terça-feira, 19 de junho de 2007

Saiba mais sobre cadeia alimentar

Cadeia alimentar

A cadeia alimentar ou trófica é a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade, iniciando-se nos produtores e passando pelos herbívoros, predadores e decompositores, por esta ordem. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os decompositores.Ela é a relação alimentar entre os seres vivos.

Ser produtor

Os seres produtores são capazes de produzirem o seu próprio alimento. Os vegetais realizam a fotossíntese. Eles são produtores, pois na fotossíntese, o seu próprio alimento é produzido, através da luz solar, da água, do gás carbônico e dos sais minerais.

Ser consumidor

Os seres consumidores alimentam-se de outros animais. O carnívoro, que come o herbívoro, é chamado de consumidor secundário. Existem seres vivos que se alimenta em diferentes níveis tróficos, tal como o Homem que inclui na sua alimentação seres autotróficos, como a batata, e seres herbívoros como a vaca.

Ser decompositor

Os decompositores são organismos que se alimentam de matéria morta, provenientes de todos os outros níveis tróficos. Este grupo inclui algumas bactérias e fungos. O seu papel num ecossistema é muito importante uma vez que transformam as substâncias orgânicas de que se alimentam em substâncias minerais. Estas substâncias minerais são novamente utilizáveis pelas plantas verdes, que sintetizam de novo matéria orgânica, fechando assim o ciclo de utilização da matéria.

Um exemplo de cadeia alimentar é:

Importância do equilíbrio da cadeia alimentar

A cadeia alimentar é muito importante, pois além de todos terem alimento, ela evita a superpopulação de uma determinada espécie. Se não houvesse sapos para come as moscas, haveria uma superpopulação da mesma (por exemplo).

O que ocorre quando há um desequilíbrio na cadeia alimentar

Quando ocorre um desequilíbrio na cadeia alimentar, as espécies podem até desaparecer, pois uma depende da outra.

Nenhum comentário: