quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Um Natal cheio de música!!


quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Prendas de Natal

A árvore dos livros


Aqui ficam algumas sugestões de livros para juntar à lista de prendas de Natal.










Os Muçulmanos na Península Ibérica


O império Muçulmano
Guerreiros Muçulmanos

Arábia - Península da Ásia fornada por grandes desertos.
Árabes - Até ao século VII, viviam em tribos, junto dos Oásis, dedicavam-se à pastorícia e ao comércio.
Maomet - Natural de Meca, no ano 612, anunciou-se como profeta e começou a pregar uma nova religião: os Islamismo.
Muçulmanos - Seguidores do Islamismo, acreditavam num único Deus - Alá- e o seu livro sagrado é o Corão.
Causas que levaram os Muçulmanos à conquista de outros territórios:
- Expandir o Islamismo;
- Obter terras férteis e riquezas minerais.

Na sua conquista, os Muçulmanos começaram por dominar todos os territórios perto da Arábia, depois grandes áreas da Ásia e norte de África e no ano 711 atravessaram o Estreito de Gibraltar e iniciaram a conquista da Península Ibérica.
O território muçulmano na Península Ibérica ficou conhecido por Al-Andaluz.
Nos períodos de paz entre Cristãos e Muçulmanos, estes habituaram-se a respeitar os costumes e tradições diferentes dos seus.
A Reconquista Cristã iniciou-se a partir das Astúrias. Foi o período de tempo em que os Cristãos lutaram contra os Muçulmanos, tentando recuperar as terras perdidas.
Chefiados por Pelágio, alcançaram a primeira grande vitória na batalha de Covadonga, em 722.
Lentamente, os Cristãos voltaram a alargar as suas terras para sul.
A herança Muçulmana
Os Muçulmanos permaneceram na Península Ibérica cerca de oito séculos, tendo influenciado os povos peninsulares.
Muitos peninsulares converteram-se ao Islamismo, passaram a falar a sua língua e aceitaram os seus costumes.
Construíram mesquitas e palácios decorados com azulejos.
As casas tinham terraços, chaminés rendilhadas e eram caiadas de branco.
Desenvolveram indústrias artesanais (tapetes, pólvora, cerâmica, etc.) e a agricultura (trouxeram processos de rega , como a nora, a picota, a azenha e o açude e introduziram novas plantas: a laranjeira, o limoeiro, a amendoeira, a figueira, a oliveira, etc).
Trouxeram novos conhecimentos científicos na astronomia, na matemática, na medicina, na geografia, etc.
A língua portuguesa foi enriquecida com várias centenas de palavras de origem árabe.

O Pai Natal e a Coca-Cola?!

Que ligação há entre o Pai Natal e a Coca-Cola?

A actual imagem do Pai Natal foi inventada pela empresa Coca-Cola nos anos 30.Nesse tempo, segundo alguns pesquisadores, a Coca-Cola procurava uma forma de aumentar as vendas dos seus produtos durante o inverno, altura do ano em que se verificava uma enorme quebra na venda dos refrigerantes. Contactaram então um conhecido ilustrador publicitário da época, de nome Haddon Sundblom, que criou uma série de memoráveis desenhos que recriavam e renovavam a antiga e algo tristonha imagem de Saint Claus, transformando-o numa versão bastante "rechunchuda" e colorida, vestido de traje de cor vermelha com orlas brancas de peluche e segurando uma Coca-Cola na mão. O sucesso da campanha publicitária foi enorme!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Desenhos para colorir

E porque é Natal aqui ficam uns desenhos para pintar!




Este é para o João Balugas, que fez anos ontem. Parabéns!!



quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Carta ao Pai Natal

Eu sei o que vão dizer:

"Stora, já somos crescidos para acreditar no Pai Natal!"
Mas eu acho que nunca é tarde para acreditar no Pai Natal. Há sempre alguém que gosta de nós e que nos ajuda a ter um Natal muito feliz.
Escrevam! Vão ver que resulta!!

Eu já escrevi a minha carta e um dos desejos que pedi foi que a minha querida turma (o 5º A, é claro!) tivesse boas notas e se portasse muito bem nas aulas. Acham que o Pai Natal vai atender o meu pedido?

