O DIA DO MEIO AMBIENTE ESTÁ CHEGANDO E NÓS COMO EDUCADORES DEVEMOS FAZER UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO COM NOSSOS PEQUENOS!
NESSE ANO DECIDI TRABALHAR COM MEUS ARTEIROS, ENTRE OUTRAS COISAS, A QUESTÃO DAS SACOLINHAS PLÁSTICAS, QUE TEM SIDO UM TEMA DE GRANDE DISCUSSÃO, É NECESSÁRIA UMA MUDANÇA DE HÁBITOS PARA QUE POSSAMOS ASSIM PRESERVAR O NOSSO PLANETA!!! ESTOU FAZENDO COM ELES UMA ECOBAG E ESTÁ FICANDO MUITO LINDA!!!! VOU COLOCAR AS FOTOS ABAIXO COM O PASSO A PASSO, ESPERO QUE GOSTEM!!!!!
ANTES DISSO UM TEXTO BEM INTERESSANTE SOBRE ESSA QUESTÃO, QUE TAMBÉM PODE SER USADO COM AS CRIANÇAS!!!!
Estatísticas indicam que as sacolas plásticas são responsáveis por 10% do lixo produzido no País e levam cerca de 300 anos para se decompor na natureza. Elas também são os principais poluidores encontrados nos mares e rios. As sacolas plásticas ainda entopem bueiros, causando inundações, e são confundidas com alimentos pelos animais marinhos, causando sua morte por obstrução do sistema digestivo.
#Saiba mais sobre as sacolas plásticas:
-Decomposição:
*Sacolas plásticas: cerca de 300 anos;*Sacolas oxi-biodegradáveis: em média um ano;*Papel: três a seis meses;*Pano: seis meses a um ano.
-Composição
*As sacolas plásticas são compostas de resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). Suas cadeias moleculares são inquebráveis, sendo impossível definir com precisão quanto tempo levam para desaparecer no meio natural.
-Prejuízos ao meio ambiente
*No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que já representa 9,7% de todo os lixo do País;
*Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (energia que iluminaria 7.600 residências com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos que são gerados;
*Quando incineradas liberam toxinas perigosas para a saúde;
*São produzidas a partir de fonte não-renovável.Em 2008 o Ministério Público firmou Termo de Cooperação com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), buscando o incentivo à substituição das sacolas plásticas por sacolas retornáveis ou embalagens menos poluentes. No caso das sacolas retornáveis, a diretriz também foi que os estabelecimentos filiados à Acats oferecessem unidades com preço reduzido aos consumidores, sem visar ao lucro.O processo é lento, no entanto, vários estabelecimentos comerciais de diversas cidades do Estado de Santa Catarina já aderiram à campanha.
*CRÉDITOS PARA: velhos amigos.com.br e promotoriadeseara.blogspot.com
♥VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!!!!!!!!♥
*AÍ ESTÁ O MODELO DA ECOBAG E O PASSO A PASSO:
*PARTE DA FRENTE (ESTAMPARIA COM GIZ DE CERA)
*PARTE DE TRÁS (ESTAMPARIA COM CARIMBOS NATURAIS)
*PASSO A PASSO (FRENTE)
1-NUMA LIXA Nº220 FAZER UM DESENHO COM GIZ DE CERA.
ESTIMULAR AS CÇS A DESENHAREM ALGO LIGADO AO MEIO AMBIENTE.
LEMBRE-SE QUE SE FOR ESCREVER ALGO, DEVERÁ ESCREVER DE TRÁS PRA FRENTE COMO MOSTRA A FOTO
2-COLOCAR A LIXA COM O LADO DESENHADO EM CIMA DA SACOLA E PASSAR O FERRO QUENTE POR CIMA ALGUMAS VEZES, PARA QUE A CERA DERRETA E O DESENHO TRANSFIRA PRO TECIDO.
3-AO RETIRAR A LIXA O DESENHO ESTARÁ LÁ, COMO NUM PASSE DE MÁGICAS!!!! AS CRIANÇAS ADORAM!!!!!!
PODE LAVAR NORMALMENTE QUE NÃO SAI!!!!!!!!!
*PASSO A PASSO DA PARTE DE TRÁS
1-PARA FAZER OS CARIMBOS NATURAIS CORTE LEGUMES E FRUTAS QUE ( NÃO TENHAM SUCO) AO MEIO.
EU FIZ COM MAÇÃ, PIMENTA, ERVA DOCE (PODE SER SALSÃO) E BATATA.
2-PASSE TINTA PARA TECIDO NO CARIMBO E CARIMBE!!!!!!!!
3- DEIXE QUE AS CRIANÇAS CARIMBEM COMPONDO DESENHOS DA MANEIRA QUE QUISEREM!!! ELES ACHAM O MÁXIMO!!!!!
*OLHA QUE LINDO O RESULTADO!!!!!!!!!
OS MEUS ARTEIROS AMARAM, ESPERO QUE OS SEUS TAMBÉM GOSTEM!!!!!!!
