Mesmo que não tenham podido estar presentes, há um livrinho que contém o essencial do que foi dito pelos conferencistas😀. Basta procurar nas mais recentes edições da ffms sobre o tema. Em síntese, tivemos oportunidade de ouvir uma italiana apressada, um espanhol speedado e um professor português com 43 anos de experiência no secundário que … Continuar a ler Formação de Professores →
A formação e prática docente, no que concerne ao uso das Tecnologias de Informação (TIC), é a contribuição de Costa, Cruz, Rodriguez e Viana, no sexto capítulo desta obra. Os autores nos mostram algumas das diferenças entre o panorama brasileiro e o português, com relação às competências docentes em TIC, argumentando em favor de uma formação … Continuar a ler TIC e Formação Inicial →
Intervenção no 6º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares e Recursos Educativos Digitais, evento organizado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
A partir de junho, passa a estar disponível a possibilidade de realização on-line do Curso Dinâmicas de Literacia Digital de Adultos (Curso LIDIA), promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O curso enquadra-se numa estratégia de difusão das propostas de atividades com tecnologias desenvolvidas no contexto do projeto LIDIA, um projeto recentemente distinguido … Continuar a ler Curso LIDIA aberto! →
No passado dia 10 de maio de 2016, no âmbito dos Seminários transdisciplinares da área de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia, do Instituto de Educação da ULisboa, o Professor José Luis Rodríguez Illera, da Universidade de Barcelona, proferiu uma interessante conferência com o título Revisando la idea de Educación Informal y su conocimiento. Resumo: Desde hace décadas se repite el discurso que … Continuar a ler Educación Informal y su conocimiento →
O Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior (CFAEBI), em parceria com a Universidade da Beira Interior e a Câmara Municipal da Covilhã promove os Ios Colóquios da Neve na Covilhã, nos dias 29 e 30 de abril de 2016. Vão decorrer no Edifício da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira … Continuar a ler Colóquios da Neve →
Explorando o conceito de ambiente pessoal de aprendizagem no contexto do ensino superior: estratégias de trabalho e resultados, dia 20 de abril, entre as 15h00 e as 18h00, na Sala do Senado, Edifício Central da Reitoria, UA. A sessão dinamizada por Fernando Albuquerque Costa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, insere-se nas ações … Continuar a ler à volta de PLE →
Participação na mesa redonda organizada no âmbito da iniciativa Aprendizagem ao Longo da Vida- Sessão de Reconhecimento ao Saber feito em Portugal em palcos europeus. Oportunidade para apresentar a plataforma EPALE a quem trabalha na área da formação e aprendizagem ao longo da vida. Com gente importante dos programas de financiamento em Portugal e não … Continuar a ler EPALE ainda →
A EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através dos seus Centro de Competência TIC e Centro de Formação de Professores, irá realizar mais uma vez o Encontro TIC@Portugal. O TIC@Portugal’16 acontecerá no próximo dia 1 de julho de 2016 com sessões partilhadas por videoconferência, em que todos os participantes estarão reunidos num vasto “auditório virtual”, na reflexão … Continuar a ler TIC@Portugal´16 →
A convite do Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares, coordenador do GECES, Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade, eis mais uma oportunidade para partilhar o nosso trabalho com colegas brasileiros. Desta feita, em Aracajú, no estado de Sergipe. Mais informação sobre o SIMEDUC, aqui: http://simeduc.geces.com.br/
Uma de muitas reflexões de uma aluna sobre o trabalho que fazemos na Licenciatura em Educação e Formação, logo no 1º ano, com jovens de 18 ou 19 anos e que nos dão grande satisfação. Sobretudo pelo que tem sido a nossa abordagem ao longo dos anos, desde 1996, com uma metodologia assente nos mesmos princípios científicos … Continuar a ler Reflexões gratificantes… →
#ticEDUCA2016. Em 2016, o congresso ticEDUCA adopta o tema ‘Digital Technologies & Future School’ e tem como objetivos: divulgar práticas de inovação educativa onde as tecnologias e os ambientes online assumem um papel relevante disseminar resultados de investigação no domínio da educação e formação com tecnologias digitais, numa perspetiva de construção de novas linhas de investigação … Continuar a ler #ticEDUCA2016 →
Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direcção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas … Continuar a ler Conversas à Quinta →
Decorrerá entre 18 janeiro 2016 e 22 de fevereiro de 2015, a primeira edição elearning do Curso Dinâmicas de Literacia Digital de Adultos (Curso LIDIA), promovida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa O curso enquadra-se nas atividades do projeto LIDIA, um projeto recentemente distinguido pela FCT, através da Rede TIC e Sociedade. Tem … Continuar a ler CONVITE CURSO LIDIA →
O Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos esteve no XVII Simpósio de Informática Educativa, que teve lugar em novembro no Instituto Politécnico de Setúbal. Este artigo apresenta um estudo exploratório dedicado ao levantamento de situações em que o cidadão adulto encontra dificuldades para exercer a sua autonomia por não saber utilizar as tecnologias. No quadro de uma metodologia de … Continuar a ler lidia →
Um apontamento da conferência PANOPTO 2015 sobre o futuro do vídeo na aprendizagem na universidade. Sessão muito concorrida, com representantes de diversos países europeus. A PANOPTO é uma plataforma que nasceu na universidade (Carnegie Mellon) para resolver problemas da própria universidade, em tempo de tecnologias poderosas. Como o poder que tem (poderá ter) o vídeo … Continuar a ler O futuro é o (giz) vídeo →
O caminho faz-se devagar… (em breve, numa revista perto de si!) Tratando-se de um convite do Eng. Etelberto Costa, sem dúvida um dos especialistas em e-Learning mais entusiastas no nosso país, não poderia deixar de responder com o meu testemunho sobre o caminho percorrido desde que, em finais dos anos 90, mergulhámos neste mundo novo … Continuar a ler O caminho faz-se devagar… →
mil parabéns, mariana A Formação Ética de Professores no Cruzamento com a Formação Ética-Moral dos Alunos. O Papel da Investigação-Acção. Com um cheirinho a Pink Floyd…
Mais uma longa mas rica jornada trabalhando na formação de formadores sobre o desenvolvimento de portefolios digitais
O e-Learning na formação contínua de professores. Doutoramento em Educação. Universidade de Lisboa.
COSTA, Fernando; CRUZ, Elisabete; VIANA, Joana; BRITO, Rita & RODRIGUEZ, Carla (2015). Conceções e Expectativas de Professores eEducadores de Infância a Propósito do Conceito de Escola Digital. In M.J.Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Actas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2015. Meio Século de TIC na … Continuar a ler escola digital ainda →
SANTOS, Ana; COSTA, Fernando; VIANA, Joana & SILVA, Alexandre (2015). Estratégias para Desenho e Produção de Vídeos para Cursos em formato MOOC. In M.J.Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Actas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2015 Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência … Continuar a ler MOOC? →
COSTA, Fernando; CRUZ, Elisabete & RODRIGUEZ, Carla (2015). TACCLE2 – Propostas de Atividades Didáticas Com Tecnologias Digitais. In M.J.Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Actas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2015. Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. 1062-1067.
Comunicação: O Currículo e o Desafio das Tecnologias Digitais Nunca como hoje foi tão pertinente colocar no centro da discussão a relação entre Currículo e Tecnologias. Ou seja, a relação entre a necessidade sentida de novos e mais estimulantes ambientes de aprendizagem e o potencial das tecnologias digitais para fazer e aprender de modo diferente, nomeadamente … Continuar a ler Em Tomar →
O seminário TRANSVERSALIDADE E CULTURA DIGITAL, organizado no âmbito da atividade científica do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, foi pensado como um espaço de partilha, discussão e aprofundamento dos desafios que se colocam à integração de tecnologias digitais na educação e na formação para o exercício de uma cidadania plena. Com base e inspiração … Continuar a ler Seminário →
Dia da defesa de uma tese que importa ler. Parabéns, Elisabete!! CRUZ, Elisabete (2011-2014). As TIC como formação transdisciplinar. Potencialidades e dificuldades da sua implementação no contexto do ensino básico em Portugal. Doutoramento em Educação na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.
O Projeto TACCCLE2 acaba de ser premiado em Portugal pela Rede TIC e Sociedade. Graças ao excelente trabalho realizado por toda a equipa internacional do projeto que, como não poderia deixar de ser, está de parabéns! O prémio, no valor de 50.000€, irá permitir estender o trabalho por mais uma ano, desta feita produzindo atividades … Continuar a ler TACCLE 2 PREMIADO! →
A Hora do Código é uma hora de introdução à Ciência da Computação, com o propósito de desmistificar a programação e mostrar que qualquer um é capaz de aprender as bases. A iniciativa pretende sublinhar que todos nós deveríamos ter a oportunidade de aprender Ciências da Computação na Escola, pois promove o desenvolvimento da capacidade … Continuar a ler aprender a programar →
Aprender e Ensinar Com Tecnologias A propósito de um Encontro de Professores e de Educadores Auditório da Biblioteca Municipal, Rio Maior, 11 de outubro de 2014 A tarefa de levar os professores a utilizarem o potencial das tecnologias digitais com os seus alunos é, tal como todas as outras em Educação, uma tarefa sempre inacabada e … Continuar a ler TACCLE2, projeto →
Um colóquio internacional, aqui ao lado, na Lusófona, a 20 e 21 de junho de 2014, em que terei o prazer de refletir um pouco sobre as questões da formação docente na área das tecnologias digitais.
