domingo, 13 de março de 2011

Dermatologia Veterinária

A Dermatologia Veterinária é a área da medicina que estuda a pele e seus anexos, como os pelos e as unhas. Sendo também a área da medicina veterinária que se estuda as otites que são as patologias do ouvido. Esta subdivisão da medicina veterinária se constitui em uma das especialidades mais praticadas na rotina da clínica de pequenos animais não só pela frequência com que ocorrem as dermatites (40% de todas as consultas ao veterinário) de caninos e felinos, mas, principalmente, pelo sofrimento dos animais, pela angústia e desalento dos proprietários quando vêem a doença progredindo.  A área dermatológica tem uma grande importância para seu cão ou gato, pois a pele é o maior órgão do corpo e trabalha junto com vários outros  órgãos.  A pele, os pelos e o tecido subcutâneo em um filhote recém-nascido representam 24% de seu peso corporal. As alterações dermatológicas podem refletir doenças sistêmicas, zoonoses, doenças bacterianas, fúngicas. Uma alteração dermatológica, como por exemplo quedas localizadas de pelo, pelagem opaca e quebradiça, alterações de coloração das pele, alterações nas unhas  podem refletir problemas sistêmicos como: hipotireoidismo, hipeadrenocorticismo (doenças hormonais sistêmicas), leishmaniose (doença grave, considerada zoonose), alergias alimentares etc.  Além disso, algumas doenças de pele de cães e gatos, são consideradas zoonoses (transmissíveis aos seres humanos), e portanto de importância na saúde pública, são elas: dermatofitose, escabiose, esporotricose entre outras.
Na medicina veterinária já existem exames específicos para problemas dermatológicos na pele e nos pelos dos animais, os quais realizados de acordo com a suspeita clínica, dentre eles estão:
- Parasitológico de raspado de pele: para identificar sarnas e um tipo de fungo;
- Parasitológico de cerúmen: para identificar ácaro causador de sarna de ouvido;
- Citologia de pele e cerúmen: na identificação de bactérias, um tipo de fungo e tipo celular presente. Também pode ser utilizado em massas e nódulos cutâneos, através de citologia aspirativa;
- Cultura fúngica e bacteriana: para identificar qual tipo exato de fungo ou bactéria está causando a doença;
- Biópsia e Histopatológico: em casos específicos, onde se faz necessário uma análise mais profunda da pele acometida.
 
Para o tratamento dos problemas dermatológicos, após o Médico Veterinário chegar a um diagnóstico, terapias específicas são prescritas. Em doenças que se apresentem de forma sistêmicas ou generalizadas, o animal pode precisar de medicações injetáveis ou via oral. Na maioria das vezes, tratamentos com produtos tópicos (xampu, gel, loção, pomada, creme) também serão prescritos. Tendo em vista que podem ser encontradas no mercado os mais diversificados produtos com específicas apresentações para os problemas da pele de cães e gatos, sendo possível adequar a terapia de acordo com cada paciente, e suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário