Campanha Nacional contra o Trabalho Infantil

7th terça-feira, 2011  |   Sem categoria  |  no comments

No próximo dia 9 de junho o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e a Organização Internacional do Trabalho promovem solenidade de Lançamento da Campanha Nacional Contra o Trabalho Infantil, no marco da mobilização do Dia Mundial e Nacional Contra o Trabalho Infantil – 12 de junho.

Nesse ano o tema da campanha é “Trabalho Infantil. Deixar de estudar é um dos riscos”.

 

 Dados sobre o Trabalho Infantil no Brasil segundo pesquisa da PNAD

  •  – O universo de trabalhadores infantis é majoritariamente masculino, ainda que, em algumas ocupações, como o trabalho infantil doméstico, haja predominância de mulheres;
  •  – Das meninas de 5 a 15 anos que trabalham, 61% são afro-descendentes (negras e pardas);
  •  – 53% dos trabalhadores infantils são de cor parda, 41,7% são brancos, 3,8% são negros e 0,4% são indígenas ou amarelos.
  •  – 49,8% estão na zona rural e 50,2 % estão na zona urbana. De cada 100 crianças e adolescentes (5 a 15 anos) da zona rural, 22 estão envolvidos em trabalho. Na zona urbana essa relação é de 5 para cada grupo de 100;
  •  – O maior número de trabalhadores infantis se encontra na Região Nordeste, cerca de 1,1 milhão (37,1% do universo no Brasil). Em segundo lugar está a Região Sudeste, com 690 mil trabalhadores, ou 23% do universo;
  •  – O estado com maior número de trabalhadores infantis na faixa de 5 a 15 anos é a Bahia com 370 mil crianças trabalhando.
  •  

    Em 2006, a Organização Internacional do Trabalho definiu um objetivo visionário: pôr fim a todas as piores formas de trabalho infantil até 2016. Com a data limite cada vez mais próxima, a campanha global de erradicação do trabalho infantil está num ponto crítico de viragem. Existem sinais evidentes de progresso, mas também desigualdades desconcertantes na resposta global. No contexto atual, a evolução não é suficientemente rápida para atingirmos o objetivo de 2016. É necessário o engajamento maior da sociedade para evitar o declinio do movimento mundial.

    Em 9 de junho (quinta-feira), acontece o lançamento oficial da campanha com a presença de Isa Oliveira, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Renato Mendes, da Organização Internacional do Trabalho, as deputadas Erica Kokay e Teresa Surita e a senadora Lídice da Mata, da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. O evento acontece a partir das 9h no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. 

Leave a Reply