Wednesday, July 21, 2010

Férias

O blog estará de férias por alguns dias. Estaremos de volta no dia 4 de agosto com posts novos e informações sobre o encontro que será realizado em setembro. Fique de olho!

Thursday, July 15, 2010

Notícias Jurídicas em Holandês

Para quem fala holandês (e quem sabe até já estuda direito em holandês!), o site Recht.nl publica notícias jurídicas, informa sobre a literatura atual e ainda divulga vagas de emprego ou estágio e cursos jurídicos.

Fique informado do que acontece no mundo jurídico e ainda aproveite para praticar o seu holandês!


Tuesday, July 13, 2010

Direito na Europa

Última coluna publicada no Conjur sobre Direito na Europa clique aqui

Interessante: a decisão do Tribunal Penal Internacional em Haia paralisando o processo sobre crimes de guerra no Congo devido a um "desentendimento" entre a Promotoria e os Juízes. Os Juízes alegam que o Promotor não está cumprindo com as ordens judiciais no caso, violando assim o direito do acusado de ter acesso a provas fundamentais.

Monday, July 12, 2010

The Hague Academy of International Law

A Academia de Direito Internacional de Haia oferece cursos de verão em Direito Internacional Privado (2 semanas) e em Direito Internacional Público (3 semanas) durante os meses de julho e agosto.

O programa consiste em palestras pela manhã e seminários na parte da tarde. Os professores são grandes mestres na área de direito internacional vindo de diversas partes do mundo.

É uma oportunidade excelente para se atualizar sobre os últimos acontecimentos nessas áreas e também para conhecer estudantes e profissionais de outros países. A Academia fica localizada no Palácio da Paz em Haia, que é sede também da Corte Internacional de Justiça e da Corte Permanente de Arbitragem.

Para quem estiver interessado, fique de olho no site da Academia para o programa de 2011 e inscreva-se o quanto antes. As vagas são limitadas!

Wednesday, July 7, 2010

Direito na Europa

Ontem foi publicada a coluna Direito na Europa no site do Conjur clique aqui
Notícias relacionadas com a Holanda:
- Caso Equador e Colômbia perante a Corte Internacional de Justiça
- Novo juiz na Corte Internacional de Justiça
- 8 anos da entrada em vigor do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional

Aprendendo holandês

Para aqueles que estão aprendendo holandês, uma boa dica é o blog Dutch Word of the Day.

A idéia é aprender pelo menos uma palavra ou expressão por dia de uma maneira divertida. Vale a pena colocar na lista de sites favoritos para aprender algumas expressões do dia-a-dia usadas pelos holandeses.

Succes!

Tuesday, July 6, 2010

Estude Direito na Holanda

O Nuffic - Neso - Netherlands Education Support Office Brasil é o escritório de representação oficial do ensino superior holandês no Brasil e que tem como objetivo estimular o intercâmbio de estudantes de ensino superior entre Brasil e Holanda. O escritório está disponível para informar sobre as oportunidades de estudos e bolsas existentes para brasileiros.

A Student Counselor do escritório, Sanne Houdijk, enviou para a nossa comunidade um link que pode ser extremamente útil para quem está procurando um curso de ensino superior na Holanda:


O escritório da Nuffic-Neso fica localizado em Brasília:

Ed. Torre do Pátio Brasil, sl. 1325-27, 13 andar
SCS Qd. 7 Bl. A n. 100 Asa Sul
Brasília-DF 70307-901
Telefone: (61) 3041 6094
Fax: (61) 3041 6093
E-mail: info@nesobrazil.org
Website: www.nesobrazil.org e www.studyinholland.nl

O blog já tinha publicado antes uma entrevista com Daniel Remon Boef também do Nuffic-Neso Brasil sobre bolsas de estudos na Holanda. Clique aqui

Monday, July 5, 2010

Fazer um novo bacharelado ou não?

Muitos advogados quando chegam por aqui, ficam na dúvida sobre fazer um novo curso de bacharelado. Depois de 5 anos de faculdade de direito no Brasil, e em alguns casos até mestrado, a idéia de voltar para o banco da faculdade por mais alguns anos não parece o melhor caminho. Sem falar na dificuldade em estudar direito em holandês. Mas esse pode sim ser um caminho interessante para a adaptação profissional por aqui. Isso claro dependendo da área em que você quiser atuar.

Se o seu interesse for trabalhar com direito internacional (em tribunais ou organizações internacionais, por exemplo), não fará diferença alguma obter o bacherelado em direito holandês. Em algumas outras áreas, como tributário, é possível fazer um mestrado e depois se qualificar como advogado tributarista (a qualificação como advogado tributarista é diferente da qualificação como advogado em outras áreas). Alguns advogados preferem ainda trabalhar como advogados de empresas estrangeiras que não lidam com o direito holandês. Então existem SIM caminhos a serem percorridos que não requerem um novo bacharelado na Holanda. É importante pensar bem em que área você quer atuar e quais são os requisitos necessários para aquela área específica.

Mas esses caminhos são sempre limitados. As possibilidades de emprego ficarão sempre limitadas, na maioria das vezes, a empregos em inglês ou a áreas de direito internacional. Num escritório de advocacia internacional, por exemplo, as possibilidades são em áreas como arbitragem, tributário e em algumas raras exceções direito comercial. Mas é bem mais difícil conseguir uma boa colocação só com as qualificações do Brasil. As possibilidades serão bem maiores se você estiver um bom domínio do idioma holandês e for qualificado aqui como advocaat.

A minha experiência na Holanda me levou a optar por um novo curso de bacherelado. Durante os primeiros anos, quando eu trabalhava na área de direito internacional, eu não senti a necessidade de me qualificar como advogada aqui. Mas depois de trabalhar por um ano em um escritório de advocacia na área de arbitragem, eu percebi que eu teria muito mais possibilidades aqui na Holanda se eu aprendesse o idioma bem e me qualificasse como advogada holandesa. As dicas de uma advogada suíça que passou pela mesma situação foram essenciais. Ela disse: ou você sofre por uns 3 anos voltando para o banco da faculdade (e depois poderá trabalhar com o que você quiser) ou sofre o resto da sua vida tentando encontrar um emprego em que você se encaixe com as suas qualificações (o que não é fácil). Eu optei então em "sofrer" por alguns anos voltando para a faculdade para então no futuro ter mais possibilidades. Ainda estou no início dessa caminhada, que é bem difícil por sinal (principalmente pelo idioma), mas estou feliz com a escolha e com as oportunidades que irão surgir.

Mas enfim, esse é um conselho difícil. Cada caso é um caso! Pra muitas pessoas um novo bacherelado não será o melhor caminho. A minha dica no entanto é: se você acabou de chegar por aqui e ainda está na batalha de conseguir um emprego, continue tentando, mas ao mesmo tempo talvez seja uma boa época para não perder tempo e começar a estudar. Primeiro fazendo um bom curso de holandês que te dará a base para o curso de direito e logo em seguida começando a faculdade se for possível. O tempo passa rápido e quando você menos esperar aquele ano difícil em busca de emprego terá sido também o ano que você aprendeu holandês e obteu o exame de proficiência necessário para começar a faculdade. Valerá a pena o sacrifício em voltar a estudar!

Em posts futuros, explicaremos como se inscrever para um curso de bacherelado. Algumas universidades na Holanda darão dispensa de algumas matérias, fazendo com que você possa terminar o curso mais cedo, enquanto outras exigirão que você comece o curso do zero. É importante então conversar com o student advisor de cada universidade para ver qual a melhor opção para você.

Boa sorte!

Friday, July 2, 2010

Tráfico de Pessoas

O Consulado Brasileiro de Roterdã organizou ontem, 1 de julho, uma reunião com membros do governo brasileiro (Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça e Secretaria Especial de Políticas para Mulheres) e do governo holandês (Ministério Público, Polícia e Ministério da Justiça) sobre violência contra mulheres e tráfico de pessoas.

O governo brasileiro apresentou os projetos e mecanismos que têm sido criados no Brasil para a proteção de mulheres vítimas de tráfico e explicou a necessidade de manter a comunidade brasileira informada sobre a existência desses projetos para que essas vítimas possam receber tratamento adequado quando retornarem ao Brasil.

O governo holandês explicou a metodologia que tem sido utilizada por eles no âmbito da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e do Protocolo de Palermo sobre Tráfico de Pessoas.

Foram discutidas idéias e sugestões de como os dois governos podem colaborar entre si no combate a esse tipo de crime.

A reunião contou ainda com a presença de associações e organizações não-governamentais que prestam apoio a comunidade brasileira aqui na Holanda.

"Advogados Brasileiros na Holanda" também esteve presente na reunião para tentar identificar de que forma a nossa comunidade jurídica pode colaborar com esse projeto, eventualmente prestando inclusive assistência à essas vítimas de violência.