♥ALGUNS MODELOS DE ATIVIDADES PRA FAZER COM AS CRIANÇAS♥
1Como Montar um Terrário?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio Ambiente. Monte um terrário para observar fenômenos como o ciclo da água, o ciclo da vida vegetal e animal (desde seu nascimento, crescimento, morte e decomposição). Montar um terrárioSimular um ambiente terrestreVerificar a ocorrência do ciclo da água no ter...atividad
2Como Escolher as Plantas Para Colocar no Terrário?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscuta com os alunos as plantas que se adaptarão ao terrário. Identificar as partes das plantas;Coletar plantas para colocar no terrário;Identificar quais são os melhores tipos de plantas para utilizar no terrário;Aprender como coletar os vegetais ...atividade
3Ciclo de Vida
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteAcompanhe o ciclo de vida de um bichinho na sala de aula. Poderá ser uma minhoca, um tatuzinho de jardim ou uma lagarta.. Observar um pequeno animal num terrário;Registrar seu comportamento;Observar as partes do corpo do animal;Observar como ele uti...atividad
4Atividade Complementar Para as Crianças da Primeira Série (Atividade Para Professores de Educação Física)
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteNesta atividade o professor poderá ensinar diversas músicas para os estudantes, estimulando a sua aprendizagem.. Resgatar músicas infantis que abordam os temas: animais, habitat e seu meio ambiente. Animais – habitat dos animais – grupos de animais ...atividade
5Observando o Ciclo da Água
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePodemos observar o ciclo da água num recipiente fechado, mas podemos também observar o ciclo da água no terrário, com plantas e bichinhos vivendo nele. Observar a ocorrência do ciclo da água no terrário, na natureza e sua importância para a manutenç...atividade
6O que Fazer Depois com os Bichos do Terrário?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteSerá que está certo retiramos os animais de seu ambiente? E depois, podemos devolvê-los?. Discutir sobre a coleta e o descarte dos animais do terrário Coleta de animais do ambiente – experimentos – descarte de animais – extinção. Terrário Com o fim...Horta, pomar e jardimatividad
7Qualquer Solo é Bom Para Plantar? .
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscuta com os alunos se é possível plantar uma horta ou um jardim na escola. Utilizar os conhecimentos dos alunos sobre solo para discutir a possibilidade de plantar um jardim, uma horta ou um pomar na escola. Solo - adubo – agricultura – matemátic...atividade
8O que Comemos?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePesquisar sobre as partes das plantas e as espécies vegetais que são consumidas.. Estudar as partes das plantas que são comestíveis;Pesquisar junto aos alunos os hábitos alimentares familiares relacionados aos vegetais. A importância das hortaliças ...atividade
9Montando uma Horta
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePlaneje com os alunos a montagem da horta na escola.. Montar uma horta;Montar uma sementeira;Reutilizar materiais;Observar o ciclo de crescimento das verduras;Entender um pouco sobre as vitaminas dos alimentos. Como plantar - o processo de germinaç...atividade
10O que São Sementes ?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteVocê sabe o que é semente? Qual é a sua função? Veja o crescimento de diversas sementes, será que todas crescem ao mesmo tempo?. Saber o que são sementes- suas características- observar a germinação O que é uma semente – suas estruturas físicas- dif...atividade
11Aproveitamento das Verduras e Legumes
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscuta com os alunos como é possível aproveitar folhas e talos de verduras na alimentação.. Aprender a aproveitar melhor as verduras e os legumes. Aproveitamento dos alimentos, reconhecer as partes das plantas que são mais desperdiçadas. Os profe...atividade
12Observando os Animais da Horta
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteObservar os animais que existem na horta e discutir com os alunos sua importância ecológica.. Observar os animais que visitam a horta.Identificar os animais polinizadoresObservar o ciclo de vida dos organismos, que período do dia eles estão na horta...atividade
13Alface Tem Flor?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePesquisar o ciclo de vida de um vegetal.. Estudar o ciclo de vida de um vegetalAnalisar semelhanças e diferenças entre tipos de plantas Ciclo de vida - partes de uma planta – nutrientes Sementes de alfaceLocal preparado para plantio (vaso, caixote d...atividade
14Jardim
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteArranje um cantinho para plantar um jardim e deixe seu ambiente mais bonito.. Montar um jardim Como plantar - processo de germinação - reutilização de materiais - relação planta, solo e água. Solo de boa qualidadeHúmusPedrinhasTintas coloridas O pr...atividade
15Reproduzindo Violetas (Atividade Complementar do Jardim)
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteA reprodução de violetas é simples e barata. É um ótimo presente para o dia das mães ou como lembrança de fim de ano.. Conhecer uma técnica de reprodução de plantas. Produzir mudas de violetas Reprodução da violeta - partes das plantas Uma folha d...atividade
16Pomar