Mais uma oportunidade para partilhar as nossas ideias sobre as tecnologias na escola e sobre a formação de professores. Desta feita, no encontro promovido pelo II ENLECE – Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino da UFC – Universidade Federal do Ceará. Debate sobre Currículo, Conhecimento, Subjetividade e Cultura – 28/4/2014 – 2a – 20h-22h … Continuar a ler ENCONTRO VIRTUAL DE EDUCAÇÃO →
Mais uma bela oportunidade para discutir algumas ideias sobre o papel das tecnologias digitais na escola, em particular, a questão que nos remete para a transformação do modo como se ensina e se aprende… Muita gente, entusiasmo grande… ali para os lados de Almada.
Acaba de ser publicada a obra “Cenários de inovação para a educação na sociedade digital” em que tive o prazer em colaborar. Já se encontra disponível no site da editora: www.loyola.com.br, onde pode espreitar “dentro do livro”. Este livro é fruto do diálogo profícuo entre estudiosos sobre o tema das tecnologias de informação e comunicação … Continuar a ler Cenários de inovação →
Bem-vindo(a) a este espaço! Uma presença na Web desde 2002 visando tirar partido das potencialidades do hipertexto, integrando algumas experiências anteriores e actuais. Tecer a teia e dar outro sentido às experiências neste campo… para memória futura… Obrigado por ter chegado até aqui! f e r n a n d o | fc @ie.ul.pt eu amo … Continuar a ler breve →
AVALIAÇÃO DE PROJECTOS EUROPEUS “Peer Reviewer” de projectos europeus de investigação e acção sobre utilização das tecnologias de informação e comunicação para fins educativos: (2000-2003) SEPTIMUS – Strengthening European Psychoterapy Through Innovative Methods and Unification of Standards Projecto de formação a distância apoiado pelo programa Leonardo da Vinci Project number UK/01/B/F/PP/129_387. “SEPTIMUS 2003 is a … Continuar a ler rede →
PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS DE PROVAS ACADÉMICAS Teses de Doutoramento (3º Ciclo) (2016) Arguente principal das provas de Maria Adelaide Azevedo Alves Rocha Mendes dos Santos. Professores realistas: mais eficazes e otimistas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Formação e Supervisão de Professores, orientado por João Nogueira (Faculdade de Ciências Sociais … Continuar a ler júris →
PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO INTERNACIONAIS (2011-2014) Coordenação nacional do Projecto TACCLE2 “Teachers’ Aids on Creating Content for Learning Environments“. Projecto europeu envolvendo universidades e outras instituições de diferentes países europeus (Espanha, Bélgica, Reino Unido, Portugal, Bulgária, Roménia) na área da criação de materiais para a formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação … Continuar a ler projectos →
SÍNTESE DO PERCURSO PROFISSIONAL (2009-2016) Exercício de Funções Docentes e de Investigação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (1988-2009) Exercício de Funções docentes e de Investigação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. (1987-1988) Exercício de Funções Técnicas e de Investigação em Educação no Instituto de Inovação Educacional de António Aurélio … Continuar a ler percurso →
ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS PÓS-DOUTORAMENTO CONCLUÍDOS SILVA, Heliana (2014-2015). Perspectivas de professores sobre a dimensão avaliativa em conteúdos digitais. Pós-Doutoramento em Educação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. RODRIGUEZ, Carla (2012-2013). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação: estratégias técnico-pedagógicas-metodológicas efetivas … Continuar a ler supervisão →
ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS Cruz, E. & Costa, F. (2015). Revisitando o(s) sentido(s) para a integração curricular. Revista científica e-Curriculum, 13 (2), 193-213. CRUZ, Elisabete & COSTA, Fernando (2015). Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60. jan-mar. 2015. 195-213. COSTA, Fernando (2014). escol@21 – Um … Continuar a ler escritos →
DOCÊNCIA SEMINÁRIOS DE DOUTORAMENTO (2011-2014) Disciplina Seminário de Projeto, do Doutoramento em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Especialidade em TIC e Educação. (2011-2014) Disciplina Seminário Temático, do Doutoramento em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Especialidade em TIC e Educação. (2008-2010) Disciplina Seminário de Investigação, do Doutoramento em … Continuar a ler ensino →
ORADOR CONVIDADO EM ENCONTROS INTERNACIONAIS (2016) COSTA, Fernando. Conferência de abertura do 7º Simpósio Educação e Comunicação, que sobre Criatividade, Inovação e TIC na Educação. Organização do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade – GECES, Cnpq/UNIT, Universidade Tiradentes. Aracajú, Sergipe (setembro) (2015) COSTA, Fernando. Conferência sobre PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA ENSINAR E APRENDER … Continuar a ler encontro →