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Declaração Universal dos Direitos Humanos



Há 60 anos, no dia 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovava em Paris a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Inspirada na declaração francesa dos direitos humanos e do cidadão, de 1789, e na declaração de Independência dos Estados Unidos, de 1776, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem em sua origem o trauma provocado pela Segunda Guerra Mundial e pelo genocídio nazista.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A pureza da amizade num dia de Natal


Dizem que a amizade é o mais bonito dos estados, o mais bonito do Mundo, o mais bonito das pessoas, o mais bonito que se pode sentir e o mais bonito que se pode ensinar e transmitir.
Enfim, a amizade é o mais bonito que se pode ter e receber, por isso no auge da sua amizade, Asterix e Obelix decidiram sair de sua aldeia, Gália, em França e porem-se a caminho da casa do Pai Natal, pois certo dia passaram por duas crianças que os tocou imenso pelo facto de não terem um simples olhar amigo, uma simples carícia, enfim, um simples sorriso, pois viviam na rua e para sobreviverem tinham que roubar, fugir e andarem sempre escondidos, por isso lá foram Asterix e Obelix, decididos que este Natal nenhuma criança iria ter que roubar ou que fazer algo de errado para ser notado, ou para sobreviverem.
A meio do caminho até ao Pai Natal Asterix e Obelix passaram, claro está, pelos seus “amigos” romanos, e os últimos decidiram dificultar-lhes a tarefa, mas os dois amigos estavam decididos e tinham decidido antes de começarem a sua jornada que iriam entrar no garrafão sagrado das forças especiais e assim foi. Mais fortes que nunca, Asterix e Obelix, enfrentaram os romanos e saíram vencedores, graças não só à sua força e destreza, mas sobretudo pela vontade e pela amizade que os unia.
Chegados ao Pai Natal, este ficou surpreso pela presença dos dois amigos, mas convidou-os a entrar e ouviu o que eles tinham a dizer. Depois de os ter ouvido o Pai Natal, ponderou, fez cara séria, assustando Asterix e Obelix, mas passado breves instantes sorriu, não passando de uma brincadeira de Natal. Unindo suas forças, decidiram porem mãos à obra e assim foi, havendo sempre o problema dos romanos que iriam querer ver o que estaria dentro dos sacos. O Pai Natal, Asterix e Obelix combinaram, então, um plano que consistia em enganar os romanos. O plano tinha como pano de fundo, a imitação de moedas de ouro, mas ao invés seriam de chocolate o que faria atrair a atenção dos romanos abrindo passagem à entrega dos presentes.
Estando os presentes acabados e o dia 24 de Dezembro chegado era tempo de pôr em prática a entrega dos presentes e o plano que tinha sido combinado. Na primeira tentativa os Romanos caíram que nem uns patinhos, assim como nas outras todas, tendo as crianças recebido as prendas e comida para que pelo menos no dia 24 vissem que no fundo da escuridão existe algo chamado esperança e amizade, e que enquanto existirem e co-existirem e forem espalhadas ás gerações vindouras, mais ninguém precisará de roubar para sobreviver ou de fugir para ser notado.
A mais forte das forças é a que está na intenção com que fazemos as coisas. Se tivermos intenção de espalhar fé, amizade e esperança então teremos a maior força do Mundo.
Autor: João Alberto, 5º A
(Espero que gostem do texto do João tanto como eu. Continua a escrever assim!)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Dia 8 de Dezembro é feriado

Dia 8 de Dezembro é dia da Imaculada Conceição .

A Imaculada Conceição é uma festa litúrgica celebrada a 8 de Dezembro.
A afirmação da imaculada concepção de Maria é um dogma da igreja que foi definido após longa história de reflexão e amadurecimento.
A maternidade divina de Maria é base e origem da sua Imaculada Conceição. Maria viveu para ser mãe de Jesus Cristo.
Desde os primeiros séculos depois de Cristo, tanto no Oriente como no Ocidente os cristãos acreditaram na preservação de Maria do pecado original.
No século IV S. Efrém considera que Jesus e Maria são limpos e puros de toda a mancha de pecado.
A celebração litúrgica da Conceição de Maria a 8 de Dezembro remonta ao século VII.
Nos países católicos, o dia da Imaculada Conceição, 8 de Dezembro é feriado.
Nossa Senhora da Conceição foi considerada padroeira de Portugal, a partir do reinado de D. João IV, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a 25 de Março de 1646.
O Papa Pio XI, em 25 de Março de 1936, confirmou o seu título de padroeira de Portugal.

(Ah! Já me esquecia! Bom feriado meninos!!)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008


O que é um Sismo?
Um sismo, é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Plano de evacuação da nossa Escola


OBJECTIVOS
Sensibilizar todos os ocupantes da Escola.
Reconhecer o sinal sonoro de alarme ( o seu toque indica a organização imediata e obrigatória da evacuação).
Cumprir as instruções.
Formar para a evacuação ( criação de rotinas de comportamento e de actuação ).

RESPONSÁVEIS

Professores:
SALA DE AULA - Os alunos devem refugiar-se debaixo das mesas, agarrar uma das pernas da mesa e proteger a cabeça e os olhos com os braços. Devem aguardar com calma que o seu professor lhes dê instruções.
Funcionários:
ZONAS DE CIRCULAÇÃO - Refugiarem-se junto de pilares, sob vigas de portas ou junto de uma parede interior, ajoelharem-se, colocarem a cabeça junto aos joelhos, apertar as mãos firmemente por trás do pescoço e proteger os lados da cabeça com os cotovelos.
BIBLIOTECA- Afastarem-se imediatamente das janelas, painéis de vidro e estantes e protegerem-se apropriadamente.
Professor e Funcionários:
LABORATÓRIOS E COZINHAS- Tentar apagar todas as chamas, antes de se proteger.
Afastar-se de todos os materiais perigosos que possam derramar.

