quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Hormônios da Felicidade



Quem não quer conhecer o segredo da felicidade?! Mas não uma felicidade qualquer e momentânea, estou falando de uma felicidade saudável, constante e genuína. O tipo de felicidade conquistada não por medicamentos, muito menos por drogas, mas de forma saudável. Aquela felicidade que não dura apenas um momento, mas é contínua, a ponto de estar presente para equilibrar os momentos ruins da vida. Uma felicidade que vai muito além de sorriso constante, mas sim pureza.

Encontrei informações que podem ajudar a qualquer um obter tal felicidade. E depois de ler todas essas questões comecei a entender que é nos conhecendo que encontraremos a felicidade necessária. O que os psicólogos já sabem faz muito tempo, mas parece que não conseguimos acreditar que a solução de algum problema está dentro de nós mesmos.

É como a nossa relação com Deus, só conhecemos a vontade de Deus para a nossa vida quando nos relacionamos com Ele. Só sabemos o que é certo e o que é errado quando perguntamos a Deus, mas ao invés disso nos deixamos ser enganados por falsos profetas. Só sabemos quem é Deus quando nos aproximamos Dele. O segredo está em conhecer!

E olhem que interessante, ao ler as informações abaixo é possível perceber que o que precisamos para liberar os hormônios da felicidade é apenas cuidar de si mesmo! Como por exemplo, praticar exercícios físicos, sorrir, se alimentar bem, se apaixonar. Ou seja, se conheça, cuide de si, aproveite os momentos de sua vida e seja feliz!



Endorfina
Características: Neurotransmissor que se divide em mais de 20 categorias diferentes, todos com ações parecidas. É produzido na glândula pituitária ou na hipófise e armazenado nas vesículas sinápticas.
Efeitos: Relaxa e dá prazer, causando a sensação de bem-estar e euforia. Também aumenta a resistência, pois melhora o sistema imunológico, combate os radicais livres, diminui a produção dos hormônios do estresse e melhora a memória.
Como liberar: Praticando exercícios físicos. Quanto maior a intensidade, maior a quantidade de endorfinas liberadas. Sorrindo – estudos comprovam que quanto mais você sorri, mais a felicidade permanece com você.

Dopamina
Características: Neurotransmissor. É produzida no cérebro e armazenada nas vesículas sinápticas. Trabalha no sistema de compensação do organismo.
Efeitos: Ativa os centros de prazer de determinadas áreas do cérebro.
Como liberar: Consumo de alimentos como café, chocolate e gordura. Escutar música, principalmente canções que você goste. Fazer trabalho voluntário ou doações. Obter conquistas pessoais ou profissionais. Se apaixonar e fazer sexo.

Serotonina
Características: Neurotransmissor produzido no intestino e no cérebro e armazenada nas vesículas sinápticas.
Efeitos: Melhora o humor e causa relaxamento. Diminui a insônia e os estados de ansiedade e aumenta a afetividade.
Como liberar: Praticar exercícios físicos. Consumir açúcar, chocolate, pimenta, gorduras, peixes, laticínios, leguminosas como feijão e lentilha e carboidratos. Tomar sol.

Noradrenalina
Características: Neurotransmissor produzido na glândula adrenal e armazenado nas vesículas sinápticas.
Efeitos: Regula a pressão sanguínea, melhora o humor, diminui a ansiedade e aumenta o estado de atenção e o desejo sexual.
Como liberar: Praticar exercícios. Se apaixonar e fazer sexo.


Glossário:
Neurotransmissores: Substâncias produzidas e armazenadas nos neurônios. Têm bolsas chamadas vesículas sinápticas.
Glândula adrenal: Localizada acima dos rins, converte proteínas e gorduras em glicose.
Glândula pituitária: Localizada no hipotálamo (região que liga os sistemas nervoso e endócrino e regula a secreção hormonal). É responsável pela liberação de hormônios.

Fonte: “O Segredo da Serotonina” (Editora Cultrix), Geraldo José Ballone (psiquiatra), Ruth Clapauch (biocientista especialista em endocrinologia e metabolismo).


Nenhum comentário: