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Saiu na mídia

Exposição conta histórias dos imigrantes do Estado, Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 11 de abril de 2024. Por Vinícius Coimbra. Veja matéria
O legado cultural da imigração, Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 2 de abril de 2024. Por Juliana Bublitz. Veja matéria
Exposição Artefatos do Sul: legados da imigração alemã e italiana, Bom dia Rio Grande, veiculada em 10 de abril de 2024. Por TV RBS. Assista matéria
Exposição Artefatos do Sul: legados da imigração alemã e italiana, RBS Notícias, veiculada em 9 de abril de 2024. Por TV RBS. Assista matéria
Imagens da imigração, Paulo Gasparotto, Porto Alegre, publicada em 10 de abril de 2024. Veja matéria
Legado de imigrantes europeus no Sul do Brasil é tema de exposição no Farol Santander Porto Alegre, Portal ArqSC, Santa Catarina, publicada em 8 de abril de 2024. Por redação. Veja matéria
Exposição no Farol Santander apresenta legado de imigrantes europeus no Sul do Brasil por meio de objetos e imagens, Gramado Magazine, Gramado, publicada em 3 de abril de 2024. Por Tela Tomazeli. Veja matéria
Exposição no Farol Santander apresenta legado de imigrantes europeus no Sul do Brasil por meio de objetos e imagens, Jornal da Capital, publicada em 2 de abril de 2024. Veja matéria
Feitos à mão, Revista E, Sesc São Paulo, edição de março de 2024. Por Maria Júlia Lledó. Veja matéria
A vez e a voz delas, Revista Forbes Life Design, publicada em novembro de 2023. Por Ana Paula de Assis. Veja matéria
Design brasileiro é tema de série com curadoria de Adélia Borges, Casa Vogue, publicada em 18 de novembro de 2023. Por Nádia Simonelli. Veja matéria
Simbiose criativa, Revista Kaza, São Paulo, edição primavera de 2023. Por Marianne Wenzel. Veja matéria
Com curadoria de Adelia Borges, “Designers do Brasil” estreia 2ª temporada, Casa Cor, publicada em 14 de setembro de 2023. Por redação. Veja matéria
O desafio da identidade brasileira, entrevista de Adélia Borges sobre uma das categorias do Prêmio Salão Design realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Bento Gonçalves, RS. Publicado em 18 de julho de 2023. Assista video
Imersão cultural em aldeia Kayapó, impressões sobre a vivência com mulheres Kayapó na aldeia Pykany , Terra indígena Mekragnoti, Altamira, PA, Instituto Kabu e Instituto A Gente Transforma. Publicado em 13 de julho de 2023. Assista video
MASP Loja na SP-Arte 2023, entrevistas de Adélia Borges, Jerá Guarani e Cristiana Barreto sobre artefatos indígenas e réplicas arqueológicas. Perfil do Instagram da revista ARTE!Brasileiros, publicada em 1º de abril de 2023. Assista video
O que é curadoria?, vídeo apresentado pela educadora Mariane Longhi e produzido pelo Sesc Bauru por ocasião da exposição EntreMeadas, Bauru, publicado em 25 de março de 2023. Assista video
Crisálida, vídeo apresentado pela educadora Laís Lacerda e produzido pelo Sesc Bauru por ocasião da exposição EntreMeadas, Bauru, publicado em 26 de março de 2023. Assista video
Botuáfrica, vídeo apresentado pelo educador Uidis Evangelista e produzido pelo Sesc Bauru por ocasião da exposição EntreMeadas, Bauru, publicado em 22 de março de 2023. Assista video
Projeto Bordar São Paulo, vídeo apresentado pelo educador Leonardo Franco e produzido pelo Sesc Bauru por ocasião da exposição EntreMeadas, Bauru, publicado em 20 de março de 2023. Assista video
Bordado e Prosa, vídeo apresentado pelo educador Luiz Gustavo Alencar e produzido pelo Sesc Bauru por ocasião da exposição EntreMeadas, Bauru, publicado em 17 de março de 2023. Assista video
Arte em Amarrio, vídeo apresentado pelo educador João Lucas Folcato e produzido pelo Sesc Bauru por ocasião da exposição EntreMeadas, Bauru, publicado em 14 de março de 2023 Assista video
Reportagem sobre EntreMeadas, Social Bauru, Bauru, postado em 14 de fevereiro de 2023. Assista video
Feira de Entremeadas, com artesãos, artesãs e iniciativas participantes da exposição Entremeadas. Portal Sesc São Paulo, publicado em janeiro de 2023. Veja matéria
Encontro: O fazer têxtil na região de Bauru, com artesãs e iniciativas representantes de dez municípios do estado de São Paulo. Curadoria de Adélia Borges, jornalista, pesquisadora, historiadora e crítica de design. Portal Sesc São Paulo, publicado em janeiro de 2023. Veja matéria
Exposição no Sesc de Bauru conta com trabalhos de diversas artesãs do estado de SP, G1, Bauru e Marília, postada em 27 de novembro de 2022. Assista video
Potência criativa do design, Jornal O Povo, caderno Vida & Arte, Fortaleza, 22 de novembro de 2022. Veja matéria
Amarrio baririense participa de exposição EntreMeadas exibida no Sesc Bauru, Jornal Noticiantes, Bariri, 4 de novembro de 2022. Veja matéria
Amarrio de Bariri participa de exposição no Sesc Bauru, Jornal Candeia, Bariri, postada em 1 de novembro de 2022. Veja matéria
EntreMeadas: exposição apresenta trabalhos manuais feitos por mulheres, Sampi Net, Bauru, postada em 29 de outubro de 2022. Veja matéria
Exposição gratuita em Bauru evidencia a singularidade do artesanato brasileiro, Social Bauru, Bauru, postada em 28 de outubro de 2022. Veja matéria
O espaço do MASP voltado para a riqueza do artesanato brasileiro, entrevista ao Programa Repórter Eco, TV Cultura, São Paulo, 23 de outubro de 2022. Assista video
Esculturas lúdicas de Sara Rosenberg: arte para brincar, Design do Bom, São Paulo, 15 de outubro de 2022. Por Winnie Bastian. Veja matéria
O design como ferramenta de transformação social, entrevista a Regina Zappa, TV 247, Programa Estação Sabiá. Transmissão ao vivo pelo YouTube. Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2022. Assista video
Semear em pó: o novo Centro de Arte, Artesanato e Design de Cabo Verde, ArchDaily Brasil, postada em 19 de agosto de 2022. Por Romullo Baratto. Veja matéria
Artesanato cabo-verdiano, “uma profissão com power”, Jornal Público, Lisboa, 15 de agosto de 2022. Por Mariana Duarte. Veja matéria
A minha visão é que o CNAD inspire uma nova dinâmica a nível criativo, Jornal Expresso das Ilhas, Mindelo, Cabo Verde, 7 de agosto de 2022. Por Nuno Andrade Ferreira. Veja matéria
CNAD abre-se à cidade, ao país e ao mundo, Jornal Expresso das Ilhas, Mindelo, Cabo Verde, 6 de agosto de 2022. Por Nuno Andrade Ferreira. Veja matéria
Adélia Borges é jornalista, historiadora e referência no campo do design, CNAD Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, Cabo Verde. Postada em 3 de agosto de 2002. Veja matéria
Cabo Verde quer promover a arte, o artesanato e o design “sem hierarquias nem complexos”, Jornal Público, caderno Ípsilon, Portugal, 31 de julho de 2022. Por Mariana Duarte. Veja matéria
Vídeo com visita guiada à exposição EntreMeadas, São Paulo, julho de 2022, 35’05”. Realização do Sesc Guarulhos. Música: Côco Pitoco. Artistas: Bebê Kramer, Swami Jr, Teco Cardoso. Álbum: Dança do Tempo. Assista video
Inauguração do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Postado em 31 de julho de 2022 pelo CNAD. Assista video
Entremeadas, Sesc Guarulhos, Das Artes, postada em abril de 2022. https://dasartes.com.br/agenda/52007/ Veja matéria
Convite da curadora Adélia Borges para a exposição EntreMeadas, no Sesc Guarulhos, 30 de abril de 2022, vídeo com duração de 5’49”. Assista video
EntreMeadas, site do Sesc São Paulo, 30 de abril de 2022. Veja matéria
Exposição EntreMeadas apresenta produção de artesãs no Sesc Guarulhos, Gru Diário, publicada em 29 de abril de 2022. Veja matéria
Curadora Adélia Borges visita empresa cultural de Bariri, Jornal Candeia, Bariri, 20 de abril de 2022. Veja matéria
Jornalista e curadora de design Adélia Borges visita Bariri para conhecer a técnica de amarrio desenvolvida por Noemi Rodrigues, Jornal Noticiantes, Bariri, 20 de abril de 2022. Veja matéria 
Bariri: Jornalista e curadora de design Adélia Borges visita Ativaz Produções, Jornal Noticiantes, transmissão ao vivo pelo Facebook. Por Thaisa Moraes. Bariri, 20 de abril de 2022. Assista vídeo
Adélia Borges é a primeira mulher, a se tornar doutora honoris causa pela Unesp, Jornal da Unesp, 29 de junho de 2021, por Fábio Mazzitelli. Veja matéria
Mostras e livros revelam como os móveis brasileiros se tornaram joias, Folha de S. Paulo, 23 de junho de 2021, por João Perassolo. Veja matéria
Parecer da arte-educadora Ana Mae Barbosa sobre Adélia Borges, Texto integrante do processo de concessão do título de doutora Honoris Causa pela Unesp. Vitruvius, Resenhas online, 30 de abril de 2021. Veja texto
Design interior, Paulo Navarro, coluna no jornal O Tempo, Belo Horizonte, 1º de maio de 2021. Veja matéria
Sobre embalagens japonesas, Canal Arte 1, programa Estilo Arte 1, São Paulo, 17 de abril de 2021, gravado na exposição “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão”. Assista video
Sobre Janete Costa, conversa com Regina Galvão e Simone Quintas a propósito da contribuição de Janete Costa à cultura brasileira. Podcast Casa Frente e Verso, 15 de abril de 2021. Ouça aqui
Griô do design, Portal da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Unesp Bauru. Publicado em 05 de abril de 2021. Por Alessandra Simões. Veja matéria
Entrevista a Sandra Bittencourt, CBN Recife, sobre a arquiteta e designer Janete Costa. Foi ao ar em 20 de março de 2021. Duração: 13’. Ouça aqui
Adélia Borges, tecelã da cultura artesanal brasileira, Revolução Artesanal, publicada em 12 de março de 2021. Veja matéria
Adélia Borges recebe título de Doutora Honoris Causa pela Unesp, Revista Projeto, São Paulo, 9 de março de 2021. Veja matéria
Jornalista e crítica de Design, Adélia Borges, recebe título de Doutora Honoris Causa da Unesp, TV Unesp, Bauru, 9 de março de 2021. Assista vídeo
A jornalista e crítica de design Adélia Borges, recebe título de Doutora Honoris Causa da Unesp, o primeiro concedido a uma mulher em 45 anos da universidade, Newsletter do Jornal da 3ª Idade. Por Hermínia Brandão, São Paulo, 8 de março de 2021. Veja matéria
Adélia Borges, curadora da Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba recebe título de Doutora Honoris Causa na área de design, Centro Brasil Design, Curitiba, postada em 1 de março de 2021. Veja matéria
A importância da pesquisa de Adélia Borges, intitulada Doutora Honoris Causa pela Unesp, Coluna Cultura Feita à Mão, Casa Vogue, São Paulo, postada em 4 de fevereiro de 2021. Por Nicole Tomazi. Veja matéria
Perfil Adélia Borges, revista Unsatisfashion, nº 2, maio/agosto 2020. Páginas 21 a 23. Veja matéria
Ilhas de natureza, história e cultura, por Lena Trindade. Revista Senac Ambiental, nº 15, janeiro/ agosto 2020. Adélia Borges dá declarações sobre o artesanato e a cultura de Cabo Verde. Veja matéria
Mulheres de fibra, Revista E, Sesc SP, edição de janeiro de 2020. Veja matéria
O que é curadoria em artes visuais?, Video entrevista com 15 curadores que, ao longo do ano de 2019, foram responsáveis ou co responsáveis por algumas das mostras de artes visuais que aconteceram em unidades do Sesc São Paulo. Revista E Online, Sesc São Paulo, 3 de janeiro de 2020. Assista vídeo
Conheça o grupo Rendeiras da Aldeia, que recupera a tradição da Renda Renascença, Programa Repórter Eco, TV Cultura, São Paulo, 25 de novembro de 2019. Assista matéria
Identidade em movimento!, ArteSol Artesanato Solidário, São Paulo, postada em 29 de novembro de 2019. Por Camila Fróis. Veja matéria
EntreMeadas – linhas, expressão e cidadania, ArteSol Artesanato Solidário, São Paulo, postada em 3 de dezembro de 2019. Por Camila Fróis. Veja matéria
Mostra EntreMeadas destaca trabalho em crochê da Cooperativa Lili, das presas de Tremembé, Humanitas 360, São Paulo, 18 de outubro de 2019. Assista video
Exposição EntreMeadas evidencia a singularidade do artesanato brasileiro, Archtrends, Florianópolis, 27 de novembro de 2019. Por Simone Bobsin. Veja matéria
EntreMeadas, Vídeo com entrevista com Adélia Borges, curadora da exposição em cartaz no Sesc Vila Mariana. Revista Arte! Brasileiros, São Paulo, 20 de novembro de 2019. Por Jamyle Rkain. Assista vídeo
Adélia Borges: Qual é o propósito com que fazemos design?, Jornal O Povo, Caderno Vida & Arte, Fortaleza, Ceará, 5 de novembro de 2019. Por Jully Lourenço. Veja matéria
Entrevista sobre a exposição EntreMeadas, Programa Navega, rádio Eldorado FM, São Paulo. Veiculado em 31 de outubro de 2019. Por Baba Vacaro.
Fala de Adélia Borges de 37’30” a 47’35”. Ouça aqui
EntreMeadas Weaving, Lacemaking, Sewing and Embroidery: The Artisanal Work of Individual Women and Groups, E-flux, 31 de outubro de 2019. Veja matéria
Tecelagens, rendas, costuras e bordados, Revista E Online, Sesc São Paulo, 23 de outubro de 2019. Veja matéria
EntreMeadas explora 60 trabalhos inéditos feitos por artesãs e coletivos paulistas, Programa Metrópolis, TV Cultura, 22 de outubro de 2019. Assista matéria
EntreMeadas – BetweenWeaves, Universes in Universe, outubro de 2019. Veja matéria
Entrevista de Adélia Borges sobre a exposição EntreMeadas., Programa Metrópolis, rádio Cultura FM, São Paulo. Veiculado em 14 de outubro de 2019. Por Fabio Malavoglia. Ouça aqui
Mulheres revivem a tradição de rendas e de bordados em Carapicuíba, Folha de S. Paulo, 13 de outubro de 2019. Por Ricardo Kotscho. Veja matéria
O futuro da roupa, Folha de S. Paulo, 18 de setembro de 2019. Pedro Diniz. Veja matéria
Adélia Borges: Precisamos de uma política industrial em que o design não seja só cereja de bolo, Folha de S. Paulo, 30 de agosto de 2019. Entrevista por Mara Gama. Veja matéria
5 exposições em São Paulo que valem a sua visita, Olhares News, Regina Galvão, agosto de 2019. Veja matéria
Alex Wollner tem obra revisitada no Museu da Casa Brasileira, Olhares News, junho de 2019. Veja matéria
Compre de quem faz, Revista Vida Simples, maio de 2019. Texto de Débora Zanelato. Veja matéria
Patrimônio manual, Revista e, Sesc São Paulo, maio de 2019. Veja matéria
“O verdadeiro designer é aquele que enxerga o espírito do seu tempo e expressa isso em seus projetos”, Olhares, abril de 2019. Clique para acessar
O futuro é feito à mão, Revista e, Sesc São Paulo, abril de 2019. Veja matéria.
“Me sinto em pleno apogeu criativo”, Panorama Mercantil, novembro de 2018. Entrevista por Eder Fonseca. Veja matéria
Brazil’s Vitória Stone Fair for the first time with a Natural Stone Design Show, Stone-Ideas.com, setembro de 2018. Veja matéria
Descentralizar o olhar, Archtrends, 3 de agosto de 2018. Por Livia Debbané. Veja matéria
Retalhos e materiais naturais ganham espaço em artigos para casa, UOL/ Consumo Consciente, 15 de agosto de 2018. Por Mara Gama. Veja matéria
Mama África, Revista São Paulo, Folha de S. Paulo, edição de 12 a 18 de agosto de 2018. Por Michele Oliveira. Veja matéria
Geografia fascinante, revista Caras, São Paulo, 27 de julho de 2018. Por Mônica Barbosa. Veja matéria
As formas do presente e passado, Metro Jornal, Vitória, 18 de julho de 2018. Veja matéria
Entrevista de Adélia Borges para o jornalista Fabrício Fabre, TV Capixaba, 17 de julho de 2018. Assista aqui
A evolução do móvel capixaba, A Gazeta, Vitória, 12 de julho de 2018. Veja matéria
Exposição em Vitória mostra a história dos móveis capixabas, TV Gazeta, Vitória, 12 de julho de 2018. Veja matéria
Pedras brasileiras viram móveis e acessórios com design contemporâneo, Folha de S. Paulo, 23 de junho de 2018, por Michele Oliveira. Veja matéria
Peças assinadas feitas com pedras brasileiras, A Tribuna, Vitória, 13 de junho de 2018. Veja matéria
Vitoria Stone Fair no Espírito Santo ganha primeira exposição de design, postado em 9 de junho de 2018, Casa Vogue, por Regina Galvão Veja matéria
Design aerodinâmico é tema de exposição em São Paulo, Winnie Bastian, blog Design do Bom, revista Casa Vogue, post em 21 de abril de 2018. Veja matéria
Design entre Portugal e Brasil hoje, Lia Krucken, Arc Portal SC, post em 20 de abril de 2018. Veja matéria
Navegar entre objetos que unem Portugal e Brasil, Diário de Notícias, Lisboa, 19 de março de 2018. Por Lina Santos. Veja matéria
Carmen Miranda é design – cinco histórias do balanço entre Portugal e Brasil, Jornal Público, 14 de março de 2018. Por Joana Amaral Cardoso Veja matéria
Afeto em Arte, revista Sim, edição de julho de 2017 Veja matéria
‘Pure Gold’ mostra reciclados do mundo na Alemanha, Mara Gama, Folha Digital, 23 de setembro de 2017 Veja matéria.
Upcycling, atitude ecofriendly no design, Casa Vogue digital, por Winnie Bastian, 19 de setembro de 2017 Veja matéria.
Entrevista Adélia Borges – É preciso aumentar a percepção consciente das pessoas da presença do design nas suas vidas, A Gazeta, Vitória, 27 de agosto de 2017, por Guilherme Silva. Veja matéria
Janete Costa, revista Sim, Recife, julho de 2017. Saiba mais
Série didática explora design por dez vertentes e criadores, Folha de São Paulo, 30 de maio de 2017, por Mara Gama. Veja matéria
Adélia Borges apresenta a série Designers do Brasil, Casa Vogue, 25 de maio de 2017, por Winnie Bastian. Veja matéria
Designers do Brasil, nova série do Canal Curta, Vitruvius, 25 de maio de 2017. Veja matéria
Especialista em design e artesanato brasileiro ministra palestra para artesãos capixabas, Blog Art Et Decor, 13 de março de 2017. Veja matéria
Mais de 140 voluntários participam de palestra ministrada por Adélia Borges, newsletter Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS). Veja matéria
Exposição em Amsterdã reúne 62 banquinhos de todo o Brasil, portal Casa.com.br, 28 de setembro de 2016. Por Nilbberth Silva. Saiba mais
Going to Rio for the Olympics? Squeeze These Places In, The New York Times, 4 de agosto de 2016, texto por Seth Kugel. Veja matéria
O lugar do artesanato, revista abcDesign, edição 55, julho de 2016. Veja matéria
Una sede para la artesanía de diseño, jornal Pagina 12, Buenos Aires, 11 de junho de 2016, por Luján Cambariere. Saiba mais
Feito à mão, revista Casa Claudia, São Paulo, maio de 2016. Saiba mais
O Brasil feito à mão, jornal Zero Hora, 28 de março de 2016, por Eleone Prestes. Saiba mais
Sebrae restaura centro de artesanato no Rio, Pequenas empresas e grandes negócios, Rede Globo, 27 de março de 2016. Saiba mais
Brasil em cena, revista O Globo, 27 de março de 2016, por Carolina Ribeiro. Saiba mais
Artesanato brasileiro ganha espaço privilegiado, Jornal Futura – Canal Futura, 21 de março de 2016. Saiba mais
Brazilian midcentury modern furniture: A sexier take on Eames, The Wall Street Journal, 18 de fevereiro de 2016, por Julie Lasky. Saiba mais
Manos de barro, Pagina 12, Buenos Aires, 5 de setembro de 2015 por Luján Cambariere. Clique para acessar
Mundo do design e da arte vive febre em torno da cultura indígena, Jornal Folha de São Paulo, 1 de setembro de 2015 por Silas Martí. Matéria sobre a exposição “Cerâmicas do Brasil”. Veja matéria
Agenda Curta!, – Exposição Cerâmicas do Brasil, 27 de agosto de 2015. Saiba mais
O barro que vira arte nas mãos dos índios e modernos, O Estado de São Paulo, 12 de agosto de 2015, por Antonio Gonçalves Filho. Saiba mais
Semana do design: as riquezas do barro, Casa Vogue, agosto de 2015. Matéria por Winnie Bastian. Saiba mais
Desde o princípio era o barro, Revista da Folha de São Paulo, 09 de agosto de 2015 por Mara Gama. Matéria sobre exposição “Cerâmicas do Brasil”. Saiba mais
Power design, Anuário Bamboo, março 2015. Entrevista sobre o evento “design para todos”. Saiba mais
Entre o passado e o futuro, revista abcDesign, Curitiba, janeiro de 2015. Veja matéria
Orgulho nacional, Casa & Jardim, julho 2014. Texto por Stéphanie Durante. Saiba mais
Brésil Situacion, Étapes, Junho 2014. Entrevista por Isabelle Moisy. Veja matéria
Foco no desenho, Notícias do Dia, Florianópolis, 2 de janeiro de 2014. Por Dariene Pasternak. Saiba mais
The Year in Review, revista Metropolis, Nova York, dezembro 2013. Saiba mais
Livro traz ‘polifonia’ do móvel brasileiro, Folha de S. Paulo, 25 de novembro de 2013. Por Mara Gama. Veja matéria
El diseño brasileño está frente a una oportunidad de oro, revista Obras de Expansion, Cidade do México, 11 de maio de 2013. Saiba mais
Descolonizando a inovação em design:, Design anthropology, antropologia crítica e conhecimento indígena, por Elizabeth (Dori) Tunstall. Capítulo do livro Design Anthropology - Theory and Practice, Tailor & Francis Group, Londres, 330 páginas, editado por Wendy Gunn, Ton Otto e Rachel Charlotte Smith, 2013, ISBN 978-10-03085195. Veja texto
Design da Periferia, no Pavilhão das Culturas Brasileiras. Publicado em 10 de maio de 2013 por Espaço Humus. Vídeo em português com legenda em inglês. Duração: 3’24. Assista video
Design da Periferia, Jornal Futura, Rio de Janeiro, 8 de maio de 2013, Saiba mais
Mostra destaca o design produzido nas periferias, Portal Aprendiz, São Paulo, 20 de março de 2013, por Flávio Aquistapace. Saiba mais
Dia da Mulher: Dez mulheres muito influentes do design no Brasil, por Marcel Verrumo e Nilbberth Silva, www.casaabril.com.br, postado em 8 de Março de 2013 Saiba mais
O design da favela e da periferia, Folha de São Paulo, 10 de fevereiro de 2013, por Guto Requena Saiba mais
A Brazilian Miles Away, Financial Times, Londres, 28 de janeiro de 2013, por Maria Shollenbarger. Saiba mais
Os bancos da diversidade, revista ABCDesign, Curitiba, edição 42, jan/ fev/ mar 2013, por Cinthia Zanotto. Saiba mais
Desde la necesidad, Pagina 12, Buenos Aires, 26 de janeiro de 2013, por Luján Cambariere. Saiba mais
Pode entrar, MAG!, edição 31, 2012. Texto por Bruno Moreschi. Saiba mais
Arriba las manos, revista iF, Centro Metropolitano de Diseño, Buenos Aires, setembro de 2012, por Carolina Muzi. Veja matéria
Hotel Droog, The Cool Hunter, Australia, postado em 1º de outubro de 2012. Saiba mais
Exposição em Amsterdã reúne 62 banquinhos de todo o Brasil, publicado em 29 de setembro de 2012, Editora Abril. Saiba mais
Design + Craft, The Brazilian Path – Book Review, by Irene Vermeulen, The Netherlands, publicado em 10 de outubro de 2012. Saiba mais
Matriarcado design, revista Barzon, Buenos Aires, edição nº 25, outubro de 2012. Saiba mais
O design nosso de cada dia, Graciliano, edição de maio/ junho 2012, por Janayna Ávila. Veja matéria
O novo é feito à mão, abcDesign, edição de abril de 2012, por Mariana Guimarães. Veja matéria
Redescobrindo o Brasil, O Estado de Minas, edição de 29 de julho de 2012, por Mirian Pinheiro. Veja matéria
Porta voz do design nacional, revista Docol, maio de 2012. Por Alessandra Simões. Saiba mais
Tecnoartesanato, Select, edição de abril/ maio de 2012, por Juliana Monachesi. Veja matéria
Drawing a new path for development, Sali Sasaki, www.salisasaki.com, publicado em 16 de abril de 2012. Veja matéria
It’s Not Just The Bags, John Thackara, The Design Observer, postado em 20 de março de 2012. Saiba mais
Dimensão simbólica do consumo, Alessandra Simões, revista Voe Trip, edição 45, de março de 2012. Veja matéria
Fazer brasileiro, Casa Claudia Luxo, edição de fevereiro de 2012, por Baba Vacaro. Saiba mais
O artesanato está vivo, em eterna transformação, Almanaque Brasil, edição de fevereiro de 2012, por João Rocha Rodrigues. Saiba mais
Irmãos de sangue, Estado de Minas, edição de 10 de fevereiro de 2012, por Walter Sebastião. Veja matéria
Design a favor do artesanato, jornal O Tempo, Belo Horizonte, edição de 5 de fevereiro de 2012, por Daniel Toledo. Saiba mais
Caminho sem volta, O Estado de S. Paulo, 5 de fevereiro de 2012. Saiba mais
Manos brasileñas, Pagina 12, Buenos Aires, edição de 4 de fevereiro de 2012, por Luján Cambariere. Saiba mais
Livro exibe objetos manuais em contraponto à massificação, Folha de S. Paulo, edição de 30 de janeiro de 2012, por Mara Gama. Saiba mais
Saber artesanal, revista Brasileiros, São Paulo, edição de janeiro de 2012, por Marcelo Rezende. Saiba mais
Design e transformação, Graciliano on line, Maceió, Imprensa Oficial de Alagoas, em 19 de janeiro de 2012, por Janayna Ávila. Saiba mais
Dizajnerski Kolonializm, texto de Anna Wojczynska na revista polonesa 2+3D, 2011. Mais informações em http://www.2plus3d.pl/. Saiba mais
Orgulho brasileiro, Revista Kaza, outubro 2011. Perfil de Adélia Borges. Saiba mais
Brazil: The Cultural Contemporary – Craft, Design and Social Change, Forming Ideas, 21 de janeiro de 2011. Saiba mais
Artesanato em ascensão, Casa Vogue Brasil, agosto 2011. Entrevista de pergunta e resposta realizada por Roberto Abolafio, três páginas. Saiba mais
Adélia Borges and Paula Dib at WDCD 2011, Vídeo com as duas participantes brasileiras no evento What Design Can Do, realizado em Amsterdam em maio último. A entrevista foi feita pela revista e portal Design Indaba, da África do Sul. Saiba mais
Brazilian Design Biennial 2010 Review, Icon UK, Londres, novembro 2010. Resenha crítica sobre a Bienal Brasileira de Design, uma página, assinada por Frederico Duarte. Saiba mais
Bienal Brasileira de Design 2010, revista Arc Design, 2010. Saiba mais
Cuando el Norte está en el Sur, revista Barzón, Buenos Aires, Argentina, novembro 2010. Matéria de seis páginas de Luján Cambariere sobre a Bienal Brasileira de Design. Saiba mais
Brazilian Design Biennial, revista Stylus, 10 de novembro de 2010 Saiba mais
Bienal democrática destaca criatividade, Revista Projeto, novembro de 2010. Saiba mais
Formas do dia a dia, Revista Viver Brasil, outubro de 2010. Por Luciana Avelino. Saiba mais
Uma história talhada em madeira, Gazeta do Povo, 16 de setembro de 2010. Por Juliana Girandi. Saiba mais
Invenção e sustentabilidade, Gazeta do Povo, Curitiba, 14 de setembro de 2010. Por Annalice Del Vecchio. Saiba mais
Futuros posibles, Jornal Pagina 12, Buenos Aires, 25 de setembro de 2010. Por Luján Cambariere. Saiba mais
Design urbano: uma trajetória, Gazeta do Povo, Curitiba, 26 de setembro de 2010. Saiba mais
Curitiba sedia Bienal Brasileira de Design, Folha de Londrina, 15 de setembro de 2010. Por Maigue Gueths. Saiba mais
Bienal de Design 2010 em Curitiba, Portal UOL, 8 de setembro de 2010. Por Mara Gama. Saiba mais
A sustentável leveza da forma, Diário Catarinense, 23 de setembro de 2010. Por Patrícia Prado. Saiba mais
A celebração do design brasileiro, Portal IG, 20 de setembro de 2010. Por Christian Ullmann. Saiba mais
Bienal sustentável, revista Móveis de Valor, agosto de 2010. Por Keila Marques. Saiba mais
Bienal de design terá mostras ao ar livre, Gazeta do Povo, Curitiba, julho de 2010. Por Isadora Rupp. Saiba mais
Mistura brasileira, O Jornal, Maceió, 18 de maio de 2010. Por Elô Baeta. Saiba mais
De fora para dentro, revista Kaza, São Paulo, novembro 2010, pág. 46 a 48, sobre a Bienal Brasileira de Design. Saiba mais
Visão sem fronteiras. Entrevista com Adélia Borges, revista abcDesign, Curitiba, edição de setembro, outubro, novembro 2010. Ocupa seis páginas. Saiba mais
Design brasileiro: Muito além das fronteiras, revista Dobras, nº 10, outubro 2010. Entrevista de Mônica Moura sobre a Bienal Brasileira de Design em Curitiba, e as exposições no MAM/SP, na galeria Passado Composto e no Museu da Casa Brasileira. Ocupa 14 páginas. Saiba mais
Soluções para o meio ambiente, jornal O Estado de S. Paulo, Caderno2, 15 de setembro de 2010. Matéria sobre a Bienal Brasileira de Design, escrita por Evandro Fadel. Ocupa dois terços da página. Saiba mais
Útil e agradável, jornal Estado de Minas, caderno Cultura, 20 de agosto de 2010. Matéria de capa do caderno, assinada por Walter Sebastião, apresenta a Bienal Brasileira de Design a partir de entrevista com Adélia Borges. Saiba mais
Pure blend x Puras misturi, blog do Cooper Hewitt Museum, Nova York, 9 agosto de 2010. Por Cynthia Smith, curadora do Socially Responsible Design no National Design Museum. Matéria ilustrada sobre a exposição Puras Misturas, em São Paulo. Veja matéria
Reasons not to be pretty: Symposium on design, social change and the museum, site Design Observer, New York, 3 de agosto de 2010. Julie Lasky e William Drenttel relatam encontro ocorrido na sede da Fundação Rockfeller em Bellagio, Itália, em abril de 2010, com 22 pessoas, entre curadores de design e participantes de instituições culturais e educacionais, de 11 países. Veja matéria
Adélia Borges: Gigante das formas, Jornal da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte, São Paulo, maio 2010. A jornalista Alessandra Simões entrevista Adélia Borges, nas páginas 10 e 11, sobre sua atuação como curadora, qualificando-a de principal referência e porta-voz do design brasileiro. Saiba mais
Mais arte no parque, revista Veja São Paulo, 7 de abril de 2010. Matéria de uma página sobre a história do Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira, no Parque do Ibirapuera, e a abertura da exposição Puras misturas. Saiba mais
Misturar artes para entender o Brasil, jornal O Estado de S. Paulo, Caderno2, 9 de abril de 2010. Assinada por Camila Molina, apresenta o novo Pavilhão das Culturas Brasileiras. Com chamada na primeira página do jornal, ocupa um terço da capa do Caderno2 e metade de uma página interna. Saiba mais
Exposição anuncia novo museu de cultura popular em SP, Folha de S. Paulo, Ilustrada, 10 de abril de 2010. Matéria aborda a exposição Puras misturas. Saiba mais
Diálogos Múltiplos, Gazeta de Alagoas, caderno B, 14 de abril de 2010. Matéria de Janayna Ávila sobre exposição Puras misturas ocupa toda a capa do caderno B. Saiba mais
Manos, jornal Página|12, caderno m2, Buenos Aires, Argentina, 17 de abril de 2010. Na capa do caderno e uma página interna (El museo da la inclusión), texto de Luján Cambariere aborda a exposição Puras misturas e o Pavilhão das Culturas Brasileiras. Saiba mais
Elas ajudam o design brasileiro a evoluir, Design Brasil, Vol. 3, Casa Claudia, páginas 90 a 92, 2009. Adélia Borges é retratada como uma das cinco mulheres brasileiras que impulsionaram o design brasileiro. Saiba mais
Nuevo diseño de Brasil, revista Arquine, México, edição 49, outoño 2009. Matéria sobre a exposição Design brasileiro hoje: Fronteiras, realizada no MAM/SP, de Luján Cambariere, ocupa dois terços de página. Veja matéria
Arrojado ou cotidiano?, revista Domingo, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, outubro de 2009. Por Isabela Fraga. Saiba mais
O tempo passa, eles ficam, jornal O Estado de S. Paulo, caderno Casa&, 16 de agosto de 2009. Assinada por Marcelo Lima, matéria de duas páginas aborda exposição Ícones do design: França/Brasil. Saiba mais
A onipresença do design, Jornal do Commércio, Rio de Janeiro, 7 a 9 de agosto de 2009. Matéria assinada por Mário Russo, de uma página, trata da exposição Ícones do design: França/Brasil. Veja matéria
Cotidiano, jornal Página|12, caderno m2, Buenos Aires, Argentina, 4 de julho de 2009. Capa de caderno e duas páginas centrais, matéria de Luján Cambariere sobre a exposição Design brasileiro hoje: Fronteiras. Saiba mais
Sempre modernos, revista Kaza, julho 2009. Matéria de três páginas sobre a mostra realizada na galeria Passado Composto Século XX. Saiba mais
Ao lado do que há de melhor, jornal O Estado de S. Paulo, Caderno Casa&, 3 de maio de 2009. Texto de Maria Ignez Barbosa ocupa duas páginas com um panorama da evolução do design brasileiro a partir da exposição Design brasileiro hoje: Fronteiras. Saiba mais
Mulher múltipla, jornal Estado de Minas, caderno Feminino & Masculino, Belo Horizonte, 3 de maio de 2009. Matéria de uma página, assinada por Lilian Monteiro, traz perfil de Adélia Borges. Saiba mais
Mobiliário moderno: clássico e atemporal, Gazeta de Alagoas, 22 de julho de 2009. Por Janayna Ávila. Saiba mais
Esto tambien es diseño, jornal Pagina 12, Buenos Aires, 4 de julho de 2009. Por Luján Cambariere. Saiba mais
Design brasileiro hoje: Fronteiras, informe da Anhembi Morumbi, São Paulo, maio de 2009. Por Eleni Kronka. Saiba mais
Talento além do óbvio, Gazeta Mercantil, São Paulo, 13 de abril de 2009. Por Wilson Dell’Isola. Saiba mais
A melhor fase do design brasileiro, jornal O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 7 de abril de 2009. A exposição Design brasileiro hoje: Fronteiras é tema de matéria de meia página, de Camila Molina. Saiba mais
Viagem pelo design, Folha de S. Paulo, Ilustrada, 7 de abril de 2009. Capa da Ilustrada e meia página interna, a matéria assinada por Mario Gioia é dedicada à exposição Design brasileiro hoje: Fronteiras. Saiba mais
Uma das grandes riquezas que o Brasil tem é a capacidade de invenção do seu povo, A CASA museu do objeto brasileiro, Newsletter Virtual, abril de 2009. Entrevista por Daniel Douek Veja matéria
La diversidad como naturaleza, jornal El Clarín, Buenos Aires, Argentina, 9 de setembro de 2008. Por ocasião da mostra Brasil Casa Design, realizada em Buenos Aires, a jornalista Carolina Muzzi entrevista Adélia Borges sobre design brasileiro. Veja matéria
De la diversidad al diseño, jornal El Cronista, Buenos Aires, 14 de agosto de 2008. Em uma página, entrevista com Adélia Borges por ocasião da mostra Brasil Casa Design em Buenos Aires. Saiba mais
Novo museu em prédio da Prodam, jornal O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 12 de junho de 2008. A jornalista Camila Molina assina matéria que anuncia o novo museu, que tem projeto de conteúdo coordenado por Adélia Borges. Ocupa dois terços de página. Saiba mais
União entre artesanato e design em discussão, Jornal do Comércio, caderno C, Recife, 21 de fevereiro 2008. Matéria de Olívia Mindêlo com perfil e ideias de Adélia Borges, por ocasião de palestra no Museu do Estado de Pernambuco. Saiba mais
Adélia Borges take us to Rio and beyond, blog Craft Victoria, Melbourne, Austrália, 18 de novembro de 2007. Comentários sobre palestra realizada por Adélia Borges em Melbourne. Saiba mais
Adélia Borges faz balanço de gestão, jornal O Estado de S. Paulo, Caderno2, São Paulo, 2 de maio de 2007. Assinada por Camila Molina, matéria mostra as realizações dos quatro anos em que Adélia Borges esteve na direção do Museu da Casa Brasileira, período em que houve um aumento de 444% na visitação. Veja matéria
Diálogo entre arte e design, Estado de Minas, Belo Horizonte, 7 de agosto de 2007. Por Walter Sebastião. Saiba mais
Brasiliansk Designboom, Onsdag den, Dinamarca, 10 de janeiro de 2007. Saiba mais
Design não é a cereja do bolo, jornal Gazeta de Alagoas, Casa & Estilo, Maceió, 3 de janeiro de 2007. Entrevista com Adélia Borges, feita por Janayna Ávila. Saiba mais
Batucada de las cosas de la vida, jornal Clarín, Diário de Arquitectura, Buenos Aires, 12 de dezembro de 2006. Veja matéria
Revelando o Santos Dumont designer, O Estado de S. Paulo, 2 de maio de 2006. Por Camila Molina. Saiba mais
Design de bancos indígenas é foco de mostra em museu, Folha de S. Paulo, 13 de fevereiro de 2006. Por Mario Gioia. Saiba mais
Madeira com arte, revista Veja, 30 de novembro de 2005. Saiba mais
Entrevista com Adélia Borges – Melhorar a qualidade de vida é o verdadeiro papel do design, revista da ESPM, São Paulo, julho de 2005. Saiba mais
Ano do Brasil na França, informe do Ministério da Cultura, Brasília, 25 de junho de 2005. Saiba mais
Gilberto Gil inaugura Espaço Brasil em Paris, portal Terra, 23 de junho de 2005. Saiba mais
O olhar refeito, Revista TAM, fevereiro de 2005. Por Alessandra Simões. Saiba mais
Design anônimo sul punto vendita, revista Ottagono, Milão, outubro de 2004. Por Mario Botta. Saiba mais
Museu da Casa Brasileira aumenta público, O Estado de S. Paulo, 10 de abril de 2004. Por Camila Molina. Saiba mais
Novos ares para o museu, revista Kaza, São Paulo, fevereiro de 2004. Por Luiz Claudio Rodrigues. Saiba mais
Prova de talento, revista Viver Bem, São Paulo, novembro de 2003. Por Roberto Abolafio Jr. Saiba mais
Museu quer refletir diversidade da casa brasileira, O Estado de S. Paulo, 18 de julho de 2003. Por Maria Hirszman. Veja matéria
Museu da Casa Brasileira marca território, Folha de S. Paulo. 12 de julho de 2003. Por Fábio Cypriano. Saiba mais
Mostra reflete sobre o ato de sentar e o desenho das cadeiras brasileiras, revista Projeto Design, São Paulo, fevereiro de 2003. Saiba mais
Um recorte variado do melhor design nacional, O Estado de S. Paulo, 2003. Por Maria Hirszman. Saiba mais
Modos de usar, revista Carta Capital, São Paulo, 31 de julho de 2002. Por Mara Gama. Saiba mais
Escrever sobre design – A escrita de Adélia Borges, revista Abigraf, São Paulo, janeiro de 2001. Por Claudio Ferlauto. Saiba mais
Alquimia, subversão e reciclo, revista Arc Design, 2000. Por Maria Helena Estrada. Veja matéria
Itaú Cultural mostra como a arte é devorada, O Estado de S. Paulo, 26 de novembro de 1999. Por Antonio Gonçalves Filho. Saiba mais
“Alquimia” dos 90 é destaque no Itaú, Folha de S. Paulo, 18 de novembro de 1999. Por Mara Gama. Saiba mais
Com a cara do Brasil, revista Época, São Paulo, 8 de março de 1999. Por João Luiz Vieira. Saiba mais
Em busca da identidade, jornal O Povo, Fortaleza, 11 de outubro de 1998. Por Rodrigo de Almeida. Saiba mais
Livro refaz trajetória de 10 anos de prêmio, O Estado de S. Paulo, 17 de dezembro de 1996. Por Claudio Ferlauto. Saiba mais
Mostra traz evolução da cadeira brasileira, Folha de S. Paulo, 15 de dezembro de 1994. Por Victor Agostinho. Saiba mais

Depoimentos

MOURA, M.; HENRIQUES, F.; BORGES, A. Adélia Borges, Doutora Honoris Causa, Design FAAC – UNESP, 2021: reconhecimento e valorização do design brasileiro. Em: Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade [livro eletrônico]. 1. ed. Bauru, SP: Canal 6, 2022. p. 191–238. ISBN 978-65-86030-89-1, DOI 10.52050/978658603089.

https://ensaiosemdesign.com.br/wp-content/uploads/2022/01/09_08.pdf

Ana Mae Barbosa, 2021, parecer da arte-educadora Ana Mae Barbosa sobre Adélia Borges. Texto integrante do processo de concessão do título de doutora Honoris Causa pela Unesp. Vitruvius, Resenhas online, 30 de abril de 2021.

https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/20.232/8069

Mônica Moura, 2021, discurso panegírico da professora doutora Mônica Moura sobre Adélia Borges, proferido em cerimônia de concessão do título de Doutora Honoris Causa pela Unesp. São Paulo, 8 de março de 2021. Veja texto publicado em Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade [livro eletrônico].

http://www.adeliaborges.com/port/wp-content/uploads/2023/04/2021-03-08-Discurso-Panegirico-Monica-Moura-Honoris_Causa_portugues.pdf

Cristiana Barreto, 2021, depoimento de Cristiana Barreto enviado à Unesp por ocasião do processo para concessão do título de doutora honoris causa para Adélia Borges.

http://www.adeliaborges.com/port/wp-content/uploads/2023/04/Adelia-Borges-por-Cristiana-Barreto.pdf

Cláudio Ferlauto, 2021, depoimento de Cláudio Ferlauto enviado à Unesp por ocasião do processo para concessão do título de doutora honoris causa para Adélia Borges. Texto originalmente publicado na revista Abigraf, São Paulo, 2002.

http://www.adeliaborges.com/port/wp-content/uploads/2023/04/Adelia-Borges-por-Claudio-Ferlauto.pdf

Paula Dib, 2021, depoimento de Paula Dib enviado à Unesp por ocasião do processo para concessão do título de doutora honoris causa para Adélia Borges.

http://www.adeliaborges.com/port/wp-content/uploads/2023/04/Adelia-Borges-por-Paula-Dib.pdf

Auresnede Pires Stephan, 2021, depoimento de Auresnede Pires Stephan enviado à Unesp por ocasião do processo para concessão do título de doutora honoris causa para Adélia Borges.

http://www.adeliaborges.com/port/wp-content/uploads/2023/04/Adelia-Borges-por-Auresnede-Stephan.pdf

John Thackara, 2021, Depoimento de John Thackara enviado à Unesp por ocasião do processo para concessão do título de doutora honoris causa para Adélia Borges.

Texto orginalmente publicado em 13 de maio de 2012 em http://thackara.com/place-bioregion/its-not-just-the-bags/Acesse texto. 

Paula Dib, designer, 2016

“Foi uma noite inspiradora e inquietante [no curso Design e Brasilidade]. Delicioso voltar ao papel de aluna com a Adélia como professora.”

Domingos Leonelli, publicitário, 2016

“Ótimo o texto de Adélia Borges na Folha de S. Paulo. Uma belíssima defesa do design nacional, um dos pilares mais importantes da Economia Criativa. Alias as Olimpíadas 2016 constituíram-se no maior arranjo produtivo deste vetor econômico da história do Brasil.”

Daniel Trench, designer, 2016

“O programa é didático, sem ser chato — e eis uma equação difícil de ser resolvida. Feliz de participar com vocês dessa jornada.”

Jacqueline Terpins, designer, 2016

“O documentário sobre o Rico Lins está moderno, ágil. Direção, fotografia, edição, tudo está impecável. O que prevalece, e a meu ver é da máxima importância, é o conteúdo! Os depoimentos (tanto dele quanto dos outros), as suas falas, tudo nos leva a um aprofundamento, à compreensão do trabalho e do conceito.”

Frederico Duarte, designer, 2016

“Tive a sorte e o prazer de estar presente no lançamento da série documental de televisão “Designers do Brasil”, concebida e apresentada pela Adélia Borges. Um excelente exemplo de divulgação do design, com um tom claro, descomprometido e consequente, onde é dado tempo e espaço para a expressão, o discurso e o trabalho de cada um dos dez protagonistas do design contemporâneo brasileiro desta primeira temporada. Espero conseguir ajudar a trazer esta série para os ecrãs portugueses em 2017.”

Frederico Duarte, designer e crítico português, 2016

“Consegui reunir todos os catálogos da Bienal Brasileira de Design. Depois de lê-los com a atenção que merecem gostaria de lhe dizer que o catálogo da edição de 2010 não tem de facto comparação. Não só pela escala e ambição da sua exposição “nuclear” da bienal mas também pela escolha dos projectos e, acima de tudo – e no que é para mim o mais importante – na redacção dos textos/legendas de cada projecto seleccionado. São um verdadeiro e raro feito de clareza, síntese e de saber o que realmente importa falar quando falamos de design. Parabéns mais uma vez. E muito obrigado pelo seu exemplo e inspiração.”

