sexta-feira, 7 de março de 2008

Os Smurfs ou os Estrumpfes - Sua história e conotação política


Quem assistiu alguma vez aos Desenhos animados “Os Smurfs” ou os “Estrumpfes” e conseguiu esquecer facilmente deste grupo de seres azuis que reinaram absolutos entre as crianças na década de 1980?

Eu confesso que era espectadora acérrima desta série, e até tinha os bonecos para brincar, bons tempos!
Em Portugal, a série passou na década de 1980 na RTP e em 2005 na TVI, e com muita pena minha não aproveitei para rever os “meus queridos amigos azuis”.

Os estrumpfes, ou Les Schtroumpfs em francês, são personagens criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford, mais conhecido como Peyo, Apareceram pela primeira vez nos quadradinhos, como coadjuvantes em uma das histórias de "Johan's and Peewit's Adventures" em Outubro de 1958. Logo ganharam seu próprio espaço, com o episódio "Os Smurfs e a Flauta Mágica", alcançando um sucesso tão grande que em 1981, foram trazidos para televisão por Fred Silverman, director da NBC Network, nos EUA. Depois os estúdios da Hanna-Barbera acabaram fechando contrato para produzirem uma série de desenhos animados dos personagens.
Em 1981, Os Smurfs estreavam na televisão, e foi ai que a febre dos azulinhos realmente se consolidou, com inúmeros produtos, discos e comercias de TV, ligados aos personagens.
Os Smurfs são pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, tendo a altura equivalente a apenas três maçãs. Há muitos e muitos anos eles viviam no coração da floresta, na encantada Vila Escondida onde só entra quem for convidado, morando em casinhas de cogumelo. Essas pequenas criaturas tinham aproximadamente 100 anos, sendo Grande Estrumpfe ou Grande Strunf o mais velho, e sábio, com algo em torno de 550 anos, e que governa a aldeia.

Não imaginam o que descobri quando andava a fazer pesquisas para escrever este texto, sabiam que este desenho foi cotado por muitos de comunista?
O que se disseminou é que o desenho, mais ainda do que os quadradinhos, é em si mesmo uma propaganda do comunismo.
Pois de acordo com a teoria do “comunismo azul” reinante na Vila, o Gargamel seria uma alegoria aos Estados Unidos. Isso porque o vilão ganancioso deseja o tempo todo transformar os Smurfs em ouro, numa clara alusão à coisificação das pessoas, inerente ao capitalismo.
Outras coincidências são encontradas por muitos, como por exemplo o discurso comunista. O Grande Smurf, por exemplo, seria uma alusão a Karl Marx, o Smurf Gênio poderia muito bem ser o Trotsky, já que sua sabedoria se assemelha à de Grande Smurf e, frequentemente, ele é ridicularizado e banido da Vila. Trotsky foi banido da União Soviética em 1929.
Todos os Smurfs são iguais, a despeito da actividade que desempenham ou de suas habilidades intelectuais. Ainda, não há propriedade privada na Vila dos Smurfs: a terra e os instrumentos são de todos.
Entretanto, o factor que mais fortalece a tese de que os Smurfs são uma propaganda do regime comunista é que, de fato, não há igrejas na Vila. Não há, por exemplo, um Padre Smurf. Assim como os marxistas, os Smurfs são ateus na natureza.
A comparação com o comunismo não acaba por ai. Há quem afirme que o Bebê Smurf representa Che Guevara. Isso porque ele teria sido fruto de um “deslize” do Grande Smurf com a Smurfette (para quem não sabe, ela foi criada pelo Gargamel para seduzir os Smurfs, mas acabou “passando para o outro lado” graças ao Grande Smurf).

Sem comentários: