Praias do Leste da Ilha

Lagoa da Conceição
 
De beleza paisagística excepcional, a Lagoa da Conceição é um dos principais pontos turísticos da ilha, cercada por águas calmas e dunas macias. A  Avenida das Rendeiras, caminho que leva às praias da Joaquina, Mole e Barra costuma ser um dos points durante o verão. É famosa por sua oferta gastronômica típica, e rendas artesanais, por sua lagoa e dunas. Possui diversos bares, restaurantes e pequenos hotéis, e uma vida noturna agitada. Distante 12km do centro.

Joaquina
Conhecida por excelentes condições para a prática do surfe, a praia da Joaquina se destaca pela infinidade de competições deste esporte e ganhou fama a partir da década de 70, quando suas ondas foram descobertas por surfistas do mundo inteiro. Vários campeonatos de surfe foram surgindo, destacando grandes personalidades catarinenses. Abriga ainda um aglomerado de rochas à esquerda. Suas grandes dunas são as mais famosas do país, oferecendo também a possibilidade da prática do sandboard ou surfe de areia.
Possui ótima infra-estrutura para turistas, com estacionamento, salva-vidas, terminal turístico, lojas de artesanato, aluguel de pranchas, banheiros, bares, restaurantes e iluminação noturna.
Frequentada por surfistas, belas garotas, amantes de vôlei de praia e de um futebolzinho no fim de tarde, recebe durante os dias quentes da primavera e verão um grande número de excursões provenientes de todo o Brasil e do exterior. Distante do centro 15km.

Mole
A Mole é frequentada em sua grande maioria por jovens, principalmente surfistas e praticantes de parapente. Suas águas são frias e as ondas grandes e fortes. Alguns bares, inclusive “pé-na-areia” funcionam até à noite e oferecem desde deliciosos sucos e sanduíches naturais, até petiscos de frutos do mar ou refeição completa.
Nas proximidades do último barzinho em direção ao costão norte, o local é frequentado por GLBTs.
A praia tem características de tombo, ou seja, a profundidade aumenta após alguns passos em direção ao mar. Por isso, é desaconselhável crianças pequenas nesta praia, mesmo sob os olhares atentos dos pais. Distante do centro 15km.

Galheta
A praia da Galheta é semi-deserta. Localizada a 300m a partir da costa norte da Mole, o acesso é feito a pé, por uma trilha. Ideal para quem curte a natureza. As pedras e a moldura das montanhas cobertas de vegetação rasteira e remanescentes da Mata Atlântica fazem da Galheta um paraíso, onde o silêncio só é quebrado pelas ondas do mar.      
Suas águas são frias, limpas e com ondas boas para o surfe. Com pequenas vertentes de água doce, propicia duchas refrescantes.  Não há nenhuma infra-estrutura em sua orla. Utilizada como praia de naturismo, sendo que o nudismo não é obrigatório. Distante do centro 15km.

Barra da Lagoa
A Barra da Lagoa é o maior núcleo pesqueiro da Ilha. Recebe a cada ano um número maior de turistas, atraídos por suas belezas naturais. Sua praia é ideal para quem está iniciando no surfe, pois suas ondas não são violentas, apesar de bem formadas.
É bem servido de bares e restaurantes à beira-mar. O local também possui pousadas e casas de aluguel, além de campings. Distante do centro 20 km, via Morro da Lagoa.

Moçambique
Moçambique ou Praia Grande é a praia de maior extensão da Ilha, quase intocadas pelo homem. Por fazer parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, uma reserva de aproximadamente 400 mil metros quadrados com vegetação predominante de pinus, não há construções no local. A paisagem torna-se ainda mais árida com as dunas, que cortam a linha entre a vegetação rasteira e o oceano.
Mar aberto, de tombo, areias macias, claras e com o contato da corrente das Malvinas torna a água muito fria. Embora essas características não atraiam muitos banhistas, a praia fica razoavelmente movimentada em alta temporada, com muitos surfistas. Mesmo assim, ainda é uma das mais vazias da Ilha. Distante 29km do centro.