Alberto Wanderley, 2016

“Excelente matéria sobre Santos Dumont na revista Bamboo e muito interessante a abrangência de seu enfoque sobre as diversas áreas que em que ele deu seu genial toque de originalidade.”

Carlos Alcantarino, designer, 2016

“Estive no CRAB e amei a exposição. Sua curadoria foi precisa e surpreendente. Nunca vi nosso artesanato tão bem colocado e ao mesmo tempo com uma visão ampla do Brasil. Com seu olhar você colocou nosso artesanato em um nível que nos dá orgulho. Parabéns.”

Luciana de Moraes, 2016

“Acompanho a sua coluna na Bamboo e quero agradecer pelo rico conteúdo que você nos oferece todos os meses. Parabéns pelo seu trabalho.”

Sonia Quintella de Carvalho, presidente do ArteSol – Artesanato Solidário, 2016

“A mais espetacular exposição já montada no Brasil.”

Heloísa Crocco, designer, 2016

“Depois de trabalhar desde o final dos anos 80 com o Sebrae no segmento de design e artesanato, hoje festejamos o nascimento do CRAB no centro do Rio de Janeiro. A exposição inaugural é espetacular! Incrível o que se conseguiu reunir no espaço expositivo. Os curadores Adélia Borges e Jair de Souza trazem um panorama que nos alegra e nos faz entender o potencial do setor , sua diversidade e mais a possibilidade de revelar e levar a cultura brasileira para o visitante que passa e pode comprar o nosso produto artesanal. A importância desta iniciativa chega na sequência de uma série de intervenções do produto artesanal em diversas comunidades brasileiras. Parabéns CRAB! Parabéns artesanato brasileiro!”

Gabriel Patrocinio, designer, 2016

“Exposição de tirar o fôlego! Parabéns aos envolvidos!”

Fernanda Bellinaso, 2016

“Com a curadoria de Adélia Borges, Jair de Souza e uma enorme equipe, resultou essa maravilhosa exposição. O artesanato agradece a vocês!”

Leo Eyer, 2016

“Espaço espetacular, exposição muito emocionante! Parabéns aos amigos Cezar Vasquez, Adélia Borges, Jair de Souza e Mina Quental!”

Zoy Anastassakis, diretora da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), 2016

“A mostra que inaugura o CRAB organiza com precisão toda a potência da produção artesanal contemporânea no Brasil, indicando as potencialidades ainda latentes em meio aos materiais e seus processos produtivos. Assim, a exposição aponta para um futuro possível e promissor em que um design brasileiro encontra lugar justamente onde essas coisas todas criadas com muito e com pouco pelo Brasil afora ganham forma.”

Renata Mellão, diretora da A Casa museu do objeto brasileiro, 2016

“Toda a equipe do CRAB está de parabéns. O espaço ficou muito bonito e a primeira exposição apresenta uma seleção muito expressiva e representativa do artesanato do nosso imenso país. Ficamos muito contentes com a participação de A CASA e temos certeza que os objetivos do Sebrae foram plenamente atingidos.”

Chris Lima, 2016

“Maravilhada com a exposição ‘Origem Vegetal – A Biodiversidade Transformada’. Parabéns queridos Adélia e Jair, pelo olhar primoroso sobre os objetos feitos à mão. Posso imaginar a emoção de vocês descobrindo os talentos, suas crias, suas formas, seus materiais. E que lindo e incrível o novo prédio do CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro. Circular por ele é imaginar possibilidades, tudo de que tanto precisamos que este belíssimo espaço tem de sobra para acolher.”

Bárbara Anderáos, 2015

“Parabéns pela linda apresentação das cerâmicas e pela riqueza das várias vertentes desta arte aqui do Brasil! Espero que mais exposições como esta venham pra cá valorizando a cerâmica brasileira e ajudando a divulgar nossa história, técnica e estilos!”

Femke Von Genert, designer holandesa, 2015

“What a fantastic amazing exhibition this is!”

Carlos Soares, 2015

“Adorei o protagonismo das cerâmicas indígenas logo na entrada.”

Jacqueline Chiabay, 2015

“Show de valores! Muito bom ver nossas panelas capixabas.”

Rosana Garnier, 2015

“Exposição e palestra maravilhosas. Parabéns.”

Giancarlo Latorraca, arquiteto, 2015

“Síntese maravilhosa e precisa!”

Coletivo D, 2015

“A cerâmica de nosso país revelando nossa qualidade plural!”

Paulo Dias e Vanúsia Assis, grupo Cachuera!, 2015

“Parabéns pelo conceito da exposição pequena mas abrangente, com qualidade estética e postura não hierárquica colocando em perspectiva os vários brasis. Uma idéia a ser seguida!”

Fabio Settimi, 2015

“Exposição interessantíssima. Layout e iluminação impecáveis. Um grande acerto! Parabéns!”

Antonio Gonçalves Filho, em O Estado de S. Paulo, 11 de agosto de 2015

“O conjunto dessas peças reitera não só a ligação entre as culturais ancestrais e a contemporaneidade como elimina a separação entre artesanato e arte.” (Sobre a exposição Cerâmicas do Brasil)

Maria Angélica Santi, 2015

“Apesar de pequena diante da produção de cerâmica que temos, a exposição Cerâmicas do Brasil faz um recorte interessante de ceramistas que herdaram o fazer tradicional em paralelo a ceramistas contemporâneos. Gostei muito dos vídeos que, além de abordarem os aspectos técnicos, dão vida aos trabalhos expostos.”

Celso Fioravante, crítico, 2015

“Fui ver a mostra das cerâmicas e gostei bastante. Pequenina, mas bela e muito delicada. Obviamente gostei mais das criações indígenas, principalmente dos Suruís, embora as grandes panela e forma Mehinako sejam realmente surpreendentes e espetaculares. Entre os contemporâneos, meu voto vai pra Heloísa Galvão!”

Guto Requena, Folha de São Paulo, 10 de dezembro de 2013

“Fui visitar a exposição Design da Periferia. Saí emocionado, com a certeza de ter visitado uma das melhores exposições de design a que já fui até hoje. A mostra traz, de maneira não romantizada (para gringo achar bonito), produtos feitos por pessoas comuns, pensados para resolver problemas do dia a dia (…). Acima de tudo, a mostra fala sobre brasilidade (não óbvia), comportamento, identidade, improviso, design honesto.”

Indrasen Vencantachellum, consutor, ex-diretor de Design e Artesanato da Unesco, Paris, postado em http://ridanet.org em 26 de novembro de 2012

“This densely illustrated book gives an account of the paths followed by Brazilian designers and artisans to create objects with clear identities and a high quality production. Beyond the concrete examples of the on-going process of revitalization of artisanal objects throughout Brazil, the author brings a significant contribution to the debate on design intervention in crafts. This book is of great interest for a broad range of readers, from design students and professionals to public and private craft promoters and managers of institutions involved in craft and social innovation projects.”

Irene Vermeulen, em CraftsCurator.com, postado em 10 de outubro de 2012

“This [Design + Craft: The Brazilian Path] is one of the first books on the subject of merging design and craft. It does not romanticize the renaissance of the handmade, but puts the development in perspective. Adélia Borges specifically talks about Brazil, but her insights are equally important to countries worldwide looking to revitalize their craft industry. A movement also going on in Europe, where companies and consumers are merging, where industry and makers are merging, where the mass-made and the unique are merging. This book tells the stories of those developments, by telling the stories of handmade design from Brazil.”

Alessandra Simões, revista Voe Trip, edição de março de 2012

“A jornalista e curadora Adélia Borges acaba de lançar uma obra definitiva sobre a cultura popular. Trata-se do livro Design + Artesanato: O caminho brasileiro, recheado de imagens e com exímio acabamento gráfico. O livro apresenta uma radiografia da crescente valorização do artesanato no Brasil e, para além de modismos, desvela aspectos inusitados.”

John Thackara, The Design Observer, postada em 20 de março de 2012

“(…) But this important book [Design + Craft: The Brazilian Path] is not just about desirable souvenirs. On the contrary, Borges’ commentary breathes new life into discussions about the relationship between designers and artisans in the south.”

Baba Vacaro, Casa Claudia Luxo, edição de fevereiro de 2012

“[Adélia] transforma seu profundo conhecimento em texto cadenciado, gostoso de ler, que aproxima leitor e assunto de um jeito que – quando nos damos conta – estamos fisgados totalmente. Ela sabe como poucos usar as palavras. Um elogio rasgado ou uma crítica contundente saem da ponta de seus dedos como que a mimetizar a serenidade de sua presença. (…) Adélia nos guia por um desencadear de informações e reflexões indispensáveis para estudantes e profissionais ligados ao design, para gestores de projetos de revitalização do artesanato e também para todos que se interessam pelo potencial material e humano de nosso país. Sem intenção de catalogar extensivamente a produção de nosso objeto artesanal, Adélia escreve com liberdade, em primeira pessoa. Relata, exemplifica, questiona. Parte do afastamento entre design e artesanato para então construir sua aproximação.”

Maria Shollenbarger, Financial Times, London, 1º de fevereiro de 2013

“Adélia Borges, the iconic design critic, put forward 100 designers, some of them virtual unknowns.”

Catharina Wrede, O Globo, edição de 10 de fevereiro de 2012

“Dedicada ao estudo do design há quase três décadas, a jornalista de formação – e amante das formas e de suas funções por opção – Adélia Borges resolveu olhar com atenção para o artesanato brasileiro.”

