Pesquisar

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Futuros pilotos e comissários enfrentam treinamento de sobrevivência na selva

A escola de aviação civil Academia do Ar realizará treinamento prático dos alunos neste final de semana


Nos dias 28 e 29 de agosto, os alunos da Academia do Ar enfrentarão o mais difícil teste do curso: um treinamento de sobrevivência na selva de Itapera Grande, localizada no km 46 da Estrada Guarulhos-Nazaré. As atividades iniciarão na Air Training, uma das maiores e mais completas empresas de treinamento de emergência de cabine do Brasil. Lá, os alunos serão levados para um mock-up, uma espécie e simulador de aeronave, com as saídas, toaletes e galleys (cozinhas) preparadas para simular situações de evacuação de emergência em terra e no mar e também de combate ao fogo real dentro da aeronave em voo. A idéia é que os futuros, pilotos e comissários vivenciem uma situação de pane que, na vida real, exigiria um pouso emergencial da aeronave.

Concluídos os treinamentos no mock-up, os estudantes serão levados para a área de selva, onde simularão uma jornada de sobrevivência à espera das equipes de resgate, seguindo em mata fechada, orientando-se por bússola, até o local do acampamento definitivo. Lá, permanecerão por 24 horas com racionamento de comida e bebida e com a difícil tarefa de extrair da natureza alimento e água para complementar o estoque.

Os alunos aprovados estarão prontos para enfrentar o mercado e disputar vagas em companhias aéreas.

Mercado - A falta de pilotos é uma preocupação mundial. Um estudo recente da Boeing prevê a necessidade de formação de 448 mil novos pilotos pelos próximos 20 anos. Desses, 32 mil serão necessários só na América Latina (1.600 por ano). Em 2009, 743 novas licenças para pilotos profissionais de avião foram concedidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No primeiro semestre deste ano, foram 646.

Nenhum comentário:

Postar um comentário