Quem Somos

Somos uma ONG de São Paulo que, objetivando o bem-estar dos animais, têm atuado nas seguintes áreas:

- Doação/Adoção de animais;
- Desenvolvimento de programa de castração;
- Auxílio a abrigos de animais (redução do número de animais)


Periodicamente realizamos uma campanha de castração a preços populares, sendo que nestas ocasiões são castrados os animais das pessoas de baixa renda. Mensalmente realizamos também uma feira de doações de cães e gatos em parceria com algumas unidades do Supermercado Pão de Açúcar em São Paulo. A maior preocupação dos membros do grupo é de garantir um lar e uma vida digna a todos os animais de rua. A ONG foi reconhecida oficialmente em 10/09/02.

Tudo começou quando passei a olhar com mais atenção a quantidade de animais abandonados que havia nas ruas de São Paulo. Comecei a cuidar e a entender alguns destes animais. Procurei lares para eles e para alguns que não consegui adoção, até hoje permanecem comigo.

Nessa jornada conheci muitas pessoas que estavam na mesma luta há muito tempo. Então, percebi que não estava sozinha nos meus objetivos. Contudo, o trabalho em grupo de doar através de anúncios em jornais, pet shops, clínicas veterinárias e, até mesmo, por indicação estava ficando muito lento, tendo em vista o grande número de animais. Estava preocupada com o que poderia fazer para ajudar os animais e, conseqüentemente, às pessoas que tentavam protegê-los.

Queríamos ajudar outros animais e fazer a colocação daqueles que já estavam conosco. Depois de pensar muito, tive a idéia de organizar feiras de doação. Tivemos nossa primeira oportunidade no Special Pet, que nos cedeu o espaço. Para anunciar a feira, precisei criar um nome para o grupo. Assim, nasceu os AMIGOS DOS BICHOS.

Começamos com as feiras no Special Pet, localizado na Av.Ricardo Jafet nº 748. Ali o número de animais doados era pequeno, porém, o mais importante era conseguir um lar para cada bichinho. Logo depois, o Pet Shop Aclimação nos cedeu espaço e apoio. Lá, também, conseguimos doar muitos animais.

Nessa jornada foram aparecendo muitas pessoas que queriam participar do nosso trabalho. Algumas logo se desligaram do grupo. Entretanto, a maioria trouxe novas idéias e todas queriam aprimorar cada vez mais o nosso trabalho.

Cada um de nós, fazendo sua parte, em novembro de 2001 conseguimos que a Unidade Móvel da AILA viesse ao nosso bairro fazer campanha de castração ao preço da Prefeitura. Logo depois, foi a vez de uma das colegas conseguir, junto ao Supermercado PÃO DE AÇÚCAR da Av. Ricardo Jafet, 1200, o espaço para as nossas feiras, que se iniciaram em janeiro do ano em curso e têm se realizado mensalmente.

Esta talvez tenha sido uma das ofertas mais significativas para nós. Foi maravilhosa a oportunidade de um Supermercado abrir espaço para um pequeno grupo realizar as suas feiras de doação de animais abandonados. Ter a credibilidade desta Empresa representou uma grande conquista.

Hoje, AMIGOS DOS BICHOS está sendo formalizado como uma ONG. Porém, independentemente dessa documentação, o nosso trabalho é socorrer os animais de rua. Cada animal recolhido por um protetor, sendo ele do grupo ou não, deve receber assistência veterinária: vacinação, vermifugação e castração, se estiver na idade adequada.Nas feiras o protetor faz a doação e a pessoa que adota assina um TERMO DE RESPONSABILIDADE DE ADOÇÃO, comprometendo-se a manter o animal de acordo com a LEI 13 131 de 18 de maio de 2001, artigo 34, DA EDUCAÇÃO PARA A PROPRIEDADE RESPONSÁVEL.

Cabe, ainda, ao doador acompanhar essa doação por meio de telefonemas e visitas. Nenhum animal adulto pode ser doado sem estar castrado e os filhotes devem (conforme o termo de responsabilidade) ser castrados aos 5 meses de vida. Todo animal doado, caso haja desistência, deve ser obrigatoriamente devolvido ao protetor que o doou.

Além da doação, fazemos o trabalho de conscientização junto à população. Do mês de março de 2001 até o mês de maio de 2002, conseguimos encaminhar mais de 320 animais (cães e gatos) e todos eles estão sendo monitorados pelos protetores responsáveis pela doação.

Para que possamos ter verbas para castração, vacinas e vermífugos vendemos camisetas, fazemos rifas e, também, muitas vezes, rateamos as despesas entre os participantes do grupo. Todos os participantes do grupo são voluntários e cada um deles exerce sua atividade profissional independentemente da dedicação aos animais.

Graças à ajuda que os AMIGOS DOS BICHOS tem recebido de protetores voluntários, Pet Shops e do Grupo Pão de Açúcar, tenho a esperança de que, no futuro, nossos animais venham a ser tratados com a dignidade que merecem.

Rosângela M. Osato - Fundadora