Walter Sebastião, Estado de Minas, edição de 10 de fevereiro de 2012

“Quem não conhece os livros de Adélia Borges não sabe o que está perdendo. Trata-se, praticamente, da única brasileira a escrever sobre design sem afetação, tecnicismos ou discursos mercadológicos, vício incorrigível quando o assunto está em pauta. (…) O belo volume [do livro Design + Artesanato], fartamente ilustrado, apresenta maravilhas. Produtos que todo mundo ama, mas, curiosamente, não observa em detalhes, curtindo a inteligência da realização. Ali estão aspectos essenciais para dar a devida consideração – e respeito – pelo Brasil profundo. Um país criador, apesar de todas as dificuldades.”

José Alberto Nemer, Belo Horizonte, 2012

“O livro [Design + Artesanato] está ótimo e a minha sensação é de alívio existencial. É maravilhoso constatar que alguém registrou – e bem – todas essas experiências, conquistas e inquietações que caracterizam o setor. Este livro já é referência e nasceu fadado a um belo futuro.”

Luján Cambariere, no jornal Pagina 12, Buenos Aires, 4 de fevereiro de 2012

“El nuevo libro de Adélia Borges es un manifiesto inteligente por un futuro hecho a mano y con corazón. (…) Sus palabras, tan simples, llanas y contundentes, (…),están escritas desde la experiencia.”

Mara Gama, resenha publicada na Folha de S. Paulo, 30 de janeiro de 2012

“Design + Artesanato: O caminho brasileiro é um trabalho original, instigante, repleto de informações nunca antes reunidas, formando um recorte vivo sobre a cultura material do país.”

Janayna Ávila, Graciliano on line, Maceió, Imprensa Oficial de Alagoas, 19 de janeiro de 2012

“O livro [Design + Artesanato: o caminho brasileiro] radiografa a revitalização do artesanato brasileiro de forma extremamente cuidadosa e muito, muito bem ilustrada, o que é essencial numa obra sobre o tema. A aproximação entre design e artesanato, ideia central do livro, vem sendo debatida pela autora há muito tempo. O nome da autora é garantia de qualidade, sobretudo por expressar o desejo de contribuir para a mudança.”

Alice Rawsthorn, Londres, no Twitter, em 12 de janeiro de 2012

“Interesting analysis of Brazilian craft by Adélia Borges in her new book Design + Craft: The Brazilian Path, including tricky issues.”

Mayumi Ito, Muzambinho, MG, 2012

“O livro é requintado, objetivo com amorosidade, de conteúdo rico e consistente.”

Ashoke Chatterjee, Ahmedabad, Índia, 2012

“The wonderful book Design + Craft: The Brazilian Path will be a very valuable addition to the resources of the Crafts Council of India. It comes at an important time when we are trying to work with our government on a much better appreciation of the sector than currently exists, despite so much talk over so many years about India’s great craft heritage.”

Indrasen Vencatachelum, Paris, França, 2012

“I want to congratulate you for your ‘Design + Craft’ so deeply documented and richly illustrated. I know how much hard work it has required and you can be proud of the result because I am sure it will serve as a reference book for all those involved in crafts development not only in Brazil but throughout Latin America.”

Fred Gelli, designer, Rio de Janeiro, 2011

“Em julho de 1992 recebi um fax do Design Center de Stuttgart com uma notícia que de alguma forma mudou a trajetória da Tátil. Nossa linha de papelão ondulado tinha sido indicada para fazer parte de um seleto grupo de 45 produtos inovadores como um computador da Apple, um carro da Fiat e uma câmera da Sony. No corpo do fax o nome da Adélia Borges aparecia como a jurada que havia nos indicado! Eu quase não acreditei, e esse foi apenas um dos momentos especiais da nossa carreira em que Adélia participou de forma decisiva! Desde 1989, quando ela dirigia a Design e Interiores e nós éramos estudantes, ela acreditou no nosso trabalho. De lá para cá, foram muitas as oportunidades de estarmos juntos com Adélia como amiga, referência e inspiração. Por isso é que, quando a marca que a Tátil fez foi escolhida como símbolo dos Jogos Olímpicos de 2016, fiz questão de ligar logo para ela para contar a novidade.”

Gina Gomes Machado, São Paulo, 2011

“O projeto do Pavilhão das Culturas Brasileiras, coordenado por Adélia Borges, é resultado de reflexão sólida, de equipe qualificada, para a formação de coleções integradas e representativas da diversidade cultural do país.”

Mônica Moura, revista dObras, São Paulo, 2010

“Adélia Borges é uma pessoa plural, com amplitude de pensamento ímpar; sabe observar, olhar, refletir e selecionar. (…) Sua experiência na grande imprensa, somada à imprensa de esquerda e à alternativa, conferiu-lhe uma visão política e social para pensar o design. [Ela tem a] peculiaridade de entender, refletir, comunicar e exercer o design em sua essência maior, sem fronteiras e sem preconceitos, trafegando entre instituições, comunidades artesanais e no meio profissional, no caminho entre o erudito e o popular, entre os profissionais consagrados e os jovens profissionais, entre a academia e o mercado de trabalho, entre o pensamento e a ação.”

Frederico Duarte, revista Icon, Londres, 2010

“Headed by the biennial’s curator-general, Adélia Borges, a group of researchers and experts put together its de facto landmark exhibition, Design, Innovation and Sustainability. (…) Didactic, but not preachy, extended captions often underlined the project’s shortcomings, inviting visitors to question each design in its complexity of materials, manufacturing and use. Borges’ other show, Reinventing matter, presented a close-knit selection of natural and man-made, recycled materials alongside some surprisingly refined applications.”

Luján Cambariere, jornal Pagina 12, Buenos Aires, 2010

“El futuro es hoy, ya se le escuchaba decir desde hace un tiempo a la queridísima y admirada Adélia Borges, periodista, directora del Museu da Casa Brasileira y hoy flamante curadora del evento más importante de la región: la Bienal Brasileira de Design 2010. (…)Hoy los ojos del mundo miran a Brasil. América Latina tiene el color, el ritmo, la frescura, pero fundamentalmente, los más importantes patrimonios ambientales del planeta y las mejores soluciones, esas que nacen de la necesidad.”

Alessandra Simões, Jornal da Associação Brasileira de Críticos de Arte / ABCA, São Paulo, 2010

“É impossível falar em design no Brasil sem tocar no nome da curadora Adélia Borges. Esta elegante mineira – que, por trás da aparente mansidão de sua fala cadenciada e olhar terno, esconde um vendaval de informações e experiências – virou a principal referência no setor com sua ampla atividade na divulgação do design brasileiro. (…) Seus textos – artigos, reportagens, catálogos e livros – foram publicados em alemão, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.”

Sergio Rodrigues, designer, Rio de Janeiro, 2010

“A Bienal Brasileira de Design 2010, com curadoria de Adélia Borges, foi, na minha opinião, um dos maiores eventos culturais do país, neste ano, não somente para profissionais ou interessados no design brasileiro, mas para qualquer público, com o mínimo de sensibilidade.”

Maria Helena Estrada, jornalista, São Paulo, 2010

“Poesia, liberdade, originalidade, colorido, tudo nosso. E a alegria de ver todo o Brasil representado. Os títulos de cada seção, além do humor e da pertinência Sustentabilidade: e eu com isso?, A que será que se destina?, traduzem o significado e a intenção do que há para ser visto. Parabéns a Adélia Borges e a toda a equipe que nos presenteou com esta Bienal.”

Jô Takahashi, gestor cultural, São Paulo, 2010

“Trata-se de uma exposição, a Bienal de Design, de tendências inéditas que entroniza o design brasileiro em patamares de extrema sintonia, não só com o gosto do contemporâneo, mas especialmente, com os novos valores de uma ética mundial em torno da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Trata-se de um primor de curadoria, que há muito tempo não via na cena expositiva.”

Nelson Petzold, designer, Porto Alegre, 2010

“A partir de uma visão histórica que já me permito ter, creio que a Bienal de Curitiba marcou o início da maioridade do design em nosso país.”

John Thackara, filósofo e jornalista, França, 2010

“The Biennial catalog is spectacular! So many new ideas, so much positive energy. It is an inspiration. Many congratulations on this enormous project.”

Zoy Anastassakis, antropóloga e designer, Rio de Janeiro, 2010

“Gostaria de parabenizar a iniciativa da Prefeitura de São Paulo, na figura do secretário Augusto Calil, e também a equipe que desenvolveu o projeto do Pavilhão das Culturas Brasileiras, na figura de Adélia Borges. Acredito que todos torcemos para que esse projeto se realize em toda a sua plenitude, contribuindo, assim, para a construção de perspectivas polissêmicas da cultura brasileira, proposta aqui, não mais no singular, e sim no plural, como culturas brasileiras.”

Claudio Ferlauto, revista Abigraf, São Paulo, 2009

“Posso afirmar que Adélia Borges é tão designer quanto os designers que frequentam suas crônicas, seus ensaios e seus livros. Sua produção é diversificada e abrange curadorias de mostras à edição de livros. (…) Realizou primorosas exposições que revelaram para o público brasileiro as novas tendências e a quebra das fronteiras do design com outras áreas do conhecimento e da arte, como na mostra Os novos alquimistas, realizada nos anos 1990 no Itaú Cultural.”

Kathy Demos, diretora do National Design Centre, Melbourne, 2007

“Adélia Borges is a woman of acute sensibilities to, and perceptions of, design and culture in Latin America. For me, Adélia’s presentation was a potent and timely reminder that design relies less on economic and industrial capacities and more on history, traditions and ideas.”

Damien Wright, designer, Melbourne, 2007

“Listening to our guest from Brazil was a privilege and a pleasure. We have so much in common. Adélia’s ideas and expression have given me another way to think about my work. In particular the challenges of colonialisation, of cultural assertion and justice and how those issues resonate through craft and design.”

Camila Molina, jornalista, O Estado de S. Paulo, 2 de maio de 2007.

“Sua saída [da direção do MCB] é marcada por uma revitalização do museu dedicado ao design e à arquitetura (…). Já no primeiro ano de sua gestão, Adélia Borges conseguiu uma guinada na visitação do Museu da Casa Brasileira: por exemplo, em fevereiro de 2003 foram contabilizados 24 visitantes; em fevereiro de 2004, 3.973 – enfim, entre 2003 e 2006 a frequência cresceu 444%”.

Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2007

“O projeto implantado por Adélia Borges e sua equipe no Museu da Casa Brasileira trouxe um aprimoramento importante para a conceituação do perfil daquela instituição, ao definir a arquitetura e o design como áreas patrimoniais prioritárias de atuação. Todas as ações de salvaguarda e comunicação – exposições, debates, prêmios, programas educativos e culturais – desenvolvidas pelo Museu no período de 2003 a 2006 se articularam plenamente com estes eixos, e se desenvolveram com o mais alto padrão de qualidade, transformando a instituição em um centro de referência nacional e internacional.”

Paulo Portella, coordenador do Serviço Educativo do Masp, São Paulo, 2006

“Incluí, com prazer, o Museu da Casa Brasileira no roteiro que gosto de fazer em São Paulo. Quando o visito, sempre me surpreendo com a sua transformação num local agradável, mais respeitável, atualizado, esbanjando competência e qualidade em todas as ações empreendidas.”

Fernão Bracher, empresário, São Paulo, 2006

“Como frequentador do Museu da Casa Brasileira noto nos últimos anos evidente evolução da instituição. Isso pode ser observado nos cuidados com o prédio, as peças do acervo e o jardim. As exposições ganharam nova dinâmica, e mesmo com uma maior variedade de temas a qualidade é sempre mantida.”

Paulo Mendes da Rocha, arquiteto, São Paulo, 2006

“Este Museu, nas mãos de Adélia Borges, transformou-se n’uma fluente fonte das emoções fundantes da cidade, a casa, a Casa Brasileira. A vida doméstica com suas ‘necessidades e desejos’ é a matriz da arquitetura e do urbanismo, de tudo o que se pode chamar o desenho da cidade. Da casa de cada um, com seus trens, até a cidade – uma casa para todos – há um infindável discurso, a história do homem e seu planeta, um Museu em movimento.”

Ruy Lindenberg, publicitário, São Paulo, 2006

“Acho o trabalho da Adélia Borges e da sua equipe para o Museu da Casa Brasileira simplesmente brilhante. E tudo começa pelo conceito que ela própria nos ajudou a criar: Pode entrar que a casa é sua. Ou seja, no meio do cimento, do barulho dos carros e da poluição da Av. Faria Lima, existe uma casa linda com um jardim maravilhoso que abre suas portas para os moradores desta cidade.”

Cyro del Nero, cenógrafo, São Paulo, 2005

“Assisti com grande prazer sua entrevista na televisão, cujo tema era Cadeiras. O que a cultura real pode manifestar em fluidez, segurança e graça, estava em você. Os diversos níveis informativos atingidos pelo que você disse, abrangiam um conhecimento que não era só do design. O real conhecimento é sempre antropológico. E você fez a oferta disso em tão rápido tempo. Receba meu abraço comovido pelas suas palavras e por sua imagem tão generosa.”

Mario Botta, arquiteto, na revista Ottagono, Itália, 2004

“I found a fascinating exhibit on ‘folk’ design at the Museu da Casa Brasileira in San Paolo that organized and displayed objects of everyday use made by artists/artisans from poorer classes in Salvador de Bahia. (…) The variety of this simple re-design is amazing with a direct and natural adherence to life’s needs; objects made with reused materials in which industrial cast-offs find a second life in a new process that starts a new from the objects abandoned by consumer society. This is a chapter in the infinite history of how humans manage to continually invent objects and tools to lighten the load of their daily work. I find it amazing how everything finds a simplicity and losts poetry just as happens in the creativity of great artists where every mark and every gesture seems indispensable.”

Gazeta do Povo, Curitiba, 3 de janeiro de 2003

“A mostra Uma história do sentar, com curadoria da designer Adélia Borges, chegou de mansinho. É uma das sete exposições inaugurais do Novo Museu, mas parecia não poder competir, em visibilidade, com o time de estrelas trazido para a exposição Matéria-prima, uma coletiva a cargo de Lisette Lagnado da qual fazem parte nomes como Tunga, Regina Silveira e Rosângela Rennó. Mas o público tem prestigiado com entusiasmo a engenhosa instalação das peças feita por Adélia, que adotou uma seleção livre, com licença para acomodar uma espécie de trono assinado pelo visionário modernista Flávio de Carvalho, de 1950, e produções de cunho artesanal – além de exemplares do design dos Campana e cia. Em paralelo, o grande painel em que se conta a evolução das cócoras à arte do bem-sentar faz com que mesmo os passantes mais distraídos grudem os olhos na linha do tempo que diverte ao mesclar antropologia, história, comportamento e, claro, design. Nota 10.”

José Alberto Nemer, artista plástico e curador, Belo Horizonte, 2003

“Comecei a ler o ‘Designer não é personal trainer’ e não consegui parar. Chego agora ao fim, com gosto de quero mais. Cada crônica do livro ultrapassa os limites de uma crítica localizada para ser uma análise ampla e profunda do cotidiano. Cada ideia lançada desperta, no leitor, uma cascata de outras ideias, intelectualmente instigantes e calorosamente solidárias. Quantas vezes, ao longo da leitura, não me contive em dar uma freada para sorrir de alegria, diante do achado e da exatidão.”

Ana Luiza Escorel, designer, Jornal de Resenhas, Folha de S. Paulo, 2003

“Com a habitual fluência dos profissionais de seu setor, Adélia Borges disserta praticamente sobre qualquer tema que envolva o que se poderia entender como cultura do cotidiano, nela privilegiando o design e suas ramificações [no livro Designer não é personal trainer]. A escrita fácil e envolvente da autora é uma qualidade que cria elos importantes com um leitor de corte leigo e alarga a estreita faixa de expressão que nosso país tem reservado à atividade.”

Fernando e Humberto Campana, designers, São Paulo, 2002

“Adélia Borges foi a primeira jornalista a publicar sobre nosso trabalho e está sempre atenta ao novo no design brasileiro.”

Freddy Van Camp, designer, Rio de Janeiro, 2002

“O percurso profissional de Adélia Borges trilhou dois caminhos inovadores, o de jornalista de design e o de cronista de design. Com isto e sua tradicional competência, ela estabeleceu novos paradigmas para essas atividades, muito menos conhecidas do que a do próprio designer.”

Alexandre Wollner, designer, São Paulo, 2002

“Devo louvar a visão e pioneirismo da Gazeta Mercantil em contratar a excelente articulista Adélia Borges, dando maior espaço aos problemas do design numa mídia que fala diretamente ao empresário.”

Daniel Piza, O Estado de S. Paulo, 30 de junho de 2002

“Designer não é personal trainer, de Adélia Borges (edição charmosa da Rosari), reúne as colunas que ela escreveu para o caderno Fim de Semana da Gazeta Mercantil. É com satisfação que vejo o quarto livro que emana daquele caderno que editei. Adélia se soltou na coluna, mostrou que design está em tudo e atraiu atenção e debate para o assunto como ninguém mais.”

Mara Gama, revista Carta Capital, São Paulo, 31 de julho de 2002

“Com linguagem coloquial e clara, o livro faz pensar, diverte, critica e informa. A autora analisa costumes, aponta mitos, traz novas referências, reclama e mostra erros de projetos recorrentes em objetos de uso cotidiano. (…) Professora, editora, curadora de diversas mostras, júri de concursos, autora de quatro livros sobre design e respeitada como poucas vozes na área, Adélia conserva a curiosidade que ilumina seus textos. É com olhar de consumidora e cidadã que ela relata suas experiências com produtos e serviços.”

Roberto Ribeiro, Diário Popular, Pelotas, 17 de março de 2002

“Ela é talvez a maior referência em design da imprensa brasileira. Uma unanimidade. Impressão que se confirmou para quem assistiu à palestra que Adélia Borges proferiu semana passada em Pelotas.”

Walter Sebastião, jornal Estado de Minas, 22 de outubro de 2002

“Uma exposição que promete: Novos alquimistas (…). Não só pela proposta – design com materiais banais, componentes industriais deslocados de seu uso convencional ou a partir de reciclagem – mas pela mostra vir assinada por umas melhores curadoras brasileiras: Adélia Borges.”

Antonio Gonçalves Filho, O Estado de S. Paulo, 26 de novembro de 1999

“A exposição [Novos alquimistas] (…) representa uma esperança ao inverter o circuito de consumo. Mantas feitas com fios de garrafas plásticas convertidos em flocos, cortinas feitas com fios de palha de milho e taboa, roupas feitas com escamas de peixe desidratadas e luminárias feitas com os restos da civilização mostram que ainda existe uma saída de emergência no inferno da sociedade industrial.”

Maria Helena Estrada, revista Arc Design, 1999

“Foi com uma sensação de alegria que deixei a exposição Os novos alquimistas. O que mais chama a atenção é a unicidade, um seguro fio condutor que une a diversidade em um discurso coerente, habilmente costurado por Adélia Borges. Subversão do destino primeiro de determinados materiais ou componentes é o tema recorrente da mostra, seja esta realizada com a inversão de uso de objetos cotidianos ou a transmutação da matéria.”