20 de novembro de 2010

O dólar furado

(Un dollaro bucato)

Direção: Giorgio Ferroni e Giuliano Gemma

Roteiro: Stegani Giorgio e Giorgio Ferroni

Produção: Bruno Turchetto

Ano: 1965

Elenco: Giuliano Gemma, Nazzareno Zamperla, Giuzeppe Addobbati, Ida Galli, Pierre Cressoy ...

Duração: 96 minutos

Com o mais clássico western spaghetti, Giuliano Gemma se revela na intrigante e memorável película cheia de ação e romance.

Análise: Giulliano Gemma é marcado historicamente neste filme totalmente italiano, pois, além de ser um dos mais clássicos westerns spaghetti, contém o enredo mais bem organizado do gênero, com uma resolução gráfica excelente pela época, impressiona a qualquer um que assisti ao filme.

Gary (Giuliano Gemma) é um carismático guerrilheiro, que após a guerra civil, abandona o local com seu irmão, tendo que se separar no caminho, seu irmão deixa a chave da “caixinha de economias” dele para Gary e sua esposa – Judy (Ida Galli) - irem para Yellowstone e criarem uma nova vida. Chegando a sua casa, Gary abre a caixa de seu irmão pegando todo o dinheiro contido nela, dando para sua esposa e ficando com apenas uma moeda de dólar, colocando-a no bolso esquerdo da camisa.

Partindo sozinho de casa, Gary vai para Yellowstone sozinho, falando para sua esposa deixar a casa em 3 meses, para reencontrá-lo na cidade.

Sem dinheiro nenhum, Gary tenta arranjar emprego, mas como aquela cidade não gostava de sulistas, todos se recusaram a dar algum emprego a ele, até encontrar Sr.McCory (Pierre Cressoy), homem muito rico, que parecia “comandar” o local. Sr.McCory ofereceu um trabalho a ele: encontrar e entregar ao xerife o grande Black Eye, um pistoleiro novo na cidade, oferecendo 500 dólares. Sem pensar duas vezes, Gary aceita, e vai confrontar o “vilão” que esta de costas no balcão do bar, sem ver o rosto do sujeito, falou alto e claro: “Parado em nome da lei!Mãos pra cima!”. Então, já sacando sua arma, Black Eye atira no peito de Gary, não sabendo, que era seu próprio irmão.Sem mais delongas, os capangas de McCory chegam e matam o irmão de Gary.

Entregue a um casal de sulistas que estavam de passagem pela cidade os dois supostos “cadáveres” são levados a beira da estrada para serem enterrados, mais o que o homem não sabia, é que Gary estava vivo, salvo milagrosamente pelo dólar que estava em seu bolso, impedindo que a bala atravessasse o peito e chegasse no coração.

Descobrindo que seu irmão tinha uma prova que o McCory tinha um pacto com os bandidos de Yellowstone, e que esta prova estava em um casebre nas colinas, vai atrás dessa prova.

Chegando no local, ele descobre que o casebre havia virado uma espécie de esconderijo, com 7 bandidos morando na casa.Conseguindo arranjar emprego como um bandido, Gary se infiltra na gangue para tentar achar a tal prova.

No meio dos bandidos, Gary encontra um sulista, que já conhecia antigamente, conseguindo fazer a cabeça do outro sulista, Gary faz com que ele vá até a cidade e conte para o xerife sobre um assalto que os bandidos iriam realizar, e que Gary ainda estará vivo.

Sendo pegos de surpresa por um dos membros da gangue, todos descobrem que Gary é um traidor, então, os bandidos amarram-no na cerca e vão para o assalto para roubar o ouro de Yellowstone. Coincidentemente, a mulher de Gary vai parar na mesma cabana que ele estará preso.

Conseguindo se soltar, ele manda sua mulher voltar para a cidade, e vasculha o casebre, até achar as provas de que McCory realmente tinha um pacto com os bandidos. Então, ele voltou a cidade, e acaba descobrindo, que todos eram aliados, os bandidos, o xerife e o Sr.McCory, tendo assim a chance de matar todos eles, e conquistar a honra e o respeito da cidade de Yellowstone.

Comentário pessoal:

Eu achei, sinceramente, que esse foi um clássico, e sei que todos acham isso, pois perguntei a todos os adultos que conheço, e todos falaram que quem conhece filmes de bang-bang, conhecem “O Dólar furado”. Bom, espero que gostem dessa análise! Mais uma coisa: estou dedicando essa análise a um fã nosso, que está acompanhando nosso blog desde o inicio. Thiago, muito obrigado!

MINHA NOTA PARA ESTE FILME: 9,0

ANÁLISE FEITA POR CAMILO BICUDO

2 comentários:

  1. Vou procurar esse, quando assistir volto pra comentar.

    Abraços

    Clara

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo filme digno de prestigio.

    Envolvente do inicio ao fim... E sem falar da Trilha sonoro que é perfeita!!! Aquela musiquinha não sai da minha cabeça e nem do meu celular RSRSRSR...

    ResponderExcluir