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteEstudar ou implantar um pomar da escola. Estudar ou implantar um pomar da escola Floração – sementes – espécies – características dos frutos Caneta Caderno O professor poderá iniciar a atividade perguntando aos alunos: Aqui na escola tem um pomar...atividade
17Fichário de Plantas Medicinais
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteQue tal montar um herbário com plantas medicinais.. Estudar as propriedades das ervas medicinais através da confecção de um fichário. Propriedades medicinais das plantas - partes das plantas - origem, características peculiares. Folhas de almaço Pla...atividade
18Qual é a História e a Origem dos Alimentos?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteO coco veio da Ásia? Que tal discutir com os alunos a origem dos alimentos.. Estudar a origem e a história dos alimentos Os alimentos brasileiros e estrangeiros Opção 1 (na cartolina)Revistas (ou desenho dos alimentos)ColaCartolinaMapa mundi (folha ...atividade
19Como São Distribuídos os Alimentos?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscuta com os alunos onde são produzidos os alimentos e como eles chegam até a nossa mesa.. Estudar onde são produzidos os alimentos, como esses alimentos são distribuídos, os meios de transportes utilizados e a importância do cinturão verde nas ci...atividade
20Cadeia Alimentar (Para Professores de Ciências ou de Educação Física)
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteEssa atividade é para ser aplicada ao ar livre, tanto professores de ciências como de educação física podem aplicá-la. Através dessa dinâmica de grupo, o professor poderá ensinar como funciona a cadeia alimentar e qual a sua importância para o equil...Composteiraatividade
21Será que Todo Lixo é Lixo?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscutir com os alunos a importância da reciclagem, da reutilização de materiais para a preservação do meio ambiente.. Diferenciar lixo e resíduo;Desenvolver as noções de aproveitamento, reutilização, reciclagem e coleta seletiva;Estudar os resíduo...atividade
22Uma Composteira Para Nossa Horta
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteA horta precisa de adubo? Vamos fazer nosso próprio adubo!. Conhecer o que é e para que serve uma composteira;Identificar os materiais que podem ser utilizados na composteira;Montar um trabalho em grupo para propor a separação dos materiais para a c...Tipos de poluiçãoatividade
23Qual Material Demora Mais a Ser Degradado no Solo
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteAs indústrias produzem diversos tipos de materiais para embalarem seus produtos, será que eles demoram muito para se decomporem?. Estudar a degradação de diferentes materiais no solo. Decomposição de diferentes materiais - tempo de decomposição - re...atividade
24Para Onde Vai o Lixo?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePara onde o lixo vai, depois que é colocado na lixeira?. Entender a diferença entre lixão e aterro sanitário. Lixão - aterro sanitário – reciclagem - decomposição do lixo Diversos tipos de sucatasCopos descartáveis de diferentes tamanhosPotinhos vaz...atividade
25Poluição Sonora
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteExiste poluição sonora na escola? Como podemos deixar o ambiente da escola mais agradável.. Observar a poluição sonora nas cidades Poluição sonora - meio urbano Os professores podem começar a atividade perguntando aos alunos: Quais são os sons ouv...atividade
26Poluição VisualMão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteA poluição visual está espalhada por toda a cidade, será que na escola há esse tipo de poluição?. Observar a poluição visual na escola e em seu entorno Poluição visual - meio urbano –impactos ambientais Cortiça ou cartolinaGiz de ceraCanetinhaColaTa...atividade
27Poluição do Ar
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteNos grandes centros urbanos a poluição do ar causa muitos problemas na saúde da população, quais são eles?. Observar a poluição do ar nas cidades. Poluição atmosférica - meio urbano Filtros de papelPalitos de churrascoGrampeador (para fixar o filtro...atividade
28Poluição da Água
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteÁgua poluída ou contaminada, qual a diferença?. Estudar a poluição da água e formas de tratamento. Filtração – poluição aquática –tratamentos alternativos Garrafa plástica (PET)Cascalho grossoCascalho finoAreia grossaCopoÁgua com solo Água com óleoÁ...Ecossistemas brasileirosatividade
29Onde Está o Ecossistema?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteNo Brasil há diversos ecossistemas, vamos estudar cada um?. Estudar a localização dos ecossistemas brasileirosEstudar sobre a fauna dos ecossistemas brasileirosEstudar a flora dos ecossistemas brasileiros Localização geográfica - ecossistemas – fau...atividade
30Onde Vive Esse Animal?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteRelacionar os animais e seus lugares de origem.. Relacionar os animais e seus lugares de origem. Localização geográfica - animais (fauna) - animais que só existem no Brasil ou em uma região específica (endêmicos) – animais de outros países. TesouraF...Pesquisar Módulo Escola e Meio Ambientep.
*CRÉDITOS PARA: http://www.cienciamao.inf.usp.br/
♥♥ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!!! FIQUEM COM DEUS E ATÉ A PRÓXIMA!!!NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR UM COMENTÁRIO!!!!! BJOOOOOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário