quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Introdução a Anamnese baseada nos Cinco Movimentos. (Continuação)

Introdução a Anamnese baseada nos Cinco Movimentos. (Continuação).
Uma das maiores dificuldades que vejo enquanto professor de acupuntura é justamente de como proceder em uma anamnese voltada para o ser único e indivisível que somos.
Os alunos têm dificuldades porque os princípios da fisiologia energética são muito diferentes da fisiologia ocidental, pois como vamos explicar a luz ocidental que, por exemplo: o fígado é responsável pela nutrição do sistema neuromuscular, a visão bem como a emoção  criatividade (Hun) que em desarmonia traduz-se em raiva, frustração, rancor?
Torna-se um grande desafio para qualquer professor e aluno entender estes sistemas, contudo neste vídeo tentei de forma extremamente simplificada explanar utilizando a Teoria dos Cinco Movimentos.
Espero que esta pequena sinopse possa auxiliar aos alunos desta antiga, fabulosa e apaixonante arte de curar a ajudar um pouco o aprendizado das teorias que as envolvem.
Aos que duvidam de fisiologia energética, só posso dizer o seguinte: Nós somos formados de átomos e estes formam as moléculas e estas formam os tecidos e organismo (O nosso corpo), e todo e qualquer átomo na natureza gera um campo eletromagnético e este gera energia, então podemos dizer que somos um ser energético.
Caso você duvide então, por favor, me diga, pois você com certeza é um ser de outro planeta.

Abraços do amigo Heitor Casado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário