sábado, 2 de outubro de 2010

PÓS MODERNO


         
                A arquitetura pós-moderna surge em contraposição á arquitetura moderna, escapando das caixas de concreto e vidro típicas da arquitetura moderna que padronizaram o mundo todo. Propondo resgatar formas que retratam a linguagem histórica dos povos, porém não reproduzindo cópias, mas tentando uma reinterpretação do passado.
No pós moderno ressurge a noção da arquitetura como forma livre, no lugar das linhas retas supostamente funcional, traz o uso das formas locais em sua ampla diversidade acabando com a obsessão pelo novo, e recuperando o velho. Livra-se de todos os estilos, sem unidade usando todos os elementos de significação de todos os códigos anteriores numa mesma edificação, como uma marca forte e livre, de modo que os códigos fiquem todos em evidência . 
A exemplo disso podemos citar a Piazza d'Italia  de Charles Moore em Nova Orleans, EUA.


 Suas fachadas são reproduções de famosas construções antigas nos estilos dórico, jônico,coríntio, compósito e toscano. Na fachada central, aplicação de  neon vermelho, simbolo do pós-moderno, e luzes coloridas agitam a obra. No centro circular da praça, um grande mapa da Itália gravado no chão, como um mosaico, e repuxos d'agua complementam a obra.


                 A linguagem pós -moderna é a decomposição, uma visão contemporânea sobre o passado, utilizando materiais atuais e com um toque de imaginação.       
As composições são despreocupadas, ecléticas criando novas formas com linhas, cores e volumes, nos  remetendo ao passado com o uso de elementos clássicos resgatando antigos estilos, como o barroco,  porém utilizando materiais diferentes,  traduzida em emoção, a arquitetura pós moderna ganha vida com o uso de cores e a combinação de formas curvas e obliquas, transmitindo o máximo de sensações pelo uso de diferentes  cores e  materiais.
A organização dos espaços não é repetitiva, criando movimento com suas formas desequilibradas, ornamentadas e fantasiosas,  numa combinação extravagante.
O surgimento dessa nova linguagem , que interpreta a realidade a seu modo,  misturando estilos, cores , materiais, elementos clássicos e diferentes formas geométricas, ás vezes caracterizada como esquisita ou exagerada,  nos mostra o quão fértil fora a criatividade transbordante dos arquitetos pós-modernos. 




uso de elementos formais de caráter classicista.
Philip C. Johnson. ATT Building (1978 - 84), Nova Iorque.


Centro Pompidou - Paris, 1977.
Estrutura de metal aparente, pintada em cores fortes e variadas de acordo com a função.

Postado por: Heloisa M. Sandrini



Um comentário:

  1. Associar este post ao seguintes, pois a Piazza de Itália este neste período POS-MODERNOS

    ResponderExcluir