A Clínica
  Corpo clínico
  Convênios
  Artigos
  Localização
 
 

DERMATOLOGIA ESTÉTICA

DEPILAÇÃO A LASER

Homens e mulheres sofrem com a presença de pêlos inconvenientes pelo corpo. Os aparelhos de laser são a tecnologia mais moderna para eliminar pêlos de forma rápida e duradoura.

Quais as indicações?

Indicado para remover os pêlos das seguintes áreas: face, buço, mamilo,  peitoral, virilha, abdômen, orelhas, pescoço, costas, axilas, barba, coxas e pernas.

Como funciona

A luz produzida por esses aparelhos é absorvida pela melanina, pigmento que está presente em grande quantidade no pêlo escuro. Uma vez absorvida, a energia danifica o folículo piloso, desacelerando ou evitando a produção de um novo fio. Por isso, o tratamento é mais eficaz quando o pêlo é mais escuro e mais grosso. A depilação com laser ou luz pulsada é ineficaz para pêlos brancos e pouco eficaz para pêlos claros e finos.

Aplicação

Pacientes interessados em depilação a laser devem consultar um dermatologista, para que ele possa fazer uma avaliação detalhada. Após esta avaliação, o médico indica o tipo de laser e os parâmetros de tratamento mais apropriados para cada caso.
Antes das sessões e entre elas, o paciente não deve usar nenhum método que retire os pêlos pela raiz, como depilação com cera, máquina depilatória ou pinça. A raspagem e uso cremes depilatórios é permitida.
No dia do tratamento a área deve estar limpa e sem nenhum tipo de cosmético. Todas as pessoas que ficam na sala de procedimento devem usar óculos de proteção.
São necessárias, em média, cinco sessões em cada área para atingir uma redução satisfatória dos pêlos, podendo chegar a seis ou mais sessões. O intervalo entre cada sessão deve ser de pelo menos 30 dias, permitindo que os pêlos cresçam novamente.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais da depilação a laser incluem dor, inchaço ao redor do pêlo e vermelhidão, que podem durar de um a três dias. Os pacientes podem ter a sensação de ardência na região tratada, mas nada que interfira nas atividades do dia-a-dia. Escurecimento ou clareamento temporário da pele, especialmente em pessoas com pele mais escura ou em pacientes bronzeados, pode ser observado. A porcentagem de pêlos removidos por sessão varia entre as diferentes áreas do corpo, sendo que áreas de pele mais fina (por exemplo, virilha e axilas) respondem melhor que áreas de pele mais espessa (como costas ou queixo). Pode-se esperar cerca de 10-25 % de redução de pêlos para cada sessão de tratamento.

Cuidados

Compressas frias podem ser aplicadas após o tratamento. Um corticóide tópico leve pode ser usado para reduzir o edema e a vermelhidão. Pacientes são orientados a evitar exposição ao sol e a usar protetores solares de largo espectro com FPS 30 após o tratamento com laser. Cosméticos podem ser usados normalmente. Antes do tratamento os pacientes devem evitar se bronzear, mesmo que com uso de cremes auto-bronzeadores 30 dias antes e 15 dias após a aplicação.

Qual a duração?

O resultado esperado é a redução definitiva dos pêlos, mas a porcentagem dessa redução e o número de sessões necessárias variam de acordo com a região tratada e com as características de cada indivíduo.
Mas é importante ressaltar que os folículos pilosos têm um grande poder de regeneração e podem voltar a produzir os pêlos depois de algum tempo, principalmente em pacientes com distúrbios hormonais. Quando isto ocorre, geralmente os pêlos são mais finos, claros e de crescimento mais lento.  

Quem não deve fazer?

A depilação a laser deve ser evitada em gestantes, em pessoas com pele bronzeada ou com doença ativa no local a ser tratado.

 
 
SGAS 613/614 Sul - Vitrium Centro Médico -  sala 186 - Brasília/DF
Tel.: 61 3242-3000 | 61 3702-9495 | 61 3245-7057
contato@alumadermatologia.com.br