Everything About Marketing

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O que é Team Building?

A essência do conceito de Team Building está intrinsecamente ligada ao fomento de espírito de equipa através de diversas actividades, geralmente em formato "outdoor". Estas actividades são uma importante "ferramenta" capaz de reforçar e desenvolver o conhecimento e coesão entre membros de uma organização.

Pessoas que diariamente trabalham lado a lado, mostram conhecer-se pouco quando postas perante desafios que requerem interacção e cooperação mútua, para além da rotina habitual.

A construção de um processo articulado e de processos de trabalho integrados, passa pelo aprofundamento dos elos sociais e do conhecimento das virtudes e defeitos de cada um. Este objectivo é mais facilmente alcançado numa actividade lúdica fora da empresa, onde predomina um ambiente informal e descontraído.

Além disso, as iniciativas de Team Building contribuem para descomprimir, quebrar o gelo, entusiasmar e motivar, proporcionando uma nova energia aos colaboradores, que se reflecte na sua produtividade e atitude no trabalho.

Contudo, nem todas as acções de Team Building resultam plenamente, fruto de não se considerarem regras fundamentais que devem nortear a concepção e orientação das mesmas. Kris Maher defende, através do Wall Street Journal, que existem 3 condições fundamentais para que os jogos e actividades e Team Building sejam bem sucedidos;

- Devem proporcionar mais do que diversão: os conteúdos devem estar relacionados com a realidade dos participantes, para que estes não os consideram uma perda de tempo e os encarem com seriedade, retendo as lições pertinentes;

- Devem ser orientadas por especialistas: este é um factor essencial para que a dinâmica de grupo se desenvolva de forma positiva e se retirem dos jogos e actividades todas as lições úteis possíveis, maximizando a aprendizagem do participante;

- Devem ser seguidas de reforços: o que se aprende nos jogos e actividades nem sempre é fácil de transpor para a prática profissional, carecendo de apoio especializado. Acresce que as novas atitudes adquiridas precisam de ser apoiadas, controladas e premiadas, a fim de que, com tempo, sejam progressivamente interiorizadas pelos colaboradores.

As acções de Team Building devem ter um conteúdo fortemente emocional, para que sejam consideradas experiências fantásticas e inesquéciveis. Isso ajuda a motivar os participantes, aumenta a compreensão dos processos e resultados, e melhora a retenção na memória. No entanto, não se pode esquecer que a componente lúdico-emocional é apenas facilitadora da aprendizagem, sendo imprescindível garantir a respectiva componente pedagógica e profissional.

As acções de Team Building são concebidas de acordo com estes princípios, assegurando a combinação de jogos e actividades inovadores, criativos e inspiracionais, com análises profissionais tecnicamente rigorosas e pedagogicamente eficazes. Em contacto com a natureza e o ar puro.


Post no Âmbito da Cadeira de Gestão de Recursos Humanos.

1 comentário:

team building disse...

Obrigado pela informação. Muito útil e interessante