ZONAS DE CONCENTRAÇÃO:

Zona encarnada

Os ocupantes do Bloco A, saem para o lado direito do átrio coberto, seguindo pela passagem entre os blocos A e B, e dirigem-se para a área aberta que aí se encontra ( zona de concentração encarnada).
Os ocupantes do Bloco E, saem para o lado direito e contornam o Bloco A, por detrás, indo sair também à zona de concentração encarnada.
O funcionário da Portaria, após realizar as funções estipuladas no plano de emergência, dirige-se para a zona de concentração encarnada.

Zona cor-de-laranja

Os ocupantes do Bloco B, saem para o lado direito da passagem e dirigem-se para a área aberta que aí se encontra e permanecem junto à zona de concentração cor-de-laranja.
Os ocupantes do Bloco C, saem para a esquerda, passam na passagem entre os blocos B e C e dirigem-se à zona de terra batida e arborizada, nas imediações dos balneários, que constitui a zona de concentração cor-de-laranja.
Os ocupantes do Bloco F(salas 32, 33 e 34), saem pela esquerda e dirigem-se para a zona de concentração cor-de-laranja.

Zona amarela

Os ocupantes do Bloco D, saem para a esquerda e passam entre os blocos C e D em direcção à zona aberta perto do gradeamento do campo de jogos ( zona de concentração amarela ) e permanecem junto da placa respectiva.
Os ocupantes do campo de jogos e balneários, dirigem-se para a zona de concentração amarela.

Zona azul

Os ocupantes das salas 30 e 31 saem para a direita e aguardam na zona arborizada entre os blocos D e E (zona de concentração azul).

NORMAS DE EVACUAÇÃO NA SALA
Procedimentos para os alunos:
No início de cada aula, o delegado de turma escreve no canto superior direito do quadro o número de alunos.
A informação será apagada após o termo da aula.
Se ocorrer uma situação de emergência (sismo, incêndio, ameaça de bomba, etc.) na escola, a campaínha tocará:
TRÊS VEZES INTERMITENTE

Deixa o teu material escolar no local onde se encontra.
Segue em direcção à porta da sala de aula, por filas sucessivas, a começar pela mais próxima da saída.
O movimento será, sempre, em andamento rápido e ordeiro, até à zona de concentração, seguindo o percurso pré-definido.

O PERCURSO DO ALUNO( dentro da sala de aula )
O delegado de turma dirige-se à porta da sala, abrindo-a.
Todos os alunos da turma seguem o delegado, em fila.
A fila será terminada pelo sub-delegado e pelo professor; este será sempre o último e é quem fecha a porta.



A ATITUDE DO ALUNO (Perante a situação de emergência)
Mantém-te sereno; evita o pânico e acalma os teus colegas.
Se não for possível a saída da sala de aula, deves procurar lugares que te possam proteger: debaixo das mesas, do vão de uma porta, debaixo de uma viga, etc.
Protege o teu corpo, a cabeça e olhos dos vidros das janelas.
Durante a saída, não pares nunca junto das portas.
Não voltes atrás, nem permitas que os outros o façam.
Aguarda o fim da evacuação, na zona de concentração, junto do teu professor e da turma, até que sejas informado do que deves fazer.
Se te encontrares no exterior / recreio
Dirige-te para a zona de concentração mais próxima.
Afasta-te de paredes, dos pavilhões, pois podem cair.
Se te encontrares num local que fique longe da zona de concentração, permanece num lugar aberto.
Se o local onde te encontras, não te permitir a saída, devido à existência de chamas, portas sobreaquecidas,etc., bate fortemente na parede e faz todos os possíveis para assinalar a tua presença.
AS 6 REGRAS DO NUNCA DO PLANO DE EMERGÊNCIA

1ª- NUNCA nos preocuparmos com os nossos pertences que ficam na sala.
2ª - NUNCA corremos durante o percurso de evacuação.
3ª - NUNCA empurramos ninguém ( podemos cair ou fazer cair alguém e haver esmagamentos e atropelamentos ).
4ª - NUNCA mexemos no interruptor da luz após o aviso de emergência.
5ª - NUNCA saímos da fila durante o percurso de evacuação.
6ª - NUNCA saímos da fila à chegada da zona de
concentração.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dia 1 de Dezembro foi feriado


1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência

No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal.


Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I.


Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III.


A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola.


Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação. Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos. A Duquesa foi presa e o Secretário morto.

Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV, Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".