Abaixo tem o filme que explica a peça.

É só clicar AQUI.

Realidade Aumentada já tá virando moda

Olá galera. Eu já mostrei aqui algumas vezes exemplos de Realidade Aumentada sendo usada na Publicidade. E parece que cada vez mais a moda tá pegando, vira e mexe surge algo novo e interessante envolvendo R.A.
Dessa vez é o Doritos que aposta nisso. Aliás, a última campanha do Doritos deu o que falar, veja aqui. Agora para o lançamento do Doritos Sweet Chili que chega ao mercado no dia 1 de Abril, junto com a sua campanha e o site, a PepsiCo preparou pra essa edição especial uma embalagem com um símbolo no verso que vira um boneco em R.A. quando colocado na frente da câmera.
Pra ter o seu bonequinho basta comprar um Doritos Sweet Chili, entrar no site, ligar sua webcam e colocar o código em R.A. na frente dela e se divertir, depois pode até levar seu Sweet Lover para o Orkut.
A ação é show de bola e você confere o vídeo logo abaixo.

A Criação disso tudo ficou a cargo da Agência CUBOCC

Fonte: Brainstorm 9