Deus vê, recolhe e enxuga as nossas lágrimas

“Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro? Salmos 56: 8.

Chorar é um verbo que todo o ser humano sabe conjugar. Afinal, é a primeira coisa que fazemos neste mundo, e quando morremos, deixamos chorando os nossos queridos.

Do berço à sepultura, da maternidade ao cemitério, as lágrimas são a nossa companhia.

Ninguém guarda lágrimas…, mas neste texto, o salmista diz que Deus guarda as nossas lágrimas num odre (recipiente de couro cozido de forma a conter certos líquidos, como a água ou o vinho). Isso mesmo, o nosso Deus é um colecionador de lágrimas.

Vejamos que lições podemos tirar deste relato e o que isto significa em nossas vidas:

1. Deus vê as nossas lágrimas: Em Gênesis 16: 7-14, “Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. E ela chamou, o nome do Senhor, que com ela falava, El-Rói; pois disse: Não tenho eu também olhado neste lugar para aquele que me vê?.”

Aqui encontramos a história de uma mulher chamada Agar, que estava passando por um momento de crise. Louvado seja o nosso Deus, pois Ele é o “Deus que Vê”, é o Deus sensível que nunca está distante. Ei você que diz: Será que Deus me vê? Será que Deus se esqueceu de mim? Levante a cabeça hoje mesmo! O sofrimento não é algo que Deus ignora. Servimos a um Deus que nos contempla dia e noite e hoje nos diz: “Conheço o teu sofrimento…” “Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos; e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel…” Êxodo 3: 7-8.

2. Deus recolhe as nossas lágrimas: Deus não apenas vê as nossas lágrimas, mas Ele recolhe-as no seu odre. Nós que somos humanos guardamos e fazemos registros de eventos e de coisas que nos são importantes. Deus também guarda coisas importantes que são as nossas lágrimas e todas devidamente anotadas em Seu santo livro. Pode parecer que Deus está distante, mas Ele está no controle e nós não vamos perecer, pois estamos guardados e protegidos pelo Senhor.

“No dia em que eu te invocar retrocederão os meus inimigos; isto eu sei, que Deus está comigo”. Salmos 56: 9.

3. Deus enxuga as nossas lágrimas: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. Apocalipse 21: 4. Embora seja esta uma promessa futura, temos também no presente o cuidado do Senhor enxugando as nossas lágrimas. “E chamou José ao primogênito Manassés; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. Ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição”. Gênesis 41: 51-52.

José chorou amargamente durante um bom período de sua vida, porém os seus dois filhos eram a prova de que as recompensas que Deus tem para dar para aqueles que confiam Nele são infinitamente maiores que os sofrimentos que enfrentamos. Deus tem muito mais para dar do que o mundo tem para nos afligir com dores.

Portanto, digo à Igreja de Jesus: “Levante a cabeça” Tenha bom ânimo! Servimos a um Deus que Vê, Recolhe e Enxuga as nossas lágrimas, e certamente não seremos jamais por Ele desamparados.

Graça e Paz!

Deixe um comentário